Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros nano mini aquário - 50l

nano mini aquário - 50l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/set/2012, 08:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Aparentemente, o meu outro tópico era uma "arma" para o forum. Sendo assim vou copiar tudo para aqui! :D

Mensagem 11/set/2012, 08:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga

1 de SETEMBRO


Já tenho este aquário desde Janeiro de 2011 mas esteve sempre em muito mau estado, sempre com muitas algas graças a nitratos que vinham da água da torneira (é água do furo), sempre que comprava algum vivo este acabava por morrer, às vezes no dia seguinte. Em Braga também não há loja alguma de aquários de recife (pelo menos eu não encontro), apenas há uma que vai tendo alguma coisinha (peixes), o que não permite uma grande evolução (para além de que me chegou a vender um canthigaster papua, depois de lhe comprar um coral [-( ), e também há o facto de eu ter 17 anos e, por isso, ser-me difícil arranjar dinheiro (mesadas) e ir até ao Porto, para ir a uma loja de aquariofilia marinha.

A coisa começou a ficar melhor quando encontrei a Aqua-station na exposição canina de Braga, em Novembro do ano passado. Agora já não se vê algas nenhumas, mas tenho que povoar o aquário, porque ainda está muito vazio.

Equipamento:
  • Aquário: 60x30x30
  • Escumador: TMC V2Skim 120
  • Iluminação: ATI Aquablue Special e ATI Blue Plus (calha chinoca) + 18 leds (daqueles para os carros)
  • Circulação: Hydor Koralia Nano 900
  • Reposição de água: TUNZE Osmolator Universal
  • Aquecimento: BOYU HT-2100
  • Refrigeração: uma ventoinha pequena

Vivos:
  • 2 Amphiprion Ocellaris
  • 1 Lysmata amboinensis
  • 2 anémonas da costa vermelhas (apanhadas em Esposende)
  • 2 Sinularias castanhas (+frags)
  • 1 Sarcophyton de pólipos verdes (+ frag)
    e bicharocos que não sei de onde surgem :D

10Kg de rocha viva (6+4)

TPAs semanais com água salinada, adição de API Stress Zyme e API Eco Iodine.

Começou assim:
Imagem

Esteve, durante muito tempo, assim:
Imagem

Felizmente agora está melhor:

Hoje o sarco está careca!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Já tá! \M/
Editado pela última vez por Armando Queirós em 11/set/2012, 09:01, num total de 1 vez.

Mensagem 11/set/2012, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga

1 de SETEMBRO


Oi!

Agora as dúvidas...

Esta mancha preta veio na rocha com o coral (já há algum tempo que o comprei), mas agora está a crescer verticalmente... E também vieram a acompanhar aquelas duas bolas verdes, mas essas ainda não cresceram.
Imagem
Imagem

Enquanto esperava que as fotos do post anterior carregassem encontrei, pela 1ª vez, o que penso serem aiptasias. São mesmo?
Imagem
Imagem

Mensagem 11/set/2012, 09:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga

8 de SETEMBRO


Oi!

A bomba de circulação estragou-se... :( Apenas deixou de funcionar!! Alguém sabe o que poderá ser?

Quanto aos 18 leds decidi-me por programa-los para ligar 2h antes das T5 e desligar 2h depois das T5, já que eram demasiado fortes para moonlight.

Ontem comprei uma Caulastrea verde fluorescente na Aqua-station! :D

Para os mais entendidos na matéria: é normal nas fotos tiradas com, apenas, a luz azul ligada, o verde (dos corais) não se notar, já que se nota tanto ao vivo?? Eu tentei aproximar as fotos à realidade com o Photoshop... (devo estar a fazer algo mal com a câmara :-? )

Caulastrea (apenas os 18 leds azuis ligados, sem photoshop)
Imagem

Caulastrea (apenas os 18 leds azuis ligados, com photoshop)
Imagem
Imagem

Geral (apenas os 18 leds azuis ligados, com photoshop)
Imagem

Caulastrea
Imagem

Anémona da costa
Imagem

Geral
Imagem

Já tá! \m/

Mensagem 11/set/2012, 17:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


Armando

obrigadão e desculpa o incomodo peço ao pessoal que respondeu ao topico que faça o mesmo, copiar e colar neste para continuar a montagem deste nosso amigo ;)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 19/set/2012, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Já tenho este aquário desde Janeiro de 2011 mas esteve sempre em muito mau estado, sempre com muitas algas graças a nitratos que vinham da água da torneira (é água do furo), sempre que comprava algum vivo este acabava por morrer, às vezes no dia seguinte. Em Braga também não há loja alguma de aquários de recife (pelo menos eu não encontro), apenas há uma que vai tendo alguma coisinha (peixes), o que não permite uma grande evolução (para além de que me chegou a vender um canthigaster papua, depois de lhe comprar um coral [-( ), e também há o facto de eu ter 17 anos e, por isso, ser-me difícil arranjar dinheiro (mesadas) e ir até ao Porto, para ir a uma loja de aquariofilia marinha.

A coisa começou a ficar melhor quando encontrei a Aqua-station na exposição canina de Braga, em Novembro do ano passado. Agora já não se vê algas nenhumas, mas tenho que povoar o aquário, porque ainda está muito vazio.

Boas armando. quando comecei deram-me um conselho parecido ao que te vou dar agora. E claro eu ignorei.
1º compra um bom escumador. aumenta a circulação, e retorno. E depois começa a comprar os vivos para não gastares dinheiro(2x) e depois as elas morrem ou não estão bonitas como gostarias. reserva esse dinheiro e compra um escumador bom nem que seja em 2ª mão. E começaras a ver resultados.
Um abraço.
Ps: Visita o fragario do Norte (vê como se faz). pesquisa a net antes de comprar.

Mensagem 20/set/2012, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
hernani esteves Escreveu:
Boas armando. quando comecei deram-me um conselho parecido ao que te vou dar agora. E claro eu ignorei.
1º compra um bom escumador. aumenta a circulação, e retorno. E depois começa a comprar os vivos para não gastares dinheiro(2x) e depois as elas morrem ou não estão bonitas como gostarias. reserva esse dinheiro e compra um escumador bom nem que seja em 2ª mão. E começaras a ver resultados.
Um abraço.
Ps: Visita o fragario do Norte (vê como se faz). pesquisa a net antes de comprar.


Oi!

Obrigado pelo conselho. :D Apesar de já ter há algum tempo o aquário, encontro-me ainda em fase de povoamento, graças a todos os problemas. Como se pode ver nas imagens mais recentes, acho que está em bom estado (aparentemente e comparando ao estado anterior :s ).

Quanto ao escumador, foi uma, aliás foram duas, compras muito mal feitas :( , pois comprei um escumador igual ao que tinha por se avariar o primeiro (JEBO 178). Há umas semanas comprei o meu 3º escumador, que é o que está no setup, um TMC V2skim 120. Penso ser o melhor que se encontra para um aqua de 50l, sem sump.

De momento, apenas tenho um problemazinho de nitratos, que estão um pouco elevados mas que se encontram a descer.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 20/set/2012, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Para esse Aqua tinhas também o Tunze Doc 9002 , é um bom escumador para aquários até 200 litros, ja te dava uma boa margem de manobra, mas mesmo com o que tens e com TPA, já manténs isso ...

Vou ficar de olho no tópico para ver a evolução deste nano ...

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/set/2012, 18:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Paulooliveira Escreveu:
Para esse Aqua tinhas também o Tunze Doc 9002 , é um bom escumador para aquários até 200 litros, ja te dava uma boa margem de manobra, mas mesmo com o que tens e com TPA, já manténs isso ...

Vou ficar de olho no tópico para ver a evolução deste nano ...

abraço ..


Oi!

Estive indeciso entre vários escumadores (TMC, TUNZE e Bubble Magus) antes de comprar o da TMC, principalmente quando a Tunze lançou os mais recentes comline, que têm um design mais atraente que os anteriores, mas também eram mais caros...

O único problema do V2skim penso ser a quantidade de bolhas que lança para o aqua.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 27/set/2012, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Acho que estou com um problemazinho... :-s
Eu sempre tive umas "mini lapas" no aqua mas agora parecem-me de mais! Hoje estão muitas muito juntinhas em grupos e parece-me que se está a tornar uma praga.

Vidro lateral direito:
Imagem
Imagem

Vidro do fundo:
Imagem
Imagem
Imagem

Para além destas, há mais espalhadas pelo aquário...
Que acham?? Como poderei diminuir a população destas "mini lapas"? :-?

Mensagem 27/set/2012, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
estás ai com uma produção á maneira ...
Também gostava de saber , tenho uma ou duas, sempre ... ou seja vou tirando quando as vejo , mas tenho sempre uma ou duas, parece que são sempre as mesmas mas não são , mas tu tens realmente ai uma praga , porque não as tiras a mão ??

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 27/set/2012, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Paulooliveira Escreveu:
estás ai com uma produção á maneira ...
Também gostava de saber , tenho uma ou duas, sempre ... ou seja vou tirando quando as vejo , mas tenho sempre uma ou duas, parece que são sempre as mesmas mas não são , mas tu tens realmente ai uma praga , porque não as tiras a mão ??

Abraço ..


Ainda não tirei nenhuma, mas mesmo que tire, de certeza que acontecerá o que dizes: mais tarde ou mais cedo aparecerão de novo. E também não gosto muito de mexer no aquário, pelo menos para tirar aquelas junto à rocha teria que mexer... O que queria era arranjar algum animal que as comesse (caso haja problema em tê-las), se não lá terá que ser à mão.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 28/set/2012, 00:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Aproveita enquanto as tens...mais tarde ou mais cedo acabarão por desaparecer... até lá, vão-te limpando os vidros.
Eu preocupava-me era com as 'minhocas' que as acompanham nas fotos... capturá-las com uma pinça.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 28/set/2012, 15:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
As minhocas são bastante difíceis de apanhar mas tenho que me empenhar mais, pois começam a ser muitas também.

Visto não haver problema com as lapas e ainda ajudarem, deixo estar.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 29/set/2012, 10:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Estou com uma dúvida: é normal os corais (moles) ficarem caídos durante a noite?
Todas as noites eles ficam dobrados para baixo... :-s


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 29/set/2012, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Isto é só dúvidas! :-\

Ainda tenho a dúvida anterior...

Mas já algum tempo que me questiono sobre o que serão umas "coisas" brancas que crescem do nada, agarradas às rochas. Até agora tenho duas...

Esta já tenho há bastante tempo:
Imagem

A rocha está sempre virada ao contrário:
Imagem

Esta é mais recente:
Imagem

Aparentemente gostam de zonas mais escuras... :-?
Espero que se perceba o que é, são esponjosas... serão esponjas? Se forem, parece que já tenho três. É normal?

Mensagem 30/set/2012, 21:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Armando,

Isso são mesmo esponjas; não são fotosintéticas e portanto, não precisam de luz e são um ótimo sinal de saúde do aquário.
Têm uma grande capacidade de filtrar a água retendo pequenas partículas e desempenham um papel importante no aquário.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/set/2012, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
César Silvério Escreveu:
Olá Armando,

Isso são mesmo esponjas; não são fotosintéticas e portanto, não precisam de luz e são um ótimo sinal de saúde do aquário.
Têm uma grande capacidade de filtrar a água retendo pequenas partículas e desempenham um papel importante no aquário.
Abraço


Obrigado pelo esclarecimento! :D Estava a achar estranho tantas esponjas, mas ainda bem que é bom sinal.

Quanto ao facto dos corais ficarem dobrados para baixo durante a noite, alguém me pode esclarecer se é normal? :s


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 01/Oct/2012, 13:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Alguns corais é normal, visto que a iluminação está desligada ;)

Mensagem 01/Oct/2012, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Armando Fernandes Escreveu:
Alguns corais é normal, visto que a iluminação está desligada ;)


Ok! Obrigado, sendo assim fico mais descansado.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron