Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/ago/2012, 00:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Boa noite.


Muito provavelmente já venho tarde e o assunto já está rresolvido, mas deixo também os meus 5 cêntimos.

Sempre usei as peças que o Hugo refere, mais coisa menos coisa, mas o conceito é o mesmo. Basicamente, uso as duas peças com uma junta plana de cada lado e aperta-se. Como gosto de dormir descansadinho ainda coloco silicone à volta. Até hoje, zero problemas. O unico senão é que estas peças, habitualmente, tem uma rosca de 15mm, ou seja, utilizá-las em vidro de espessura inferior é "complicado"...

Ricardo, há empresas que trabalham da mesma forma como tu tens o teu passa-muros e realmente não há problemas... mas só até ao dia em que acontecem :) basta mexer um pouco na peça e o silicone descola do PVC. Um outro factor que me leva sempre a usar juntas é o facto de amortecer um pouco a pressão das peças, ou seja, não estarem em contacto directo com o vidro.

Se nunca tiveste problemas, ainda bem e espero que nunca os tenhas, até porque há alguns detalhes que atenuam esses riscos e que sei que tu não descuras, tais como a espessura do vidro e o simples facto de se saber o que se está a fazer ;)


Um abraço,
VM

Mensagem 15/ago/2012, 00:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Finalmente e após cerca de 2 semanas a trabalhar no layout pude alterar finalmente o titulo deste tópico. :ymdaydream:

Novidades para muito breve... :-$



Tenho agora de arranjar alguma alminha caridosa com aquelas bombas maravilha que agora existem, bem como um depósito/tanque valente para me ajudar a encher o bicho... :ymhug:



Boas,

E o projecto Arduíno como está? nunca mais postaste nada!

Fotos ... da calha ...

Deixa de ser preguiçoso.

Quando queres combinar a tubagem?
Vou para Inglaterra e só volto no sábado por isso por mim só na semana seguinte.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/ago/2012, 01:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já comprei a tubagem praticamente toda e já comecei a tratar das coisas.
Quando vieres combinamos melhor! ;)

Quanto ao arruino está totalmente parado mas tenho cá tudo o que preciso!!!
A iluminação é que é pior...
7 calhas
140 Leds
4 furos por led
560 furos...

A vontade tem sido pouca confesso mas ainda assim já só faltam furar 3 calhas, embora falte ainda colar e soldar os Leds nas calhas todas (menos 1 que está pela metade).

Vou colocar fotos brevemente do layout!
Falta só uma coisa!

Mensagem 16/ago/2012, 00:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Hugo!

Bem tás de parabéns, valeu a pena esperar!! Ficas com uma sala brutal!

Qt às tubagens, tb acho melhor ires para passa muros. As borrachas que os acompanham são boas. E na coluna seca, a pressão de àgua não é mt, logo aguentam bem. O meu sempre esteve assim, e nunca tive stresses.

O durso, limta-se a encaixar no buraco do passa muros, sai facilmente se for necessário limpar a coluna seca.

Ainda faltam 3 calhas para furar??? tás mesmo com pouca vontade!!! =)) :p
Imagem

Mensagem 16/ago/2012, 01:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

E fotos desse layout? Com esse título deixaste-me curioso :D Vamos lá.... toca a por fotos!
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 16/ago/2012, 18:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

joaocalves Escreveu:
Ainda faltam 3 calhas para furar??? tás mesmo com pouca vontade!!! =)) :p


Hugo, isso é fácil de resolver...
1. Preparação de trabalho realizado na véspera (Dia D - 1)
2. Os familiares são alertados do que se vai passar no dia D.
3. Dia D, levantar cedo e começar a mexer logo nisso.
4. Dia D, os familiares levantam-se e preparam-se para ausência de horas da residência.
5. Continuar a mexer nisso
6. Os familiares recordam-te que às x horas estão em casa.
7. Continuar a mexer nisso
8. Os familiares chegam a casa e vêem tudo arrumado.
9. Missão cumprida.
10. Sorriso e descontracção

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/ago/2012, 18:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

joaocalves Escreveu:
Ainda faltam 3 calhas para furar??? tás mesmo com pouca vontade!!! =)) :p


Hugo, isso é fácil de resolver...
1. Preparação de trabalho realizado na véspera (Dia D - 1)
2. Os familiares são alertados do que se vai passar no dia D.
3. Dia D, levantar cedo e começar a mexer logo nisso.
4. Dia D, os familiares levantam-se e preparam-se para ausência de horas da residência.
5. Continuar a mexer nisso
6. Os familiares recordam-te que às x horas estão em casa.
7. Continuar a mexer nisso
8. Os familiares chegam a casa e vêem tudo arrumado.
9. Missão cumprida.
10. Sorriso e descontracção

Abraço
Pedro Ferrer


:)) =)) :(( =)) :)) :D :) ;)

No meu caso é a fmília que mais me incentiva a terminar a calha, agora como ainda tenho muita coisa da própria casa a decorrer, nem sempre o tempo e a disponibilidade física é a maior! As outra meti na cabeça que furava uma por dia, mas depois estas 3 tiveram de ser adiadas!

Mas como o aquário está praticamente pronto a receber água, e sem luz não há aquário, tenho mesmo de me alambazar nisto!

só espero que os fuos feitos estejam bem senão é trabalho repetido... ~x(

Mensagem 16/ago/2012, 22:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

joaocalves Escreveu:
Ainda faltam 3 calhas para furar??? tás mesmo com pouca vontade!!! =)) :p


Hugo, isso é fácil de resolver...
1. Preparação de trabalho realizado na véspera (Dia D - 1)
2. Os familiares são alertados do que se vai passar no dia D.
3. Dia D, levantar cedo e começar a mexer logo nisso.
4. Dia D, os familiares levantam-se e preparam-se para ausência de horas da residência.
5. Continuar a mexer nisso
6. Os familiares recordam-te que às x horas estão em casa.
7. Continuar a mexer nisso
8. Os familiares chegam a casa e vêem tudo arrumado.
9. Missão cumprida.
10. Sorriso e descontracção

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro ...

Esqueceste-te de um ponto fundamental ...

Eu pessoalmente só consigo toda a gente fora de casa se passar o cartão de crédito para as mãos da minha esposa ...
:)) :)) :)) :)) :))

Ohhhh Hugo. Deixa lá mas é as calhas sossegadinhas e vai fazendo com calma.

Se entretanto precisares de ajuda dá um toque que levo o ferro de soldar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/ago/2012, 12:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ora bom, entretanto e depois do meu último post, o layout voltou a sofrer uma pequena alteração!
Achei que faltava ali qualquer coisa e então por isso não coloquei fotos mais cedo (e porque faltava ainda um elemento fundamental).

Iwagumi
O termo Iwagumi vem do japão e significa "formação rochosa" ou "disposição de rochas". É um estilo de jardim natural mas que tem sido nos últimos anos bastante difundido e popularizado em aquários naturais plantados!

Como o próprio significado pretende indicar, neste estilo de jardim/aquário, as rochas assumem um papel principal e determinante e cada rocha tem o seu próprio nome e significado, devendo sempre ser em número impar!
Num aquário iwagumi existem 5 pedras fundamentais que não vou aqui explicar para não tornar o tópico muito extenso (Google is your friend…). A seguinte imagem exemplifica as 5 pedras fundamentais numa formação iwagumi:

Imagem


Porquê Iwagumi num aquário de recife?

Como muitos sabem eu venho dos aquários plantados e continuo a dizer que um aquário plantado consegue ser infinitamente mais bonito que o melhor dos reefs, o grande problema é... a manutenção! #:-s
Eu praticamente todos os dias metia as manápulas dentro do aquário e tinha de andar constantemente a podar plantas, e a fazer CO2, e a mudar água, e fertilizar, etc, etc, etc Esta foi talvez a principal razão para me "mudar" para os reefs, sendo que para mim a primeira liga continua a jogar-se nos plantados. :-j Mas isto é assunto para outro tópico e é como discutir o sexo dos anjos.

Este estilo - Iwagumi – serviu então como inspiração para o layout do meu aquário.

Repito: INS-PI-RA-ÇÃO
E repito inspiração porque alguns puristas deste estilo (e bem) depressa se irão aprontar a dizer que isto não é um aquário iwagumi. E não é!!! :-B

Aliás, nunca poderia ser!
Muitas adaptações têm de ser feitas para tentar aproximar um reef de um aquário iwagumi, desde logo porque num iwagumi as rochas são peça principal e nunca podem ser cobertas e todos sabemos que nós temos de usá-las para suporte dos corais.

Outra questão é que num iwagumi, as pedras são todas da mesma origem, cor e tipo, só mudando o tamanho e a forma. Outra coisa complicada (embora aqui possível) de realizar num reef.
Por isso, deixo já aqui a minha declaração de interesses dizendo que o estilo iwagumi apenas serviu como inspiração, como também serviu de inspiração imagens naturais da nossa costa (e não só) que fui recolhendo ao longo destes últimos anos, como estas:

Imagem
Imagem
Imagem

Principais constrangimentos deste tipo de abordagem num reef
Existem alguns mas destaco estes 3:
1. Como qualquer aquário com pouca rocha, e não colocando corais no areão, estes layouts disponibilizam pouco suporte para corais, em comparação com os tão conhecidos e difundidos paredões no fundo do aquário.
2. Também devido à questão anterior, estes aquários tem tendência a serem mais baixos (50cm máximo) para a luz não ter de vencer tanta profundidade a chegar aos corais, já que as formações rochosas tendem a ser mais baixas também. Este é um ponto em que mudaria as dimensões do aquário se fosse hoje mandar fazer o aquário (50 de altura) , mas como o projeto tem 6 anos… :-$
3. Poucos abrigos/esconderijos para peixes. O que é natural porque não existe uma única pedra sobreposta a outra. Foi por este motivo que demorei tanto a chegar ao layout final. Sempre que tentava subir as formações rochosas, colocando pedras umas em cima das outras, o layout perdia todo o interesse e equilíbrio, pelo que tive de andar com rebarbadora e martelo a partir e esculpir algumas pedras para ficarem com o tamanho e forma mais adequado.


E basicamente é isto!
Imagino que com a luz final as fotos tenham outro encanto, mas isso é o ponto que está neste momento mais atrasado. Quando tiver a calha terminada, volto a colocar umas fotos mais interessantes!

Aqui ficam então umas fotos do layout “final” (não me doa a mim a cabeça entretanto... x_x ):

Cá estão as 5 pedras principais:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Desculpem o testamento, mas achei importante referir estes aspetos juntamente com as fotos para se perceber muita coisa do mesmo!

Mensagem 21/ago/2012, 12:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Sem palavras :-o

Fantástico. :ymapplause:

Mensagem 21/ago/2012, 12:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Ena ena... quem viu isso e quem vê agora.

Parece que te estas a especializar à seria e em breve iremos ter um "Hugo Takashi Amano" dos salgados :D , assim espero pois também sempre gostei de um pouco de harmonia, simetria e estilização nos layouts seja de que tipo de aquários.

Força com esse projecto pois certamente estamos todos curiosos para ver como irá ficar depois no fim com as cores dos corais em cima dessa paisagem excelentemente esculpida ai já.

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Mensagem 21/ago/2012, 12:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Aquários com bastante profundidade, dá sempre para brincar com este tipo de layout's e dado a disposição do mesmo na sala ainda melhor.

Os layout's dos plantados estão a dar cartas nos reefs :D

Mensagem 21/ago/2012, 12:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
:-o :-o :-o :-o :-o :-o :-o

FABULOUSO !!!!

Não queres vir cá a casa fazer o meu layout?
Vamos os dois comprar a rocha e depois passamos cá???

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/ago/2012, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Muito bom esse layout! Muito bom mesmo!

Parabéns!
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 21/ago/2012, 13:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Aquários com bastante profundidade, dá sempre para brincar com este tipo de layout's e dado a disposição do mesmo na sala ainda melhor.

Os layout's dos plantados estão a dar cartas nos reefs


Sem dúvida!!!
É difícil criar a idiea de profundidade com 50, 60 de fundo, mas também se consegue!
Basicamente desde que setup esteja pensado para poder ter pouca rocha (leia-se a necessária para fazer o layout e não para filtragem) dá para fazer muita coisa!

E normalmente o mais simples é o mais bonito, como em quase tudo (ver foto em baixo) :-B

Ena ena... quem viu isso e quem vê agora.

Parece que te estas a especializar à seria e em breve iremos ter um "Hugo Takashi Amano" dos salgados , assim espero pois também sempre gostei de um pouco de harmonia, simetria e estilização nos layouts seja de que tipo de aquários.

Força com esse projecto pois certamente estamos todos curiosos para ver como irá ficar depois no fim com as cores dos corais em cima dessa paisagem excelentemente esculpida ai já.


Óhhh, tu viste 5 pedaços de vidro metidos dentro de uma parede numa sala ainda nem pintada!
Nem a casa estava minimamente decente, quanto mais o aquário... =))

Quanto ao Amano, nem é preciso tanto, temos gente cá no burgo bem capaz!
Para mim, este contninua a ser dos aquários mais simples e bonitos que já vi e feito por um português:

Imagem

FABULOUSO !!!!

Não queres vir cá a casa fazer o meu layout?
Vamos os dois comprar a rocha e depois passamos cá???


É na boa!!! Mas olha que também consegues!
Eu percebi (ou confirmei desde a altura dos plantados) que para fazer um layout deste género minimalista, ou se tem muita sorte com a rocha e a sua forma, ou o melhor é, como eu referi no meu post, não sobrepor rochas. Faz toda a diferença e torna tudo muito mais natural...

Quando quiseres, apita!
Também temos de combinar para lá ires tratar da tubagem. Ainda agora ao almoço afui à GF bsucar mais material :-bd

Muito bom esse layout! Muito bom mesmo!

Parabéns!

Obrigado César!
O que é bom nesta comunidade dos aquários é que a malta ajuda-se todos uns aos outros e isso é raro ver em outras comunidades deste género (e estou em outros foruns de outros interesses...).

Por exemplo, de ti, apesar de já ter sido há uns anos, guardei informação preciosa de como quarentenar peixes. ;)

Agora mais recentemente neste forum há por aí outro tópico sobre o tema e estou em cima novamente, já que o aquário de quarentena já está no sítio (furei-o ontem e tudo) :-B

Mensagem 21/ago/2012, 13:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Hugo,

Adorei o teu layout e achei que foste muito inovador com a colocação da areia em duas cores. Muitos parabéns!

Também eu venho dos plantados e estes layouts agradam-me muito. Nao tenho jeito nenhum para fazer coisas destas, mas mesmo que conseguisse ( ou pedisse a alguém para me fazer), há um problema que nao sei resolver e que tu iras ter:

- onde vais colocar os corais? Só nas 5 pedras, certo?
Nas pedras que estão a separar a areia nao vai dar. Nao achas que ficas muito limitado na colocação de corais?

Pergunto isto porque esse sempre foi o meu problema... Como fazer um layout bonito e funcional ao mesmo tempo.

Ps: o meu layout é horrível comparado com este. ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 21/ago/2012, 13:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Espétaculo Hugo... muito bom o layout!
Fiquei com a impressão que não ias colocar areia? Afinal colocaste e de dois tipos... ou isso é provisório?

Parabéns... cada vez mais, os 6 anos valeram a espera! :D

Mensagem 21/ago/2012, 14:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Pinto Escreveu:
Olá Hugo,

Adorei o teu layout e achei que foste muito inovador com a colocação da areia em duas cores. Muitos parabéns!

Também eu venho dos plantados e estes layouts agradam-me muito. Nao tenho jeito nenhum para fazer coisas destas, mas mesmo que conseguisse ( ou pedisse a alguém para me fazer), há um problema que nao sei resolver e que tu iras ter:

- onde vais colocar os corais? Só nas 5 pedras, certo?
Nas pedras que estão a separar a areia nao vai dar. Nao achas que ficas muito limitado na colocação de corais?

Pergunto isto porque esse sempre foi o meu problema... Como fazer um layout bonito e funcional ao mesmo tempo.

Ps: o meu layout é horrível comparado com este. ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu acho que fazendo um layout destes temos de assumir que não vamos ter suporte para atafulhar o aquário de corais!
Eu assumi isso, desde o primeiro momento que a ideia começou a fazer-se na minha cabeça!

Ainda assim, julg oque tenho bastante suporte para corais. Tenho as 5 rochas do lado esquerdo e todas as rochas que separam as areias. Porque dizes que não vposso colocar corais nestas rochas? O único inconveniente quye vejo é a profundidade...

Quanto às areias. Eu sei que será muito difícil manter a separação. Isto é mais fácil num aquário de água doce onde a circulação não é tão intensa. Num será praticamente impossível, embora tenha feito a coisa para ela não se misturar por baixo, ou seja, a misturar-se, só passando por cima das rochas... Mas vai acontecer, mais tarde ou mais cedo! :-ss


Espétaculo Hugo... muito bom o layout!
Fiquei com a impressão que não ias colocar areia? Afinal colocaste e de dois tipos... ou isso é provisório?

Parabéns... cada vez mais, os 6 anos valeram a espera! Espétaculo Hugo... muito bom o layout!
Fiquei com a impressão que não ias colocar areia? Afinal colocaste e de dois tipos... ou isso é provisório?

Parabéns... cada vez mais, os 6 anos valeram a espera! :D

Pois, eu não qeuria colocar areia alguma, mas como tenho travamento em baixo, não podia deixar a coisa assim. Mas não fiz DSB, coloquei apenas a necessária para cobrir o travamento e dar alguma armonia ao layout!

E aqui está a outra razão para ter-me mudado para os salgados: Marco Madeira! ^:)^

Manutenção... (-|
...e Marco Madeira ^:)^

Mensagem 21/ago/2012, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Hugo, eu sinto precisamente o mesmo, ainda bem que existem foruns destes para a gente partilhar, discutir, aprender e babar-se! :D

E sabes que esse problema de que falas de que vais ter pouco espaço para corais? Eu sinto o mesmo... :D Layout minimalista dá nisto. E é um desafio colocar os corais como queremos.. :D

Mas vê a coisa por este lado: tens de escolher muito bem os corais e é muito mais natural a forma como eles acabam por crescer e ajustar-se ao layout.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 21/ago/2012, 14:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sem dúvida César! :D
Mas eu sinceramente acho que não vou ter problemas de falta de espaço para corais! :ympray:

Aquela formação rochosa a separar a areia branca da preta mais à direita, não existia no último layout antes deste final e já por isso coloquei lá mais rocha!

Agora lá está, como referi no meu tópico, este layout pede um aquário mais baixo, mas eu já tinha o aquário quando surgiu o conceito minimalista, por isso... e ainda me lembro que o protótipo do aquário inicial tinha 80 de altura :-o B-)

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron