Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/nov/2016, 15:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boa Tarde a todos

Gostava da opinião de alguém que me possa esclarecer se a pigmentação roxa que tenho na rocha é normal ou tenho que fazer algo

Imagem

Neste buzio vazio, também aparece juntamente com o que julgo serem pequenas algas verdes

Imagem

Imagem
A vista geral
E em uma concha mais ao fundo e escondida da luz não aparece a pigmentação roxa nem as algas verdes, será luz a mais?

Imagem

No Areão também não vejo algas verdes ou a pigmentação roxa

Imagem
Agradeço desde já a quem possa ajudar, obrigado

Mensagem 23/nov/2016, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo .. sim isso está a melhorar ...

vamos as duvidas .. os discos deixa os estar sossegados que eles ou ficam ou tomam ou tro caminho mas deixa os estar porque se os soltares depois podem andar ia a "voar" pelo aquario ...


Abração


Boas amigo Paulo

Hoje á noite houve festa e um turbo andou a "dançar" na rocha dos "Discos" empurrando tudo á sua frente.

As duas xenias vieram parar ao Areão e o disco grande ficou com a base mais aberta pois a base da Frag moveu-se do sítio original

Assim julgo que o discos vai sair da base mais depressa :-)
Imagem

Mensagem 23/nov/2016, 17:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Paulo R Oliveira Escreveu:
Boa Tarde a todos

Gostava da opinião de alguém que me possa esclarecer se a pigmentação roxa que tenho na rocha é normal ou tenho que fazer algo

Imagem

Neste buzio vazio, também aparece juntamente com o que julgo serem pequenas algas verdes

Imagem

Imagem
A vista geral
E em uma concha mais ao fundo e escondida da luz não aparece a pigmentação roxa nem as algas verdes, será luz a mais?

Imagem

No Areão também não vejo algas verdes ou a pigmentação roxa

Imagem
Agradeço desde já a quem possa ajudar, obrigado


Boas, a pigmentação chama-se coralina e é normal e bom sinal.

Abraços

Mensagem 23/nov/2016, 20:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Tiago Grego Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Boa Tarde a todos

Gostava da opinião de alguém que me possa esclarecer se...

....
Boas, a pigmentação chama-se coralina e é normal e bom sinal.

Abraços

Boa tarde Tiago,

Obrigado pela dica.
Assim já dá para pesquisar mais e perceber melhor o que por aqui vai acontecendo

Mensagem 28/nov/2016, 04:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boa Noite a todos

Se alguém puder ajudar agradecia

Hoje julgo que voltei a encontrar planarias
De noite passeiam-se pelas paredes do compartimento do filtro

Imagem
Imagem

Voltei a aspirá-las

Imagem

Será que alguém me podia dizer o que fazer para as erradicar, se é que é necessário

Segundo um amigo aqui no meu tópico, disse que o problema seria quando tivesse duros

Mas se não são bons para os corais duros, julgo que não estão aqui a fazer nada

Fico então a aguardar a Vossa ajuda

Mensagem 28/nov/2016, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Paulo,

Olha, eu pelas imagens, não consigo confirmar se são ou não planárias, mas pela descrição não parecem, pois aos planárias não têm grandes movimentações, nem aparecem só de noite; normalmente mantêm-se no mesmo local durante horas/dias, quer de dia quer de noite.
Isso deve ser outra coisa qualquer.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/nov/2016, 16:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Paulo,

Olha, eu pelas imagens, não consigo confirmar se são ou não planárias, mas pela descrição não parecem, pois aos planárias não têm grandes movimentações, nem aparecem só de noite; normalmente mantêm-se no mesmo local durante horas/dias, quer de dia quer de noite.
Isso deve ser outra coisa qualquer.
Abraço


Boas Cesar
Publico novamente a foto do "discos" quando isto me apareceu nele.
Depois de o "aspirar" e quando tocava nelas elas fugiam, nunca mais apareceram nele. E há uns dias vias á noite neste sítio e ontem voltei a ver

Como são transparente é difícil de as vermos

Imagem

Aqui acho que se consegue ver

E já agora obrigado pela participação e ajuda
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 28/nov/2016, 16:07, num total de 1 vez.

Mensagem 28/nov/2016, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Neste momento o discus não tem nada

Imagem

Como se vê nesta foto que acabei de tirar

Mensagem 28/nov/2016, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Imagem

Nesta que tirei na altura, julgo que se vê melhor

Realmente as planarias que vejo na net tem a "cabeça" triangular e dois olhos pretos, mas julguei que as minhas ainda fossem crias

Mensagem 28/nov/2016, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
https://youtu.be/WKPyRKYltrQ



Aqui julgo que dá para ver a mexerem-se.

O que vou tirando do aquário guardo durante uns dias em frascos para ver o que poderá ser
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 01/abr/2017, 00:51, num total de 2 vezes.

Mensagem 28/nov/2016, 17:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Paulo,


Lê este tópico:

http://www.reef2reef.com/threads/peroxi ... rm.228032/


No teu caso se não tiveres anémonas pode ser a solução, mas também podes ir aspirando e vendo a evolução.

Outra solução para corais mais resistentes (LPS e moles, SPSs não), é sacudi-las em água de osmose durante 10/15 segundos, mas tens que repetir duas ou três vezes de cinco em cinco dias por causa dos ovos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/nov/2016, 18:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Paulo,


Lê este tópico:

http://www.reef2reef.com/threads/peroxi ... rm.228032/


No teu caso se não tiveres anémonas pode ser a solução, mas também podes ir aspirando e vendo a evolução.

Outra solução para corais mais resistentes (LPS e moles, SPSs não), é sacudi-las em água de osmose durante 10/15 segundos, mas tens que repetir duas ou três vezes de cinco em cinco dias por causa dos ovos.

Abraço


Obrigado pelo Link, Cesar

Vou ver se é o meu caso e o que pode ajudar, depois dou notícias ou, o mais certo, peço mais ajuda :)

Mensagem 28/nov/2016, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Paulo,

Também já tive planárias as dezenas nos meus discos, ricordeas e Euphyllias.. Foi uma herança que veio num coral que comprei e não dei a devida atenção. Estas planárias são diferentes das AEFW que são parasitas das Acroporas e prejudiciais para as mesmas. Podes simplesmente ir aspirando e retirando manualmente, sem provocar grandes stres's!!
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 29/nov/2016, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Paulo,

Também já tive planárias as dezenas nos meus discos, ricordeas e Euphyllias.. Foi uma herança que veio num coral que comprei e não dei a devida atenção. Estas planárias são diferentes das AEFW que são parasitas das Acroporas e prejudiciais para as mesmas. Podes simplesmente ir aspirando e retirando manualmente, sem provocar grandes stres's!!


Obrigado Helder

Pelo que li, parece-me que ainda não preciso de muitos mais cuidados do que estar atento e as ir retirando.

Neste momento é como disse, não as consigo ver como já as vi daquela vez nos discos e desde essa vez, esta foi a segunda vez que as vi e sempre só uma ou duas de cada vez.

Assim julgo que o estar atento e ir tirando poderá ser suficiente para já

Uma vez mais obrigado pela dica

Mensagem 29/nov/2016, 01:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Mais uma TPA semanal de 10% e o resultado dos testes são estes ( da água que estava), a que ficou no aquário, faço daqui a uns dias, segundo percebi por um amigo aqui do fórum
Imagem

Quanto á amônia já me disseram que nesta fase não valeria a pena, mas como me morreu um hermita durante a semana, decidi fazer todos

Não sei se pela morte do hermita é que os valores de Nitritos estão um pouco acima do que habitualmente tenho.

Julgo ser por aqui que os 25 litros fazem refletir logo algo nos testes.

Ainda não chegaram os testes novos, pelo que ainda estou a fazer com os da Aquilli

Já agora uma pergunta a quem possa ajudar, a TPA de 10 % é suficiente? Tenho feito de 20% e não me importo de continuar se se justificar. Estamos a falar de 2,5 litros ou 5 litros em 25

Mensagem 29/nov/2016, 03:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Ola

Penso que os 10% são suficientes ou então fazes os 10 % de cada vez de 3 em, 3 dias. No meu aquário faço 15% semanais esta tudo bem.
Quero te dar os parabens tambem pela tua dedicaçao que das ao aquario.

abraço

MM

Mensagem 29/nov/2016, 04:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Miguel Malheiro Escreveu:
Ola

Penso que os 10% são suficientes ou então fazes os 10 % de cada vez de 3 em, 3 dias. No meu aquário faço 15% semanais esta tudo bem.
Quero te dar os parabens tambem pela tua dedicaçao que das ao aquario.

abraço

MM


Obrigado Miguel pela participação no meu humilde tópico hehe

Tem sido uma aventura descobrir este mundo e, apesar dos tristes percalços que já tive por ignorância, tenho-me esforçado para apreender e tentar ser un bom cuidador dos habitantes do aquário.

O bem estar deles é o que mais me preocupa e por isso coloco aqui algumas perguntas que até já li respostas em alguns lados, mas é raro encontrar situações semelhantes ás minhas dada a dimensão do meu aquário e por isso fico na dúvida se as posso aplicar no meu

Por isso peço desculpa se por vezes faço perguntas "ridículas" aos olhos dos mais experientes e que até podem parecer que veem de alguém que não se quer dar ao trabalho de ler e pesquisar

Precisamente pelo que tenho lido, apercebi-me do quão é difícil manter um aquário do tamanho do meu, pelo menos é o que mais leio e me dizem.

Não sei se será má ideia, mas estava s pensar em tentar transformar este ex aquário de água doce num Mini Nano marinho, até me sentir com mais confiança para embarcar num outro patamar e evoluir para um maior

Estava a pensar comprar um skimmer para melhorar a qualidade da filtragem, mas a dimensão do aquário torna difícil a escolha, pois não há muita oferta para estes tamanhos de aquários de 25 litros

No futuro poderia servir de refúgio para uma emergência do maior que vier a comprar

Estou a pensar comprar o skimmer da Sera o PS 130 ou o da Boyu 308. Julgo que são o mesmo mas com marcas diferentes. E estou a ver estes pelo seu tamanho 22cm já que o espaço não abunda e a coluna de água é curta .

Se alguém puder dar uma opinião sobre se tem alguma viabilidade esta ideia, agradecia

Abraço a todos

Mensagem 29/nov/2016, 11:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Paulo R Oliveira Escreveu:
Miguel Malheiro Escreveu:
Ola

Penso que os 10% são suficientes ou então fazes os 10 % de cada vez de 3 em, 3 dias. No meu aquário faço 15% semanais esta tudo bem.
Quero te dar os parabens tambem pela tua dedicaçao que das ao aquario.

abraço

MM


Obrigado Miguel pela participação no meu humilde tópico hehe

Tem sido uma aventura descobrir este mundo e, apesar dos tristes percalços que já tive por ignorância, tenho-me esforçado para apreender e tentar ser un bom cuidador dos habitantes do aquário.

O bem estar deles é o que mais me preocupa e por isso coloco aqui algumas perguntas que até já li respostas em alguns lados, mas é raro encontrar situações semelhantes ás minhas dada a dimensão do meu aquário e por isso fico na dúvida se as posso aplicar no meu

Por isso peço desculpa se por vezes faço perguntas "ridículas" aos olhos dos mais experientes e que até podem parecer que veem de alguém que não se quer dar ao trabalho de ler e pesquisar

Precisamente pelo que tenho lido, apercebi-me do quão é difícil manter um aquário do tamanho do meu, pelo menos é o que mais leio e me dizem.

Não sei se será má ideia, mas estava s pensar em tentar transformar este ex aquário de água doce num Mini Nano marinho, até me sentir com mais confiança para embarcar num outro patamar e evoluir para um maior

Estava a pensar comprar um skimmer para melhorar a qualidade da filtragem, mas a dimensão do aquário torna difícil a escolha, pois não há muita oferta para estes tamanhos de aquários de 25 litros

No futuro poderia servir de refúgio para uma emergência do maior que vier a comprar

Estou a pensar comprar o skimmer da Sera o PS 130 ou o da Boyu 308. Julgo que são o mesmo mas com marcas diferentes. E estou a ver estes pelo seu tamanho 22cm já que o espaço não abunda e a coluna de água é curta .

Se alguém puder dar uma opinião sobre se tem alguma viabilidade esta ideia, agradecia

Abraço a todos


Boas, a minha humilde opinião passa por aqui, NÃO compres essas tretas de escumadores. Com 25 litros é preferível ires fazendo trocas parciais de água. Se mesmo assim verificares que os valores dos teste oscilam um bocado, então compra um escumador. Agora aqui é que tens de pensar mais além, ou seja, o que pretendes fazer daqui a 6, 12 ou 24 meses??? Vais evoluir para um aquário maior tenta perceber o que seria o ideal para ti em termos de espaço, tempo e dinheiro. Após esta reflexão então procura um escumador para essa tua pretensão.
Caso não queiras aumentar muito a capacidade de litragem dos aquário e permanecer sem SUMP, acho que devias optar um um escumador hang on com renovação da capa de água tipo RED SEA ou Deltec.
Para comprares uma "coisa" que no futuro não vai servir de nada, nem para vender compra um skimmer verdadeiramente simples e que chega e sobra para esse aquário, um com pedra difusora tipo http://www.ebay.es/itm/SKIMMER-para-ACU ... SwqBJXW61y.

Abraços.

Mensagem 29/nov/2016, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Tiago Grego Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Miguel Malheiro Escreveu:

Boas, a minha humilde opinião passa por aqui, NÃO compres essas tretas de escumadores. Com 25 litros é preferível ires fazendo trocas parciais de ....
...
Abraços.


Bom dia Tiago e obrigado pela tua opinião e ajuda

As TPAs semanais têm sido a minha opção assim como tentar controlar excessos de comida.

Mas infelizmente e não sei ainda porquê, a semana passada perdi um hermita e julgo estar a perder um nassário.

Daí a minha preocupação em querer fazer algo no imediato.

Efectivamente a ideia era não pensar em investimento para o futuro mas melhorar a filtragem para o bem imediato dos peixes equipa de limpeza e corais pois julgo que o que quer que seja que compre para este aquário dificilmente servirá para um próximo.

Como tal, a ideia de algo barato foi o que me levou aos dois que falei atras.

Por acaso cheguei a ver este tipo de opção que sugeres com pedra difusora, mas não encontrei tão barato :-)

E, como para este tipo de escumador que me falas, ainda é preciso comprar uma bomba de ar, ( já agora que tipo/potência) o preço que eu tinha visto de escumador com pedra, mais a bomba ia para os valores do Boyu a 32€ ou do Sera a 37€ por isso pensei neles. Pelo eBay o Boyu é mais barato mas vêm da china e evito isso (possíveis taxas de alfândega e tempo de entrega)

Realmente esta solução aos preços que encontraste baixa ligeiramente os custos e julgo que até 10 euros compro a bomba

Podendo assim ficar á volta de 27 euros com portes, e por cerca de 10 euros de diferença entre esta solução e os dois que pensei, não seria de ir para um dos outros dois ?

Para além disso teria que colocar a bomba de ar fora do aquário o que queria evitar, ou se fosse submersível também retirava área e volume de agua que também queria evitar

Que achas/acham ?

Obrigado desde já pelas ajudas

Mensagem 29/nov/2016, 15:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Já agora qual é o teste que eu possa fazer para tentar perceber quais os valores errados que possivelmente possam estar a fazer-me perder os crustáceos

Obrigado uma vez mais

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros