Bom dia pessoal
Estou de volta depois de estar desaparecido durante 3 anos. Neste período mudei de casa e não comecei mais cedo a nova aventura pois vivemos num país de burocracias e tive perto de 20 meses à espera da licença de utilização. Agora já posso fazer as coisas como quero sem chatices!!!!!
Nesta nova aventura houve algumas alterações de forma corrigir os erros da última montagem:
- Anular as bombas de circulação na zona dos cavalos marinhos. Tive muitos problemas pois os cavalos marinhos agarravam-se ás bombas e depois ficavam feridos e acabavam por morrer. Assim no aqua dos cavalos marinhos vou colocar 2 tubos furados, deste o topo até quase ao fundo do aqua e desta forma proporcionar um movimento suave aos cavalos marinhos.
- Aumentar a zona de queda do aqua dos cavalos marinhos (um pente maior) pois como tinha pouca movimentação, a superfície ficava muito suja e desta forma espero eliminar a "sujidade superficial".
- Anular todas as bombas na sump e colocar somente 1 DC12000 que vai ligar a todo o sistema incluíndo o escumador (vou tentar). Assim penso poupar alguns €€€€ na electricidade e também diminuir o aquecimento da aqua na sump no verão.
- Toda a maquinaria e a sump vão ficar no exterior na casa numa espécie bancada com um armário que vai ser construído brevemente. Com isto pretendo ter menos humidade dentro de casa e que as manutenções do aqua sejam mais limpas senão a Maria dá cabo da minha cabeça...
Bom aqui vai o setup do meu novo sistema:
Remontagem: Janeiro 2020Aquário: 120 (C)x 60 (A)x 60 (L) cm
Aqua de cavalos marinhos[/color]: 30 (C)x 80 (A)x 60(L) cm
Volume:432 + 144 + 160 litros
Sump: 100 (C) x 40 (A) x 40 (L) cm + depósito de agua de osmose
Escumador: Schuran 200
RV: +/- 20 kg
Aquecimento: 300W x 2
Iluminação:
1 calha de ledsCirculação: 1 WP 40 + RW 15 + bomba de retorno DC15000
Sistema de reposição: Bomba com sensor marca branca da bubble maggus
Controlador de Temperatura: É um controlador de temperatura electrónico da marca dixel que tem uma sonda para a temperatura e que no verão estará ligado a várias ventoinhas de PC.
Controlador de humidade: Vai estar ligado a um extractor quando atingir valores anormais (um caso a pensar!!!)
Ar Condicionado: Já existente. Moro no Algarve e por isso no verão é necessário manter a casa fresquinha.
Bomba Doseadora: Bubble Magus BM-T01 para fornecer os nutrientes necessários mas ainda não sei qual o sistema a usar.
Ozonizador: TMC V²O³Zone Ozone Generator.
UV: TMC Vecton2 600.
Diversos filtros fluidizados: Para colocar carvão activo, pellets e talvez GFO se necessário.
Aqui vai algumas fotos para regalarem o olho...
Nova queda do aqua dos cavalos marinhosAgora já podem comentar e criticar esta nova remontagem...