Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/set/2012, 09:08

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Vivam!
Não tenho grandes novidades para apresentar, mas uma dúvida para tirar :D

Alguém conhece alguma forma de fazer reposição diretamente da Osmose adicionando kalk, sem usar uma electrovalvula e apenas usando uma daquelas boias de nível que controlam o fluxo?

Ou seja, usando uma boia deste género:
http://www.ebay.com/itm/Auto-Water-Fill ... 2574cf2e1d

Consegue-se de alguma forma fazer a reposição automática da RO (duvido por causa da pressão) ou de um depósito qualquer adicionando kalk?


E já agora, alguém sabe como isto funciona?
http://www.ebay.com/itm/water-filler-bucket-auto-work-dont-need-power-siphon-/400317790476?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d34ccb90c

Mensagem 03/set/2012, 11:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Vivam!
Não tenho grandes novidades para apresentar, mas uma dúvida para tirar :D

Alguém conhece alguma forma de fazer reposição diretamente da Osmose adicionando kalk, sem usar uma electrovalvula e apenas usando uma daquelas boias de nível que controlam o fluxo?

Ou seja, usando uma boia deste género:
http://www.ebay.com/itm/Auto-Water-Fill ... 2574cf2e1d

Consegue-se de alguma forma fazer a reposição automática da RO (duvido por causa da pressão) ou de um depósito qualquer adicionando kalk?


E já agora, alguém sabe como isto funciona?
http://www.ebay.com/itm/water-filler-bucket-auto-work-dont-need-power-siphon-/400317790476?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d34ccb90c



Boas ...

Essas duas peças que tens nos links são para funcionar em conjunto.
Podes do "balde" ir ao reactor de Kalk e do reactor à boia.

Mas para que é que queres tu isto?
Para o teu aquário acho que deverá ser demasiado pequeno e uma boia de nível para um ATO já que tens o arduíno, fazes em 30 minutos.

Mas nunca farás reposição directamente da osmose sem electro-válvula à entrada de água.

Se restrigires o fluxo depois estás a forçar a membrana que pode romper e só dás por ela quando tiveres uma conta enorme de água.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/set/2012, 13:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois não sei... perguntei precisamente porque acho que com isto não me safo!

Tem mesmo de ser com uma selenoide. Até lá tenho umas de maquina lavar acho. Tenho de ver se aquilo se consegue adaptar!

Com a selenoide e um arduino fica um ATO normalíssimo! :p

Mensagem 03/set/2012, 14:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Podes sempre ter um depósito com água de osmose. Aí poderás adicionar Kalk. Depois, com uma bóia tipo autoclismo, fazes a osmoregulação.

Exemplo que o Denadai implementou em tempos...
Imagem

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/set/2012, 15:08

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
No meu caso prefiro as boias de nível (+ que uma para ter algum backup) e depois a osmose mandar para um reator de kalk com stirrer.

A ideia é controlar tudo via arduino para o stirrer não estar sempre a trabalhar... :-\

Mensagem 03/set/2012, 16:43

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois não sei... perguntei precisamente porque acho que com isto não me safo!

Tem mesmo de ser com uma selenoide. Até lá tenho umas de maquina lavar acho. Tenho de ver se aquilo se consegue adaptar!

Com a selenoide e um arduino fica um ATO normalíssimo! :p



Boas. Selenóide ?????

com 6 euros compras uma electroválvula de máquina de lavar a roupa e estás em casa!

É o que digo. Com o preço de uma selenóide, compras duas boias e a electro-válvula.
Se quiseres um pouco mais de segurança e exactidão no ATO gastas uns 30€ mais com uma boia óptica como o Pedro Ferrer, eu e a tunze usamos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/set/2012, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Peço desculpa por estar a irromper por threads alheias... mas tenho dúvidas!

Antes de mais, parabéns pelo aquário! Lembro-me vagamente deste aquário quando me deixei destas andanças....

Agora a minha dúvida, Pedro Ferrer, já tinha visto esse exemplo do aquário do Danadai no tópico do Marco Madeira.

Sabes onde posso encontrar esse tópico, ou artigo ou apenas o local onde isso está discutido? Eu estou a magicar um novo setup lá para casa e antes de qualquer movimento estou a absorver as novas técnicas, e uma delas é a adição de kalk com o menor esforço possível....

Ficaria agradecido!

Abraço

Mensagem 04/set/2012, 16:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Luís

Enviado por MP.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/set/2012, 16:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Luís

Enviado por MP.

Abraço
Pedro Ferrer

Eu julgo que sei o link, mas podes por aqui Pedro. Não faz mal!!! :D

Mensagem 04/set/2012, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 04/set/2012, 17:40, num total de 1 vez.
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/set/2012, 17:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Luís

Enviado por MP.

Abraço
Pedro Ferrer

Eu julgo que sei o link, mas podes por aqui Pedro. Não faz mal!!! :D


Tudo que seja bom para o hobby podem colocar links à vontade :-bd
A malta agradece.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 05/set/2012, 17:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 39
Localização: São Paulo, Brasil
Ricardo Pinto Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Luís

Enviado por MP.

Abraço
Pedro Ferrer

Eu julgo que sei o link, mas podes por aqui Pedro. Não faz mal!!! :D


Tudo que seja bom para o hobby podem colocar links à vontade :-bd
A malta agradece.


Olá!

Conheci este fórum agora graças ao link que o Hugo colocou num fórum brasileiro.

Ricardo, admiro este teu pensamento.
Pena que isto não existe nos fóruns brasileiros onde os fóruns são concorrentes.
Quando na verdade o que deveria importar era a informação transmitida e não a URL do site.


Abraço.
Fernando Garcia
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com

Mensagem 10/set/2012, 15:50

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Este fds marcou-se mais um marco importante neste projecto: O enchimento do animal!!!

Tenho de aqui agradecer publicamente ao Joquim Galinhas que emprestou o depósito de 1000L e a motobomba sem as quais teria de fazer muitas piscinas entre Sarilhos e Sesimbra para encher cerca de 1300L.

^:)^ ^:)^ ^:)^ Obrigado!!! ^:)^ ^:)^ ^:)^

Agradecer também ao João Alves pela ajuda e o apoio no processo de coleta da água e ao meu pai por ter ajudado em tudo!

^:)^ ^:)^ ^:)^ Obrigado!!! ^:)^ ^:)^ ^:)^



Ora bom, depois do bicho cheio e a circular, detetei alguns problemas para os quais peço a vossa sempre preciosa ajuda:

1 - O nível da água na sump fica muito baixo :(( . Isto porque a sump é pequena demais para este aquário, mas não queria estar a comprar outra quando tinha esta... Como resolver?

Tenho algumas ideias:
a) alterar a tubagem da coluna seca de modo a que grande parte da água necessária para a encher possa lá ficar, sem contar assim para volume total.
b) Retirar as 3 divisórias da sump que servem/serviam para eliminar bolhas de ar (que agora com o sistema implementado já não existem). Isto iria fazer com que o nível subisse também um pouco, contudo tornaria a sump num autêntico aquário, sem qualquer divisória...
c) Como a sump tem descarga direta para o esgoto, meter mesmo mais água no sistema e se a luz for ao ar o excedente vai para o esgoto, tendo depois de tornar a meter mais (até dá para fazer uma muda :))


2 - A juntar a isto tenho ainda o problema do retorno fazer sifão, quando a luz é desligada, fazendo com que mande ainda mais água para o aquário. O curioso é que, como podem ver nas fotos/video, a tubagem fica mais alta que o nível mas mesmo assim aquilo continua a fazer sifão... :|
Como posso resolver este problema, sem uma valvula anti-retorno? (claro está que ã alínea c) em cima permite que não haja um desastre, mas...)


3 - Já li bastante sobre isto e há relatos contraditórios, mas pelo menos no meu caso a vortech mp60 faz um cagaçal tremendo!
Ou melhor... faz um barulho imenso tendo em conta que é a única coisa a fazer barulho também, porque a circulação aquário-sump é totalmente silenciosa!
Eu usei o spacer intermédio porque coloquei a bomba na lateral onde tenho também uma placa de vinil. Ora o vidro é de 15mm e o vinil de 2 (acho porque é difícil de medir). Será que deveria usar o spacer maior?


4 - A água, está meio turva (e esverdeada o que me preocupa, mas admito que poderá ser da iluminação...) pelo que estou a pensar meter-lhe carvão para cima! Como saber quando o carvão está saturado? É que nunca usei a não ser em filtros... e qual a melhor forma de usar o carvão? Tem mesmo de ser com um reator?, não dá para colocar numa meia ou assim?


5 - Aquecimento! Tenho até de mais de forma natural, mas o inverso está a chegar... um de 300W dá-me ideia de não chegar. 2 de 300W? não irão andar a concorrer gastando energia desnecessariamente?




E é isto!

É isto, e mais as fotos sempre tão apreciadas! :D

Recolha em Sesimbra:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Vistas:
Imagem
Imagem
Imagem

Tubagem de retorno:


Retorno no Aquário Principal intercalado através de um SWQD (para mim continua a ser das maiores invenções deste hobby nos últimos anos...):

Mensagem 10/set/2012, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 39
Localização: São Paulo, Brasil
Hugo boa tarde!

Hugo Figueiredo Escreveu:
Ora bom, depois do bicho cheio e a circular, detetei alguns problemas para os quais peço a vossa sempre preciosa ajuda:

1 - O nível da água na sump fica muito baixo :(( . Isto porque a sump é pequena demais para este aquário, mas não queria estar a comprar outra quando tinha esta... Como resolver?

Tenho algumas ideias:

c) Como a sump tem descarga direta para o esgoto, meter mesmo mais água no sistema e se a luz for ao ar o excedente vai para o esgoto, tendo depois de tornar a meter mais (até dá para fazer uma muda :))


Acredito que aquela saída branca na lateral direita (salvo engano) é insuficiente para escoar toda a água na velocidade que ela chegará ao sump em caso de falta de energia.

Hugo Figueiredo Escreveu:
2 - A juntar a isto tenho ainda o problema do retorno fazer sifão, quando a luz é desligada, fazendo com que mande ainda mais água para o aquário. O curioso é que, como podem ver nas fotos/video, a tubagem fica mais alta que o nível mas mesmo assim aquilo continua a fazer sifão...
Como posso resolver este problema, sem uma valvula anti-retorno? (claro está que ã alínea c) em cima permite que não haja um desastre, mas...)


Penso que você quis dizer que a água volta ao sump e não para o aquário.

Um furinho na saída de água com uma mangueirinha no cotovelo acima do SWQD para permitir a entrada de ar já resolve.

Imagem


Abraço.
Fernando Garcia
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com

Mensagem 10/set/2012, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Hugo,
Hugo Figueiredo Escreveu:
1 - O nível da água na sump fica muito baixo :(( . Isto porque a sump é pequena demais para este aquário, mas não queria estar a comprar outra quando tinha esta... Como resolver?

Podes explicar melhor? Queres dizer que não tens espaço suficiente para a água que retorna do aquário quando as bombas de retorno se desligam é isso?

Hugo Figueiredo Escreveu:
2 - A juntar a isto tenho ainda o problema do retorno fazer sifão, quando a luz é desligada, fazendo com que mande ainda mais água para o aquário. O curioso é que, como podem ver nas fotos/video, a tubagem fica mais alta que o nível mas mesmo assim aquilo continua a fazer sifão... :|
Como posso resolver este problema, sem uma valvula anti-retorno? (claro está que ã alínea c) em cima permite que não haja um desastre, mas...)

Podes resolver como o Fernando sugeriu.

Hugo Figueiredo Escreveu:
3 - Já li bastante sobre isto e há relatos contraditórios, mas pelo menos no meu caso a vortech mp60 faz um cagaçal tremendo!
Ou melhor... faz um barulho imenso tendo em conta que é a única coisa a fazer barulho também, porque a circulação aquário-sump é totalmente silenciosa!
Eu usei o spacer intermédio porque coloquei a bomba na lateral onde tenho também uma placa de vinil. Ora o vidro é de 15mm e o vinil de 2 (acho porque é difícil de medir). Será que deveria usar o spacer maior?

O médio é de 16mm a 19mm salvo erro, por isso é o correcto para o teu aqua. O cabo que sei da vortech tem que estar mesmo na vertical, seja para cima seja para baixo, porque se estiver em esforço a bomba faz barulho. Mexe no cabo e vê se não é daí.

Hugo Figueiredo Escreveu:
4 - A água, está meio turva (e esverdeada o que me preocupa, mas admito que poderá ser da iluminação...) pelo que estou a pensar meter-lhe carvão para cima! Como saber quando o carvão está saturado? É que nunca usei a não ser em filtros... e qual a melhor forma de usar o carvão? Tem mesmo de ser com um reator?, não dá para colocar numa meia ou assim?

Sim podes usar num saco para matérias filtrantes ou meia...
Deve-se usar 1000ml de carvão para 1000L de água, e trocar a cada mês.

Hugo Figueiredo Escreveu:
5 - Aquecimento! Tenho até de mais de forma natural, mas o inverso está a chegar... um de 300W dá-me ideia de não chegar. 2 de 300W? não irão andar a concorrer gastando energia desnecessariamente?

Um talvez até chegue, mas ter 2 é mais seguro. É como eu tenho, 2x300w num sistema de 1000L
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 10/set/2012, 19:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Finalmente hein Hugo ... quem diria.
Parabéns.

Conseguiste fazer a tubagem de retorno sem problemas?

Para manteres mais água no sistema aumenta a altura do durso o mais que puderes de modo a que ainda assim consigas que a gordura de suprefície vá para a coluna seca.

Quanto ao retorno agarra numa broca de madeira fina (3/4mm) e faz um furo onde queres que fique o nível da água quando a bomba de retorno falhar. De preferência voltado para baixo. Sairá sempre um pouco de água dali, mas assim que o buraco ficar destapado ... o sistema desferra e deixa de fazer sifão.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/set/2012, 11:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado pelas vossas intervenções!!! :ymhug:

Relativamente à questão do retorno fazer sifão, julgo que resolvi!
Alterei o posicionamento dos sprays e agora faz algum sifão, mas permite que toda a água fique dentro da sump. Mesmo no limite do escoamento para o esgoto, mas fica lá toda!


Vou colocar o quanto antes Carvão para ver se retiro aquele amerelado/esverdeado da água!

O problema maior agora prende-se com a questão da sump que é pequena demais para este aquário o que faz com que o nível da água na sump seja muito baixo. Praticamente "colado" à recolha da(s) bomba(s). Tenho de pensar melhor nisto...


Entretanto ontem coloquei finalmente o escumador que tinha feito há uns 5 anos a trabalhar com água salgada!
Embora só com 2 bombas de recirculação em vez de 3!

Só o corpo leva mais de 45 litros de água :-o
Sinceramente, e embora só tenha trabalhado umas horas ontem à noite, parece-me a mim que tem mesmo de ter as 3 bombas de recirculação :( é muita água para tatar... vamos a ver se consigo deixar aquilo a trabalhar uma semana ou assim para perceber melhor. Apesar de ter escumado alguma coisa, só com poucas horas de utilização...


Mensagem 11/set/2012, 11:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Hugo,

Essa saída do escumador mesmo em frente a uma tomada é que não me parece nada bem. Muito "spray" que te pode provocar com o tempo um curto-circuito.

De resto bom trabalho. :ymapplause:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/set/2012, 12:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Hugo,

Essa saída do escumador mesmo em frente a uma tomada é que não me parece nada bem. Muito "spray" que te pode provocar com o tempo um curto-circuito.

De resto bom trabalho. :ymapplause:

Abraços,
Rui

Certo, bom alerta! :-bd

Mas o escumador está só ntes sítio para o testar!
Ele não pode ficar aqui porque baralha-me o sistema todo. É que tenho muito pouco espaço! :(
Apesar de tecnicamente ser um fish room, para mim é mais um móvel grande. =))

Realmente este sistema beananimal é brutal!!!
É que não se houve um chavo!!! :-o

O problema agora é que tudo o resto parece fazer um barulho medonho! :))

Mensagem 11/set/2012, 12:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Realmente este sistema beananimal é brutal!!!
É que não se houve um chavo!!! :-o

O problema agora é que tudo o resto parece fazer um barulho medonho! :))



=)) =)) =))

Pois, esse é o meu problema. Por isso é que estou a namorar um Vertex 170 e uma Waveline DC5000 ou uma miniRed Dragon 5000.

E ainda baixava o meu consumo de 126w :ymparty:

:)) :)) :))
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron