Como a minha ultima montagem não estava a correr nada bem resolvi recomeçar tudo de novo.
O sistema antigo foi desmontado e só fiquei praticamente com os peixes e alguns corais que de momento se encontram num recipiente de plástico com cerca de 400l de água, com escumador, aquecimento,luz e a reposição.
A rocha do aquário aproveitei só cerca de 8 kg que foi lavada com a máquina de pressão deixada secar e depois metida em água de osmose, a qual foi mudada diariamente durante uma semana, neste momento está na mesma água desde sábado 16.09 e tenho os nitratos a 0.2 teste Salifert e os fosfatos a 0.06 Hanna HI713.
Como tinha de comprar mais rocha optei por comprar Real Reef Rock a qual efectuei o mesmo procedimento com a água de osmose, neste momento a rocha encontra-se toda junta em água de osmose num recipiente com bombas cerca 10000L/H de circulação.
Para já falta-me decidir qual a areia a meter, gostaria de usar ATI fiji white sand mas está dificil de encontrar aqui para os meus lados, aconselham-me alguma em especial?
Neste aquário decidi que só vou usar produtos Aquaforest. (Não tenho experiência com estes produtos mas gosto do que tenho lido acerca deles)

Aqui fica o setup do aquário
Aquário: 180x60x60
Sump: 120x40x35
Escumador: Deltec SC 1455
Retorno: Jecod DCS 7000
Iluminação: Vertex ilumina SR1500 com mais três módulos vermelhos e dois UV
Circulação: Maxpect Gyre 250
Controlador de temperatura: Twin Aqua Medic
Aquecimento: 2x300W
Sistema de Reposição: Aqua Medic Aquaniveau dois sensores
Osmose: sistema de 3 pré filtros + membrana +1000ml resina mp20
Bomba doseadora: GHL 4 canais para usar assim que necessário com Balling Aquaforest
Filtro Zeovit easy lift S: aqui penso em meter 2400ml de Bio Fil.(sempre o posso manter mais limpo)apenas uma ideia
Reactor Deltec FR509: para usar com os zeolitos da Aquaforest, carvão activado e removedor de fosfatos 300ml cada com bomba de 1200L/H como recomendado pela aquaforest
Reactor de cálcio Deltec PF501 com controlador PH-201: já tinha de outra montagem por isso fica dentro do móvel caso seja necessário.
Será necessário continuar com a rocha em água de osmose e efectuar mudanças até os valores baixarem a 0, ou com estes valores posso retirar da água? o objectivo é deixar secar para poder iniciar o layout.
Agradecia as vossas opiniões e criticas... o mais sinceras possíveis.
Obrigado a todos, prometo que vou mantendo o tópico actualizado e seguindo os vossos conselhos pois as dúvidas irão surgir.

um abraço