Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros BlueReef

BlueReef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 25/mar/2017, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boa noite pessoal,

Finalmente o meu reef arrancou na passada quinta feira e abri este tópico para que pudesse partilhar convosco a evolução dele e também continuar a melgar-vos com as minhas dúvidas :D

Quero agradecer a todos os que me ajudaram no outro tópico das dúvidas para que conseguisse arrancar com este projecto! um muito obrigado

Este aquário passou por situações que me fizeram pensar várias vezes em desistir antes de começar, até para arrancar :-o parece que está engiçado... primeiro foi a bomba que não funcionava, depois foi a sump que tinha um furinho, depois começou a pingar das tubagens de retorno da coluna e por fim lá conseguir arrancar com ele :D :D

Agora vamos ao setup:

Data de inicio: 23/03/2017

Aquário: 120 x 60 x 60 com coluna seca externa e vidro extra claro
SUMP: 90 x 45 x 45 com 2 divisórias (1 para o escumador + bmba de retorno e outra para a agua de osmose)
Escumador: Deltec SC 1456
Aquecedor: 2 x Jager 250W
Iluminária: 1 x OceanRevice - irei adicionar mais 1
Bomba de retorno: Jecob DCS 3000
Rocha morta: 25kg
bomba de circulação: 1 x Jebao SW-8 - irei adicionar mais 1
Uso Agua salinada - Neste momento da Tropic Marin

Neste momento o aquario encontra-se a ciclar e adicionei umas ampulas de BioDigest para adicionar bactérias no sistema.

Agora o meu próximo passo será arrumar todos aqueles fios da area técnica, ainda estou a pensar como fazer... vamos ver.

Agora deixo aqui alguma fotos do aquário e espero que gostem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 25/mar/2017, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
Está no bom caminho, mas precisas mesmo da calha e da bomba...

Mensagem 26/mar/2017, 13:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Reis

Antes de mais isso esta a ficar muuuito bom

E conheces o ditado " instrução dura, combate facil"
Os contratempos não devem ser motivo para desanimar, mas para ganhar uma motivação e teimosia extra ;) :D

Para já, para o inicio de ciclo aguentas isso bem com essa calha e com essa bomba.
Mas, faz mesmo falta mais equipamento num futuro muito próximo, diria mesmo e pelo que costumo ver só mais uma calha de iluminação não é suficiente. o ideal seria cobrires a superfície com essas calhas... mais 3 ??
Quando pensares em mais calhas, repara que vais ter muitos suportes apoiados nos vidros o que te vai dificultar meter as mãos dentro do tanque.
Um suporte conjunto para as calhas, com um sistema simples de elevação seria uma boa ideia ;)

Já tens o controlador de nível a funcionar?? Se tens podes subi-lo por forma a que fique 2 ou 3 cms abaixo do nível de agua que tens no escumador, ou seja, uma pequena queda so e não essa cascata.
Assim ao fazeres uma TPA por exemplo podes facilmente deixar a bomba de retorno sem agua.
E não faças como eu fiz no inicio, o controlador de nível tem de estar no compartimento da bomba de retorno ;) :D

Os aquecedores devem estar afastados um do outro o mais possível. Se estiverem muito juntos o que vão é aquecer se um ao outro.
Não sei se tens controlador de temperatura mas é importante. Procura por STC 1000 por exemplo. Trabalham bem e são baratos.

Tudo isto não deixa de ser a minha opinião :ymblushing: :D

De resto isso tá excelente ( pode sempre dar-se um toque nesse layout ) mas eu sou o pior gajo que podes conhecer para te dar uma opinião sobre isso :D :D

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 26/mar/2017, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa tarde Pessoal

João Canena Escreveu:
Está no bom caminho, mas precisas mesmo da calha e da bomba...


Vou mesmo precisar de outra bomba e de mais uma(s) calha(s), mas para ciclar acho que se aguenta

Paulo Cunha Escreveu:
Viva Reis

E conheces o ditado " instrução dura, combate facil"
Os contratempos não devem ser motivo para desanimar, mas para ganhar uma motivação e teimosia extra ;) :D

....
Abraço


Não conhecia esse ditado mas neste caso acho que o combate vai ser mais dificil =))

Em relação às calhas tb tenho consciência que terei de compra mais 2, 1 no final do ciclo é obrigatória e depois ver o resultado mas é muito provavel ter de adicionar mais outra ficando com 3 no total. Tb já tinha pensado em pendurar as calhas mas ainda vou ter de pesquisar a melhor maneira, n\ao sei se existe alguma coisa à venda já para esse efeito ou se terá de ser um DIY.

Tb ainda não tenho o controlador nem para repor a água nem para controlar o aquecimento. Não pensei que fossem essenciais no inicio mas estou a ver que estava enganado... especialmente para repor a agua... estou a ver que tenho de estar todos os dias a repor a agua (não sabia que evaporava tão depressa) :-o :-o tb já estou à procura no ebay do STC 1000 para comprar já tinha visto na net e parece-me que há muito pessoal que gosta.

Não tinha reparado nisso mas tb acho melhor separar os termostatos,... não pode ser para muito longe mas ficará do outro lado da sump. :-)

em relação ao laout tb não pesco nada disso e ainda por cima como é o primeiro reef nunca temos a noção de como iremos conjugar os corais com o layout o que dificulta, mas acho que ficou mais ou menos B-)

Obrigado por participarem e pela ajuda

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 27/mar/2017, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Viva Ricardo,

acho que tens um início mto bom, apenas te falta resolver algumas coisas, umas mais importantes que outras - sendo a reposição automática com água de osmose e com o sensor na zona de retorno, uma das mais importantes.

Espero que corra td bem e aconselho-te mta calma e deixar o ciclo correr.

Um abraço e boa sorte.
PG

PS: Gosto bastante do layout que fizeste!

Mensagem 27/mar/2017, 19:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Pedro Gama Escreveu:
Viva Ricardo,

acho que tens um início mto bom, apenas te falta resolver algumas coisas, umas mais importantes que outras - sendo a reposição automática com água de osmose e com o sensor na zona de retorno, uma das mais importantes.

Espero que corra td bem e aconselho-te mta calma e deixar o ciclo correr.

Um abraço e boa sorte.
PG

PS: Gosto bastante do layout que fizeste!


muito obrigado Pedro, sim ainda esta semana devo de comprar uma tunze osmolator 5135.


Agora há uma coisa que me anda a irritar e pode não ser normal.... a minha bomba de retorno está a fazer um barulho desgraçado.... um zumbido que não me consigo desligar :-o

para o pessoal que têm jebao dcs 3000 - as vossas fazem muito barulho???

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 27/mar/2017, 22:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas
Pode acontecer.
São bombas chinesas. Depende de bomba para bomba.
Mas podem ser vibrações.
Já lhe mexeste a ver se pára?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/mar/2017, 22:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
deixo aqui um video para verem se acham normal.



abraço
Ricardo Reis

Mensagem 28/mar/2017, 09:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bom dia! Esse barulho vai melhorando ao longo do tempo.. é pior agora que a bomba é nova. Dá-lhe tempo! Aumenta o nível de água na zona de retorno quase até à divisória.

PG

Mensagem 28/mar/2017, 10:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Pedro Gama Escreveu:
Bom dia! Esse barulho vai melhorando ao longo do tempo.. é pior agora que a bomba é nova. Dá-lhe tempo! Aumenta o nível de água na zona de retorno quase até à divisória.

PG


Obrigado Pedro.
Em relação ao nivel na zona de retorno tenho de compra uma bomba de reposição - neste momento, devido à evaporação, todos os dias à noite aumento a agua na zona de retorno manualmente mas depois vai descendo...

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 30/mar/2017, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

afinal a bomba estava mesma avariada e o pessoal da loja foi 5* substituiram por uma nova e o modelo agora é diferente... é uma DCP-3000 e esta sim é silenciosa :D
também já comprei um sistema ATO que é da TMC V2 Auto Top UP e no fim de semana já instalo isto B-)

até agora esta tudo igual, esta fase é um pouco chata mas tem de ser...

Hoje foi dia de TPA e lá foram 10% para começar!!

E hoje como o photobucker não está a funcionar nem um foto com agua e calhau posso deixar :-o

Abraço a todos
Ricardo Reis

Mensagem 06/abr/2017, 22:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boa noite pessoal

Nesta fase não há nada de interessante mas só para assinalar que o aquario faz 2 semanas e já começaram a aparecer algumas algas castanhas no areão como era de esperar.

Comprei uma caneta TDS para verificar a agua de osmose e dá-me 20ppm's, não acham muito elevado? tenho uma aquilini de 3 estágios (nova) e tavez não seja grande coisa.

deixo aqui uma foto da perspectiva que tenho do sofá :D

Imagem

Abraços
Ricardo Reis

Mensagem 07/abr/2017, 09:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias Ricardo,

20ppm é bastante elevado e se nesta fase nem notas pq é normal as algas diatomáceas, se não tentares baixar isso vais ter problemas mais tarde com essas mesmas algas indesejadas. Mede a tua água da torneira e mete aqui.

Abraço e tá com bom aspecto :)

PG

Mensagem 07/abr/2017, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
ve a tua agua há entrada , e ve há saída dos estágios também. o desperdício. pode ser da agua ai na tua zona, o que leva há membrana não aguentar.

Mensagem 07/abr/2017, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal
obrigado pela ajuda

a minha agua da torneira tem 68ppm e hoje fiz agua nova de osmose e tinha 4ppm mas depois fui medir agua que tinha de ontem e tinha 38ppm :-o

por acaso ambas estão em garrafões normais de agua por isso não percebo. guardar a agua de osmose altera a pureza da agua?

vou começar a estar de olho nisto e ver se é do garrafão.

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 09/abr/2017, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas exprimenta acrescentar um 4 estagio de resinas para reter os fosfatos e silicas comigo resultou ;)

Mensagem 09/abr/2017, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa tarde pessoal,

agora a agua de osmose está a air com 1ppm o que é excelente - agora como tenho a caneta já controlo - parece mesmo que era do garrafão e já fui para o lixo.

O aquário têm agora 2 semanas e fui testar os nitritos para ver se existem e estava carregado... agora deixo uma foto com o area a ganhar as algas castanhas.

Imagem

abraço
Ricardo Reis

Mensagem 20/abr/2017, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

Esta fase é muito secante... olhar para o aquário e só ver areia, calhaus e nada vivo lá dentro :(
O aquario faz 4 semanas e já estou a pensar em colocar a equipa de limpeza...
Na sexta é dia de TPA e no sabado esta a pensar medir a amonia/nitritos/nitratos e consoante os resultados colocar a equipa de limpeza...

O que acham? alguma sugestão para a equipa?

Abraços
Ricardo Reis

Mensagem 20/abr/2017, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Charneca da caparica
Olá Ricardo diz-me só uma coisa, a agua foi feita ou é agua natural do mar?
VSreef V2 - www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=7260

Mensagem 20/abr/2017, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
VascoSantos1980 Escreveu:
Olá Ricardo diz-me só uma coisa, a agua foi feita ou é agua natural do mar?

Olá Vasco, é feita em casa;)

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros