Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/ago/2012, 16:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Olá Hugo :) , aqui vai a minha opinião. O lado direito está muito interessante, a disposição da rocha forma um desfiladeiro baixo que resulta muito bem visto de frente e de lado, dá também bastante profundidade ao aquário que já por si é largo. Na minha opinião acho que tens imenso espaço para corais aqui.
O lado esquerdo, não estando mal, acho que consegues melhorar. Acho a construção muito simétrica. Também não a fazia tão alta (parece-me que fica quase fora de água) e deixava os corais dos niveís superiores preencherem um dia esse espaço. Acho que a ilha, sendo mais baixa, se relacionaria melhor com o lado esquerdo formando um conjunto rochoso mais harmonioso, não tão distinto.
Compreendo que são zonas diferentes, mas acho-as demasiado diferentes. Talvez 10/15 cm mais alta seria o suficiente.


Toda a montagem está 5 estrelas, parabéns :-bd

Abraço,
Paulo Marinheiro

Mensagem 21/ago/2012, 16:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Paulo Marinheiro Escreveu:
Olá Hugo :) , aqui vai a minha opinião. O lado direito está muito interessante, a disposição da rocha forma um desfiladeiro baixo que resulta muito bem visto de frente e de lado, dá também bastante profundidade ao aquário que já por si é largo. Na minha opinião acho que tens imenso espaço para corais aqui.
O lado esquerdo, não estando mal, acho que consegues melhorar. Acho a construção muito simétrica. Também não a fazia tão alta (parece-me que fica quase fora de água) e deixava os corais dos niveís superiores preencherem um dia esse espaço. Acho que a ilha, sendo mais baixa, se relacionaria melhor com o lado esquerdo formando um conjunto rochoso mais harmonioso, não tão distinto.
Compreendo que são zonas diferentes, mas acho-as demasiado diferentes. Talvez 10/15 cm mais alta seria o suficiente.


Toda a montagem está 5 estrelas, parabéns :-bd

Abraço,

Obrigado pela intervenção, Paulo! ;)

Percebo o que dizes e faz sentido! Mas como referi não consegui achar armonioso colocar pedras sobrepostas e sem pedras sobrepostas tive de usar o que tinha e o que tinha era isto. Tanto as pedras da esquerda quando as do desfiladeiro deveriam ser mais altas atrás, mas as que tinha tinham este tamanho. Tive de jogar com isso!

Já quanto à altura da estrutura central, a ideia é mesmo ficar fora de água!
Aí foi de propósito!!! x_x

Mensagem 21/ago/2012, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Sem duvida que é um estilo diferente de aqua...mas é quase como a Coca-cola "primeiro estranha-se, depois entranha-se!"
Cada vez que revejo as fotos gosto mais do layout!

É preciso coragem pra inovar a este ponto, no entanto foi uma inovação muito bem sucedida do meu ponto de vista! dá um aspecto brutalissimo ao aquario... Parabéns!!

estou a seguir atentamente... e de bem perto! :p

Mensagem 21/ago/2012, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Como ja foi dito , mas aqui fica o meu testemunho :D :D ..

Esta brutallllll ... Muito diferente do que se costuma ver mas como foi dito primeiro estranha-se depois entranha-se , na minha opinião , ficou logo entranhado :D :D ...
Nao sei porque mas comecei logo a imaginr ai umas efflos, e umas echinatas escolhidas a dedo para dar cor a esse layout ...

Abraço e vou seguir a evolução deste teu projecto ja com alguns anos , mas que continua "novo e fresco"...


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/ago/2012, 22:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

hugo

era exatamente neste momento que eu me devia vingar de ti, quando te mostrei o meu aquário de discus todos xpto´s e chamas-te o meu aquário de solhas =)) =)) =))

quanto ao teu layout só posso dizer que esta mesmo muito estranho para reefs :)) :)) :))

mas são pessoas como tu, com coragem para fazer algo diferente que vai mantendo as coisas com interesse

vou continuar a seguir o teu tópico com muito agrado :)


,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 21/ago/2012, 23:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ainda assim, julg oque tenho bastante suporte para corais. Tenho as 5 rochas do lado esquerdo e todas as rochas que separam as areias. Porque dizes que não vposso colocar corais nestas rochas? O único inconveniente quye vejo é a profundidade...


Desculpa, achei que ias querer à vista as pedras que separam as areias, como se faz com os plantados. Fiz uma má associação. =))

Vamos lá colocar corais que é para me inspirares a desfazer o meu layout :)) :))
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 22/ago/2012, 08:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Alexandre
Obrigado! Quando o quiseres vir ver, estás a vontade! É só combinarmos! ;)
Convite alargado a todos evidentemente! :-c

Paulo
Admito que possa ser diferente mas apenas a questão da utilização das 2 areias, mas desengane-se quem pensa que isto se vai manter assim por muito tempo, com a movimentação da água... Era bom, mas duvido!!! :((

Carlos
Eu acho que a solha ainda se mexe mais um pouco que os discus que aí tinhas! :)) =))
De resto em boa altura te disse o que disse, vê lá no que se tornou o teu aquário, a tua vida, e a vida dos teus clientes... ^:)^

O que fizeste, tens feito e irás certamente continuar a fazer é simplesmente fantástico!!!
O hobby agradece! :ymapplause:

Ricardo
Não... aquelas pedras é também para levar corais :D
As semelhanças entre um plantado e um reef são mínimas a nível de layout. Num plantado ou mais concretamente num aquário natural, as rochas muito raramente são cobertas. Nos Reefs não fazemos outra coisa que não seja cobrir rocha com corais :-B

Por isso referi que o estilo Iwagumi foi apenas uma inspiração, porque para levar mais à letra o conceito só mesmo com um FOWLR, que eu adaptaria para FOWCCR (Fish Only With Careful Chosen Rocks) :D

Mensagem 22/ago/2012, 10:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Comprendo o que o pessoal diz mas acho que tens ai espaço para muita coisa...
Ao principio (e nas devidas proporções do meu pequeno aquário) achava que tinha muito pouca rocha no meu landscape inicial e que iria ser complicado colocar lá muitos corais.

Depois de um ano já não acho isso... os corais tem espaço as coisas foran-se compondo aos poucos e os esconderijos para os peixes foram aparecendo com o cresimento dos corais. Acho que tens uma boa base nesse teu (original) scape inicial.

O conselho que te posso dar é que não enchas isso de corais na tentativa de preencher os espáços que as rochas em teoria iriam ocupar... Daqui a um ano voltas a equacionar os espaços perante os crescimentos e terás mais por onde escolher e mudar e os corais terão mais por onde crescer sem estar a bater uns nos outros.

Recentemente algumas pessoas andam a tirar rocha porque tinham demais ou porque o scape já não fazia sentido ou ainda porque os corais amontoaren-se. Provavelmente assim como tens o scape, não terás que tirar rocha para fora e terás apenas de re-posicionar os corais ou trocar uns que menos gostas por outros.

Mensagem 22/ago/2012, 10:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Marco Madeira Escreveu:
Comprendo o que o pessoal diz mas acho que tens ai espaço para muita coisa...
Ao principio (e nas devidas proporções do meu pequeno aquário) achava que tinha muito pouca rocha no meu landscape inicial e que iria ser complicado colocar lá muitos corais.

Depois de um ano já não acho isso... os corais tem espaço as coisas foran-se compondo aos poucos e os esconderijos para os peixes foram aparecendo com o cresimento dos corais. Acho que tens uma boa base nesse teu (original) scape inicial.

O conselho que te posso dar é que não enchas isso de corais na tentativa de preencher os espáços que as rochas em teoria iriam ocupar... Daqui a um ano voltas a equacionar os espaços perante os crescimentos e terás mais por onde escolher e mudar e os corais terão mais por onde crescer sem estar a bater uns nos outros.

Recentemente algumas pessoas andam a tirar rocha porque tinham demais ou porque o scape já não fazia sentido ou ainda porque os corais amontoaren-se. Provavelmente assim como tens o scape, não terás que tirar rocha para fora e terás apenas de re-posicionar os corais ou trocar uns que menos gostas por outros.

Falou e disse! ^:)^

Mensagem 22/ago/2012, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Hugo.

Ficou espetacular!

Só fico com uma duvida, o areão preto, que areão é? Não te vai meter silicatos na àgua?
Imagem

Mensagem 22/ago/2012, 11:58

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
joaocalves Escreveu:
Boas Hugo.

Ficou espetacular!

Só fico com uma duvida, o areão preto, que areão é? Não te vai meter silicatos na àgua?



Espero que não... %-(
Bio-Activ Live Aragonite Black Beach Live Sand

Embora tenha encontrado algumas pedritas suspeitas... :-
Mas não a usei viva. Lavei-a toda muito bem (dentro dos possíveis) e coloquei no aquário!

Mensagem 22/ago/2012, 12:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
É na boa!!! Mas olha que também consegues!
Eu percebi (ou confirmei desde a altura dos plantados) que para fazer um layout deste género minimalista, ou se tem muita sorte com a rocha e a sua forma, ou o melhor é, como eu referi no meu post, não sobrepor rochas. Faz toda a diferença e torna tudo muito mais natural...

Quando quiseres, apita!
Também temos de combinar para lá ires tratar da tubagem. Ainda agora ao almoço afui à GF bsucar mais material :-bd



Então e quando é que queres combinar?
Para a semana que vem vou estar em Estocolmo. Espero que só um dia ou dois.

