Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo de 400 litros dominado por anemonas

Cubo de 400 litros dominado por anemonas

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Este aquário já teve várias encarnações, mas o formato actual de 90x90x50 (405 litros brutos) vem do ano passado.

Video mais recente:



Isto é um hobby que envolve muitas vertentes e eu gosto mais de umas do que outras.

As que menos gosto são a química, canalizações e sofrimento de animais.

Isto explica as algumas das minhas opções.

O aquário não tem sump e para além de uma diversidade de corais moles, LPS, poucos SPS e 2 tridacnas, é povoado por umas 30 anemonas, sendo uma delas uma heteractis magnifica.

15 Peixes:

3 Amphiprion ocellaris
3 Zoramia leptacanthus
2 Apogon kauderni
2 Assesor flavissumus
2 Centropyge loriculus
1 Valenciennea puellaris
1 Acreichthys tomentosus
1 ctenochaetus tominiensis

Escumador Deltec MCE600
Calha Maxspect Razor 180Watts e 1 foco led de 12watts 6500K (sobre a magnifica)
Refugio hangonback
Bombas: RW8, RW4, QP9
UV 36Watts
Bomba doseadora Marine Color

Só doseio Kalk na água de reposição e faço tpa's de 40 litros a cada 10 dias. Uso GFO de forma irregular e carvão para ajudar a reduzir o impacto de acidentes com anemonas (desovas/encontros com bombas).
Editado pela última vez por Alfredo Reis Deus em 07/abr/2018, 01:45, num total de 2 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Muito giro ;) Parabéns!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Obrigado, vou transmitir os parabéns aos bichos todos por terem aguentado o meu tratamento :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
está um ambiente muito interessante e natural. verdade que não tem que ser tudo igual, senão seria chato e estupido, perante tal diversidade e possibilidades.

Já há bombas com proteção para anemonas: https://reefbuilders.com/2018/03/28/ane ... d-printing


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Obrigado Pedro.

Pelo que li, aquilo pra já aquilo é só pra vortech's.

Eu por acaso tenho as de espuma mas raramente uso porque restringem muito o fluxo e as bombas que tenho estão todas a 100%, excepto a QP-9 que está em pulse para criar a onda.

Eu devia ter bombas mais potentes já a contar com isso, as próximas já vão de certeza ser mais fortes.

Já tive anemonas a ir parar às bombas e o carvão activado é que me tem valido sempre.

Este aquário é o resultado de um projecto falhado para ter um grupo grande de palhaços. Havia 10 anos que não tinha doenças e não lhes fiz quarentena: Brooklynella. Dos 13 ficaram 3. A partir daí comecei a adicionar peixes diferentes.

Um aquário de anemonas é um ambiente hostil para a grande maioria dos peixes por isso tive que levar isso em conta: peixes que nadam muito ficaram excluídos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
o teu aquario parece-me bem forte em corrente, e nota-se muito isso nas anemonas. Que tal espalhar essa corrente por várias bombas?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Os cubos são complicados no que respeita a circulação. Como os lados são curtos (90 cms) é muito fácil começar a levantar areia.

Por isso a circulação principal é feita na diagonal (pela RW8).

Tenho a QP9 a fazer ondulação e uma RW4 que está ligada a uma bateria de backup que a mantem a funcionar quando há falta de luz.

Quanto mais bombas eu tiver, maior a probabilidade de ter acidentes com anemonas.

A única coisa no aquário que precisa mesmo de mais circulação é a magnifica.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Gostei muito ...

Não tens umas fotos a mostrar o sistema todo de modo a ver-se o aquário, iluminação, móvel ... o conjunto?

Sempre quis ter anémonas desde o meu primeiro aquário à cerca de 20 anos atrás ... e só neste último arrisquei ter uma quando escondi as bombas todas.
Entretanto tive que retirar as bombas das caixas (não resultava em termos de circulação) e como cresceu muito tive que a mandar embora para grande pena minha!

Ainda gostava de tentar novamente. talvez uma bubble!

Fazes alimentação específica?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Boas Rui. Fiz um video há dias a falar do sistema e mostro o aquário em cima do móvel, que é uma simples mesa.



Eu tenho uma bubble que nunca se divide, só cresce e outras que não crescem muito, mas dividem-se com frequência.

De vez em quando acontecem acidentes e nessa altura o carvão activado é o melhor amigo. Nunca tive nada a morrer por causa das anemonas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
agora há umas quadrilator, sem bolhas, muito interessantes (inferno?!) e ao contactar com o pessoal em frag swaps reparei que é popular cá por Portugal, também aparece em lojas. Não são muito comuns no meio online em que ando mais, à volta de frags de Zoas/LPS/SPS. Chamou-me à atenção, porque são muito bonitas. Já tive uma bubble-tip rosa e não fiquei fã... mexem-se mesmo. Depois tem esta situação... não pode ter várias bombas, eu uso 4, duas delas no fundo.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Boas Pedro.

Eu dei-me quase sempre mal a juntar bubbletips de diferentes variedades. Elas é que têm que decidir quando é que está na altura de poderem estar próximas.

Tenho uma orange drop que só cresce e não se divide e nesta altura ela não parece muito contente por já estar rodeada pelas outras.

A magnifica então fez-me perceber que o que eu sei sobre as bubbletips não serve pra nada quando se tem que cuidar de uma magnifica.

Este aquário é um campo minado. Há umas 30 anemonas, corais moles, sps, lps e eu tento limitar o movimento das anemonas e elas até costumam estar quietas... excepto quando se dividem. De vez em quando conseguem não só ir para o pé dos corais como conseguem rapidamente encontrar um buraco onde meter o pé de onde é impossível tirá-las.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
e usas carvao ativado, caso ocorra algo?

existem corais que substituem bem as anemonas, como as Euphyllias, as cynarinas (coral-carne) e catalaphyllias (Elegances), sem necessidade de correr riscos. Se queres algo parecido com uma anemona da costa, basta-te uma Euphyllia glabescens e ficas muito bem serviço. Os palhaços fazem simbiose com esses corais.

Tenho uma fungia laranja que teoricamente mexe-se, consegue andar 30 cm num dia. A minha não se mexe, pois o coral está bem colado a um substrato que bloqueia o movimento totalmente, veio assim quando a comprei. Mesmo que não tivesse, diambularia na areia apenas. Como está até nas rochas dá para por.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Sim, carvão activado tem que estar sempre fresco na media box do escumador e assim que detecto um acidente, troco o carvão e dependente da gravidade, uma boa tpa.

Se vires um palhaço, mesmo criado em cativeiro, no seu anfitrião natural, notas uma grande diferença no "estado de espírito " do peixe. Faz uma grande diferença ter um ocellaris numa magnifica ou numa bubbletip.

Qualquer aquário de água salgada tem os seus desafios próprios e apesar de eu falar nas dificuldades que há em ter um aquário como este, eu gosto mesmo muito dele como está.

Também tenho aqui uma fungia que está comigo desde que iniciei na água salgada em 2006 e normalmente só quer passear se eu a coloco num sitio com muito pouca luz. Tem a particularidade de ter 3 bocas.

Já li muitos relatos de acidentes com anemonas provocarem grandes estragos, mas nunca me aconteceu e já as tenho desde 2009, se bem me lembro.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Tópicos antigos leio com uma boa pitada de sal e se tens esses cuidados, é natural que não vejas grandes questões.

O teu aquario está bonito e diferente, falta-lhe alguma cor, mas pode ser da camara, visto que quem tem leds tem o mesmo problema em mostrar cor nas imagens. Pelo que dizes pareces ter muitos corais, mas à primeira vista, quase só parece que tens anemonas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Se começasse o cubo de novo metia-lhe uma stychodactyla haddoni azul no meio da areia com um casal de polymnus e estava o aquário feito :)

Há ali alguns corais que já tenho há muito tempo e que não são muito bonitos, mas não quero me desfazer deles.

Durante o dia, o que dizes é verdade, não há muitas cores vivas e a luz da calha que não chega bem a todo o lado, não ajuda.

Dito isto, a falta de cores fortes não me incomoda, porque na memória que tenho de recifes, o que tem cores mais fortes com a luz do sol são os peixes.

Mas há um plano: ao ter o aquário com cores pouco saturadas, o que quer que tenha cores saturadas salta à vista.

Durante o dia, a magnifica é mesmo magnifica e ao contrário das bubbletip, o que é mesmo bonito é o pé. Como está no meio do aquário e tem uma cor rosa azulada forte capta logo a atenção.

Como o aquário é pequeno, só quero ter mais uma peça mesmo marcadamente colorida: uma tridacna maxima.

À noite aquilo muda brutalmente quando ficam só os azuis, mas não tenho camera que consiga captar o efeito. Todas aquelas bubbletips, zoanthus de varias cores, ricordeas, etc, parecem radioactivos. A magnifica pelo contrário fica toda cinza, não tem nada fluorescente. Parece outro aquário.

Depois da catástrofe que foi o grupo de palhaços, comecei a introduzir peixes devagar e pensei bastante na escolha de cada peixe.

Um dos principais critérios é que os peixes não me lembrem constantemente que aquilo é uma jaula. Peixes que fazem quilómetros dentro de um aquário ficam logo postos de parte, até porque iam ser particularmente perturbados pelas anemonas.

Sempre que possível, prefiro grupos pequenos ou casais, penso que os peixes se sentem melhor assim.

Depois há peixes utilitários como o diamond goby pra cuidar da areia, o filefish para manter as aiptasias debaixo de controlo.

Mas o resultado é que quando alguém vê o aquário a pergunta mais frequente é "O aquário só tem plantas, não tem peixes?".


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
pois, mas os corais conseguem ser coloridos mesmo em full-spectrum, so com luz azul é que ficam com cores inacreditáveis. normalmente uso full-spectrum durante o dia e à noite antes de desligar é que ficam so os azuis ligados, controlado por relogio. Porque não usas uma ocean's revive ou equivalente?

Eu tb preferia luz branca normal, hoje em dia só quero azuis e quando liga só os azuis, vou para de volta do aquario. Full spectrum só me interessa quando estou a fazer reefscaping ou a ver os invertebrados. Na verdade com canais separados nos LEDs, tens dois aquarios diferentes... com interesse diferente.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
É que são mesmo 2 aquários diferentes.

Eu já tive uma calha HQI+T5 actinicas e ainda estou para ver uma luz com aspecto mais natural do que a dessa calha. Faltava-lhe a capacidade de mudar devagar ao longo do dia.

Não há nenhuma calha de leds no mercado actualmente que eu goste mesmo.

Ou têm os leds demasiado espalhados e isso cria um efeito quase eléctrico na areia (Maxspect ou Ocean Revive) ou têm os leds concentrados numa pequena área (kessil) o que é bom, mas depois falta-lhes a "luz ambiente" de algo parecido com as T5.

O que eu quero é uma calha tipo a Kessil AP700 com duas tiras de led dos lados. Enquanto isso não existir não quero gastar mais dinheiro em iluminação.

Para remediar comprei há dias mais uma maxspect razor igual à minha em 2a mão. A ideia é aguentar um ano ou dois até a calha que eu quero existir no mercado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Mais um video a falar sobre os peixes



Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Hoje recebi a 2a maxspect e pude finalmente ver o aquário totalmente iluminado.

É mesmo um aumento na qualidade de vida. Não só fica mais bonito, como já me permitiu mudar alguns corais de sitio.

Também já testei a minha teoria de que colocar uma luz mais azulada atrás e uma menos azulada à frente aumenta a noção que se tem da profundidade do aquário. Aumenta mesmo.

Durante o dia tenho demasiada luz ambiente misturada com a luz do aquário para se notar o efeito, mas a partir do por do sol o efeito é nítido. Olho para o aquário e parece-me mesmo mais largo.

Acabei por configurar a calha que ilumina a parte de trás do aquário para começar a fazer o por do sol meia hora antes da calha da frente e gostei do resultado.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron