Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/nov/2016, 17:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Imagem

Julgo que se consegue ver que já não se vêm as planarias, mas quanto aos green star polyps julgo que também se consegue ver nesta foto que algo não está bem.

Alguém me pode dizer o que se possa estar a passar com os GSP, obrigado

Mensagem 11/nov/2016, 01:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Olá a todos novamente,

Sinto-me pequenino como o meu aquário :-) ao pé dos aquários que aqui surgem, que desde já felicito os seus donos pelos excelentes trabalhos.

Mas por ser tão pequenino que faz com que as minhas dúvidas passem despercebidas :-) não faz com que baixe os braços ou desista.

Antes pelo contrário, leva-me a pesquisar e com a ajuda intermitente de um amigo de aquários, lá vou sobrevivendo com o meu aquários e os meus vivos .

Julgo que ultrapassei a questão das planárias, pelo menos não as voltei a ver desde a minha "pesca" mas não descuro a vigilância diária

Quanto aos GSP acho que a ideia que a falta de luz podia ser a razão do seu pouco desenvolvimento, estava correcta, pois coloquei o frag noutra posição, expondo-o mais para a luz , e voltei a ver as pequenas pontas das "palmeiras" como lhes chamo :-) talvez tenham um nome técnico mas não foi essa a minha preocupação

Os três peixes aparentam boa saúde, o chromis está a recuperar o aspecto, apesar de estar a equacionar devolvê-lo á loja, pois sendo um Peixe de cardume, sinto que algo lhe falta só com o convívio com os dois palhaços ainda agravado pela agressividade de um deles apesar de não tocar nos demais, mantém-nos assustados

Quanto ao cogumelo :-) já deu dois rebentos, esta semana separaram-se totalmente do pé do original

Está a tornar-se urgente a separação e distribuição pelo aquário dos vários corais



Imagem
Eis os GSP a abrir

Imagem
E aqui os dois rebentos do Cogumelo :-)

Como aumentei um pouco o tempo de luz para ajudar os GSP julgo que provoquei um ligeiro aparecimento de algas, passei de 6h de luz para 7h com luz só azul na primeira e na ultima hora

Mensagem 11/nov/2016, 12:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Paulo,
No inicio é tudo muito dificil, mas com a aprendizagem e o tempo tudo se torna mais fácil.

Manda lá uma foto geral do aquário.
Pareceu-me que continuas a ter a GSP à sombra de alguma coisa...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 11/nov/2016, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Paulo,
No inicio é tudo muito dificil, mas com a aprendizagem e o tempo tudo se torna mais fácil.

Manda lá uma foto geral do aquário.
Pareceu-me que continuas a ter a GSP à sombra de alguma coisa...

Abraço.


Obrigado André Silva pela participação
É sempre bom sentir algum retorno nas nossas publicações

E efectivamente a GSP estava debaixo de uma das xénias

Como havia dito, tinha que partir o frag e separar os vários corais e foi o que fiz hoje

Uma das xenias desde ontem que se recolheu e está mais escura

Não sei se coloco as xenias maiores nas rochas ou se as deixo no sítio onde agora estão ( ver fotos ).

Julgo ter que comprar cola para colar os fragmentos individualizados na rocha mas até lá tenho-os no Areão (os maiores pois os pequeninos coloquei-os na rocha)

Os cogumelos para já deixei no mesmo fragmento em cima da rocha, será que os posso separar já? Já que os dois rebentos estão completamente separados do cogumelo original.

Os GSP já estão a abrir :-)

Fico á espera dos vossos comentários :-)

Imagem
A vista geral

Imagem
A rocha que tem o fragmento com os três cogumelos e dois fragmentos com xenias pequenas em que uma delas é a que está retraída desde ontem
Imagem
Estes são os dois fragmentos com as xenias grandes
Julgo que a coloração mais escura da xenia da direita terá a ver com a luz azul que está mesmo por cima

Imagem
E neste fragmento da xenia da esquerda, tem o GSP que já está a abrir


Imagem

Este éra o fragmento original

Mensagem 11/nov/2016, 22:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
boas ... nao parece aparentememte estar a sombra ... mas realmente nao esta com bom ar... nao tens o magnesio baixo ?? pergunto isto porque no meu aquario o sintoma de mg abaixo de 1200 é a GSP fecha se toda e nao abre ate o mg estar de novo mais alto ... testa se conseguires so por via das duvidas ...

em relação ao aquario, uma opiniao pessoal ... tira as conchas , vais ver que osso fica mais clean e natural ...

abraço vou ficar atento ao topico para ver essa evolução.. alguma coisa pergunta que eu vou tentar andar de olho ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/nov/2016, 22:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
boas ... nao parece aparentememte estar a sombra ..."


Boas Paulo Oliveira

Muito obrigado pela participação no meu tópico.

Realmente agora o GSP não está á sombra do cogumelo e da xenia como já esteve e por isso o aspecto era ainda pior do que está agora.

Neste momento já se vêm os "ramos/folhas" enquanto que há uns dias era só um " monte " roxo em que não se notavam os "troncos e folhas" como podes ver na foto que publiquei aqui ás 17:34 a 5 Nov

Quanto as xenias uma delas recolheu e está escura e acinzentada, vê-se na foto do cogumelo do lado esquerdo em que parecem dois novelos cinzentos, até há dois dias tinham um aspecto branco e saudável


Por acaso ainda não fiz testes de magnésio e aproveito para perguntar que tipo de testes são necessários fazer em aquários do género do meu que tem estes peixes, Turbosnassarios heremitas e estes 3 tipos de corais

Só tenho feito amônia Nitritos nitratos PH e GH

Quanto à decoração (conchas) tem a ver com a "piquena" cá da casa e "dona" do aquário , e com alguns esconderijos que achava serem úteis para os peixes mais "atacados"pelo palhaço "terrorista", mas vou ver se a influencio para uma decoração mais minimalista :-)

Mensagem 12/nov/2016, 01:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Parece que palavra como "parece" que está a correr bem ou "parecem" de Saude, são palavras prohibidas neste hobby

Acabei de perder o último dos chromis. :-(

Não sei se foi o stress que lhe provoquei hoje aquando do trabalho de partir os corais e os distribuir, associado ao facto de ser o único chromis no aquário e estar magro

Aproveito para pedir ajuda e que alguém me diga então que análises tenho que fazer mais para garantir pelo menos que a água está com boa qualidade

Magnésio já está na lista de compras assim como o teste ao fosfato

Obrigado a quem puder ajudar

Mensagem 12/nov/2016, 12:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;)

Paulo R Oliveira Escreveu:
Só tenho feito amônia Nitritos nitratos PH e GH


Antes de mais lamento a perda do peixe.

Tens que ter atenção à entrada de vivos durante o ciclo.

1º depois de uma morte não se introduzem vivos durante pelo menos 1 mês (aprende com o meu erro que depois da morte de um peixe meti um naso e 10 anthias e morreu tudo

2º monitoriza a amónia e tem água preparada para fazer uma TPA sempre que vires amónia no sistema. É mortal para peixes.

3º depois do ciclo feito teoricamente nunca mais terás que fazer teste de amónia ou nitritos ...

4º teste de fosfatos ... ou compras um da Hanna Electrónico (cerca de 50€) ou não vale a pena. Tudo o resto que tenho visto de testes de fosfatos não são fiáveis

5º testes basicos que tens que ter se queres manter corais: KH, Ca, Mg, pH, Nitratos e Fosfatos.

6º Agora depois da morte do peixe. TPA ... 10% semanalmente, 20% na primeira muda depois da morte.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/nov/2016, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;)

Paulo R Oliveira Escreveu:
Só tenho feito amônia Nitritos nitratos PH e GH


Antes de mais lamento a perda do peixe.

Tens que ter atenção à entrada de vivos durante o ciclo.

1º depois de ......

Abraços,
Rui


Boa tarde Rui

Antes de mais, obrigado pela participação.
Quanto a amônia julgo estar a 0

Imagem

Já quanto a Nitritos e a nitratos pela primeira vez encontrei-os altos, acho que a minha preocupação em "engordar" o chromis que agora morreu, fez com que exagerasse em nutrientes na água e estes valores disparassem esta semana, já que na semana passada estavam controlados

Imagem
NO2 Nitritos

Imagem
NO3 Nitratos

Não sei se fiz bem, mas como não estava em condições de fazer uma TPA de madrugada utilizei Toxivec da Sera para baixar e hoje ao almoço quando fiz o teste aos nitritos e nitratos já estavam em valores mais baixos Imagem

Quanto ao ciclo, uma vez que começou a 25 de Julho julgo estar já terminado e nas análises anteriores que tenho vindo a fazer desde então, os valores de amônia já há muito zeraram , e os nitritos e nitratos têm estado perto de zero

Agora é que os valores surgiram mais altos.

Mensagem 13/nov/2016, 08:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Bom dia

Depois da TPA de ontem á tarde de 20% (5 litros em 25) estes são os resultados

Imagem

O teste de KH deu 8 gotas.

Já agora 1,025 na salinidade será muito alto?

Mensagem 13/nov/2016, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
boas amigo ...

a salinidade esta bom 1024/1025/1026 convém é manter sempre a mesma de resto é tranquilo...

quanto aos testes esta a melhorar , mas digo te ja que esses testes nao são de fiar ... quado esses acabares compra salifert que sao mais fiáveis.. de qualquer das maneiras pelos valores nao esta mau ..

agora tpas semanais e vai medindo de preferencia a meio da semana normalmente não se mede logo depois da tpa mas alguns dias mais para a frente ...


aquele abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/nov/2016, 15:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
boas amigo ...

a salinidade esta bom 1024/1025/1026 convém é manter sempre a mesma de resto é tranquilo...

quanto aos testes ...


aquele abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk


Obrigado uma vez mais e agora uma vista geral de como ficou depois de casa "limpa"

Obrigado pelo retorno, bom Domingo e um abraço Imagem
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 13/nov/2016, 18:59, num total de 2 vezes.

Mensagem 13/nov/2016, 16:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
na minha opinião ficou muito muito melhor ... mas é so a minha opinião...

abração amigo ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/nov/2016, 17:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
na minha opinião ficou muito....


Obrigado uma vez mais Paulo Oliveira pelo feed Back e um abraço

Mensagem 14/nov/2016, 20:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boa tarde a todos

Dou agora uma actualização :-)

Parece-me que a separação dos corais correu bem :-)

Espero não agoirar nada de mal :-)

O cogumelo parece de saúde assim como as "crias"

Imagem

As duas xénias mais pequenas parece que estão a dar-se bem no novo local ( quer pela luz quer pela corrente ) as xenias que há 4 dias pareciam estar muito mal parecendo dois pequenos novelos lilases, agora já abriram e parecem-me bem

Imagem

Os GSP também me parece estar a recuperar apresentando já muitas ramificações abertas e com "folhas"

Quanto ás planarias que aparecerem há uns dias atrás depois da operação de "aspiração" não as vi mais.

Mensagem 14/nov/2016, 21:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Deixa passar mais umas semana a ver a reação do sistema as alterações.
Depois podes colocar zoanthus., calautreas.

Já agora que iluminação tens?
Não sei se já referiste mas esqueci-me.
Abraco


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/nov/2016, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
a iluminação parece me muito branca... mas por acaso nao vi tambem referencia a qual era ..

agora é ir mantendo isso tpas certinhas e sempre de olho ..
breve vais ver que isso vai crescer ...

abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 14/nov/2016, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boa noite e Obrigado ao Andre Silva e Paulo Oliveira pela participação

A iluminação é LED 5W na tampa, vou enviar fotos do aquário para terem ideia

Imagem
Este é o aquário

Biotop E25 delux da Hailea


Imagem
Iluminação LED 5W na tampa

Imagem
Botões de controlo digital

Tem 4 intensidades de branco e 2 intensidades de Azul

A questão é que só consigo alterar manualmente. Ao colocar um temporizador de tomada elétrica, ao ligar liga as duas (azul e branco) no maximo e ao desligar desliga as duas.

Assim tenho que tentar estar atento e fazer as alterações manualmente

Ando a estudar a hipótese de colocar um circuito que controle separadamente, mas também como quero evoluir para um maior dentro em breve não estou ainda muito preocupado.

Mensagem 15/nov/2016, 13:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Bom dia a Todos

Hoje fui fazer uma das minhas caminhas junto ao mar e andavam na apanha da conquilha na maré baixa, com a técnica do arrasto.

Num dos montes de restos de conchas vazias dos apanhadores, apanhei uns hermitas vivos

Será que os posso colocar no meu aquário?
Uma das coisas que tenho duvidas começa na temperatura da água, a do aquário é muito mais quente, eles adaptam-se?

Outra, é se poderão trazer algo de errado para o aquário

Deixo aqui uma foto de um dos que apanhei

Coloquei-os já em água do aquário para ver como reagem

Agradecia a Vossa ajuda
Obrigado :-)Imagem
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 17/nov/2016, 15:26, num total de 1 vez.

Mensagem 15/nov/2016, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Tens de fazer uma climatização muito demorada. Fazer muitas mudas de água até ficar estabilizado.

Eu tenho no meu e aqua desses mesmos e tudo em ordem.

Abraços

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron