Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/set/2013, 21:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se houve desiquilibrio reequilibrou-se sozinho porque eu so faço trocas nao adiciono nada!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 19/set/2013, 22:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Se houve desiquilibrio reequilibrou-se sozinho porque eu so faço trocas nao adiciono nada!


Sent from my iPhone using Tapatalk


Hugo,

Concordo com tudo o que foi dito mas tenho que acrescentar alguma coisa.

Coralina branca? Quebra de KH pela minha (pouca) experiência.

Medires nitratos e fosfatos vais ter sempre 0 ou perto de 0 porque essas algas estão a consumir esses compostos.
Se calhar é por isso que os corais estão castanhos ...

Outra coisa que ando aqui a magicar .... os teus leds brancos são muito amarelados na côr. Poderá eventualmente ser espectro que poderá estar a estimular as zoanthelas?

O que quero dizer é que dever ter uma temperatura de côr na casa dos 6000 a 8000K e não de 10000k para cima.
Essas seriam as cores que eu esperaria num coral se o iluminasse com 6000k. Faz o teste com a máquina fotográfica e a correcção de côr.

Ou então isto que eu estou a dizer é muito estupido e ignora completamente. :)) :)) :))

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/set/2013, 10:33

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo,

Ganha um pouco mais de tempo para o aquario!
bem sei que por vezes é complicado....

- Não se tenta arranjar algum tipo de Bode expiatório onde ele nao existe !!!!
Em breve quero passar por aí e como tal vou sem mangas......! porque penso que me vou atirar a isso .
eu te dou uma ajuda na boa .....e levo uma peça das minhas claro.

Abraço e trabalha!!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 20/set/2013, 10:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
És sempre bem vindo, Ricardo! :ymhug:

Eu estava a pensar fazer uma experiência, que seria, pegar num tupperware, meter-lhe água do mar e um frag lá dentro e colocar por baixo da calha (tenho espaço para um tupperware porque a calha ficou maior que o aquário :p.

Precisaria de mudar a água de quantos em quantos dias?
Daria de 3 em 3 ou teria mesmo de ser todos os dias?
Sem movimentação o frag morreria?
Mudava a água toda de 3 em 3 dias ou metade?

Assim tirava a minha teima de ser um problema químico...
E no embalo também a questão da iluminação! :D

Faz sentido fazer este teste?

Mensagem 20/set/2013, 10:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo Figueiredo Escreveu:
És sempre bem vindo, Ricardo! :ymhug:

Eu estava a pensar fazer uma experiência, que seria, pegar num tupperware, meter-lhe água do mar e um frag lá dentro e colocar por baixo da calha (tenho espaço para um tupperware porque a calha ficou maior que o aquário :p.

Precisaria de mudar a água de quantos em quantos dias?
Daria de 3 em 3 ou teria mesmo de ser todos os dias?
Sem movimentação o frag morreria?
Mudava a água toda de 3 em 3 dias ou metade?

Assim tirava a minha teima de ser um problema químico...
E no embalo também a questão da iluminação! :D

Faz sentido fazer este teste?


Nao faz qualquer sentido Hugo !

e pior, tu sabes que nao iria funcionar mesmo ....

isso quer é trocas de agua grandes e remoção de grande parte da areia que tens, para mim é o ponto principal !

tenta espetar uma seringa ate o fundo da areia e faz testes a essa agua :D

com certeza te vais assustar ........

garanto.
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 20/set/2013, 11:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Vou fazer isso, mas que testes devo fazer?

Por muito má que essa água da areia possa estar o que ela libertaria assim de tão mau para a coluna de água, tendo em conta que não tenho nitratos nem fosfatos?

Mensagem 20/set/2013, 11:24

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo Figueiredo Escreveu:
Vou fazer isso, mas que testes devo fazer?

Por muito má que essa água da areia possa estar o que ela libertaria assim de tão mau para a coluna de água, tendo em conta que não tenho nitratos nem fosfatos?



O maior problema em aquarios marinhos é a amonia, q é toxica.

Faz testes de amonia e CO2 (dioxido de carbono)

isso de teres os nitratos a 0 e po4 0 , nao me diz nada!!!!
tendo em conta a quantidade de toxidade existente no aquario ....u know.

se der positivo os testes ja é um ponto de partida para o equilibrio do sistema .
qual é o PH do aquario ?

qual é a variaçao de PH em 24 horas no aquario?

pergunto isto porque sempre aprendi e continuo a aprender claro, em que o PH é um dos principais factores de equilibrio!!!!


Tpas e TPas é a solução!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 20/set/2013, 13:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Vou fazer isso, mas que testes devo fazer?

Por muito má que essa água da areia possa estar o que ela libertaria assim de tão mau para a coluna de água, tendo em conta que não tenho nitratos nem fosfatos?



Hugo ... já disse uns posts atrás ... nitratos e fosfatos a 0 é normal porque tens algas.
Se de repente tirasses essas algas todas do caminho e medisses fosfatos e nitratos no dia seguinte ias ver a diferença.

Esses valores só são válidos se não tiveres mesmo algas nenhumas! Se tens então não querem dizer absolutamente nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/set/2013, 14:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Vou fazer isso, mas que testes devo fazer?

Por muito má que essa água da areia possa estar o que ela libertaria assim de tão mau para a coluna de água, tendo em conta que não tenho nitratos nem fosfatos?



Hugo ... já disse uns posts atrás ... nitratos e fosfatos a 0 é normal porque tens algas.
Se de repente tirasses essas algas todas do caminho e medisses fosfatos e nitratos no dia seguinte ias ver a diferença.

Esses valores só são válidos se não tiveres mesmo algas nenhumas! Se tens então não querem dizer absolutamente nada!

Abraços,
Rui


mt bem Rui !

\m/

http://aquabahiasergipe.com.br/2010/07/ ... -marinhos/
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 21/set/2013, 11:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

(...)
Duas lendas de SPS é que precisam de uma mega circulação e mega iluminação. Coisas que se aprende na prática ao longo dos anos. Consigo corais super coloridos com PAR 150 e circulação moderada.
(...)


by Roberto Denadai
in http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... post947970

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/dez/2013, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Amigo Hugo,

Da conversa que tivemos e olhando para as fotos que apresentas, poderá ser da água do mar.

Como te disse, tive muito más experiencias sempre que optei por água do mar, fosse de Sesimbra ou do Cabo Raso. Quando media os valores da água acabada de captar, esta apresentava valores de NO3 e PO4 praticamente a zero, mas se medisse a mesma água armazenada passadas duas semanas esta apresentava valores de NO3 altíssimos. Foi assim que o NO3 no aqua disparou substancialmente. Provavelmente organismos que no aquário com água quente (25º) acabam por morrer...

Quando voltei à água salinizada com sal sintético notei logo uma recuperação imediata de todos os sps.
Se fosse a ti, optava por efetuar durante um mês e meio trocas parciais semanais de 15% da água e depois tiravas conclusões.

Diz como estão os corais que levaste. Qualquer coisa que precises apita.

Abraço e boa sorte.

Mensagem 17/dez/2013, 23:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado Filipe!

Nunca usei sal sintético nem sei preços, nem que sal escolher, nada... sempre água do mar. Mas como continuo a achar que é um problema químico, vou informar-me do sal e resolver a osmose para a meter com 0 TDS.

É que fazer 180Lsemana ainda é dose a todos os níveis... mas vou investigar um pouco! ;)

Obrigado! :-bd

Mensagem 18/dez/2013, 00:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Obrigado Filipe!

Nunca usei sal sintético nem sei preços, nem que sal escolher, nada... sempre água do mar. Mas como continuo a achar que é um problema químico, vou informar-me do sal e resolver a osmose para a meter com 0 TDS.

É que fazer 180Lsemana ainda é dose a todos os níveis... mas vou investigar um pouco! ;)

Obrigado! :-bd



Hugo,

Se quiseres sal tenho aqui uns 10kg que não uso de ATI. É só vires buscar ou levo-te quando fôr para Lisboa!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/dez/2013, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Eu alterno entre o da ATI e o da TROPIC MARIN PRO REEF. Depende das promoções... :)

Mensagem 18/dez/2013, 10:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo, vens beber umas minis aqui a Mafra e levas agua da ericeira :D

Mensagem 18/dez/2013, 10:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Posso ir beber as minis na mesma, mas por outros motivos!

Vou mesmo usar durante 2 meses (+/- o tempo que deve durar no meu aquário um balde de 25Kg) o sal sintético! Agora também se mete o Natal e Ano Novo e a logística da recolha de água é mais complicada, por isso aproveito!

Como diz o outro mal não faz! :D

Mensagem 18/dez/2013, 11:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Filipe Valente Escreveu:
Quando media os valores da água acabada de captar, esta apresentava valores de NO3 e PO4 praticamente a zero, mas se medisse a mesma água armazenada passadas duas semanas esta apresentava valores de NO3 altíssimos. Foi assim que o NO3 no aqua disparou substancialmente.



Claro que sim! É o grande inconveniente do uso da água natural.
Se não for usada em 2 ou 3 dias após a colecta podem deitá-la fora. A não ser que tenham um sistema tão grande ou tão equilibrado que consiga suportar essa entrada de matéria orgânica.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 18/dez/2013, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Hugo,

Instant Ocean ou o Tropic Marin normal ou ProReef é o melhor que tens em sal.

Abraço,
Paulo Marinheiro

Mensagem 18/dez/2013, 11:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Paulo Marinheiro Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Quando media os valores da água acabada de captar, esta apresentava valores de NO3 e PO4 praticamente a zero, mas se medisse a mesma água armazenada passadas duas semanas esta apresentava valores de NO3 altíssimos. Foi assim que o NO3 no aqua disparou substancialmente.



Claro que sim! É o grande inconveniente do uso da água natural.
Se não for usada em 2 ou 3 dias após a colecta podem deitá-la fora. A não ser que tenham um sistema tão grande ou tão equilibrado que consiga suportar essa entrada matéria orgânica.

Cump

Éh páh sempre guardei água do mar durante 3/4 meses e nunca tive problemas, mas sei que há quem tenha tido!

Mensagem 18/dez/2013, 11:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Não há milagres Hugo. A concentração de organismos vivos é altissima nas nossas águas. Passado esse tempo todo morrem e alteram muito a qualidade da água.

Há apenas duas razões para não teres tido problemas. Ou as mudas eram pequenas o suficiente para não haver problemas ou o aquário estaria maduro o suficiente para aguentar isso. OU, provavelmente, as duas juntas.

Abraço,
Paulo Marinheiro

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron