Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/jun/2018, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
João Seguro Escreveu:
E uma foto do reajuste?


Ola João Seguro e desculpe pela resposta tardia

Não sei se podemos falar em reajuste, pois talvez tenha sido mais uma limpeza e reorganização

Eis como estava antes, em que o “túnel” já nem se via

Imagem

E agora com o “reajuste” que tentei com que não ferisse os zoas e as palitoas

Imagem

Imagem

Mesmo neste grupo de zoanthus tentei reajustar a rocha para ele ficar mais próximo da luz

Imagem


As Xénias estão a melhorar dia após dia Imagem

A Euphylia está a recuperar bem da “cirurgia”

Coloquei-a em cima de um buzio para a aproximar da luz e tentar evitar que algum parasita que a pudesse chatear


Imagem

Os GSP estão na sua própria Rocha mas não as posso ter juntas á euphilia pois fazem-nos retrair. Os GPS passaram esse dia, em que na TPA os deixei mais próximos da Euphylia, todos recolhidos

Foi a primeira vez que passaram um dia assim.

Imagem

Depois afastei-os e á tarde encontrei-os com uma zona recolhida, do lado da Euphylia

Mas fiquei na dúvida se a causadora era uma asterina que lá estava, retirei a e os GSP voltaram a abrir


Mas como coincidiu com o estar próximo á Euphylia fiquei na dúvida, no entanto afastei-os

Imagem


Os cogumelos, tenho procurado quem queira alguns pois é um tal de se
Multiplicarem

O Lismata continua um relógio a trocar de “fato”

As luzes, como a calha ainda está dentro da garantia estou a ver se a reparam

Mensagem 14/ago/2018, 01:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo R Oliveira Escreveu:
Boa tarde a todos
As rochas no meu aquário estão a ficar com estas, julgo que algas.
Não sei se é suposto ficar assim ou se devo fazer alguma coisa
Já li que há peixes que comem o que me parecem ser este tipo de algas, mas no meu caso, mais vivos não pode ser a solução

Alguma sugestão? Sobre o que é e o que posso fazer?

Já li que poderão ser algas coralinas e que são normais e reveladoras de que está tudo bem no aquário e que poderão ajudar a dizer se algo estiver mal, nomeadamente se alterarem a cor

Imagem





Boas a todos

Já há algumas semanas que não vinha aqui actualizar mas infelizmente o Micro Reef Tank está a passar por momentos menos bons

Recuei ao meu post de há um ano atrás pois bem tentei saber o que fazer a uma alga que estava a cobrir as rochas, mas não consegui resolver o problema nessa altura e agora julgo que poderá condenar o aquário.

Julgo tratarem-se de “Gelidium pusillum”, alguém sabe o que fazer quando surge?


Agora acho que essa mesma alga, Roxa, dura, bem agarrada á Rocha que só sai raspando com algo duro e cortante como uma faca, está a tomar conta do aquário e ainda pior a “matar” os meus corais.

Primeiro, na rocha dos zoanthus que começou a ficar coberta pela alga, a alga começou a surgir por entre os zoanthus e agora, mesmo por cima fazendo com que os zonathus já não abram


Imagem



E nas duas últimas semanas, está a suceder o mesmo aos GSP como se pode ver no lado direito da Rocha dos GSP


Imagem

Estou a reduzir o período de luz, a ver se a alga regride mas para já ainda não vi a surtir efeito

Hoje na Rocha mais afetada, tentei retirar o zoanthos para o transferir pra outra Rocha viva “nova” sem a alga, mas o próprio zoanthus já tem a alga colada, pelo que se os colocasse na rocha, de certeza que passado pouco tempo a nova Rocha iria ficar infestada com a alga

Com isto tudo e a alga a chegar também as rochas das Xénias, elas também não estão nada bem

A euphilia, na parte dura, também já vejo alguns sinais da alga roxa, querendo dizer que ela já lá chegou

Alguém já passou por esta experiência ? Há algum tratamento que possa fazer com algum químico/medicamento ?


Obrigado pela atenção que alguém possa dar

Mensagem 14/ago/2018, 12:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Paulo,

Não sei se poderá ajudar.
Mas procura aqui a ver se encontras a tua alga embora não me pareca a que tu dizes.

Este site ajudou-me imenso quando tive a grande praga de dictyota

https://www.reefcleaners.org/nuisance-algae-id-guide

Abraço e força!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/ago/2018, 13:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Paulo,

Não sei se poderá ajudar.
Mas procura aqui a ver se encontras a tua alga embora não me pareca a que tu dizes.

Este site ajudou-me imenso quando tive a grande praga de dictyota

https://www.reefcleaners.org/nuisance-algae-id-guide

Abraço e força!


Obrigado Rui Gaspar

Realmente é triste ver o que está a acontecer

Julgo ser esta alga

Imagem

O ano passado andei a ver se conseguia comprar algum comedor destas algas, inclusive ofereceram-me burriés locais a ver se resultava

De acordo com o site que me enviou eles dão estes conselhos

Imagem

Mas não sei onde procurar para comprar

Estou a colocar a hipotese de retirar a rocha viva toda pois já tem por todo o lado e raspar as laterais do aquário na parte plástica
Imagem

Julgo que me está a comer a coralina

Já tentei raspar a alga mas é impossível fazê-lo no meio dos corais onde a alga já se entranhou

Mensagem 14/ago/2018, 13:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

mithrax em princípio arranjas bem em qualquer loja. Se não tiverem também rapidamente encomendam.

turbos grandes são astreas adultas e não burriés da nossa costa.

E um ouriço também é simples de arranjar.

uma coisa que aprendi é que em vez de desmontar, se conseguires por meios naturais dar cabo da alga o aquário a seguir volta mais forte e mais estável.

Entretanto tens de ver o que está a alimentar essa alga e resolver na fonte quando possível. procura por fosfato e nitrato elevado, mão pesada na hora de alimentar, escumador a funcionar deficientemente, etc ...

Abraços e não desanimes. Eu sei por experiência própria que é triste depois de tudo o que já passei mas vais ver que uma vez resolvido ainda vais apreciar mais.

Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/ago/2018, 16:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

mithrax em princípio arranjas bem em qualquer loja. Se não tiverem também rapidamente encomendam.

turbos grandes são astreas adultas e não burriés da nossa costa.

E um ouriço também é simples de arranjar.

uma coisa que aprendi é que em vez de desmontar, se conseguires por meios naturais dar cabo da alga o aquário a seguir volta mais forte e mais estável.

Entretanto tens de ver o que está a alimentar essa alga e resolver na fonte quando possível. procura por fosfato e nitrato elevado, mão pesada na hora de alimentar, escumador a funcionar deficientemente, etc ...

Abraços e não desanimes. Eu sei por experiência própria que é triste depois de tudo o que já passei mas vais ver que uma vez resolvido ainda vais apreciar mais.

Rui


Obrigado uma vez mais Rui

Vou procurar aqui na região na peixes100escamas a ver se possuem ou se recomendam alguma outra solução

Quanto aos nitratos estavam assim a semana passada

Imagem

Apesar de mais altos do que o habitual, Julgo não ser dramático, hoje vou fazer novos testes inclusive ao fosfato

O último teste tinha estes valores

Imagem

Cheguei a ter o início de Cyanos bactérias jugo eu

Imagem

Mas julgo que se deveu ás 3 semanas que não consegui fazer TPA

Mas reduzi a comida, reduzi luz e este canto é o que está virado para uma varanda que apesar de não dar luz directa, nesta altura do ano a indirecta aumenta

Assim coloquei a zona 3 dias em black out

Imagem

Aumentei a circulação e aspirei a fundo a zona

E agora julgo ter a cyano controlada

Mensagem 14/ago/2018, 19:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Fiz agora o teste e fosfato continua a 0

Imagem

Vou ver agora os nitratos

Mensagem 14/ago/2018, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Como eu já contava,

pois estive a mexer no substrato e a tentar raspar a alga e alguns zonathus que tentei “descolar” de uma rocha não resistiram

Os nitratos estão altos como nunca estiveram

Da comida não é pois reduzi ao mínimo

Apliquei 5ml de Toxivec da Sera, para aglutinar alguma Amônia Nitritos e mesmo reduzir Nitratos, pelo que amanhã volto a verificar os Nitratos


Imagem

Mensagem 14/ago/2018, 22:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Ontem na “limpeza” e tentativa de
Remoção da Alga, decidi sacrificar umas poucas Xénias que estavam a morrer numa rocha juntamente com um zoanthus.

O zoanthus já não abria e assim com cuidado e precauções para evitar as toxinas, removi-o da Rocha já infectada com a alga

O mesmo nao consegui fazer ás Xénias, tão pequenas que já estavam

Assim, virei a rocha ao contrário, ficando a alga roxa invasora para
Baixo e expondo dessa forma, o lado ainda sem algas ou mesmo coralina para cima

Coloquei o zoanthus em cima da Rocha “limpa” e vamos ver como reage

Imagem

Não só o zoanthus, mas principalmente a alga roxa que assim vai ficar ás escuras

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros



cron