Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Mensagem 29/nov/2016, 16:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Tiago Grego Escreveu:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=26&t=6961
....


Obrigado Tiago

É sempre bom saber mais opções

Vou ver, ler para depois decidir

Abraço e uma vez mais obrigado

Mensagem 29/nov/2016, 18:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Paulo,

Se a ideia é brevemente mudares de aquário, segue os conselhos do Tiago; e quando comprares equipamento, não poupes, pois acaba por sair mais caro em vivos e vais acabar por comprar duas vezes.

É de facto difícil manter um aquário com tão pouca litragem, mas quando tens duvidas que a água esteja boa, faz uma TPA; quanto dimensão da TPA, eu diria quanto maior melhor.
Se pudere fazer de 5, não faças de 2,5 e se puderes faz de 10.


Quanto às planárias, se são poucas vai tirando e está atento.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/nov/2016, 21:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
César Silvério Escreveu:
Olá Paulo,

Se a ideia é brevemente mudares de aquário, segue os conselhos ...

Quanto às planárias, se são poucas vai tirando e está atento.

Abraço


Boas Cesar e obrigado pela participação


Começando pelo fim, Planarias, realmente é raro conseguir vê-las pelo que julgo que irei mantendo a vigilância e "aspira-las" sempre que as vir.

Quanto ás TPAs, a ideia era saber se havia algum inconveniente em fazer semanais de 20 %, pois leio que quase toda a gente faz de 10%.

Cheguei a pensar que não era aconselhável fazer de 20% ou mais por poder afetar a biologia da água e das bactérias nas rochas e no ambiente e então, caso algum valor alterasse rapidamente, aí sim fazer maiores.

É assim que tenho feito 20% e os testes , mesmo, segundo dizem, não sendo os melhores dada a marca, julgo que se têm mantido razoavelmente bons, com a excepção de uma única situação anómala, julgo que de excesso de comida, mas que os testes detectaram e que acho que consegui corrigir.

Quanto ao passar para um novo e maior Aqua...

Realmente a ideia inicial era passar para um Aqua maior e com mais condições, agora para o natal :-).

Mas, depois destes meses a tentar perceber e a absorver informações, acho que ainda é cedo para dar o passo.

No entanto, quanto a equipamentos, julgo que cheguei á mesma conclusão da maioria e, como o Cesar diz, quando for para investir tem que ser a sério e não é com skimmers de 20 a 50 euros que terei que lidar ou mesmo aquas kits plug ins :-) de 300 ou 400 euros sem alterações.

Como tal, o prazo para o upgrade teve que ser alargado :-) e quando decidir o que fazer quero já fazê-lo com mais segurança tendo não só uma opinião teórica baseada no que leio, vejo e ouço mas também em alguma experiência pratica.

Quanto ao pequeno skimmer...

A ideia é colmatar uma qualquer insuficiência de filtração que a rocha viva, as cerâmicas e o filtro possam ter, adicionando uma filtragem extra através de um skimmer, mesmo que de reduzidas dimensões e performance.

Pelo que já li, Julgo que mal não faz ao aquário e á qualidade da água, mas se o fizer pf avisem.

Para além disso, queria também ganhar alguma mais valia em termos de experiências práticas.

Só o mexer num skimmer e ver o seu funcionamento e outros equipamentos mesmo que destas dimensões julgo que me dará alguma experiência prática, que me ajudara não só a perceber os nomes e as possibilidades de ajustes mas também o funcionamento.

Daí a ideia de, para já, melhorar o mais possível a qualidade da água e consequentemente as condições dos vivos.

Mas as melhorias, queria fazê-las da melhor forma evitando gastar por gastar mas ao gastar por pouco que seja, que seja no melhor equipamento que seja o ajustado para o aquário nem que para isso não seja o mais barato dos baratos

Uma das limitações no investimento num skimmer para este meu aquário são as dimensões (altura 23cm reduzidos a 17 de água se retirarmos a altura do Areão e o vidro acima do nível de água)

Por isso só tenho 17 cm de água de altura o que é limitativo

Por isso dentro das opções ( as duas que falei possivelmente ligeiramente mais caras e as que o amigo Tiago enviou) julgo que posso conseguir atingir os objectivos que falei.

Já agora, acham que os objectivos são despropositados ou mesmo maléficos ao aquário?

Quanto ao dinheiro, prefiro considerar que é como se fosse um investimento num workshop :-) com a possibilidade de melhorar a qualidade da água e do aquário para os vivos

Mensagem 30/nov/2016, 01:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Dia de Pesca :-)
Apanhei o que julgo ser uma planaria

Se puderem confirmar agradecia :-)

https://youtu.be/H96tE2ch8TM


https://youtu.be/NAg1qm4zGLM


É a única que consegui ver hoje e como disse antes só me aparecem á noite ( a não ser que não as consiga ver de dia por causa da luz)

Coloquei-lhe uma gota de água da torneira em cima e ela pura e simplesmente desfez-se
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 01/abr/2017, 00:49, num total de 1 vez.

Mensagem 30/nov/2016, 02:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Confirmado :D
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 30/nov/2016, 03:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
José Santos Escreveu:
Confirmado :D


Ok obrigado :-)
Vamos ter pescaria todas as noites :-)

Mensagem 01/dez/2016, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Bom dia a todos

Venho pedir a ajuda de alguém

O meu segundo heremita que havia apanhado no mar morreu hoje, assim como um que havia comprada há dois meses. (Correção :-) este não morreu, trocou as "patas")

Assim, nas últimas duas semanas perdi dois heremitas e um nassário

Podiam dizer-me se há algum teste que tenha que fazer para perceber o que se está a passar?

Será fala de comida?

Neste momento tenho 2 Turbos e uma cria de turbo e o nassário dos dois iniciais já não o vejo há uns dias pelo que não sei se terá morrido de baixo do Areão, dois heremita, um dos que apanhei no mar e um que comprei há dois meses e uma asterina que me apareceu

Agradecia a Vossa ajuda tenho receio que me vá afetar os dois palhaços

Os dois Turbos e a cria parecem estar bem

Quanto aos corais também parecem estar bem

Mensagem 01/dez/2016, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
O Areão está com este aspecto, parece-me "limpo" ou será que está limpo demais e sem comida para os crustaceos?
https://vimeo.com/193874258

Este é o aspecto geral
Imagem

Mensagem 04/dez/2016, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Vinha perguntar se é possível a algum moderador ou administrador do fórum passar este meu post para a parte dos "novo no hobby"

Julgo e sinto que o iniciei neste tópico por engano

Mensagem 05/dez/2016, 11:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas, se ainda andas á procura de escumador tens um aqui no forum bom para nanos - http://recife.pt/viewtopic.php?f=26&t=6937.

Eu acho que tens muita pouca luz para esse aquário.

Abraços.

Mensagem 05/dez/2016, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Paulo R Oliveira Escreveu:
Vinha perguntar se é possível a algum moderador ou administrador do fórum passar este meu post para a parte dos "novo no hobby"

Julgo e sinto que o iniciei neste tópico por engano



Bom deixa estar o topico aqui , nao está num sitio mau .... mas tens que ir lendo mais :D :D :D

abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/dez/2016, 12:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Paulo,
tenta manter este tópico mais para colocares as fotos e alterações gerais ao teu sistema.
Não o uses para colocares duvidas..., para isso verifica se já existe no forum ou cria um tópico novo no sitio certo até para que os demais também acompanhem melhor.

Podes usar este para isso, mas não é o mais indicado e vai ficar um tópico de duvidas e não um tópico sobre a evolução do teu aquário ateravés de fotos e videos. ;)

Mensagem 05/dez/2016, 13:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Tiago Grego Escreveu:
Boas, se ainda andas á procura de escumador tens um aqui no forum bom para nanos - http://recife.pt/viewtopic.php?f=26&t=6937.

Eu acho que tens muita pouca luz para esse aquário.

Abraços.


Bom dia Tiago

Obrigado pela sugestão e pela atenção em ajudar

Como eu havia dito, não queria investir muito neste aquário, mas também, como ainda não me sinto preparado e com conhecimentos para decidir qual a evolução a seguir, queria garantir a melhor qualidade de vida aos vivos enquanto tal não acontecer.

Assim, decidi não pelo mais barato barato sugerido, mas por um que me pareceu não muito caro e que vi alguns comentários positivos e outros negativos como em tudo

Uma limitação grande é o espaço e este, que é dos mais pequenos com bomba integrada quase que não o consegui colocar

Por isso, mesmo que não tenha sido a melhor opção não será também um prejuízo muito grande

Para já estou a tentar perceber como se "afina"
Imagem

Se reparares não tem qualquer folga entre o skimmer e onde ele toca

Imagem

Quanto ás luzes, como a calha é integrada não sei se acrescento algo e como o poderei fazer






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 05/dez/2016, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
O nivel da água dentro do escumador tem de descer, a espuma final tem de estar perto um bocadinho para cima do inicio do copo, assim basicamente só tiras água.
1º Se der para subir o corpo do escumador sobe, se tiver alguma valvula para cortar a força da bomba não o faças.

Para a luz procura por lampadas par38 reef led, para dar um complemento.

Abraços

Mensagem 05/dez/2016, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Vinha perguntar se é possível a algum moderador ou administrador do fórum passar este meu post para a parte dos "novo no hobby"

Julgo e sinto que o iniciei neste tópico por engano



Bom deixa estar o topico aqui , nao está num sitio mau .... mas tens que ir lendo mais :D :D :D

abração


Bom dia amigo Paulo e, Obrigado pelo comentário e participação

Quanto a deixar estar aqui pelos vistos é onde este ficará :-), mas irei mudar o meu tipo de participação nele :-)

Quanto a ler mais, ultimamente não tenho feito outra coisa e possivelmente o amigo Paulo deve-se de recordar que, quando não se percebe nada de nada tudo o que se lê é informação que não sabemos se está correcta ou não, o que pode a ser ainda pior.

E muitas vezes o que é tão óbvio para quem é deste mundo dos aquários já não é sequer escrito por tão ridículo e impensável que parece a ideia de existir alguém que não saiba :-)

Sobre a mesma questão já vi soluções completamente diferentes e que se criticam mutuamente ficando assim sem saber qual a correcta e havendo defensores para ambas.

Reconheço que vejo casos aqui no fórum que até eu que ainda não percebo nada disto, já digo como é possível.

É por isso que aceito que amigos como o Paulo considerem que é falta de leitura quando iniciados, como eu, perguntam.

Mas muitas vezes é precisamente essa leitura que me faz vir aqui, tentar que alguém que já tenha passado pelo mesmo partilhe essa experiência.

Uma vez mais obrigado ao Paulo e a quem tem coragem de tentar ajudar quem pergunta, pois também já vi que não é tarefa fácil :-) pois há sempre opiniões sobre tudo :-) e a própria tentativa de ajuda pode ser criticada.

É por isso que, das primeiras coisas que tive a sorte de ler foi, um futuro bom aquarista será aquele que tenha como prioridade o bem estar dos animais, gostar do que faz por eles, e que tenha a sorte de encontrar um experiente e paciente "padrinho" que o ajude a crescer como aquarista.

Uma vez mais, obrigado amigo Paulo




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 05/dez/2016, 13:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Tiago Grego Escreveu:
O nivel da água dentro do escumador tem de descer, a espuma final tem de estar perto um bocadinho para cima do inicio do copo, assim basicamente só tiras água.
1º Se der para subir o corpo do escumador sobe, se tiver alguma valvula para cortar a força da bomba não o faças.

Para a luz procura por lampadas par38 reef led, para dar um complemento.

Abraços


Obrigado Tiago
Vou tentar aplicar o que dizes só julgo não conseguir subir o corpo do escumador pois a calha dos leds já bate na tampa do escumador


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 05/dez/2016, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Paulo,
tenta manter este tópico mais para colocares as fotos e alterações gerais ao teu sistema.
Não o uses para colocares duvidas..., para isso verifica se já existe no forum ou cria um tópico novo no sitio certo até para que os demais também acompanhem melhor.

Podes usar este para isso, mas não é o mais indicado e vai ficar um tópico de duvidas e não um tópico sobre a evolução do teu aquário ateravés de fotos e videos. ;)


Ok Marco obrigado
Já percebi


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/dez/2016, 16:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Mais uma pequena novidade por aqui.

O discossoma está prestes a passar definitivamente para a rocha, estando apenas um pequeno "pé" da sua base na pedra da Frag.
Ou outros dois "rebentos" julgo que estão a crescer dia a dia


Imagem

O skimmer para já, só tem produzido água ligeiramente castanha apesar do cone do copo estar a formar uma "película" gordurosa também acastanhada ( transparente )

Quanto á sugestão do amigo Tiago sobre as luzes, ainda estou a tentar "traduzir" o que são Lampadas par38. Não é por falta de vontade ou não querer ter trabalho em procurar.

Mas se for isto :

Imagem

Tenho que ver como a colocar aqui



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/dez/2016, 18:00

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Em relação ás par38 dá uma olhada no meu anterior aquário (versão 4, está na minha assinatura)...
tinha lá elas instaladas com recurso a um pedestal do IKEA.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron