Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Peixanário do Alves

Peixanário do Alves

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/fev/2013, 01:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Bom, como os corais estão diferentes, uns para melhor, outros acho que para pior, segue fotos de todos à data de hoje.

Já agora, servia tb este post para identificar todos os corais... :D

Este melhorou desde ontem, tem mts pólipos visíveis:

Imagem
Imagem


Este parece-me mais pálido, embora veja pólipos:

Imagem

Este continua a crescer:

Imagem

Este desde que entrou ontem está sempre assim:

Imagem

A montipora rosa tb está igual:

Imagem

Este parece-me que está com os pólipos mais retraídos:

Imagem
Imagem

A montipora de pólipos azuis está igualmente bonita embora continue sem conseguir retratar isso na foto...

Imagem

A calendrium está espetacular:

Imagem

A montipora verde, à semelhança do que aconteceu com a de pólipos azuis, branqueou perto da zona da cola, vamos ver se não se perde...

Imagem

e a Euphylia está bonita embora os pólipos continuem com pouca extensão comparado com o que estava na sua antiga propriedade! ;)

Imagem

Imagem

A milka continua igual, mt bonita! :D

Imagem

E é tudo!!

César, pedia-lhe o favor de me identificar os corais pela ordem que aqui os apresentei para poder apontar na minha cábula! :D

E mais uma vez, mt obrigado!!

Abraço,

Joao
Imagem

Mensagem 28/fev/2013, 11:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá João.

A euphylia não está numa zona com muita corrente? Elas abrem-se TODAS em zonas com pouca corrente ;)

Mensagem 28/fev/2013, 16:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Ela está protegida pela rocha da bomba do lado direito. De vez em qd é um pouco sacudida pela bomba do lado esquerdo que está na ponta oposta do aqua, qd a bomba vai ao máximo. Mas essa bomba está mais tempo no minimo ou seja, o programa dela é 2/3 no minimo, 1/3 no máximo. Mas estas variações são em sinusoide, não é à bruta.

O prob é que é-me mt dificil arranjar um sitio sem corrente...
Imagem

Mensagem 28/fev/2013, 21:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Paulooliveira Escreveu:
César a calendriu é a que trouxeste quando te "roubei" a que estavas de olho ??

Abraço

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2



É essa mesmo, Paulo; já esteve quase morta e agora está linda.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/mai/2013, 00:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom, na tenho fotos para pôr, mas pelo menos as coisas voltaram a entrar nos eixos.

O problema foi mesmo falta de trocas de àgua.

Tava a trocar de 3 em 3 semanas +-, às vezes, 1 mês. Resultado, fui perdendo tudo. Os testes dava tudo bem, mas alguma coisa faltava...

A calendrium rosa morreu mesmo.
A calendrium verde, quase que morreu, mas ainda fui a tempo.
A milka tb se estava a começar a ir embora.
A acropora castanha que começou logo a apresentar crescimentos qd entrou, tb se foi abaixo, chegando mesmo a ficar sem as pontas fluorescentes.

Basicamente, só as 3 montiporas e um outro verde que tenho que na sei como se chama estavam bem.

Assim que fiz o 1º TPA (1 mês depois) a milka reagiu logo! No mesmo dia voltou a estender os polipos como à mt já não via.

2 dias depois apercebi-me que a calendrium verde deixou de perder tecido, estabilizou!

FDS seguinte, + 100 litros trocados.

Novas melhorias! A milka voltou ao que era, e assim está desde então. A calendrium continuou estavel.

+ um FDS, mais 100 litros.

E a calendrium começou a recuperar tecido! a acropora castanha voltou a ficar fluorescente nas pontas e voltou a crescer!

A milka sempre espetacular.

Uma outra acropora que estava a ser queimada por uma ricordea, tb está a recuperar depois de ter arrancado a ricordea. As zonas brancas já têm côr outra vez.

Transformei-me desde então em religioso, e de 2 em 2 FDS vou á missa!! (leia-se sesimbra)

Estou a trazer 220ltrs de cada vez, e com isto fico com agua para 2 TPA's.

Portanto, embora já não estivesse tão desleixado com TPA's como já fui ( e até já levei na tola por isso) em que chegava a estar 4 meses sem trocar agua, provou-se aqui que para SPS as trocas semanais são de extrema importância.

Se calhar que usa balling safa-se disto, mas como não tenho ainda nada disso a bumbar, na posso fugir.

Esta foi a minha lição aprendida com esta história, e resolvi relatar pq se calhar à mais gente que não muda agua mts vezes.

A ver se tiro fotos aos resultados da desgraça ....
Imagem

Mensagem 02/mai/2013, 09:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
olá João, e os valores de KH, Ca e Mg sempre estiveram bem sem as TPA?

O Balling só corrige esses parâmetros de base ,a não ser que adiciones aminoácidos e tretas...

Mensagem 02/mai/2013, 11:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois... a pergunta do Seguro, faz algum sentido na medida em que segundo sei os 3 paramettros principais sempre estiveram estáveis e bons, certo?

Eu (acho) que também tenho notado algumas melhorias e tenho/tinha/tive um problema idêntico ao teu. Parametros normais e, no meu caso, corias com bons crescimentos mas sem côr! Tenho tudo castanho!!!

Já coloquei a hipótese de ser da água de Sesimbra, já que normalmente vou com o João recolher a água...

Como eu também notei recentemente algumas melhorias será que não pode ser algum metal ou composto que a água de Sesimbra tem/tinha/teve que agora diluiu-se?

Há aqui alguém que use regularmente água de Sesimbra com um aquário com SPS's "normais"?

Não sei... :-\

Mensagem 02/mai/2013, 11:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Usei água de Sesimbra durante uns 3 anos sem problemas... mas já foi á muito tempo. Não sei como está agora mas tendo em vista a biodeversidade de fauna e flora que lá anda por baixo, a água deve continuar muito boa Hugo.

Não pegaria por ai...

Mensagem 02/mai/2013, 11:20

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Marco Madeira Escreveu:
Usei água de Sesimbra durante uns 3 anos sem problemas... mas já foi á muito tempo. Não sei como está agora mas tendo em vista a biodeversidade de fauna e flora que lá anda por baixo, a água deve continuar muito boa Hugo.

Não pegaria por ai...

Pois eu já não sei, lembrei-me de todas as hipóteses...

Alguma descarga ou alguma coisa que tenha contaminado a água momentaneamente. Não sei... :-\

Mensagem 02/mai/2013, 11:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Hugo desculpa discordar , mas não acredito que em 3/4 Semanas sem TPA e Sem balling os valores de CA MG e KH se mantenham sempre iguais , quando existem SPS no aquário , por muito pouco que seja existem sempre consumos , se existem consumos existe variação de valores , Logo com o Aumento das TPA , os valores voltam a estar "estavéis" ou pelo menos mais perto dos valores que os SPS precisam , dai o "florescer" dos SPS , se medirem a água do mar verificam que ela depois de diluída para a salinidade certa fica com uns valores muito curtos para SPS , ou seja ao fim de uma semana os sps ja consumiram ficando os valores completamente "gastos" para os sps consumirem ....

De qualquer das formas nunca dispensar as TPA , o mais que pode acontecer é com baling em vez de fazer todas as semana fazes de duas em duas semanas , até porque não são as TPA que seguram os valores ...

Para teres uma ideia o meu aquário Consome por dia 0.5 dKH de KH por dia , ou seja se eu tiver 7,5 como normalmente tenho ao fim de uma semana de 7 dias sem dosear KH tenho 4 de KH , valor nada recomendável para SPS ...

As TPA´s ajudam a Diluir Nitratos e fosfatos , e na minha opinião em aquário com SPS ou pelo menos com alguns consumos , não servem para manter os valores ...Servem sim para manter alguns valores como Ferros , Iodos e por ai fora , agora os 3 elementos principais, na minha opinião não , ajuda mas não é o Ideal ...

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/mai/2013, 11:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Concordo contigo Paulo!
E não discordas de mim porque eu só estava a levantar hipóteses não a concordar com nada :D


Eu agora estou com um dilema engraçado e curioso :D

A evaporação que tenho é demasiada para usar kalk na reposição porque os consumos são inferiores a essa entrada de kalk... resultado: tenho de meter mais corais :)) =))

Agora mais a sério, lembrei-me de meter um "T" no tubo de reposição para meter metade com kalk e metade osmose direto. Vamos ver se resulta! :-\

Mensagem 02/mai/2013, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu nao metia o T ... Carregava era com corais :D :D

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/mai/2013, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
João Seguro Escreveu:
olá João, e os valores de KH, Ca e Mg sempre estiveram bem sem as TPA?

O Balling só corrige esses parâmetros de base ,a não ser que adiciones aminoácidos e tretas...



Boas João!

Sim, têm!

Eu tenho reactor de calcio a bumbar com media de magnésio tb. Como não tnho kalk, deixei este reactor a trabalhar para manter os valores. O reactor está já á algum tempo bem afinado e os 3 parametros que falas têm estado mt estaveis, não meço valores ideiais, mas têm estado estaveis.
Imagem

Mensagem 02/mai/2013, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois... a pergunta do Seguro, faz algum sentido na medida em que segundo sei os 3 paramettros principais sempre estiveram estáveis e bons, certo?

Eu (acho) que também tenho notado algumas melhorias e tenho/tinha/tive um problema idêntico ao teu. Parametros normais e, no meu caso, corias com bons crescimentos mas sem côr! Tenho tudo castanho!!!

Já coloquei a hipótese de ser da água de Sesimbra, já que normalmente vou com o João recolher a água...

Como eu também notei recentemente algumas melhorias será que não pode ser algum metal ou composto que a água de Sesimbra tem/tinha/teve que agora diluiu-se?

Há aqui alguém que use regularmente água de Sesimbra com um aquário com SPS's "normais"?

Não sei... :-\



Hugo, eu sou da opinião que em tempos de chuva a àgua é pior por causa de nutrientes que vêm da terra, e como sabes, estou sempre muito retincente qt a apanhar agua qd choveu recentemente.

Em sesimbra está-se a apanhar dentro da barra, embora seja na ponta já mt perto da saída. Por isso acho que desde que seja em maré enchente, não há probs.

Desta ultima vez a àgua tava tão limpinha que até apanhei do lado da plataforma. Acravei um bom bocado a bomba para não apanhar nada de residuos que podem ir da superficie.

Mas acho que se fosse da àgua, mais gente teria tido problemas, existem varios relatos de malta que lá vai, e nunca ninguem falou de stresses acho.

O teu caso, acho que tives-te instabilidade por causa de tares mt tempo sem luz, como já falamos, se calhar o teu ciclo nunca terminou a 100%. ;)

Vê agora como evoluem as coisas!
Imagem

Mensagem 02/mai/2013, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Usei água de Sesimbra durante uns 3 anos sem problemas... mas já foi á muito tempo. Não sei como está agora mas tendo em vista a biodeversidade de fauna e flora que lá anda por baixo, a água deve continuar muito boa Hugo.

Não pegaria por ai...



Pois, mais um relato de sucesso com a agua de Sesimbra! ;)
Imagem

Mensagem 02/mai/2013, 14:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Paulo Oliveira Escreveu:
Hugo desculpa discordar , mas não acredito que em 3/4 Semanas sem TPA e Sem balling os valores de CA MG e KH se mantenham sempre iguais , quando existem SPS no aquário , por muito pouco que seja existem sempre consumos , se existem consumos existe variação de valores , Logo com o Aumento das TPA , os valores voltam a estar "estavéis" ou pelo menos mais perto dos valores que os SPS precisam , dai o "florescer" dos SPS , se medirem a água do mar verificam que ela depois de diluída para a salinidade certa fica com uns valores muito curtos para SPS , ou seja ao fim de uma semana os sps ja consumiram ficando os valores completamente "gastos" para os sps consumirem ....

De qualquer das formas nunca dispensar as TPA , o mais que pode acontecer é com baling em vez de fazer todas as semana fazes de duas em duas semanas , até porque não são as TPA que seguram os valores ...

Para teres uma ideia o meu aquário Consome por dia 0.5 dKH de KH por dia , ou seja se eu tiver 7,5 como normalmente tenho ao fim de uma semana de 7 dias sem dosear KH tenho 4 de KH , valor nada recomendável para SPS ...

As TPA´s ajudam a Diluir Nitratos e fosfatos , e na minha opinião em aquário com SPS ou pelo menos com alguns consumos , não servem para manter os valores ...Servem sim para manter alguns valores como Ferros , Iodos e por ai fora , agora os 3 elementos principais, na minha opinião não , ajuda mas não é o Ideal ...

Abraço ...



Eu já para não alterar valores, há mt que não mexo na àgua, como vem, como entra no aqua!

Qt a nitratos e fosfatos, meço sempre 0 ou quase, e já foi até com fotometros!!

Daí só resta falta de nutrientes.

Como já foi aqui sugerido, até começei a alimentar o aqua á bruta para subir fosfatos. o reactor de pellets tá no minimo possivel de fluxo. Não o tirei para não haver nenhum crash.

O que é certo é que tenho o alimentador a largar comida a cada 8 horas e já teve de 6 em 6, os peixes neste momento parecem vacas de tão gordos que estão!

Isto não alterou nada, o que inverteu a tendencia das coisas foi só mesmo as mudas de água. ;)
Imagem

Mensagem 02/mai/2013, 14:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Paulo Oliveira Escreveu:
Eu nao metia o T ... Carregava era com corais :D :D

Abraço ..

Pois... :ymdaydream:

Mensagem 02/mai/2013, 14:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá João,

Fico satisfeito de saber que tudo se está a compôr; alguma coisa teria de ser...

As TPAs para além de repôrem os parâmetros mais vulgares (Ca,Mg e Kh), fornecem ao aquário outros elementos que provavelmente também são importantes para os corais.
Água nova, quanto mais melhor!!
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/mai/2013, 14:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Alves Escreveu:

Isto não alterou nada, o que inverteu a tendencia das coisas foi só mesmo as mudas de água. ;)


Pois João,

Esta é a minha experiênia também !!!!
KISS ... Keep it simple ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/mai/2013, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Pois, vamos ver como evoluem as coisas, espero conseguir recuperar o que sobrou, vamos ver...

Alias, vou meter frags no sharemyfrags, xénias e tvz arrange coragem de cortar o sarco....

Quem quiser passe por la! :D
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros