Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/nov/2016, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Tiago Grego Escreveu:
Tens de fazer uma climatização muito demorada. Fazer muitas mudas de água até ficar estabilizado.

Eu tenho no meu e aqua desses mesmos e tudo em ordem.

Abraços


Obrigado Tiago

Tenho-os num frasco agora, ficam lá alguns dias? E vou trocando a água ?

Mensagem 17/nov/2016, 15:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Á falta de dicas decidi manter os três hermitas em frascos separados durante 48 horas com água do aquário, trocando-a 3 vezes ao dia e ver como cada um reagia

Ao fim desse tempo, coloquei hoje os três no aquário

Espero estar a fazer bem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 17/nov/2016, 15:20, num total de 2 vezes.

Mensagem 17/nov/2016, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
boas amigo ...

peço desculpa mas a mensagem dos hermitas passou me ao lado ... fizeste bem sim , deixa os estar no aquário ...


abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/nov/2016, 15:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
boas amigo ...

peço desculpa mas a mensagem dos hermitas passou me ao lado ... fizeste bem sim , deixa os estar no aquário ...


abração


Obrigado amigo Paulo

Já agora aproveito para perguntar se está previsto algum concurso, como o que houve o ano passado.

Mensagem 17/nov/2016, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
de nada amigo ...

não sei , o ano passado organizei e este ano posso organizar de novo se o pessoal quiser , sem problema , o problema é que as vezes o pessoal leva a cena muito a serio e discute por 1 mm ;) ;) , mas se o pessoal tiver vontade eu organizo de novo ...

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/nov/2016, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
de nada amigo ...

não sei , o ano passado organizei e este ano posso organizar de novo se o pessoal quiser , sem problema , o problema é que as vezes o pessoal leva a cena muito a serio e discute por 1 mm ;) ;) , mas se o pessoal tiver vontade eu organizo de novo ...

Abração


Boas novamente Paulo

Já vi aqui mais pessoal a perguntar por isso julgo haver interessados

Quanto a questões de mms :-) haverá sempre alguém que os transformará em kms sem necessidade, mas quem tem a fita, julgo que, em prol da comunidade, saberá dar-lhes a respectiva e merecida dimensão e não fazer disso um motivo para desanimar e privar os que valorizam a experiência acima de tudo e de qualquer sistema métrico :-)

Achei uma ideia espetacular e o que vi publicado transmite muitos conhecimentos práticos, por isso acho que uma nova experiência seria sempre positiva e principalmente estimuladora para "novatos" como eu que teriam oportunidade de comparar processos e desenvolvimentos diferentes e o que leva a esse diferentes crescimentos.

Não sei se estaria á altura da experiência, mas mesmo que me resultasse menos bem só o facto de poder perceber o que correu mal seria positivo e enriquecedor.

Do que possa depender da minha pobre ajuda podem contar comigo para algo que sintam que possa ajudar numa iniciativa semelhante :-)

O meu aquário é modesto em relação a todos os que aqui vejo, mas talvez por isso me esteja a dar muito gozo e a proporcionar uma aprendizagem forçada e difícil dada a sua dimensão que me obriga a uma vigilância e pesquisa diária.

Seria engraçado ver o que em 25 litros eu conseguia fazer, com a vossa ajuda espero

Um abraço de incentivo e desafio :-)

Mensagem 17/nov/2016, 19:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Paulo,
Consegues fazer umas coisas engraçadas claro.
Até podes ver este aquário minúsculo e espectacular.
http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2555250

Mas a luz vais ter que mudar/adaptar de certeza. Esses 5W que tens mal chegam para as Xénias.
Um LPS ou SPS nesse aquário não dura uma semana. As exigências de luz dos corais vão para cima de 1W/litro de água.
Uma Hidra ficava aí a matar:
http://www.aquaillumination.com/lighting/prime/

Estive à procura na Net das especificações do teu aqua mas não encontrei nada de especial. 5W pareceu-me demasiada pouca luz para tantos LEDS mas aparentemente é isso mesmo.

De resto, desde que haja circulação e muitas mudas de água, o aquário e os corais aguentam-se.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 17/nov/2016, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Paulo,
Consegues fazer umas coisas engraçadas claro...


Obrigado uma vez mais pela atenção.

Nem sei como apelidar o meu aquário, se mini ou micro, esse minúsculo espetacular ainda é maior que o meu hehe

Quanto á luz, vou ver mais tarde a caixa e o manual dele a ver se encontro mais informação. Os 5 W é o consumo dele, não sei se é isso que se pretende.

Quanto á Hidra julgo ser um investimento á volta dos 300 euros. Certo?

Já faz parte das opções em análise, caso decida ficar com este "micro" a funcionar :))

Mensagem 19/nov/2016, 15:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas tardes a Todos
Um pequeno update e duas dúvidas

Os novos inquilinos 3 hermitas parecem ter reagido á nova casa bem assim como os outros habitantes parecem ter reagido bem aos novos habitantes.

Quanto ás xenias julgo estarem a crescer bem, não só as duas maiores

Imagem

Mas também as duas mais pequenas
Imagem

As gsp estão agora sempre abertas quando há luz
Imagem
O Areão parece muito iluminado pois abri a luz da foto para se ver melhor os gsp

Quanto aos dois actinodiscus bebés, estão a crescer dia para dia
Imagem
Quanto ao maior está quase a sair da base da Frag e a passar para a rocha
Imagem
Aqui a primeira dúvida, faço algo para ele ir para a rocha e abandonar a base da Frag? Ou deixo-o sozinho tratar disso?

Segunda questão tem a ver com a alimentação, não estou a dar mais nada para além da comida para os peixes Krill da JBL e granular Marin da sera em quantidades que nem um minuto depois, desaparecem comidas pelos dois palhaços e uma vez ao dia

Não tenho que dar mais nada por causa dos corais?

Agradeço as dicas e bom fim de semana

Mensagem 20/nov/2016, 04:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo .. sim isso está a melhorar ...

vamos as duvidas .. os discos deixa os estar sossegados que eles ou ficam ou tomam ou tro caminho mas deixa os estar porque se os soltares depois podem andar ia a "voar" pelo aquario ...

Quanto á alimentação , para já com poucos corais e moles , deixa estar, para ja nao precisas de alimentar com nada ...


Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/nov/2016, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo .. sim isso está a melhorar ...

vamos as duvidas .. os discos deixa os estar sossegados que eles ou ficam ou tomam ou tro caminho mas deixa os estar porque se os soltares depois podem andar ia a "voar" pelo aquario ...

Quanto á alimentação , para já com poucos corais e moles , deixa estar, para ja nao precisas de alimentar com nada ...


Abração


Obrigado Paulo
E um abraço

Mensagem 21/nov/2016, 01:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boa noite a todos

Mais uma TPA semanal de 10% desta vez 2,5 litros em 25

Os resultados das análises antes da TPA foram estes :

Imagem

Uma dúvida, será útil ou é não recomendável colocar Sera Marin Bio ReefClear ? Depois da TPA?

Este ou um outro qualquer aditivo?

Mensagem 21/nov/2016, 13:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Paulo,

Depois de um aquário ter feito o ciclo, os testes que precisas de fazer regularmente são:

Alcalinidade (Kh), cálcio, magnésio, nitratos, fosfatos (este com um aparelho electrónico de preferência) e ires controlando a salinidade/densidade.

Não tem muito interesse, em condições normais de funcionamento, depois do aquário ciclado, fazer testes de amónia e nitritos, pois se o ciclo acabou, em princípio estarão controlados.

Quanto a aditivos pós TPAs, penso não terem interesse se usares água e sal de boa qualidade, ou água natural.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 21/nov/2016, 15:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Olá Paulo,

Depois de um aquário ter feito o ciclo, os testes que precisas de ....

....Quanto a aditivos pós TPAs, penso não terem interesse se usares água e sal de boa qualidade, ou água natural.

Abraço


Obrigado César pela dica

Publico precisamente para que alguém me possa ir alertando do que eu possa estar a fazer mal ou que possa melhorar.

Já estou a encomendar os testes que me faltam.

Quanto á água, uso osmose comprada na loja e depois em casa estou a usar sal da Red Sea Salt

Já agora aproveito para perguntar, convém fazer a água salgada na véspera?

---- // ----

Aproveito para publicar a descoberta mais recente no meu aquário, tenho uma 3a cria para além dos dois discus.

Imagem

Mensagem 21/nov/2016, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Isso penso ser uma stomatela; é util pois é algífero.

Quanto à água, sim deves preparar de véspera e arejar.

O sal da Red Sea Pro Coral (baldes pretos), costuma ter parâmetros demasiado elevados; não sei se não devias tentar, por exemplo, o Tropic Marin Pro Coral, que tem valores mais baixos.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 21/nov/2016, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Na minha opinião isso é um pequeno turbo, que é igualmente benéfico.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 21/nov/2016, 19:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Obrigado ao Cesar e ao Helder pela participação

Quanto á "cria" apesar de não saber como se reproduzem, julgo ser um turbo, pois tenho dois neste aquário e possivelmente virá deles.

Quanto ao sal é este aqui,
Imagem

Não é em balde preto, será o mesmo?
Já agora, que parâmetros deveria procurar no sal?

Mensagem 21/nov/2016, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Isso penso ser uma stomatela; é util pois é .....


Boa noite César, antes de mais agradeço novamente a tua participação no meu post Estive a pesquisar sobre stomatelas e realmente parece uma stomatelas:

As stomatelas julgo que são assim:
Imagem

Mas julgo que a "cria" é um Turbo.

Os meus mais velhos e a cria tem as mesmas tonalidades na parte mais larga da "concha", não sei se se chama assim.
Como se pode ver aqui

Imagem

Mensagem 22/nov/2016, 19:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pois, talvez seja um turbo.

Quanto ao sal, penso que esse se se confirmarem os valores impressos na embalagem, parece servir.

Por norma, penso que deves procurar um sal com parâmetros próximos dos que queres manter no aquário; normalmente queremos o Kh entre os 7 e os 8, o cálcio entre 400 e 425 e o magnésio próximo dos 1300.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/nov/2016, 19:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Pois, talvez seja um turbo.

Quanto ao sal, penso que esse se se confirmarem os valores impressos na embalagem, parece servir.

Por norma, ...

Abraço


Obrigado Cesar uma vez mais.
Vou ter em atenção, esses valores.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron