Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/ago/2012, 16:55

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Tá porreiro! :ymhug:
Combinamos então! Mas não te esqueças que o aquário está na margem sul :)

Se calhar no fds é melhor, não?

Eu entretanto trato de comprar a tubagem!
É preciso o quê?

3 passa-muros
1 torneira
3 T's
Tubo suficiente
?


Isso da margem sul não é problema. Para mim como estou de férias, na prática é quando quiseres.

O que precisas? já agora de que tamanho são os furos? é que tenho um cortador que acho que dá até aos 40mm

precisas de 3 passa-muros. (5 peças de rosca de um lado, colar de outro)- se fores à gonçalves e ... eles sabem.
Na prática do passa muros só aproveitas as roscas e as borrachas. a porca vai fora e a parte branca em duas delas é cortada.

uma torneira.

tubo suficiente

um "T"

uma curva a 90º

um tampão.

uma peça para encaixe de tubo de ar de um lado e rosca do outro. a mais pequena que eles tiverem (está uma na montra)


e depois são curvas de 90 ou de 45 (estas preferêncialmente) para levar os tubos para onde quiseres a descarga na sump!

Abraços,

Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/ago/2012, 16:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
ahhhh e claro ... o que precisares para o retorno que não sei como o vais fazer.

qq dúvida liga-me: 919991445

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/ago/2012, 08:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois isso dos passa-muros é sempre um problema...
Eu também acho que uma união roscada/colada é o melhor, a questão é onde arranjar as borrachas vedantes... Eles têm lá naquela casa de alcântara?

Já não me recordo... :-

Mensagem 03/ago/2012, 08:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia Hugo,

Aqui -> http://www.asc.pt/asc/FIP.html tens praticamente tudo ;)

1 Abraço.
Armando

Mensagem 03/ago/2012, 11:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois isso dos passa-muros é sempre um problema...
Eu também acho que uma união roscada/colada é o melhor, a questão é onde arranjar as borrachas vedantes... Eles têm lá naquela casa de alcântara?

Já não me recordo... :-



Não é problema nenhum. Compras 3 passa-muros. Aquilo vem com a rosca, duas borrachas e uma porca.

A porca vai fora. a rosca serra-se à medida e as borrachas aproveitam-se.

Para apertar, em vez da porca (que deitaste fora) compras umas peças que de um lado são roscadas e do outro sao de colar.

Dizes para o que é ao senhor que lá está que ele já sabe. São essas peças que vão fazer o aperto de ambos os lados do vidro. Por isso precisas de 6 (neste caso 5 pois um dos passa-muros não vais cortar)

Diz-me só é de que tamanho vais comprar o tubo?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/ago/2012, 12:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois, mas se os gajos tivessem (ou se arranjarmos noutro lado qualquer) apenas as borrachas, não era preciso gastar o dinheiro dos passa-muros...

Eles não terão apenas as borrachas?

Não percebo porque dizes que apenas preciso de 5 roscados porque vou usar um dos passa muros... Em quqla dos escoamentos e´que se usa penas o passa-muros?

Os furos são de 33cm...
Tubagem de 32, portanto!

Mensagem 03/ago/2012, 12:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois isso dos passa-muros é sempre um problema...
Eu também acho que uma união roscada/colada é o melhor, a questão é onde arranjar as borrachas vedantes... Eles têm lá naquela casa de alcântara?

Já não me recordo... :-


Porque nao vedas com silicone?
Os passa-muros que usei são roscar/colar e nao usei borrachas para vedar. Apertei e depois coloquei silicone à volta para impermeabilizar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/ago/2012, 12:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Pinto Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois isso dos passa-muros é sempre um problema...
Eu também acho que uma união roscada/colada é o melhor, a questão é onde arranjar as borrachas vedantes... Eles têm lá naquela casa de alcântara?

Já não me recordo... :-


Porque nao vedas com silicone?
Os passa-muros que usei são roscar/colar e nao usei borrachas para vedar. Apertei e depois coloquei silicone à volta para impermeabilizar.


Sent from my iPhone using Tapatalk

A sério? :-o
Nunca tinha ouvisto tal coisa...

Sinceramente não me parece a melhor forma, mas não duvido que funcione... :-B

Mensagem 03/ago/2012, 12:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Ricardo Pinto Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois isso dos passa-muros é sempre um problema...
Eu também acho que uma união roscada/colada é o melhor, a questão é onde arranjar as borrachas vedantes... Eles têm lá naquela casa de alcântara?

Já não me recordo... :-


Porque nao vedas com silicone?
Os passa-muros que usei são roscar/colar e nao usei borrachas para vedar. Apertei e depois coloquei silicone à volta para impermeabilizar.


Sent from my iPhone using Tapatalk



Pois, isso do silicone é muito giro ... mas e depois um dia mais tarde???? Eu nunca coloquei silicone. bastam as borrachas e aperto suficiente.


Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois, mas se os gajos tivessem (ou se arranjarmos noutro lado qualquer) apenas as borrachas, não era preciso gastar o dinheiro dos passa-muros...

Eles não terão apenas as borrachas?

Não percebo porque dizes que apenas preciso de 5 roscados porque vou usar um dos passa muros... Em quqla dos escoamentos e´que se usa penas o passa-muros?

Os furos são de 33cm...
Tubagem de 32, portanto!



Tens que perguntar lá. Acho que não.
Os passa-muros tem uma parte saída ... como um dos furos fica sem nada por cima escusas de serrar essa parte. Assim só precisas mesmo de 5 peças e não de 6.

O problema de comprares só as borrachas é depois como fazes a rosca??? Precisas de uma ferramenta para isso que te deve custar mais que os passa-muros.

Sinceramente gosto imenso do DIY mas em algumas coisas não gosto de inventar muito.
Aquilo depois tem fugas, e tens que estar a remendar com cola ou silicone .... e fica um trabalho tudo menos perfeito. Eu sinceramente ou as coisas ficam perfeitinhas ou fico sempre com o coração nas mãos.

Além disso vais ter a reposição por osmose directa (eu não o faria nunca mas ...) por isso tens mesmo que garantir que aquilo depois de feito nunca mais derrama.


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/ago/2012, 12:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois, mas se os gajos tivessem (ou se arranjarmos noutro lado qualquer) apenas as borrachas, não era preciso gastar o dinheiro dos passa-muros...

Eles não terão apenas as borrachas?

Não percebo porque dizes que apenas preciso de 5 roscados porque vou usar um dos passa muros... Em quqla dos escoamentos e´que se usa penas o passa-muros?

Os furos são de 33cm...
Tubagem de 32, portanto!


Usas no de saída directo. Aquele que vai ter a torneira.

Fixe o tamanho da tubagem pois tenho cortador para isso e fica um trabalho perfeitinho.

ahhhhh já agora se te quiserem vender líquido para limpeza da tubagem ... não compres. Compra só a cola e uma embalagem de acetona. Sai muito mais barato e faz o mesmo efeito.


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/ago/2012, 17:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim, eu andei até a ver num site espanhol de rega que tem preços brutais para estas tubagens só que não têm as anilhas/borrachas em separado!

Mas de certeza que deve haver à venda em algum sítio, apenas as borachas e assim poupava-se nos passa-muros que ainda são carotes... :D

Mensagem 03/ago/2012, 18:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim, eu andei até a ver num site espanhol de rega que tem preços brutais para estas tubagens só que não têm as anilhas/borrachas em separado!

Mas de certeza que deve haver à venda em algum sítio, apenas as borachas e assim poupava-se nos passa-muros que ainda são carotes... :D



Outra vez Hugo ... onde arranjas as roscas?

É que comprares a ferramenta para roscar PVC deve custar bem mais que os passa-muros.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/ago/2012, 20:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Então, a peça de transição macho roscada...

Se tiveres uma destas dentro da coluna seca:

Imagem

E depois um destes por fora (que do outro lado que não se vê é de colar):

Imagem

No último aquário que tive, tinha assim porque consegui precisamente arranjar as borrachas vedantes.


Mas outro dia consegu encontrar no ebay essas borrachas. tenho de encontrar novamente...
Só não sei é se a rosca é suficiente para os 15mm do vidro :(

Mensagem 03/ago/2012, 21:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Eu não quero ser chato... mas eu tenho exactamente essas peças e depois de estarem apertadas, vedo à volta com silicone.

Em todos os aquários que tive furados, sempre fiz assim. Se algum dia, por algum motivo quiseres retirar, passas uma lâmina de x-acto pelo silicone e isso sai facilmente.
Com silicone nunca tive problemas, com borrachas acho que teria mais medo de fugas.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/ago/2012, 21:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

E para soperar a "chatividade" do Ricardo ahah ainda melhor é vedante de roscas da tangit modelo plastilock

http://japl-lojaonline.com/loja/product ... roduct=237

Uso no meu aquário e funciona 100% e faz um trabalho limpinho.

Mas não aconselho o uso dessas peças como passa muros....

passamuros compras na ASC com referência AS3....mm se não estou em erro e já vem com o Oring certo.

http://www.asc.pt/
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 03/ago/2012, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Desculpe, estar a intrometer mas, Hugo essa rosca quase de certeza que nao dara para o vidro de 15 mm. Se conseguires dar uma volta ja sera muito.
Na minha humilde opiniao acho que o melhor mesmo é ires a GF. Acho que enquanto ha certas coisas que podemos bem poupar no aquario, mas em segurança......
É so a minha opiniao

Mensagem 04/ago/2012, 02:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Então, a peça de transição macho roscada...

Se tiveres uma destas dentro da coluna seca:

Imagem

E depois um destes por fora (que do outro lado que não se vê é de colar):

Imagem

No último aquário que tive, tinha assim porque consegui precisamente arranjar as borrachas vedantes.


Mas outro dia consegu encontrar no ebay essas borrachas. tenho de encontrar novamente...
Só não sei é se a rosca é suficiente para os 15mm do vidro :(



Boas Hugo, esquece isso. Vai para o passa-muros ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2012, 21:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui, não me esqueci da tua preciosa oferta de ajuda e vou cobrá-la mais tarde, mas esta semana e as próximas isto anda complicado de tempo.

Quando tiver um tempinho digo-te alguma coisa e obrigado pela disponibilidade! :ymhug:

Mensagem 08/ago/2012, 01:55

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui, não me esqueci da tua preciosa oferta de ajuda e vou cobrá-la mais tarde, mas esta semana e as próximas isto anda complicado de tempo.

Quando tiver um tempinho digo-te alguma coisa e obrigado pela disponibilidade! :ymhug:


Na boa.
Esta semana estou de férias, mas nas outras também arranjo disponibilidade. Sem stress!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/ago/2012, 23:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Finalmente e após cerca de 2 semanas a trabalhar no layout pude alterar finalmente o titulo deste tópico. :ymdaydream:

Novidades para muito breve... :-$



Tenho agora de arranjar alguma alminha caridosa com aquelas bombas maravilha que agora existem, bem como um depósito/tanque valente para me ajudar a encher o bicho... :ymhug:
Editado pela última vez por Hugo Figueiredo em 15/ago/2012, 00:08, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron