Para quem não teve oportunidade de me acompanhar nesse fórum, eis um pequeno resumo de como aqui cheguei.
De um momento para o outro em Julho, no aniversario da mais pequena da casa, decidi comprar um aquário e os "peixinhos" da moda dois palhaços e um blue tang ( na altura chamava-os dois Nemos e uma Dory)
Completamente desconhecedor do mundo do aquarismo e, menos bem aconselhado pelo lojista, na véspera do aniversário lá levei o aquario para casa, coloquei o Areão, água salgada ( osmose era uma palavra então desconhecida) comprada na loja uma decoração de plástico e liguei o mais básico dos filtros que se usam em água doce com filtro e lã com algumas pedrinhas de Carbon.
Não esquecendo referir que na minha ignorância, comprei um aquário pequeno pois grande significaria mais trabalho e necessidade de maior grau de conhecimentos, e como tal mais difícil de manter.
Assim, num aquário de 25 litros e destinado a água doce ( sem saber na altura ) no dia seguinte, virei literalmente os três peixes do saco da loja para o aquário ( Climatização era uma palavra que eu nem sabia aplicar-se ao peixes de aquário )
Entusiasmado com o pequeno aquário, decidi comprar 2 chromis logo no início da semana seguinte
Resultado :
Ao fim de uma semana a Dori apareceu de manhã no fundo do aquário muito fraca e já sem conseguir nadar.
Amônia era uma palavra desconhecida no meu vocabulário de então mas passou a ser da pior forma possível.
De imediato levei a Dory para a loja e pesquisei pela primeira vez na net o que poderia ter acontecido.
Nem tinha ainda percebido muito bem isso da ciclagem da água, mas decidi levar todos os peixes para a loja.
Quando lá cheguei infelizmente a Dory não tinha sobrevivido e assim deixei todos os peixes na loja até perceber o que tinha corrido mal.
Dai para cá, tenho apreendido muito mas muito muito mais há a apreender.
Neste momento julgo ter o aquário equilibrado, já não perco vidas há algum tempo, os palhaços regressaram ao aquário em finais de Setembro e estão com aspecto saudável passado um mês.
Nestes já três meses, de um simples aquário de água doce com peixes de água salgada, foram muitos os episódios, desde a compra de testes, leitor de PH, densimetro, refractometro, alarme de amônia, leitor de TDS, termostato, cerâmicas, bactérias purificadoras, rocha viva, até á compra da equipa de limpeza com 2 nassarius, 3 hermitas e 2 Turbos
Este mês comprei o primeiro conjunto de corais e estou a tentar saber os nomes. Um deles julgo já ter conseguido encontrar mas o outro não estou a conseguir
Se alguém pudesse ajudar em saber qual o nome, agradecia
Segue abaixo a vista geral do aquário e as fotos dos corais que procuro o nome :

A vista geral

O conjunto dos corais

Um, julgo ser este
Este outro ainda não descobri o nome:

Se puderem ajudar, agradecia