Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/set/2017, 10:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo R Oliveira Escreveu:
Há dois dias atrás perguntei ao amigo que me ofereceu os burriés, se estes se escondiam no areão pois dos 4 só via 1 no aquário

Como o amigo me disse que não era hábito e já me havia dito que podiam fazer viagens fora do aquário, decidi fazer uma pesquisa e encontrei-os aos 3

1 no chão por trás do armário
1 do lado de fora do aquário na base
1 nos fios que saem do aquário

E surpresas das surpresas, todos vivos

Mas para ter a certeza que estavam mesmo vivos para não me “infestar” o aquário, uma mini quarentena fora do aquário

Assim, tive um final feliz com todos dentro do aquário novamente e aparentando saúde

Só que hoje, ao chegar a casa, deparo-me com um dos burriés completamente vazio sem encontrar o seu Habitante

Graças á webcam consegui identificar o culpado e assassino, alguém adivinha quem foi?

Eis os suspeitos

Oscellaris mais Velho
Oscellaris mais novo
Camarão Lismata
1 dos hermitas
1 dos Nassarios
1 dos Turbos
1 dos Outros burriés


Imagem

Boas Paulo.
Muito bem. Gosto de ver toda essa atenção ao pormenor num aquariofilista.
Até te deste ao trabalho de rever o video do dia para perceber o que se tinha passado.
Excelente.

Eu apostaria no eremita. O mais assassino que aí tens :)

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/set/2017, 13:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Obrigado André Silva pelo comentário

Vou dar 48 horas para quem quiser dar palpites e ver se acerta :-)

Depois publico o filme da “National geographic (DIY) “ hehe :-)

Mensagem 01/Oct/2017, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Parece que não despertei a curiosidade nem interesse a mais ninguém :-).

Felizmente nem em todo o lado é assim, e em outros locais online, isto até levou a uma brincadeira em que quem acertasse levava um Mushroom de prémio.

Mensagem 01/Oct/2017, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Eis o que aconteceu

A vítima
https://youtu.be/291cPjbD5zA

O assassino

https://youtu.be/i_z5f_AAFJ0

O Massacre final

https://youtu.be/SgaIh172Heg

Mensagem 01/Oct/2017, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Há dois dias atrás perguntei ao amigo que me ofereceu os burriés, se estes se escondiam no areão pois dos 4 só via 1 no aquário

Como o amigo me disse que não era hábito e já me havia dito que podiam fazer viagens fora do aquário, decidi fazer uma pesquisa e encontrei-os aos 3

1 no chão por trás do armário
1 do lado de fora do aquário na base
1 nos fios que saem do aquário

E surpresas das surpresas, todos vivos

Mas para ter a certeza que estavam mesmo vivos para não me “infestar” o aquário, uma mini quarentena fora do aquário

Assim, tive um final feliz com todos dentro do aquário novamente e aparentando saúde

Só que hoje, ao chegar a casa, deparo-me com um dos burriés completamente vazio sem encontrar o seu Habitante

Graças á webcam consegui identificar o culpado e assassino, alguém adivinha quem foi?

Eis os suspeitos

Oscellaris mais Velho
Oscellaris mais novo
Camarão Lismata
1 dos hermitas
1 dos Nassarios
1 dos Turbos
1 dos Outros burriés


Imagem

Boas Paulo.
Muito bem. Gosto de ver toda essa atenção ao pormenor num aquariofilista.
Até te deste ao trabalho de rever o video do dia para perceber o que se tinha passado.
Excelente.

Eu apostaria no eremita. O mais assassino que aí tens :)

Abraço.


Hehe Andre

Alguns também tiveram esse palpite, mas neste caso foi mesmo o camarão :-)

Mensagem 01/Oct/2017, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Há dois dias atrás perguntei ao amigo que me ofereceu os burriés, se estes se escondiam no areão pois dos 4 só via 1 no aquário

Como o amigo me disse que não era hábito e já me havia dito que podiam fazer viagens fora do aquário, decidi fazer uma pesquisa e encontrei-os aos 3

1 no chão por trás do armário
1 do lado de fora do aquário na base
1 nos fios que saem do aquário

E surpresas das surpresas, todos vivos

Mas para ter a certeza que estavam mesmo vivos para não me “infestar” o aquário, uma mini quarentena fora do aquário

Assim, tive um final feliz com todos dentro do aquário novamente e aparentando saúde

Só que hoje, ao chegar a casa, deparo-me com um dos burriés completamente vazio sem encontrar o seu Habitante

Graças á webcam consegui identificar o culpado e assassino, alguém adivinha quem foi?

Eis os suspeitos

Oscellaris mais Velho
Oscellaris mais novo
Camarão Lismata
1 dos hermitas
1 dos Nassarios
1 dos Turbos
1 dos Outros burriés


Imagem

Boas Paulo.
Muito bem. Gosto de ver toda essa atenção ao pormenor num aquariofilista.
Até te deste ao trabalho de rever o video do dia para perceber o que se tinha passado.
Excelente.

Eu apostaria no eremita. O mais assassino que aí tens :)

Abraço.


Hehe Andre

Alguns também tiveram esse palpite, mas neste caso foi mesmo o camarão

Mas muito obrigado por participares nesta brincadeira ainda que a “solo” hehe

Pela tua participação, teria muito prazer em te oferecer uns humildes Mushroomsitos hehe como o fiz noutro local a quem participou, mas julgo que, pela facilidade de propagação não são muito apetecíveis

No entanto, fica em aberto a minha oferta, Só que tinhas que me dizer como fazer para tos enviar hehe, nunca enviei ou recebi corais, pelo que teria que aprender.

Abraço
Paulo

Mensagem 03/Oct/2017, 09:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Paulo,
Muito obrigado pela oferta.
Este Forum está um pouco "morto" mas são fases, logo logo volta a bombar forte.

Os mushrooms não estão nos meus planos para o layout do meu aquário.
Mesmo quando comecei, nunca gostei muito deles. Mas isso são gostos. Cada um com os seus :)

Continua a postar coisas do teu aquário que é sempre bom ver a evolução.
Já mudaste as luzes?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 03/Oct/2017, 10:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

O camarão não foi o assassino ...

Provávelmente o burrié já estaria morto ou moribundo para que o lysmata lá fosse!

Esses burriés da nossa costa não estão habituados às temperaturas que mantemos nos nossos recifes ... daí virem muito cá para fora e a aclimatização tem que ser feita muito, mas muito lentamente senão vão morrer num menor espaço de tempo dentro do aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2017, 11:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Paulo,
Muito obrigado pela oferta.
Este Forum está um pouco "morto" mas são fases, logo logo volta a bombar forte.

Os mushrooms não estão nos meus planos para o layout do meu aquário.
Mesmo quando comecei, nunca gostei muito deles. Mas isso são gostos. Cada um com os seus :)

Continua a postar coisas do teu aquário que é sempre bom ver a evolução.
Já mudaste as luzes?


Bom dia André
Obrigada pela mensagem uma vez mais.
Quanto aos Mushrooms, não há problema :-)

Quanto ás luzes, como havia dito, aguardo pela melhor altura para evoluir para um sistema maior, e aí sim investir em luzes

Neste momento tenho a calha do próprio aquário reforçada com 3 “tubos” dos chineses, 1 azul 1 branco maior e 1 branco mais pequeno
Até aqui tem chegado levando ao crescimento e multiplicação dos corais como têm visto nos meus posts

Ultimamente e possivelmente pelo aumento da população, e alguma possível alteração da química da água as Xenias ou mesmo algum parasita que ainda não descobri, têm-se ressentido de algo.

Uma vez mais obrigado e um abraço :-)

Mensagem 03/Oct/2017, 11:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ...

O camarão não foi o assassino ...

Provávelmente o burrié já estaria morto ou moribundo para que o lysmata lá fosse!

Esses burriés da nossa costa não estão habituados às temperaturas que mantemos nos nossos recifes ... daí virem muito cá para fora e a aclimatização tem que ser feita muito, mas muito lentamente senão vão morrer num menor espaço de tempo dentro do aquário!

Abraços,
Rui


Bom dia Rui e obrigado pela participação

Quanto ao burrié, ele como os outros três já vieram de um aquário pelo que julgo que estariam já habituados a estas temperaturas, no entanto , sim é verdade que eles estão constantemente a sair

Quanto ao camarão ser ou não o assassino

Isso realmente eu só disse que ele o era pois o burrié estava no topo da Rocha por cima das red Algae que tenho e o camarão foi lá e atirou-o para o chão, indo de seguida atacado até o comer todo

Esse burrié foi efectivamente Um dos que tinha saído do aquário e eu apanhei, mas só o tinha colocado no Aqua depois de ver que ele estava vivo e activo na taça que vez na foto, já para evitar que entrasse no Aqua morto, ou perto disso

O camarão atacou-o uns 5 minutos depois de eu o colocar lá dentro, infelizmente não me apercebi :-(

Eis a vítima

https://youtu.be/291cPjbD5zA


O ataque

https://youtu.be/i_z5f_AAFJ0


Depois não largou o burrié até a concha ficar limpa

https://youtu.be/SgaIh172Heg

Mas podes ter razão e o burrié não estar já no seu melhor estado, mas que 5 minutos antes estava desperto e activo estava :-)

Um abraço e obrigado por participar no meu post

Mensagem 08/Oct/2017, 03:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas a todos

Há cerca de 3 semanas atrás, encontrei um pequeno Ophiuro no meu recipiente que utilizo nas TPAs para colocar os equipamentos e utensílios que vou utilizando

Estanhamente, passados uns dias, verifico que nesse recipiente estava um pequeno ophiuro já morto e ressequido

Não consegui perceber como ele lá foi parar até esta semana aquando da TPA

Ao abrir o filtro para o lavar, como sempre faço, eis a surpresa

Um outro ofiuro estava no interior do filtro bem perto da “élice/motor”

https://youtu.be/Tf9GYksO3Mc

Pelos vistos é um local apetecível, para os ofiuros, possivelmente um local de passagem de nutrientes ?

:-)

Mensagem 18/Oct/2017, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Um update aqui do Micro Reef
 
Hoje tirei alguns mushrooms para oferecer a um amigo de um grupo no Facebook que havia acertado no assassino do burrié
 
E assim aproveitei para dar uma pequena arrumação ao layout na Rocha central que estava muito caída e o “tunel” já quase estava fechado
 
Eis o antes e o depois do “tunel”
 
Imagem
 
E agora o antes e o depois da retirada dos Mushrooms e uma xenia que estava numa pequena Rocha
 
Imagem
 

Mensagem 18/Oct/2017, 23:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Paulo,
Está bonito.
Já pensaste colocar mais espécies de corais fáceis?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/Oct/2017, 02:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Boas Paulo,
Está bonito.
Já pensaste colocar mais espécies de corais fáceis?


Boas André e obrigado pela participação

Honestamente não pensei já que o espaço é muito reduzido e já estou a ter dificuldades em conter todos estes crescimentos :-)

Mensagem 19/Oct/2017, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo R Oliveira Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas Paulo,
Está bonito.
Já pensaste colocar mais espécies de corais fáceis?


Boas André e obrigado pela participação

Honestamente não pensei já que o espaço é muito reduzido e já estou a ter dificuldades em conter todos estes crescimentos :-)

Cabe sempre mais alguma coisa.
Experimenta ricordeas. Há umas verdes fáceis de manter. Sempre dava mais cor ao aquário.
Tens Green Star Polips?
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/Oct/2017, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas Paulo,
Está bonito.
Já pensaste colocar mais espécies de corais fáceis?


Boas André e obrigado pela participação

Honestamente não pensei já que o espaço é muito reduzido e já estou a ter dificuldades em conter todos estes crescimentos :-)

Cabe sempre mais alguma coisa.
Experimenta ricordeas. Há umas verdes fáceis de manter. Sempre dava mais cor ao aquário.
Tens Green Star Polips?
Abraço.


Bom dia André
GSP tenho aqui nesta Rocha Imagem
Quanto a ricordias, podias enviar uma foto, da tua ideia!

Obrigado e abraço

Mensagem 19/Oct/2017, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/Oct/2017, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:


Ok obrigado pelo link :-)

Mensagem 19/Oct/2017, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
esta porreiro , concordo com o andre já merecia ai mais cor.. podes sempre desbastar mais um pouco...

Mensagem 19/Oct/2017, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Bruno Escaleira Escreveu:
esta porreiro , concordo com o andre já merecia ai mais cor.. podes sempre desbastar mais um pouco...


Obrigado Bruno Escaleira pela participação

Desbastar é o que tenho andado a tentar fazer procurando novos donos :) pois não gostava de “desbastar” para o lixo

Mas os cogumelos não param de se multiplicar :-)

Já as Xenias, sinto-as mais fracas e de cor não tão branca como já anteriormente as vi, tendo algumas inclusive “derretido” e desaparecido

Até parece a natureza no meu sistema a equilibrar as coisas

Já tentei perceber o que lhes acontece, mas desde ler que não gostam de água muito limpa ( sem nutrientes abundantes ) até variações de temperatura alta, poderem ser a razão para esse “definhamento” ainda não consegui saber mesmo o porque do que lhes acontece.

Os zoanthus, estão a propagar-se pela Rocha central e noto que tentam esticar-se para chegar á luz, pois os cogumelos que já lá nasceram estão a crescer e a fazer-lhes sombra.

Aí sim acho que devo proceder a uma retirada pela base dos cogumelos nem que mais tarde voltem a nascer, mas ate la os zoas vivem melhor.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron