Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 07/dez/2012, 12:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Finalmente arranjei um tempinho para atualizar o tópico. :D

Há boas e más notícias:

As boas é que já coloquei 2 calhas por cima do aquário!
As más é que é luz a mais e e o espaço a menos e assim sendo fico com 2 dissipadores e 10 XM-l inutilizados. Alguém quer? :-


As fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Relembro que estamos a falar "apenas" de 2 calhas, ou seja 20 XM-L + 10 Blue + 10 Royal Blue!


Um video também:


Ora bom eu sempre fiz as contas às medidas do aquário mas esqueci-me das travessas :-B
Por este motivo não vou conseguir colocar as 7 calhas que tinha previsto inicialmente, mas com a luz que vi (e as fotos não mostram sequer isso...) também não vai ser preciso. Vou sim colocar 5 calhas!

E a coisa vai ficar agora assim:
Imagem

Ou seja a cinza vemos os limites do aquário e das travessas.

Problemas:

1 - A calha tem exatamente a mesma medida útil do aquário, o que significa que os leds das pontas estão basicamente a iluminar o chão do fishroom e não apenas o aquário. A ideia poderá ser retirar os leds das extremidades, mas isso implicaria repensar novamente as fontes o que me parece não fazer sentido!

2 - Sobram-me 20 XM-L que não sei que fazer com eles, vou tentar vender...

3 - Sobram-me 10 Blue + 10 Royal blue que pretendo utilizar para aumentar a temperatura de cor! A questão é: onde os colocar? Distribuí-los uniformemente pelas calhas (daria 4 em cada calha) ou colocá-los na calha mais junto ao vidro para mascarar melhor a cor azul fazendo como que uma cortina? Sugestões aceitam-se!!!

NOTA: Não liguem às algas!!! Sempre montei os meus aquários assim, esperei pela fase algas, esperei que terminasse o ciclo e só dpeois é que limpo os vidros. Quem tivesse visto o aquário há umas semanas atrás diria que como está aqui nestas fotos está ótimo, de tanas algas e cabelos que tinha e sem fazer nada, elas desapareceram e continuam a desaparecer... daqui a 1 semana +/- já limpo os vidros e tiro fotos memnos "sujas" :-B

Mensagem 07/dez/2012, 16:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Isso está porreiro Hugo... mas achei á primeira bastante branco, mas sei por experiencia própria que as cores quando é leds nunca passam bem. Se estás a ponderar acrescentar os leds azuis e royal blue é porque também te deve parecer branco a mais.
Eu acrescentava-os uniformemente pelas calhas para aumentar o K do que ai tens...

Quanto ás algas... tu já sabes não é, não ligues a isso agora.

Mensagem 07/dez/2012, 19:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É isso mesmo Marco! Muito branco! Não amarelo, mas branco! Diria que na casa dos 9000K/10000K...

A questão é colocar os azuis espalhados, não vai mascarar tão bem o azul. Eu não quero que os corias tenham mais azul, quero é ver o aquário mais azul, se é que me faço entender... ;;)

Mensagem 27/dez/2012, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
E onde andam as fotos do aqua iluminado??? :P
Imagem

Mensagem 27/dez/2012, 12:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
E onde andam as fotos do aqua iluminado??? :P


O quê? mas as outras calhas já estão prontas?

Queremos ver isso ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/dez/2012, 14:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
As outras TODAS ainda não, faltam ainda 2 calhas! Ou 4 se calhar por causa do azul... :((

Mas aqui ficam umas fotos com 3 calhas!
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bastaram 2 dias em casa para as algas atacarem em grande o aquário!
Esava tudo controlado, mas 2 dias em casa com as persianas abertas e... x_x

Mensagem 27/dez/2012, 15:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Lol, tudo castanho :D

Mensagem 27/dez/2012, 15:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

Estava tudo controlado, mas 2 dias em casa com as persianas abertas e...



hummmmm não me parece ,isso são algas próprias do ciclo, deve ter coincidido,vais ter mesmo de passar por essa fase :D
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 27/dez/2012, 15:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Carlos, o aquário está cheio desde Agosto e desde essa altura que coloco comida!!!
O ciclo está mais que feito! :D

É mesmo da luz solar!!!
Já tinha acontecido o mesmo em Setembro quando estive em casa e os estores ficaram abertos durante o dia!

A luz solar não bate diretamente no vidro, mas estou agora a olhar para o aquário e os corais estão abertos como se estivessem há umas horas com luz artificial...

Ainda ontem dizia ao João, que nós podemos inventar leds, plasmas e ains, mas não há nada com a luz solar, e repito: não está com sol direto...

Uma aposta como para a semana está tudo sem algas sem eu fazer nada? :ymblushing:

Mensagem 27/dez/2012, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
É por essas e por outras que o meu aquário não vai ficar ao pé da Janela :D LOL

Mensagem 27/dez/2012, 15:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois o meu também não está, mas apanha muita claridade pelos vãos envidraçados que tenho! :((

Mensagem 27/dez/2012, 16:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Hugo Figueiredo Escreveu:
As outras TODAS ainda não, faltam ainda 2 calhas! Ou 4 se calhar por causa do azul...


Boas não perebi vais precisar de 5 calhas azuis para 2 "brancas"?

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2012, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
As outras TODAS ainda não, faltam ainda 2 calhas! Ou 4 se calhar por causa do azul... :((


Bom, o Amarelo/castanho na rocha também pode estar a enganar um pouco, mas de facto, tb me pareceu mt amarelo.

Isto confirma que de facto, com o Bin mais comum dos XM-L (1C), é necessário o ratio de led's 1:1:1 (CW:RB:BL). Se não for assim, a luz fica mt pouco "reef"! :D

Notei uma diferênça abismal para a cor que tenho aqui no nano! ;)

Hugo, mas não te esqueças, que o ciclo pode não estar 100% terminado, e à minima luz, tens essa explosão de algas!

Tu tens o aqua montado á mt tempo, mas teve sempre Às escuras! ;)
Imagem

Mensagem 27/dez/2012, 16:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
As outras TODAS ainda não, faltam ainda 2 calhas! Ou 4 se calhar por causa do azul... :((


Bom, o Amarelo/castanho na rocha também pode estar a enganar um pouco, mas de facto, tb me pareceu mt amarelo.

Isto confirma que de facto, com o Bin mais comum dos XM-L (1C), é necessário o ratio de led's 1:1:1 (CW:RB:BL). Se não for assim, a luz fica mt pouco "reef"! :D

Notei uma diferênça abismal para a cor que tenho aqui no nano! ;)

Hugo, mas não te esqueças, que o ciclo pode não estar 100% terminado, e à minima luz, tens essa explosão de algas!

Tu tens o aqua montado á mt tempo, mas teve sempre Às escuras! ;)



Boas,

E a somar ao facto de não ter montado o aquário com rocha viva mas com rocha morta o que aumenta o tempo de ciclo também.

Sei de relatos de três e quatro meses de ciclo.

Concordo com o Carlos Mota que são algas próprias do ciclo. E como não tens nada para as controlar ....

Posso dizer-te que como tenho dois cirugiões e um centropyge não tenho essas algas verdes no fundo do vidro.

O meu aquário tem dois meses e pouco e só agora começa a aparecer a alga coralina. Muito timidamente e infelizmente ...

Mas despacha-te mas é a montar essas calhas para depois não teres desculpas quando formos ao Fragário no dia 5. Sempre vamos?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/dez/2012, 01:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hoje andei a brincar com o pwm dos leds (obrigado João mais uam vez :ymhug: ) e cheguei a um valor de 75 (0-255) para ter um azul aceitável ao meu gosto na combinação que tenho.

Como é evidente a intensidade da luz baixou consideravelmente, pelo que só com as outras 2 alhas é que vou ver como fica a coisa! :D


Quanto às algas... sinceramente parecem mais preocupados que eu... =))
Para a semana falamos... :-B :ymparty:

Mensagem 28/dez/2012, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
75????


fogo, os XM-l assim estão a 1A para aí, menos tvz!!

Mede a tensão na escala dos 200m no teu multimetro à resistência grande, que parece um arame.

já sabes, 10mV = 1A de corrente! ;)

mete aí os resultados para me assustar...
Imagem

Mensagem 08/jan/2013, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Boas Hugo,

Estás com a calha a já a fazer o ciclo de iluminação normal? Quando disseste que tinhas luz a mais estavas a usar lentes ou apenas os leds? Já tens ventoinhas nas calhas?

Abraço e boa sorte com isso ;)

Mensagem 08/jan/2013, 14:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Lentes? Nada disso! Não tenho lentes nem recomendo! :ymdevil:

Luz a mais é um termo que em aquariofilia é difícil de empregar, mas eu inicialmente tinha ideia de colocar 7 calhas, e depois de colocar as primeiras 3, achei que com 5 faço a festa.

Neste momento tenho só ainda 3 mas brevemente já colocarei as 5.
Sim tenho as ventoinhas colocadas e sempre a trabalhar!

Mensagem 08/jan/2013, 15:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Sim , sim...
E fotos para a malta ver???
Nada??
=))

Se sabia que chatear a malta toda era tão divertido já tinha mandado a minha FTS há mais tempo!!!

Agora a serio, como se deram os frags?

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 08/jan/2013, 16:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Era para ser ontem, confesso, mas não consegui encontrar o tripé :-B

Hoje me princípio coloco aqui umas fotos :ymparty:

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron