Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 26/mar/2013, 12:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
No chinês sim!

Éh páh eu tb andei à procura e até pensei comprar com o garfito e depois furar eu, mas conheço tanta gente que usa coisas sem garfito há anos e nunca teve problemas que decidi usar destes do chinês!

Se fores a ver, em qualquer aquário, há de certeza algum plastico ou coisa que o valha que não tem garfito...

Olha por exemplo:
- Abrassadeiras de nylon/plastico!
- O próprio egg Crate...
- Plastico de rebordo dos filter bags!
- Bioballs!
- Bidons!
- Jericans!
- Etc...

Tudo isto se usa sem ter o propriamente garfito, por isso acho que não tem problema!

Não sei se é certo, mas acho que uma das diferenças do garfito é quando é queimado não libertar gases nocivos ao ser humano, coisa que não é problemática para o fim que usamos! Julgo que a qualidade alimentar tem masi que ver com questões de submeter o plástico a altas temperaturas, que outra coisa...

Mensagem 26/mar/2013, 13:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
No chinês sim!

Éh páh eu tb andei à procura e até pensei comprar com o garfito e depois furar eu, mas conheço tanta gente que usa coisas sem garfito há anos e nunca teve problemas que decidi usar destes do chinês!

Se fores a ver, em qualquer aquário, há de certeza algum plastico ou coisa que o valha que não tem garfito...

Olha por exemplo:
- Abrassadeiras de nylon/plastico!
- O próprio egg Crate...
- Plastico de rebordo dos filter bags!
- Bioballs!
- Bidons!
- Jericans!
- Etc...

Tudo isto se usa sem ter o propriamente garfito, por isso acho que não tem problema!

Não sei se é certo, mas acho que uma das diferenças do garfito é quando é queimado não libertar gases nocivos ao ser humano, coisa que não é problemática para o fim que usamos! Julgo que a qualidade alimentar tem masi que ver com questões de submeter o plástico a altas temperaturas, que outra coisa...



Bem visto ;) ,

É que tenho que começar a pensar na mudança de casa e estava pensar comprar mais Siporax para poder ir movendo as coisas para lá e tentar não impactar muito o sistema!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/mar/2013, 10:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Boas
Retirado do site cuidar e nutrir brasileiro


"Os potes plásticos são leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos. Entre eles está o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote plástico for levado ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal.
Pare evitar danos à saúde, é aconselhável conferir no fundo do recipiente plástico o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Se estiver marcado com os números 1, 2, 4 ou 5 significa que o pote plástico não contêm BPA, mas não está livre de outros produtos químicos. Se estiver marcado o número 7, é melhor desfazer desses potes, pois significa que provavelmente contém BPA.
Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos. Evite os potes plásticos coloridos, pois as tintas usadas podem liberar resíduos, contaminando os alimentos.
Quando o pote vai ao micro-ondas, não pode estar totalmente lacrado. A tampa possui uma “voltinha” que se virada ao contrário, fica ajustada especialmente para cobri-lo. Para facilitar a limpeza e evitar restos de comida e acúmulo de bactérias nos cantos do pote, escolha os de formatos mais arredondados.
Os potes plásticos se fora do padrão, podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, escolha os que estejam dentro das normas ou opte pelos potes de vidro, que armazenam e protegem os alimentos da mesma maneira e sem contaminá-los."

Agora se liberta quando não é aquecido é procurar melhor

Fica bem


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/jun/2013, 11:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas Hugo e então como ta o aquário?

Não ha novidades? ;)

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 03/jun/2013, 11:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não muitas...
Não tenho tido grande disponibilidade para tratar do aquário! Digamos que está em auto-gestão.

Estou com um problema de falta de cor (crescimentos estão aceitáveis) nos corais (acho que devido à osmose) mas de resto tudo normal!

Mensagem 03/jun/2013, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Osmose?? :-\
Imagem

Mensagem 03/jun/2013, 14:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim, acho que já te tinha dito...

A minha osmose, como estava ligada diretamente à sump, estava a meter 400 e tal de TDS cada vez que começava a repor, quando da torneira não sai mais de 200.

Com isto estive a adicionar montes de mer$#& ao aquário, entre outras coisas calcio. Por isso o meu calcio estava a aumentar constantemente mesmo sem eu adicionar nada.

Mensagem 03/jun/2013, 14:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
400!!! Porra... Tenho a minha 30 e já não me agrada....

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 03/jun/2013, 14:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O que o Hugo tem que fazer é um depósito de 200l (10€ no OLX) para fazer água de osmose. 400TDS num copo de água em 200 litros não é nada .... mas a repôr de cada vez para o aquário ... ui ui ....

Imaginem com o calor que tem havido e evaporação aquilo ligar umas 20x por dia .... :-o :-o :-o


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jun/2013, 14:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

O que o Hugo tem que fazer é um depósito de 200l (10€ no OLX) para fazer água de osmose. 400TDS num copo de água em 200 litros não é nada .... mas a repôr de cada vez para o aquário ... ui ui ....

Imaginem com o calor que tem havido e evaporação aquilo ligar umas 20x por dia .... :-o :-o :-o


Abraços,
Rui

Isto!!!

Mensagem 03/jun/2013, 14:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
O que estou perceber então é que só tens esses 400 no início depois de correr alguns litros passa para perto de 0?

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 03/jun/2013, 14:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim é isso Anthony!!!
não passa para 0, mas passa para 10! Ja mandei vir os filtros para mudar! e tenho de acrescentar o depósito. Até lá estou a fazer reposição +/- manual!!!

Eu acho, e espero, que seja essa a razão da falta de cores dos corais, vamos lá a ver...

Quero também fazer agora uma muda grande de 500L ou assim! Uma camioneta é que era, mas não encontro ninguém que tenha... Assim levava o deposito de 1000L e pimbas!!! erau ma limpeza! ;)

Mensagem 03/jun/2013, 19:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim, acho que já te tinha dito...

A minha osmose, como estava ligada diretamente à sump, estava a meter 400 e tal de TDS cada vez que começava a repor, quando da torneira não sai mais de 200.

Com isto estive a adicionar montes de mer$#& ao aquário, entre outras coisas calcio. Por isso o meu calcio estava a aumentar constantemente mesmo sem eu adicionar nada.



Sim, esquece, é verdade.

E sempre encomendas-te o Estágio NPS?

A minha osmose, qd ligo sobe até 130+-, mas depois desce para 0,1,2 anda sempre nestes valores.

Religuei a permeat pump novamente, nota-se que enche mais rapido, mas não é mt. Esta bomba é mt util qd se está com o deposito pressurizado, aí ajuda bastante.
Imagem

Mensagem 10/set/2013, 21:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas e novidades??

:D
Cump.
Anthony

Mensagem 11/set/2013, 23:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Estou com um problema que não consigo resolver (porque também não sei a causa ao certo...).

Como referi tive problemas com as osmose Troquei tudo (incluindo membrana) à coisa de 2 meses mas as cores nos corais continuam sem aparecer.

Os crescimentos são aceitáveis, os parâmetros estão todos ok, mas os corais simplesmente não têm cor. Meto um frag qualquer e em 2 dias a cor simplesmente desaparece, parece tudo castanho...

O meu palpite é que com o problema da osmose, possa ter metido algum metal pesado que não saia com trocas de água (já fiz 2 de 50%, para lá das normais semanais). Por exemplo parece que o cobre consegue "segurar-se" a rocha, areia, etc... e não sei se não poderá ser disso porque simplesmente não percebo o que se passa :( :((

Mensagem 11/set/2013, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 12/set/2013, 12:02

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Xiii isso é lixado....
Mete aí 2L de carvão activo de qualidade durante 6 meses mudando todos os meses...
Não tens camarões no sistema? Se for cobre eles não aguentam.

Não sei são só palpites


Enviado do meu Galaxy Nexus utilizando Tapatalk 4
Cump.
Anthony

Mensagem 12/set/2013, 12:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Bem hoje tive oportunidade de fazer medições PAR com o SENEYE (obrigado Baltazar!!! ;) )

tirei várias medidas a várias alturas e com os leds a várias percentagens, mas para efeitos comparativos deixo aqui apenas estas com os leds sempre a 100%:

Fundo: 138 PAR
Meio: 265 PAR
Topo: 386 PAR

Para comparação, como dizia, deixo aqui um excerto de um post colocado no reefcentral comparando 3 calhas comerciais de referência da nossa praça (topico de 2011 aind assim...)

PAR Numbers

AquaIllumination
Center: 510
6" Left: 180
12" Forward: 120

Vertex Illumina
Center: 118
6" Left: 113
12" Forward: 109

Ecotech Radion
Center: 215
6" Left: 148
12" Forward: 130


Diria que tenho valores aceitáveis e dentro do "normal". De notar que os medidores de PAR tem alguns problemas a ler leds sobretudo os azuis, pelo que estes valores não deverão ser comparados com outros tipos de fonte luminosa como T5 ou HQI. Deve-se comparar dentro da mesma fonte emissora!

Algumas curiosidades/notas:
- Não notei grande diferença entre ter muita movimentação à superficie ou não. Com ou sem bombas os valores eram +/- os mesmos!
- De notar que os valores, com o sensor no mesmo sítio, variam consideravelmente num range que pode chegar aos 20/30PAR...
- Com o sensor mesmo por baixo do LED (seja Branco, Blue ou RoyalBlue) o valor medido foi de 2085PAR.
- Com os leds a 80% medi 310 / 247 / 118 PAR
- Não medi em outras posições do aquário (como fizeram nesse teste que aí coloquei das calhas comerciais) porque tenho os leds uniformemente distribuídos pelo aquário, pelo que as mediçõe serão +/- as mesmas.
- Relembro que não tenho leds pelo que a melhor comparação será com a Vertex (para mim a melhor calha comercial) que também não tem, ainda assim a vertex emite em cluster e eu não como referi.


Hugo,

Como ja te disse, não acredito que seja da agua. Penso que seja da iluminação, os teus valores PAR estão muito baixos para SPS´s e ainda por cima tens os sps´s no chao? Poque razão nao os subiste logo de inicio? acho que se colocares no topo eles vão recuperar, vai demorar mas recuperão! ;)

Mensagem 12/set/2013, 13:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Também acho...

Castanhos... pouca estimulacao da zooaxantelea. Basicamente, o coral nunca esta a chegar a pontos altos de fotosaturacao, um pouco o que acontece na natureza a maiores profundidades.

Como ja falamos antes, coloca 3 frags de um mesmo coral em diferentes alturas e vais chegar a uma conclusao...

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Mensagem 12/set/2013, 14:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Também acho...

Castanhos... pouca estimulacao da zooaxantelea. Basicamente, o coral nunca esta a chegar a pontos altos de fotosaturacao, um pouco o que acontece na natureza a maiores profundidades.

Como ja falamos antes, coloca 3 frags de um mesmo coral em diferentes alturas e vais chegar a uma conclusao...

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


x3 ... Já somos três a achar o mesmo !!!

Frags para cima. Tenho cá dois de Aequituberculata ou três de pistilata rosa se quiseres fazer a experiência de os meteres a níveis diferentes.

E depois de chegares a conclusões ... LENTES !!!! ;) ;) ;) ;) não te vais safar Hugo! Eu estou convertido. Só ainda não tive tempo para as meter mas vou mesmo meter mais tarde.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros