Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo de 400 litros dominado por anemonas

Cubo de 400 litros dominado por anemonas

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Onde comprar tenho muitos sítios, mas e se falha a meio da noite? já não há tantos sitios. No teu caso são os problemas de viver no Alentejo. Para mim, é a zona mais interessante de Portugal continental, por ser mais ou menos plano e desocupado e as cidadezinhas todas separadas e não como aqui, que é uma confusão generalizada, até as placas de localidade são colocadas em tribunal. Falhas são muito raras, pode não ocorrer qualquer uma num ano.

Os teus parametros estão bons. Os dinos, não terás aumentado a comida no aquario? De qualquer forma resolve-se bem.

Deverias mostrar mais esses detalhes do aquario, como as tridacnas... tens coisas e pelas fotos fica-se sem ideia do que tens aí.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Amanhã vou aspirar o que puder dos dinos durante a tpa e depois vou tirar umas fotos.

Eu moro a 10kms da vila mais próxima o que tem os seus inconvenientes. Mas depois tenho isto a 2 minutos a pé.

Imagem

Aquela grande mancha branca na água são flores de plantas aquáticas.

Daqui por um mês já secou.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Alfredo ... para saberes se é dinos recolhe um pouco de água do aquário (filtra com um filtro de café) e abana a garrafa vigorosamente.

Depois pousa a garrafa e espera. Ao fim de cerca de 1h podes olhar para a garrafa de novo. Se se tiver formado um aglomerado castanho então são dinoflagelados. Se não é outra coisa.

Existem vários tipos de dinos diferentes e o tratamento para eles varia por isso é tão complicado. Só com um microscópio se pode tentar uma identificação.

O último surto que tive foi devido a um aumento de silicatos (uma má recolha de água do mar) e só com o aumento de fosfatos para 0.26 é que consegui que desaparecessem.

No passado resolvi com água oxigenada (mas nada recomendado para quem tem anémonas)

Abraços e vai dando notícias.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Boas Rui. Obrigado, estou a fazer o teste que indicaste.

Seja o que for, não estou a pensar fazer nada a menos que comece a afectar os corais. Estas coisas vão e vêm por uma variedade de razões e para mim não é fácil descobrir o porquê.

As alterações que houve recentemente foi ter desligado o UV e ter removido alguns corais, entre eles um grande sarco.

Já voltei a ligar o UV e hoje é dia de TPA por isso vou aproveitar e aspirar o que puder.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Passada uma hora, a garrafa está limpa. Mas desconfio que o UV possa estar a estragar o teste.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Alfredo Reis Deus Escreveu:
Boas Rui. Obrigado, estou a fazer o teste que indicaste.

Seja o que for, não estou a pensar fazer nada a menos que comece a afectar os corais. Estas coisas vão e vêm por uma variedade de razões e para mim não é fácil descobrir o porquê.

As alterações que houve recentemente foi ter desligado o UV e ter removido alguns corais, entre eles um grande sarco.

Já voltei a ligar o UV e hoje é dia de TPA por isso vou aproveitar e aspirar o que puder.


Se forem mesmo Dinoflagelados as TPA são desaconselháveis ...

Os dinos alimentam-se de Carbono, Elementos traço e luz ...

Um conselho é estares atento ao Iodo ... eu parei de dosear Iodo pois achava que isso estava a alimentar os dinos e perdi imensos corais por causa disso.

A UV ajuda. Pelo menos o que está na coluna de água morre.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Não estou a fazer TPA por causa dos dinos, está mesmo na altura.

De vez em quando, por muito que se tente evitar, há um abanão ou outro e neste caso desconfio que tenha sido o tirar um grande volume de corais e desligar o UV.

Com sorte isto vai lá só com um pouco de tempo até isto equilibrar por si.

Seja qual for a causa, o que quer que eu faça que altere a rotina do aquário, o mais certo é piorar as coisas.

Sempre tive um pouco de ciano, dinos, aiptasias, algas filamentosas e bolha. Enquanto não parecer que querem sair do aquário e conquistar o mundo, vou tolerando.

Já lido com estas supostas pragas há tanto tempo, que começo a achar que têm mesmo o seu lugar no aquário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
cheguei a ter uma infestação vindo de uma loja e por o aquario ter sido uma remontagem, logo nao 100% equilibrado. Resolvi facilmente até à extinção e sem grande trabalho... usei vodka+ AF pro bio S ( se nao se quer vodka usa-se NOPOX ou o recomendado pela Aquaforest) e Stombus luhanos para irradicar as sobras (colonias à espera de expansao ou a reiniciar crescimento).

Se a infestação for muito grande terás que sinfonar os dinos (logo TPA) e os strombus vao tratar do que reaparecer. Simples.

As mudanças e o que leva ao aparecimento visivel pode ser comida a mais.
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 16/mai/2018, 15:07, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Alfredo Reis Deus Escreveu:
de ciano, dinos, aiptasias, algas filamentosas e bolha. Enquanto não parecer que querem sair do aquário e conquistar o mundo, vou tolerando.

Aiptasias tive muitas... porque achava e acho piada... so que com os quimicos, mesmo os melhores, acabam por piorar a situaçao por levar a reprodução... solução foi simples: Lysmata wundermani (o problema é mesmo conseguir o camarao verdadeiro sem te calhar o seticaudata)... só com um: as aiptasias vao até à extinção, tenhas poucas ou muitas, grandes ou pequenas.
Dinos/cyanos... falei à pouco a minha opiniao a respeito
algas filamentosas, parece-me o que dá mais trabalho... Se calhar o melhor é o Tang amarelo para essa alga.
algas bolha é nao deixar entrar no aquario, inspeciono o frag por isso. E se calha de entrar, tiro fora e rebento fora num recipiente. Logo nunca tive realmente essa alga, se bem que me chegaram frags com isso.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Vidal Escreveu:
cheguei a ter uma infestação vindo de uma loja e por o aquario ter sido uma remontagem, logo nao 100% equilibrado. Resolvi facilmente até à extinção e sem grande trabalho e teorias... usei vodka+ AF pro bio S ( se nao se quer vodka usa-se NOPOX ou o recomendado pela Aquaforest) e Stombus luhanos para irradicar as sobras (colonias à espera de expansao ou a reiniciar crescimento).

Se a infestação for muito grande terás que sinfonar os dinos (logo TPA) e os strombus vao tratar do que reaparecer. Simples.

As mudanças e o que leva ao aparecimento visivel pode ser comida a mais.



Olá Pedro,

Onde é que encontrou esta receita para os dinos?

Ando a seguir um tópico no Reef2Reef com mais de 500 páginas e eles ainda não encontraram solução simples como essa para o problema; era giro nós aqui de Portugal, arranjarmos uma solução simples para essa praga...

... diga lá onde encontrou essa solução milagrosa!!!
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Uma das grandes dificuldades para começar é identificar o tipo de dinoflagelados porque eles reagem de formas diferentes.

Entretanto notei que ontem a esta hora estavam bastante mais espalhados do que hoje.

Aspirando o que resta deve ficar resolvido.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Eu ainda tentei aspirar para dentro de um filterbag ... Mas completamente inútil. Apanhas alguns mas a maior parte passa.

Eu percebo a tentação de fazer TPA eu também fiz várias. E cheguei à conclusão que mesmo sendo contra-indicado, aliado ao aumento de nutrientes ajuda bastante senão resolve mesmo o problema.

O método mais eficaz para mim e para quem tem relatado o problema é aumentar fosfato e nitrato de modo a dar força às restantes algas que por sua vez irão competir com os dinoflagelados e mantê-los numa população controlável.

Dinoflagelados existem em todos os aquários só que as restantes algas não os deixam tomar conta.

Tens razão. imensos tipos de dinoflagelados e cada qual com as suas reacções. Por isso algumas infestações são mais fáceis de controlar que outras.

E sim, dyciota, aptaisas, valónia, dinos ... há de tudo neste meu aquário. tento é sempre arranjar um predador natural para manter todas essas pragas em controle. Por isso tenho tanto medo de perder peixes. Se os meus morrerem estou literalmente tramado LOL!

dyctiota = nasos
aptaisas = burguessi
valonia = siganus magnificus
dinos = PO4 a 0.14 ...

Abraços e vai postando a tua experiência!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
César Silvério Escreveu:

Olá Pedro,

Onde é que encontrou esta receita para os dinos?

Ando a seguir um tópico no Reef2Reef com mais de 500 páginas e eles ainda não encontraram solução simples como essa para o problema; era giro nós aqui de Portugal, arranjarmos uma solução simples para essa praga...

... diga lá onde encontrou essa solução milagrosa!!!


Não encontrei em lado nenhum, simplesmente agi como agiria para qualquer alga. Por mim próprio, mas também já li que outras pessoas andavam a usar o Pro Bio S com o mesmo objetivo. 1 gotinha por cada 100 litros. Sei que nao acreditam, cada qual com a sua. Isto pode ajudar... ou prejudicar, nunca se sabe... também diminui a comida aos peixes, pois reparei que quanto mais comida... mais aquilo expandia. Nao desaparece num dia.

Poderia ter feito um video... agora é tarde, está extinto. ;)

P.S. não funciona para filamentosas


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Vidal Escreveu:
César Silvério Escreveu:

Olá Pedro,

Onde é que encontrou esta receita para os dinos?

Ando a seguir um tópico no Reef2Reef com mais de 500 páginas e eles ainda não encontraram solução simples como essa para o problema; era giro nós aqui de Portugal, arranjarmos uma solução simples para essa praga...

... diga lá onde encontrou essa solução milagrosa!!!


Não encontrei em lado nenhum, simplesmente agi como agiria para qualquer alga. Por mim próprio, mas também já li que outras pessoas andavam a usar o Pro Bio S com o mesmo objetivo. 1 gotinha por cada 100 litros. Sei que nao acreditam, cada qual com a sua. Isto pode ajudar... ou prejudicar, nunca se sabe... também diminui a comida aos peixes, pois reparei que quanto mais comida... mais aquilo expandia. Nao desaparece num dia.

Poderia ter feito um video... agora é tarde, está extinto. ;)

P.S. não funciona para filamentosas


Pois mas devem ter desaparecido por qualquer outra razão, ou então não eram dinos (fizeste o teste que o Gaspar referiu?);

Dinos não são algas e depois são muito complicados de erradicar; há milhares de dinos diferentes e cada um, ou quase, requer uma identificação e uma abordagem diferenciada.

Abraço e até ao aniversário do Fragário (espero).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Como o problema não é grave e notei melhorias de ontem para hoje, não vou fazer mais nada. Acho que o aquário é capaz de se reequilibrar sozinho.

Fiz agora a TPA que faço normalmente a cada 10 dias e aspirei o que vi de manchas castanhas.

Amanhã com sorte os dinos voltam a habitar só a zona onde vivem normalmente :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
César sei bem que não são algas, mas trato como tal. Não fiz teste... Mas comparação visual com sites levaam-me a acreditar que sim... Dinos...alternativamente seriam cianobactérias. Nenhum outro motivo pois tive durante um mês e assim. Além de que os motivos para resolução são óbvios... Competição! Pro Bio S são bactérias... A vodka tb cria bactérias. Não planeio ir ao jantar...

o R2R é apenas um fórum..
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 16/mai/2018, 18:52, num total de 1 vez.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Alfredo Reis Deus Escreveu:
Como o problema não é grave e notei melhorias de ontem para hoje, não vou fazer mais nada. Acho que o aquário é capaz de se reequilibrar sozinho.

Fiz agora a TPA que faço normalmente a cada 10 dias e aspirei o que vi de manchas castanhas.

Amanhã com sorte os dinos voltam a habitar só a zona onde vivem normalmente :)


:-bd

Relata amanhã ...

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Vidal Escreveu:
César sei bem que não são algas, mas trato como tal. Não fiz teste... Mas comparação visual com sites levaam-me a acreditar que sim... Dinos...alternativamente seriam cianobactérias. Nenhum outro motivo pois tive durante um mês e assim. Além de que os motivos para resolução são óbvios... Competição! Pro Bio S são bactérias... A vodka tb cria bactérias. Não planeio ir ao jantar...

o R2R é apenas um fórum..



Olá Pedro,

Não é um jantar é um convívio de um dia inteiro e é pena que não vá pois haveria com certeza muitos presentes que gostariam de trocar, também consigo, experiências muito úteis para todos.

Para além disso visitar a maior e melhor loja de aquariofilia do país, seria também para si uma mais valia.

Abraço e fica para a próxima


Peço desculpa ao Alfredo por este extra-post.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Parece que foi mesmo só um soluço, já está quase ok.

Depois de ter aspirado ainda voltaram a aparecer, mas hoje ao final do dia regrediram.

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
@cesar: Não tenho disponibilidade laboral.

Já conheço... fui lá um dia -de fugida- quando fui a Santa Maria da Feira. Há muitas lojas de corais, César... vou a algumas. Era preciso um evento de troca de corais em PT que é algo que junta varias lojas, reefers e fornecedores. Atualmente estou a importar do estrangeiro por não encontrar aquilo que quero, mesmo em termos de fiabilidade do coral que é enviado. Já consegui muitos dos corais que babava... @-) atacam é a carteira de uma maneira chocante, dao cabo de um salario num instante... agora há que poupar. :@)

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron