Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquarista por acidente

Aquarista por acidente

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/mar/2017, 15:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Já sem elástico e aparentando Saúde :-)

Apesar de apresentar umas "pontas" brancas de algum stress que o hermita que lá andou a passear possa ter provocado

Pode-se ver á Direita já "colado" á Rocha


Imagem

Mensagem 05/mar/2017, 02:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Mais um inquilino

Uma vez que mais peixes está fora de questão, Vamos ver como este se dá:-)

Algumas dicas de cuidados com ele?

Imagem

Mensagem 06/mar/2017, 20:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo R Oliveira Escreveu:
Mais um inquilino

Uma vez que mais peixes está fora de questão, ....
...


Enquanto não chegam dicas de cuidados que se devam ter com estes camarões, aqui vai uma dúvida quanto a estar ou não a fazer bem :-)

Na loja disseram-me que se sobrevivesse as primeiras 12 horas poderia querer dizer que se adaptou

As primeiras 48 horas estão passadas e parece-me que está tudo bem com ele

Sai,do refúgio que adoptou nas rochas, sempre que coloco comida ( a mesma dos palhaços) e parece-me que come bem.

Já agora um pequeno resumo do que faço para introduzir vivos:

1. Coloco a água em que são transportados, num recipiente e coloco-os nesse recipiente.

2. Deixo-os no recipiente a receber água do aquario, montando um sistema gota a gota com tubos/mangueiras e deixo o recipiente encher com a água do aquário misturando-a com a água da loja

Imagem

Desta vez tive que sair de casa e demorei mais do que o que contava e a água desceu bastante de temperatura chegando aos 19 graus

Foi a única coisa que me preocupou

Depois, coloco todos nos sacos de transporte com a água que estava no recipiente ( a da loja já misturada com a água do aquário ) e coloco os sacos no aquário para aumentar a temperatura sem criar choques térmicos

Imagem

Quando a temperatura da água dos sacos iguala a do aquário, transfiro os vivos para o aquário

Aparentemente reagiram bem e ainda me parecem bem

Se algum colega mais velho do Hobby pudesse comentar, e sugerir alguma correção ao que faço para no futuro não cometer o mesmo erro agradecia :-)

Mensagem 08/mar/2017, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Já obtive a resposta á minha pergunta noutro lado :-) Aliás a mais perguntas :-)

Aqui, passará mais a servir de montra :-) só para não deixar morrer o tópico.

Ontem á noite apanhei o camarão a tentar dar o primeiro corte de cabelo ao palhaço :-)
Vamos ver como convivem

Imagem

Mensagem 11/mar/2017, 07:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 31/mar/2017, 22:47, num total de 1 vez.

Mensagem 14/mar/2017, 18:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Mais uma novidade aqui no Micro

Hoje reparei que o camarão apareceu com estas manchas pretas e brancas nos dois lados do camarão

Este fim de semana tinha perdido uns "bigodes" e agora isto

Quanto aos bigodes julgo ser normal e refere-se á muda

Agora quanto aos pontos pretos é que não estou a ver o que seja

Virus ?
Zoanthus?
Bactéria

Alguém que tenha passado pelo mesmo ?

Há algo a fazer?Imagem

Continua a comer e a mexer-se como até aqui, procurando comida

Pode-se ver que é um pouco por todo o corpo patas e tudo

Mensagem 17/mar/2017, 02:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas a Todos

Uma vez que considero injusto ao Diogo Gomes ter no tópico dele este assunto, que involuntariamente criei, venho, no meu tópico, responder às palavras do Caro Marco Madeira as quais agradeço e o qual me merece todo o respeito assim como todos os que já participaram no meu tópico, com a vontade e boa intenção, que julgo todos temos, em nos ajudarmos uns aos outros.

Este assunto para mim, seria um não assunto, pois a minha preocupação neste momento, neste novo canto da minha vida, prende-se com a saúde do meu camarão que não sei o que fazer para o ajudar, ou se há algo a fazer mas, dada a situação desagradável que veio a acontecer no tópico do Diogo, reconheço que devo dois pedidos de desculpa.

Um, ao Diogo Gomes por eu ter criado, sem querer e inadvertidamente, um ambiente um pouco desagradável no seu tópico e sobre o qual ele não teve qualquer culpa e como tal apresento o meu pedido de desculpa.

Outro, ao excelente aquarista André Jorge Silva, pelo menos é a opinião que dele tenho, desde que tive a oportunidade de apreciar não só o seu tópico, mas também, nele sim, o seu aquário e, acima de tudo, os comentários que faz e a disponibilidade que demonstra sempre com a nítida intenção de ajudar.
Depois de ler com atenção as palavras que usei no tópico do Diogo, vejo que posso ter transmitido uma ideia errada do que pretendia, dando a sensação de estar a criticar a opinião dada pelo André Silva e, como tal, apresento-lhe também o meu pedido de desculpa.

O que quis dizer ao Diogo, e talvez o André Silva se tenha apercebido da minha real intenção e por isso não ter reagido negativamente ao que eu disse, foi que nós como novatos íamos receber informações contraditórias (como eu já recebi) .

E, neste caso concreto, eu limitei-me a transmitir o pouco do que me apercebi das funcionalidades dos equipamentos em causa, quando eu próprio os andei a pesquisar, sem me atrever sequer a dar opiniões de qual era o melhor ou qual deveria ser o escolhido.
Sugerindo mesmo que ele aguardasse pela ajuda de pessoas mais experientes.

E essa ajuda veio na participação do André Silva, que veio não só confirmar o que eu havia dito quanto a uma solução fazer uma coisa e a outra não, mas acrescentando uma informação nova e que tive pena de não me ter sido dada quando coloquei esta mesma questão que infelizmente terminou a meio, a 4 de fevereiro, pois ninguém me deu resposta neste meu tópico.

Aliás, foi o próprio André Silva a par do Marco Madeira que me sugeriram esta mesma solução, mas infelizmente e possivelmente por falta de sorte minha não se aperceberam da minha pergunta final, onde apresentei exemplos de montagens e assim não me responderam ou esclareceram quanto a esta questão da noite /dia, ser um show off do aquarista e como tal, não necessitar de me preocupar com ela.

E, como mais ninguém me veio alertar disso, fiquei a julgar que um aquário para ser equilibrado teria que ter algo semelhante à realidade dos corais na natureza, como leio em dezenas de artigos mais ou menos científicos, ou seja, noite, amanhecer, dia, entardecer e anoitecer etc , etc, havendo já inclusive calhas que, via wifi e ligadas a aplicações, simulam o que na realidade está a acontecer minuto a minuto na zona do planeta que se escolhe.

Só o existirem soluções dessas, por mais show off que agora vejo que possam ser, para mal dos fabricantes de calhas, para um iniciado como eu mal informado, podem passar a representar o ideal a atingir e qualquer situação que dela se aproxime, ser o caminho a tomar.

E o facto de ter também lido opiniões de aquaristas com excelentes aquários e favoráveis à aplicação nos seus aquários de iluminação que permita estes efeitos, só reforçou a ideia que vinha a formar de tal ser necessário para um aquário equilibrado.

Aliás é um dos temas que mais vejo discutido nos fóruns, chegando-se a partilhar calendários minuto a minuto das intensidades de luz programadas e que, pelo que agora me apercebo, tudo parte de um show off de aquarista que na realidade parece que, para a saúde dos vivos não têm qualquer importância, mas que continuarei a respeitar se for essa a opção da pessoa, a não ser que alguém diga e se comprove que prejudica os vivos.

Peço desculpa pela analogia, mas também temos os aficionados por Car Tunning e não é por isso que não merecem o meu respeito, gostos não se discutem, a não ser quando esses gostos sejam prejudiciais a algo ou a alguém.

Assim, e por já ter por diversas vezes recebido ajudas com soluções contraditórias, quis partilhar com o Diogo essa minha constatação. E, na minha inocente boa vontade de ajudar pela primeira vez alguém neste fórum, (por me identificar com o Diogo em termos de dimensão de aquário), partilhei uma experiência vivida e pessoal, que é o facto de não ter sido uma nem duas vezes que recebi e li opiniões contraditórias aqui e noutros locais on-line .

Opiniões muitas vezes fundamentadas nas experiências práticas e vividas por quem as defende e que, de tão contraditórias que são, leva-me a minha experiência de vida, e não é tão curta como isso, a concluir que não há um manual de instruções neste hobby que quem o seguir de certeza vai ter um aquário digno desse nome. Regras básicas existem é certo mas há uma infinidade de variáveis que tornam este hobby tão fascinante como assustador para quem respeita e estima os seus vivos.

Mas sempre vi essas "discussões" como algo positivo e numa perspectiva de ajuda ao próximo pois, se uma solução que apliquei porque alguém a aplicou e resultou no seu caso não vier a resultar no meu caso, saberei que há outras soluções que podem resultar pois alguém as colocou em prática e resultou.

Possivelmente não escolhi as melhores palavras e assim aqui fica uma vez mais o meu pedido de desculpa ao André Silva pois nunca me atreveria a criticar-lhe o que quer que seja.

Quanto ao continuar a participar no fórum, como o pede o Marco Madeira eu, como o disse no início, se não tivesse os dois pedidos de desculpa a fazer, consideraria que tudo isto é um não assunto e dar-lhe-ia a importância que merece, pois o mais importante para mim neste momento, é o bem-estar dos meus vivos e, se continuar a achar que para os ajudar é útil partilhar o que partilho no fórum, mesmo com pedidos de ajuda que muitas vezes por um motivo ou outro não chegam, continuarei a fazê-lo.

Já fui mais longo do que devia, e por isso peço desculpa também, mas se ajudar alguns a que, antes de atirarem uma pedra, possam procurar o lado positivo por trás de algo que pareça negativo, pode vir a valer a pena.

Bem hajam todos os que tratam de aquários e animais em especial, assim como todos aqueles que se prontificam ajudar o outro e procuram o sentido das boas intenções nas mensagens que lêm e não o que por mera falha de exactidão no discurso possa parecer negativo, fazendo com que alguns a transformem em arma de arremesso.

Muita saúde a todos e em especial aos Vossos animais

Mensagem 17/mar/2017, 14:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Agora o que realmente interessa, não consigo encontrar situação idêntica na net, mesmo depois de publicar em fóruns estrangeiros

Alguém me disse que com a troca da "Pele" pode melhorar mas vir depois ...

Para já ele age como se estivesse tudo bem mas a mancha adensou eImagem piorou

Mensagem 17/mar/2017, 15:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Estranho,... nunca vi isso antes. Ou se tive isso nos meus camarões nunca reparei...
Mais logo dou uma olhada nos meus mas alimenta-o bem e ele rápidamente mudará de casca nessa altura podes verificar se isso foi embora ou não. Mas realmente é estranho.

Quanto ao aquário... ve o nano do Bruno Santos. Tem lá 2 par38 que ficam mesmo bem com os apoios de candeeiro do IKEA. Eu sou adepto delas e tive no meu reef versão 4.

Mensagem 17/mar/2017, 16:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Estranho,... nunca vi isso antes. Ou se tive isso nos meus camarões nunca reparei...
Mais logo dou uma olhada nos meus mas alimenta-o bem e ele rápidamente mudará de casca nessa altura podes verificar se isso foi embora ou não. Mas realmente é estranho.

Quanto ao aquário... ve o nano do Bruno Santos. Tem lá 2 par38 que ficam mesmo bem com os apoios de candeeiro do IKEA. Eu sou adepto delas e tive no meu reef versão 4.


Antes de mais, obrigado Marco Madeira

Pois, parece que é algo raro de aparecer, mesmo em fóruns lá de fora, responderam-me como o Marco.
Acho que repararias se tivesses tido algum pois salta muito á vista e mesmo em aquários grandes deve dar para ver bem de longe.


http://archive.reefcentral.com/forums/s ... p?t=298056

Não sei se será algo do género do que falaram estes aquristas deste fórum estrangeiro pois já não estão disponíveis as fotos mas também ninguém chegou a conclusões


----- /// -----

Quanto ás PAR 38
Não sei se o Marco chegou a ver o tópico atras onde falamos nisso, mas as dúvidas eram

Se precisava de duas para efeito dia noite ou se realmente isso não é necessário, E que tipo de lâmpadas pois existem muito diversas (composição de cores, wats número de leds, etc ) e nos vossos mais antigos tópicos não encontro se especificam as características das lâmpadas


Imagem

Os suportes também encontrei deste tipo mas vou ver se ainda há do IKEA quando este abrir cá embaixo
Imagem

Espero que o Diogo venha aqui, pode-o ajudar também

Mensagem 17/mar/2017, 17:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Paulo...
trata-me por tu por favor.

Não interessa muito o efeito dia / noite para os corais. É mais problemático se tens peixes que se assustam facilmente. Eu já vi acontecer e há vários relatos de eventos com peixes desse tipo assustadiço que saltam do aqua quando entram as luzes todas de repente. Podes ter duas lampadas ligadas em horas diferentes apenas para não acenderem todas ao mesmo tempo e mesmo assim com a rotina eles acabam por saber muito bem quando abrem e fecham as lampadas...
Para os corais é indiferente... realmente é mais cosmética para os donos e pouco mais.

Em relação ás Par e os leds que possuem... é de gosto pessoal. Podes ter várias combinações de leds que no fundo representam a tonalidade final da lampada que se pode reflectir em 6K, 8K, 10K, 14K 20K ou só mesmo apenas efeito tipo actinicas que geralmente é baseado apenas em leds royal blue para realçar a flurescencia dos corais.
É uma questão de gosto pessoal mesmo.... eu tive várias combinações e todas elas funcionaram bem.
Quanto á potencia... depende do que queres manter, mas á partida com Par entre 20 a 30W mantens qualquer coral num aquário com pouca profundidade.

Mensagem 17/mar/2017, 18:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Olá Paulo...
trata-me por tu por favor.

....Quanto á potencia... depende do que queres manter, mas á partida com Par entre 20 a 30W mantens qualquer coral num aquário com pouca profundidade.


Peço desculpa Marco mas julgo que é por defeito da idade :-) o ser difícil tratar por tu mas vou tentar cumprir e já agora obrigado pela atenção em responder.


Pelo que percebi, o efeito dia noite não será um factor decisivo na escolha das lâmpadas e ficará ao meu gosto :-)

Com as dicas que referes já dará para começar a fazer uma ideia do que necessito procurar, julgo que para 17 cm de água não preciso de muita potência.

Mas já agora prevendo uma hipotética evolução, seria melhor investir numa delas com mais potência, 53w por exemplo, o preço não varia muito, ou isso pode ser prejudicial para estes 17 cm de água?

E quanto a peixes, só mesmo os dois oscellaris ( só não :-) já sei ser demais mas ainda são novos e não muito grandes )

Uma vez mais obrigado pela ajuda.

Mensagem 17/mar/2017, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Também já a pensar no futuro e num investimento mais sério pois já vi aquários de dimensão considerável com várias destas

equacionei uma calha do género desta que possivelmente deve ser demasiado para este aquário mas poderia não ser dinheiro perdido e ser aproveitada para a possível evolução

Por metade do preço também há sem os Wi-Fi ou comandos e aí já se aproxima do preço de duas PAR

Ou continua a ser preferível as PAR esquecendo a estética que julgo ser do gosto de cada um, e só pensando no melhor para o aquário em termos de qualidade de iluminação?

Imagem

Mensagem 18/mar/2017, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Taura Syndrome Virus
Foi-me respondido num fórum estrangeiro que poderá ser este o diagnostico mais provável

Imagem

Com luz IR vê-se bem as duas lesões uma de cada lado

Alguém já se deparou com este vírus?

Parece que não há solução, mas ainda estou a ler sobre assunto

Encontrei este artigo
Pode ter a ver pois a foto 3 tem parecenças com as lesões do meu

http://library.enaca.org/Health/FieldGu ... age/ts.htm

Mensagem 20/mar/2017, 12:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo R Oliveira Escreveu:
Também já a pensar no futuro e num investimento mais sério pois já vi aquários de dimensão considerável com várias destas

equacionei uma calha do género desta que possivelmente deve ser demasiado para este aquário mas poderia não ser dinheiro perdido e ser aproveitada para a possível evolução

Por metade do preço também há sem os Wi-Fi ou comandos e aí já se aproxima do preço de duas PAR

Ou continua a ser preferível as PAR esquecendo a estética que julgo ser do gosto de cada um, e só pensando no melhor para o aquário em termos de qualidade de iluminação?

Imagem


Olá Paulo,
Em relação às "chatices" não me vou alongar muito. Estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros quando temos tempo (que nem sempre é fácil). As opiniões podem divergir mas isso é natural. Ao longo dos anos já existiram muitas formas de se "tentar" manter um reef em casa saudavel. Está sempre tudo a evoluir e estamos sempre a aprender.

Em relação à luz, se o objetivo é fazer uma upgrade de aquário no futuro, então a solução da calha chinesa é sem duvida melhor que as PAR38. Isso é uma calha na ordem dos 150W. Podes diminuir as intensidades para o tamanho actual do teu aquário e gastar muito menos, na ordem dos 50W por exemplo.
O Wireless e o WIFI é um comodismo. Cabe-te a ti decidir se vale o incremento no preço da calha.
Para mandares vir através do Ebay, aconselho-te a visitar o tópico do Hugo Figueiredo ou ou tópico específico onde se falou destes calhas, para perceber onde mandar vir mais barato. Acho que actualmente muita gente está a comprar as MARSAQUA (acho que é assim que se escreve).

Quanto ao camarão não posso ajudar. Não percebo nada de doenças de peixes e camarões...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/mar/2017, 18:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Também já a pensar no futuro e num investimento mais sério pois já vi aquários de dimensão considerável com várias destas

equacionei uma calha do género desta que....


Olá Paulo,
Em relação às ...

...ao camarão não posso ajudar. Não percebo nada de doenças de peixes e camarões...

Abraço.


Antes de mais, obrigado pela demonstração de compreensão ao continuar a participar no meu tópico que só vem reforçar a consideração que tenho pelo André.

Quanto á iluminação, o que o Andre me confirma é a ideia que estava a formar quanto ás PAR 38 e a uma possível evolução.

Eu peço desculpa quanto a muitas das perguntas que faço aqui serem "repetidas" eu bem procuro no fórum as respostas antes de perguntar, mas é difícil encontrar pois algumas delas estão no meio de tópicos que não iniciaram com esse tema mas nos quais a questão se levantou.

A conclusão que estava a chegar, esquecendo a opção de cada um em ter mais ou menos opções nas calhas, do gosto e do orçamento, é que, pelo preço de duas lâmpadas PAR 38 mais os suportes, possivelmente poderia comprar este tipo de calhas mais versáteis e úteis para uma evolução.

Vou então ver o tópico que sugere.

Quanto ao camarão, é um assunto não muito conhecido e os estudos existentes são para as grandes culturas de camarões comerciais e não ornamentais.

Enviei um e-mail para um instituto Australiano de investigação deste tipo de infeções em camarões precisamente no âmbito da aquacultura comercial.

Sou um problema pequenino para dimensão daquele instituto e como tal duvido de vir a ter resposta, mas nunca se sabe.

Assim que a tiver ou se vier a ter, partilharei, pode ser que ajude mais casos como o meu.


Já consegui obter através de um amigo do Hobby que se deu ao cuidado e trabalho de contactar alguém com formação na área, aos quais agradeço que referiu que, se o problema for só da carapaça exterior, deverá ser um fungo que na muda da "casca" poderá resolver a questão mas que também a pode perfurar e levar á morte do camarão, se for dentro das brânquias poderá ser vibrio e praticamente incurável.

Um outro amigo do Hobby teve um camarão que apareceu com algo do género que criou um buraco na carapaça, acabando por morrer, confirmando o que foi acima descrito.

O meu, para já, parece que paralisou na evolução da mancha preta mas podem-se ver já pequeninos pontos pretos pelo corpo e sinto-o mais parado no entanto, continua a comer bem, mas nunca se sabe o que vem a seguir

Uma vez mais, obrigado Andre pela participação.Imagem
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 01/abr/2017, 01:25, num total de 1 vez.

Mensagem 21/mar/2017, 08:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas e más notícias por aqui

As boas é que hoje quando cheguei a casa do serviço, o camarão tinha feito a muda e junto com a "pele" velha saiu também a mancha preta bem como as pintas que ele tinha pelo corpo e patas

Eis o camarão já de fato novo:

Imagem

E aqui o fato velho já fora do aquário, com a mancha preta e as pintas

Imagem

O diagnóstico feito pelo professor amigo do meu amigo bateu certo quanto a poder ser um fungo e felizmente parece que aconteceu o melhor dos cenários

Como havia dito aqui, li noutros relatos que em alguns camarões voltou a aparecer e a desaparecer durante algumas mudas

Vamos ver como corre com o meu

Espero que este meu episódio ajude a esclarecer outros como eu, já que me parece não ser uma situação habitual.

Mensagem 21/mar/2017, 08:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
As más notícias foram de ontem ao final da tarde em que quando cheguei a casa encontrei um dos palhaços fora do aquário e já sem vida :-(

O que habitualmente tem sido mais violento, ontem não sei porquê ainda estava mais e atacava muito o outro que fugia.

Numa das vezes que foi atacado saiu para fora da água e caiu do lado de fora do aquário ( afinal so hoje dia 24 mar é que me apercebi que o violento foi quem saltou fora)

Dia muito triste cá em casa

E uma vez mais, uma lição da pior forma

Eu já sabia que este tipo de situações podia acontecer e ainda há dias por causa das calhas o amigo Marco falou de saltos pra fora do Aqua
Mas, ingenuamente pensava que os palhaços ainda eram pequenos para saltar ao ponto de sair fora

Aprendi da pior maneira

É muito triste :-(
Editado pela última vez por Paulo R Oliveira em 24/mar/2017, 02:34, num total de 1 vez.

Mensagem 21/mar/2017, 10:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ... em relação a isso do camarão é normal , muitas vezes pequenos toques ou fungos alojam se na "casca" e depois acaba por sair , desde que ele esteja activo normalmente está bem , eu sei que para ti é um mundo novo , mas tens que deixar a coisa correr mais , deixa rolar e não stresses tanto , quanto mais stressares com tudo mais stressas o aquário , acredita que sei do que falo ... as vezes nós próprios é que stressamos os animais e o próprio aquário , encara a coisa mais na desportiva e deixa rolar amigo , é o principal conselho que te dou ...

em relação aos saltos todos os peixes podem saltar amigo ... quando é que um peixe salta , é durante o período de luz apagada , porque está a dormir e assusta-se ao assustar-se arranca contra o vidro , no fim de tocar no vidro das duas uma ou vai para baixo e fica no areão ou vai para cima e como não tens travessas acaba por saltar .. á excepção dos wrasses que muitas vezes saltam mesmo a meio do aquário ... uma coisa que podes fazer para melhorar isto , é deixares sempre um led pequeno aceso só para das um pouco de reflexo na superfície da água ... não é uma solução milagrosa , mas as vezes ajuda amigo ...

Abração e como te disse calma e bola para a frente ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/mar/2017, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ... em relação a isso do camarão é normal , muitas vezes pequenos toques ou fungos alojam se na "casca" e depois acaba ...

...um pouco de reflexo na superfície da água ... não é uma solução milagrosa , mas as vezes ajuda amigo ...

Abração e como te disse calma e bola para a frente ..


Obrigado uma vez mais Paulo pela ajuda e agradeço os teus conselhos.

Tenho tentado manter a ansiedade fora do aquário o que por vezes é difícil mas as perguntas que faço aqui, são precisamente para me manter afastado de "inventar" e mexer no aquário sem necessidade e por isso transmito a todos a minha ansiedade com exageradas publicações, mas que vou de futuro corrigir.

O que julgo que foi o que fiz com o camarão, em que fui lendo e pesquisando como me sugeriram e também perguntando para ver se havia algo a fazer mas acabei por não fazer nada e aguardar, como sugerido por alguns e correu bem.

Esta tinha sido a forma que tinha encontrado para me tentar assegurar que estava a proceder correctamente no que ia surgindo aqui.

Quanto ao Peixe palhaço, foi mesmo o ritual de "luta" deles que levou á saída de um, do aquário, julgo que dá para ver.

https://youtu.be/oBTS8MtxBaI

Sabia que podia acontecer :(, mas julgava que só quando fossem maiores , também via e vejo muitos aquas, praticamente todos, sem as proteções no topo dos vidros ...

Mas também vejo muitos relatos de acidentes :(

Obrigado quanto á dica da luz de "presença" terei isso em conta e vou ver como o posso fazer.

Uma vez mais obrigado

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron