Boas.
Bom, para actualizar este post:
A 9 de setembro tinha feito manutenção à calha após uns maus valores de PAR no areão.
Transcrevo o meu post noutro forum para aqui da altura:
"
Boas!
Bom, passou-se quase um ano após a ultima medição de peformance, chegou a altura de repetir estes testes à calha para se poder avaliar o comportamento das T5 com controlador.
Na altura ficou a duvida se o controlador prelongaria o tempo de vida das lampadas, bom, acho que a partir de hoje isto é uma certeza. Os valores obtidos surpreenderam-me muito.
Aproveitei o "embalamento" do dia de hoje que fiz uma muda de agua de 140ltrs ao aquario para retirar a calha e fazer uma boa limpeza. Tinha sal no reflector e nas lampadas.
À um mês atrás foi-me empretados um seneye que aproveitei para medir o aquario. Qd medi, tinha valores de 150PAR no areão. Achei mt baixo e verifiquei a calha. Foi qd vi que tava com mt sal agarrado. Por isso ignorei a leitura e esperei por um dia para fazer uma limpeza completa à calha e lampadas e medir então a performance.
Avançando então ao objectivo deste post.
Para enquadramento, ficam abaixo as 2 medidas já efectuadas à um ano atrás, uma qd montei a calha, e outra um mês depois.
"
Então, a 08/08/2011 e para enquadramento, tinhamos:
Fora de água:
Superficie -> >50000Lux - >1000PAR
Dentro de água:
Superficie -> 49200Lux - 984PAR
10cm -> 42300Lux - 846PAR
20cm -> 37600Lux - 752PAR
30cm -> 26300Lux - 526PAR
40cm -> 21000Lux - 420PAR
Areão -> 18600Lux - 372PAR
Hoje, 19/09/12 temos:
Fora de água:
Superficie -> 49800Lux - >996PAR
Dentro de água:
Superficie -> 46100Lux - 922PAR
10cm -> 37800Lux - 756PAR
20cm -> 29000Lux - 580PAR
30cm -> 25500Lux - 510PAR
40cm -> 22200Lux - 444PAR
Areão -> 16800Lux - 336PAR
"
Estas foram as medidas registadas com o meu aparelho da Transintruments que mede em LUX. o PAR foi obtido pela formula de aproximação LUX/50.
Na altura foi tb medido com um medidor de PAR mesmo da apogee, e verificou-se que o medidor dava mais, mas perto dos valroes obtidos assim.
Posto isto, seguem medidas retiradas com o Transinstruments à data de hoje. Apenas tirei topo e fundo, era impossivel lembrar-me exactamente onde medi da outra vez as restantes.
Superficie (com o sensor coberto de àgua) - 41000 LUX - 820PAR
Areão - 16600 - 332PAR
Portanto perdeu-se 5100LUX à superficie.
No areão perdeu-se aparentemente só 200LUX. Acho este valor estranho, e penso que tenha a ver com o facto dos meus palhaços estarem constantemente a puxar areão para o vidro da frente. Eu alisei o fundo, mas se calhar mesmo assim o areão está mais alto.
Mas fazendo as contas á superficie, perdeu-se apenas 12% de luz no aqua em 1 ano!!!!!!!!!!!!!! As ATI Blue Plus é dado pelo fabricante 8 meses de vida!!! Passou-se um ano, e ainda tenho esta luz toda!!!
Bom, embora já tenha aqui os dissipadores paar construir a minha calha de led's, parece que vão esperar mais uns meses, só mudo para led's qd tiver que trocar de lampadas! :sbOk5:
Bom, como complemento, e como ainda aqui tenho o seneye, medi com ele tb.
Segue screenshots:
Areão:

Superficie com sensor coberto de àgua:

"