Pois isso da rocha o que quero fazer mesmo é ir a uma loja e sentar-me no chão a fazer o layout.

Ou então (já se ofereceram) para trazer rocha, montam o layout e pago o que ficar ...

Se queres que te diga ainda não percebi muito bem o que quero pois as fotos de Ricordeas na natureza não abundam e já vi em três layouts possíveis ... :-s

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/ago/2012, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
joaocalves Escreveu:
Boas Hugo.

Ficou espetacular!

Só fico com uma duvida, o areão preto, que areão é? Não te vai meter silicatos na àgua?



Espero que não... %-(
Bio-Activ Live Aragonite Black Beach Live Sand

Embora tenha encontrado algumas pedritas suspeitas... :-
Mas não a usei viva. Lavei-a toda muito bem (dentro dos possíveis) e coloquei no aquário!



Ok, desconhecia areão preto para reef, fica a ideia ! ;)
Imagem

Mensagem 22/ago/2012, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

eh eh! Depois de tantos comentários após a post do layout, estive quase para não me pronunciar, visto que já muita coisa foi dita!

Mas, a tal coragem que às vezes se fala... eu não chamaria isso... um indivíduo pode atirar-se de uma janela e não passar de um indivíduo com problemas...

A tal coragem, eu chamo visão...
Visão, gosto e estudo no que se faz, costuma dar coisas... diferentes :D

Nem sempre as coisas diferentes são melhores...
Acho que está um layout inovador, afinal penso que tenham sido 6 anos de angústia... muitas horas certamente a matutar no assunto.

Penso que o Rui Manuel Gaspar escolheu bem o colega de layout! :))

Parabéns!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 22/ago/2012, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

eh eh! Depois de tantos comentários após a post do layout, estive quase para não me pronunciar, visto que já muita coisa foi dita!

Mas, a tal coragem que às vezes se fala... eu não chamaria isso... um indivíduo pode atirar-se de uma janela e não passar de um indivíduo com problemas...

A tal coragem, eu chamo visão...
Visão, gosto e estudo no que se faz, costuma dar coisas... diferentes :D

Nem sempre as coisas diferentes são melhores...
Acho que está um layout inovador, afinal penso que tenham sido 6 anos de angústia... muitas horas certamente a matutar no assunto.

Penso que o Rui Manuel Gaspar escolheu bem o colega de layout! :))

Parabéns!

Abraço
Pedro Ferrer



Concordo plenamente....Utilizei o termo coragem perfeitamente ciente de que é de atitudes deste tipo que se inova, se evolui e se constroem novas referencias e guide-lines no hobby...

Gostei particularmente de perspectiva do homem corajoso que se atirou da janela ;)

Mensagem 23/ago/2012, 08:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado mais uma vez pelas palavras, mas acho que qualquer um pode e consegue fazer um layout deste tipo.

A minha receita para isso é:

1º - Ver muitas fotos de aquários plantados ou naturais. :D =)) :ymdevil:
2º - TODA a rocha que vai ser usada (seja viva ou morta ou mistura) tem de estar perfeitamente visível no chão junto ao aquário.
3º - Vai-se pensando para onde vai cada peça de rocha e coloca-se no aquário!
4º - Depois de terminado o layout deixá-lo assim e sem água durante cerca de uma semana.
6º - Se durante essa semana a olhar para o layout nos sentirmos confortáveis com o mesmo, o processo estar terminado.
7º - Se forem precisos ajustes, fazê-los e voltar ao ponto anterior.

Foi isto que eu fiz e por isso todo o processo de layout demorou cerca de 3 semanas. Posso dizer que essa rocha toda, excepto o pilar (que sempre ficou nesse sítio e nunca mudou - apenas rodou) entrou e saiu do aquário umas 3 vezes e algumas peças sairam e entraram o dobro disso... :-B

Resumindo, o importante, como em tudo neste hobby, é PA-CI-ÊN-CI-A! :-bd

Mensagem 23/ago/2012, 09:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Uma dúvida:

Tenho para lá um balde de 25Kg de kalk. Aquilo tem mais de 6 anos, ainda poderá ser utilizado? :-w

Mensagem 23/ago/2012, 11:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Desde que a embalagem e o produto não estejam comprometidos (humidade, bolor etc) não vejo razão para não usares...

Mensagem 23/ago/2012, 11:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois, aquilo parece estar porreiro e esteje ermeticamente fechado. O pó, continua branquinho aparentemente!
Parece coca! :D

Se me apanham com aquilo no carro vai ser bonito explicar:

"Mas óh sr. Guarda, isto é para aplicar num aquário!!!"
"Tá bom, tá bom e eu sou o pai natal!"


=))

Mensagem 23/ago/2012, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
=)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =))

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron