Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 07/dez/2016, 19:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Em relação ás par38 dá uma olhada no meu anterior aquário (versão 4, está na minha assinatura)...
tinha lá elas instaladas com recurso a um pedestal do IKEA.


Ok obrigado Marco
Assim, sempre se avança com algo mais concreto :-)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 15/dez/2016, 17:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
So uma actualização após a adição do Skimmer há uma semana e meia

Julgo não estar ainda a funcionar como deverá mas já deve estar a fazer algo, apesar de julgar que está a produzir muita água.

Estou a fazer experiências com dias de intervalo a ver as consequências das alterações que faço:

Imagem

A tampa já aparece um pouco "suja" o que julgo ser bom sinal, pelo que tenho visto nas pesquisas que faço, já que nunca vi nenhum a funcionar ao vivo.

As análises após uma semana a funcionar e antes da TPA foram estas, julgo que os nitritos deviam estar um pouco mais baixos...

Imagem

Quanto aos dois oscelaris introduzi um novo buzio apanhado na Praia pois um deles adoptou o único que tenho no aquário pra pernoitar e assim, agora, já os dois pernoitam em cada um, até comprar algum coral que eles possam adoptar.
Imagem

Acamara IP foi outra aquisição para ir vigiando á distância :-)

Quanto ao corais, parecem bem, o discus está a deixar definitivamente a Frag e a fixar-se na rocha, estando a deixar mais uma "cria" na Frag
As outras duas "crias" crescem todos os dias

Imagem

Quanto ás xenias e aos gsp é que não sei se tenho que fazer algo para se multiplicarem ou crescerem mais, as "pedra" da Frag original parecem-me pequenas e não sei como faça, estou a tentar encontrar a informação

Quanto á iluminação, ainda estou a reunir informação e preços para decidir.







Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 01/jan/2017, 20:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Imagem

Não para de se multiplicar :-)
Estou a ver que dentro em pouco terei que doar alguns :-)


Enviado do meu iPhone

Mensagem 01/jan/2017, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boa evolução.
Continua assim.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/jan/2017, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Boa evolução.
Continua assim.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Obrigado André, pela mensagem.
tem sido lenta e difícil a aprendizagem, mas lá se vai andando


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 08/jan/2017, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Mais um upgrade low cost aqui ao meu micro.

Depois de ter sido alertado para a possível falta de luz dado que os mushroom/discus estavam esticados procurando luz, procurei possíveis soluções depois de algumas sugestões que agradeço e me ajudaram a decidir.

Desde Lampadas Par 38 a calhas sugeridas, constatei que o investimento era superior ao que quero para este micro Aqua.

Por isso, decidi experimentar uma solução econômica sempre com a perspectiva de que mais tarde ou mais cedo farei um upgrade para um aquário maior esse sim com um investimento superior mas, espero, mais consciente.

Comprei dois tubos Led nos chineses um só de Brancos e outro só de azuis

A de brancos coloquei á frente, mesmo por cima dos mushrooms e a azul atras

A azul já me permite programar a primeira hora só de azul e a última hora também só de azul e durante as 6 horas intermédias fica tudo ligado brancas e azuis

O resultado foi que os mushrooms/discus já não se esticam, ficando planos junto ás rochas pro que julgo que a luz ficou suficiente, tendo em conta que não pretendo ter corais duros.

Eis o resultado:
Imagem

Quanto aos GSP também estão a crescer, mas ainda não descobri como fazer para que passem para a rocha, se é que é suposto passarem.

Imagem

Ainda estão na pedra da Frag original mas já a cobre toda

As xenias continuam a crescer e também aqui a pedra da Frag original está a ficar pequena

É o próximo passo a estudar para ver o que há a fazer

Imagem






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 18/jan/2017, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boa tarde a todos

Só uma pequena actualização.

Imagem

Vamos ver se o meu micro Aqua aguenta com mais um habitante, e se o habitante se dá bem com o meio ambiente.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 19/jan/2017, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Muito bonito esse coral, qual o nome?

Mensagem 19/jan/2017, 13:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Edgariu Escreveu:
Muito bonito esse coral, qual o nome?


São zoanthus ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/jan/2017, 07:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Edgariu Escreveu:
Muito bonito esse coral, qual o nome?


Obrigado Andre pela participação e pelo comentário.

Os zoantus sempre me fascinaram desde que os vejo aqui no fórum quando comecei a cá andar. Julgo que há ainda mais bonitos e com cores mais vivas mas que ficarão para uma próxima oportunidade.

Não tenho uma máquina e lente pro para tirar umas fotos como as que aqui nos metem raiva :-) mas foi o que melhor pude fazer :-)

Agora vamos ver se consigo aprender a tratar dele




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 20/jan/2017, 10:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Edgariu Escreveu:
Muito bonito esse coral, qual o nome?


São zoanthus ...


Obrigado Rui pela participação e ajuda ao Edgar

Já agora aproveito para levantar esta questão que ainda não consegui encontrar informação aqui no fórum, mas já encontrei alguma noutros sítios e na net.

Até que ponto estes pequenos e bonitos corais contêm todos a tão temida toxina Palithoa.

São todos ou só algumas estirpes ?

Pelo que li, todos terão mas mains uns do que outros ? Ainda não consegui perceber bem.

É um tema que , devido ao que pode causar ao aquarista, ou mesmo a quem pode contactar com o aquário, deveria ser referido pelos logistas ou quem vende corais, mas comigo infelizmente não me foi dito ou esclarecido.

As pesquisas e leituras que tenho feito é que me alertaram para tal .

A todos os iniciantes como eu, aconselho a leitura sobre o assunto e que tomem algumas medidas de segurança.

https://reefbuilders.com/2015/08/26/pal ... dangerous/

Já encontrei mais do que um destes artigos, mas em um outro artigo aparecem algumas espécies mais perigosas que outras

https://www.google.pt/amp/saltwateraqua ... ent=safari

http://journals.plos.org/plosone/articl ... ne.0018235

Mas possivelmente ja todos sabem disto e por isso não aparece muito em posts nos fóruns






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 20/jan/2017, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

A grande concentração da palytoxina encontra-se nas Palythoas. Essas até na própria água do aquário largam a toxina, pelo que desaconselho totalmente tê-las em casa, mesmo que sem as manusear, porque de uma forma ou outra podemos entrar em contato com a mesma. São facilmente identificaveis as palythoas grandes e normalmente são todas verdes, todas castanhas, ou uma mistura de ambos.
Para manusear, usar óculos proteção, mascara boca e nariz e 2 pares de luvas. Evitar andar a tentar arranca-las da rocha, mais vale mandar tudo fora. NUNCA ferver rochas com palythoas!!

Já li alguns relatos que algumas palythoas "anãs" como a variante conhecida como captain america e as gatorades tambem têm concentrações consideraveis.

Tudo o que seja zoanthus sociatus, etc., também terão, mas numa concentração muito baixa, varia de espécie para espécie, mas é impossível saber para todas as variações/espécies, qual a quantidade presente. Portanto é tratar os zoanthus como se tratassem de palythoas.

Já me descuidei uma vez, e recebi um espirro de um pólipo diretamente no olho... fiquei logo com o olho todo vermelho e comecei a rezar, normalmente os sintomas a sério surgem passado algumas horas.

Enquanto vendi corais como loja e normalmente quando a entrega era presencial, fui alertando as pessoas. Era alarmante o total desconhecimento de muita gente que já tinha zoanthus em casa á algum tempo.

À relativamente pouco tempo, um dos utilizadores do forum teve mesmo que ir ao Hospital por causa das palythoas, não facilitem!

Mensagem 20/jan/2017, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Gil Miguel Escreveu:
Boas

A grande concentração da palytoxina encontra-se nas Palythoas. Essas até ....

....À relativamente pouco tempo, um dos utilizadores do forum teve mesmo que ir ao Hospital por causa das palythoas, não facilitem!


Obrigado Gil

Realmente na informação que encontrei fala desses só de uma cor como os mais perigosos.

Então ainda bem que toquei neste assunto, pode ser que ajude a alertar os iniciantes, como eu, para esta situação

Abraço e obrigado uma vez mais


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 21/jan/2017, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Finalmente consegui apanhar um :-)

A quem leu o meu post no início, eu tinha colocado a dúvida se tinha dois palhaços "Oscelaris" ou "Perculas".

Um amigo mais experiente cá do fórum disse logo que eram oscelaris .

Mas, para os que como eu estão a começar, aqui fica a comparação entre a foto da net com o palhaço com a numeração e um dos meus, para ajudar a distinguir.

Imagem

E aqui, a explicação que já tinha postado

Imagem




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 25/jan/2017, 15:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Nova pesquisa a fazer
Hoje dei com o zoa a libertar fios da cavidade oral
Estou a ver se consigo descobrir o que significa

Imagem

Ficando a boiar na água

Imagem

Imagem

No mapa anatómico dos zoanthus não vejo qual o sistema digestivo e excretor mas pode ser que utilize a mesma via bocal.



Será a forma dele defecar? Só hoje me apercebi


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 25/jan/2017, 15:09, num total de 1 vez.

Mensagem 25/jan/2017, 15:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Uma nova descoberta, deparei-me agora mesmo com este amiguinho , que de aspecto amigável tem pouco e por isso já o aspirei.
Alguém sabe o que é?

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 25/jan/2017, 17:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Paulo R Oliveira Escreveu:
Uma nova descoberta, deparei-me agora mesmo com este amiguinho , que de aspecto amigável tem pouco e por isso já o aspirei.
Alguém sabe o que é?

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Olá Paulo,

Isso é um nudibrânquio; tira-o de imediato, pois pode e deve ser o responsável pelo problema dos zoanthus.

Se vires os zoanthus a fechar, deves dar um banho com um produto à base de iodo (Reefdip, ou outro), ou até pôres os zoanthus durante 10 minutos em água de osmose (deixar fechar bem os zoanthus, antes de mergulhar).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/jan/2017, 18:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Uma ....


.... do meu iPhone usando o Tapatalk


Olá Paulo,

Isso é um nudibrânquio; ....

.....ou até pôres os zoanthus durante 10 minutos em água de osmose (deixar fechar bem os zoanthus, antes de mergulhar).

Abraço


Obrigado Cesar pela rápida resposta

Na dúvida tirei-o logo

E os zoanthus estão abertos mas julgo que ligeiramente diferentes

Os tentáculos parecem mais separados que anteriormente

Imagem

Estando ele assim, preciso mesmo de o lavar em osmose?

Ou tirei ainda a tempo?

Ou um nunca vem só?



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 25/jan/2017, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Vendo a foto que tirei no primeiro dia, afinal parece-me igual

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 25/jan/2017, 18:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

É raro vir um só...provavelmente existem mais, mesmo que não os consigas vêr.
Procede como te disseram, banhos de agua de osmose.

Não lhes toques com as mãos nem os esmagues.

Cps

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron