Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/fev/2017, 14:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Boas Paulo. Analisa umas par38.
Não sei se já viste mas eram capazes de ser suficiente no teu aquario e não são assim tão caras.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Obrigado André

Realmente já andei a ver as par38 mas aí teria que fazer uma alteração ao aquário pois este tem uma "tampa" própria de encaixe.

E, julgo que inventar qualquer coisa para as alternâncias entre a luz Branca e Azul pois pelo que li e me apercebi ao ligar as par 38 acende tudo e apaga tudo, certo?

Se assim for teria que comprar 2 par 38 ? Uma com o espectro total e outra só de azuis?


Julgo que algo deste género

Imagem

Um exemplo que encontrei

https://youtu.be/oN34nDGW0Nw




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/fev/2017, 15:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Surpresas das surpresas até parece renascido das cinzas :-)

Afinal o actinodiscus sobreviveu e aqui está ele:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 13/fev/2017, 04:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Como previsto dediquei-me na última TPA a fazer mais uma lavagem ao zoanthus a ver se apareciam mais nudibranquios

Apesar de não me terem aparecido mais ocorrência ou reações do zoanthus, lá fiz uma nova lavagem, mas desta vez com a técnica que vi fazer num vídeo de colegas aquaristas brasileiros, mas com uma variante, pois não queria ser tão agressivo ao coral e em especial ao discus que recuperou do anterior banho de osmose

Coloquei a Frag num recipiente com água do próprio aquário,
Com uma pipeta direccionei água oxigenada para a base do zoanthus que, como estava todo fechado, dava para ver toda a base da Frag

As primeiras "borrifadelas" de água oxigenada na base, aconteceu não só o que vi no vídeo, ligeira formação de bolhas de ar no local e no zoanthus, mas também a saída de pequenos "vivos" á semelhança do que aconteceu quando lavei com osmose

Depois de ter "borrifado" por toda Frag e por cima do zoanthus sacudi a Frag e também como tinha acontecido no banho de osmose, saltaram os últimos vivos

Desta vez em quantidade e tamanho muito menores do que no banho de osmose e nenhum parecido com os nudibranquios pelo que julgo significar que já não haverá mais.

Um pormenor, nunca toquei no zoanthus :-) sempre com pinça e cara afastada, não fosse o diabo tecê-las :-)

Uma forma que encontrei para verificar se existe movimento de micro vivos no aquário é através da câmara com luz infra vermelha á noite com tudo escuro.

Nesse modo tudo o que mexe fica visível na câmara.


Enviado usando o Tapatalk

Mensagem 15/fev/2017, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas a todos

Hoje apercebi-me do surgimento de um spot negro num dos palhaços

Imagem

A única situação diferente foi ontem ter dado um pouco de comida congelada a pensar no zoanthus e os palhaços se terem atirado como leões á comida

Imagem

Poderá ser uma reação ao congelado?

Já tentei encontrar informações sobre este tipo de pinta negra, mas desde poder ser por ter tocado em algo tóxico como o zoanthus, ou algo que comeu, até algo pior como ictio ( normalmente de pintas brancas )

Se alguém já passou por isto agradecia alguma dica

Obrigado

Mensagem 16/fev/2017, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
É dos zoanthus, certamente andou a esfregar-se neles.

ABC
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/fev/2017, 06:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Helder Ferreira Escreveu:
É dos zoanthus, certamente andou a esfregar-se neles.

ABC


Obrigado Helder

Realmente pode ser, apesar de ter o zoanthus há algum tempo só no dia anterior é que dei comida congelada pela primeira vez.

E, coloquei-a com uma pipeta diretamente por cima do zoanthus e os palhaços atacaram literalmente a comida que ainda estava em cima do coral podendo ter roçado no coral.

Julgo então que só tenho que aguardar que passe e não dar a comida congelada dessa forma

Ou devo fazer algo mais?

Mensagem 16/fev/2017, 14:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas novamente
Julgo não haver muitas dúvidas quanto á luz não ser suficiente para os zoanthus

Vou só colocá-los num ponto mais elevado a ver se faz diferença para começar a pensar a sério em fazer um upgrade á iluminação

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 21/fev/2017, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Paulo R Oliveira Escreveu:
Boas novamente
Julgo não haver muitas dúvidas quanto á luz não ser suficiente para os zoanthus

Vou só colocá-los num ponto mais elevado a ver se faz diferença para começar a pensar a sério em fazer um upgrade á iluminação

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Então os Zoas já estão menos esticados? estão mesmo a pedir luz! se tivessem um escadote tinham subido :)

Mensagem 22/fev/2017, 02:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
BrunoMoreira Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Boas novamente
Julgo não haver muitas dúvidas ....

.... usando o Tapatalk


Então os Zoas já estão menos esticados? estão mesmo a pedir luz! se tivessem um escadote tinham subido :)


Hehe

Obrigado pela participação Bruno :-)

Efectivamente, como eu havia dito, coloquei a Frag numa posição mais elevada, no topo das rochas e o zoanthus já não se esticava tanto como quando está colocado no Areão, mas continuava a esticar

Assim, pude confirmar que não era a distância que ele estava da luz que o fazia esticar mas possivelmente a intensidade das lâmpadas que tenho a funcionar.

Já estou a ver que tipo de " velas " tenho que comprar e tenho andado a consultar as Par38, mas existem vários tipos de configuração e não sei bem o que decidir.

Não só quanto aos watts (15, 18, 27, 36, 45 ou mesmo 54w ) mas também a configuração do tipo de leds/cores

Como por exemplo :

Imagem

Se alguém tiver alguma experiência neste tipo de Lampadas para Micro Reefs como o meu, agradecia uma dica, obrigado uma vez mais.

Mensagem 22/fev/2017, 17:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas Novamente
Só por curiosidade eis como fica o zoanthus quando colocado no topo das Rochas

Imagem

Mensagem 23/fev/2017, 07:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Será que alguém me sabe dizer se esta vida noturna é normal ou se tenho que contratar uma empresa de desinfestação :-)

https://youtu.be/7wgiWSBObLE

Vejam só :-)

Á luz do dia não vejo nada, mas com infravermelhos da Wi-Fi câmera da para ver muita vida
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 01/abr/2017, 00:02, num total de 1 vez.

Mensagem 23/fev/2017, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Viva Paulo! Durante a noite o aquário é outro mundo - é mto engraçado ver vida que normalmente não vemos durante o dia. esses pequenos seres parecem-me Amphipodes (detrívoros benéficos). Estes e outros seres que aparecem são sinónimo de um aquário equilibrado e com variedade de vida que ao fim e ao cabo é o q dá piada a isto! Estamos semp a descobrir seres estranhos que parecem de outro planeta :)

Abraço e boa sorte com o teu aquário
PG

Mensagem 23/fev/2017, 14:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Pedro Gama Escreveu:
Viva Paulo! Durante a noite o aquário é outro mundo - é mto engraçado ver ....

....estranhos que parecem de outro planeta :)

Abraço e boa sorte com o teu aquário
PG


Obrigado Pedro

Eu já os tinha visto anteriormente, mas julgo que em menor número.

Quanto ao aquário estar equilibrado tenho tentado manter as dicas que vocês me vão dando, sempre limitado pelo tamanho do aquário e orçamento :-)

Aproveito também para te dar os parabéns pelo teu aquário

Mensagem 24/fev/2017, 15:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Hoje á noite um pé das xenias soltou-se da pedra da Frag e estava pousada no areao
Coloquei a em cima de uma pequena rocha que estava separada das grandes
Mas neste momento está acinzentada e com as pontas brancas que segundo já me haviam dito aqui, as pontas brancas se devem ao stress

Quanto á cor acinzentada será que recupera e se fixará á rocha onde a coloquei? Ou tenho que fazer algo mais para a "colar" á rocha?
Com a corrente acaba sempre por cair

Imagem

Entretanto já se havia colado a uma pequena pedra do Areão, julgo que conseguem ver na foto

As demais xenias estão em bases de Frag muito pequenas como se pode ver aqui :


Imagem


e receio que venha a acontecer o mesmo,


há algo que possa fazer?


Obrigado a quem puder dar uma dica
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 24/fev/2017, 15:50, num total de 4 vezes.

Mensagem 24/fev/2017, 15:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas, Podes prender com um elástico. Ela acaba por se agarrar.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/fev/2017, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Boas, Podes prender com um elástico. Ela acaba por se agarrar.


Ok obrigado André vou tentar :-)

Mensagem 24/fev/2017, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo R Oliveira Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas, Podes prender com um elástico. Ela acaba por se agarrar.


Ok obrigado André vou tentar :-)


Imagem

Imagem

Ficará bem assim?

Obrigado André
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 24/fev/2017, 16:31, num total de 1 vez.

Mensagem 24/fev/2017, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Exactamente Paulo.
Está OK
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/fev/2017, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Exactamente Paulo.
Está OK

Obrigado pela ajuda :-)

Mensagem 26/fev/2017, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Julgo estar resolvido e poder tirar o elástico

Pode-se ver na foto da direita inferior que o "pé" ainda estava a ser apertado pelo elástico e hoje, foto superior direita e esquerda já o elástico aparenta não estar a fazer nada

Pedia uma vez mais a alguém que me ajudasse e dissesse se posso passar as demais xenias para outras rochas pois as bases da Frag originais já estão muito pequenas

Se puder, basta colocar a base da Frag em cima da rocha nova que as xenias deslocam-se para a rocha?
Ou tenho que dar alguma ajuda e de que tipo

Obrigado a quem puder ajudar

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron