Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife de coral - Video de como estava

Recife de coral - Video de como estava

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Venho apresentar neste tópico o meu primeiro projecto de um aquário de agua salgada. A minha experiencia passa por comunitários e ciclideos do malawi estes ultimos com um tanque grandinho 1,80m porque são animais que necessitam de espaço.

Mas a muito que os aquários de agua salgada me atraem possivelmente desde que entrei na aquarofilia, mas devido a dizerem-me sempre que era mais complicado e tinha mais gastos fui deixando a ideia de parte. A uns tempos arreijei um espacinho pequeno em casa onde pretendo fazer este "Nano".

A minha ideia inicial era fazer um Barebottom com pouca rocha e um metodo probiótico. Depois de muito ler cheguei a conclusão que para o meu tipo de vida secalhar me iria ocupar bastante tempo e possivelmente nem o iria ter disponivel quando era necessário. Tambem vi aquários de barebottom pela net com a famosa placa de pead e experimentei ao vivo para ver seu efeito... Não gostei sou sincero fica pouco natural o que para mim não é o objectivo. Os que defendem o uso do bare bottom e por uma questao de limpeza e não acomulação de detritos mas sinceramete o aquário já nao é uma coisa "natural" e com um fundo de plástico então é que não dizia mesmo nada.

Mudei um pouco de ideias e deixei o bare bottom e o metodo probiotico ( introdução de produtos diários) completamente de parte.

O aquário será mais de LPS e corais moles com uns poucos corais duros dos mais faceis de manter e menos exigentes em relação a luz e variação de parametros da agua.


Deixo o setup do aquário:

. Aquário 65*40*45
. Sump 50*35*50
. Calha 4*36W PLL

E o equipamento técnico :

. Vortech MP10
. Eihem Compact Plus 3000
. Termostato 100W
. Bubble Magus NAC7
. Saco 200 Micron
. TMC UV 600

Layout:

. Bio active live aragonite (para fazer uma camada fina de substrato de modo a não ficar totalemnte bate bottom)

. Rocha ainda a adquirir


Montar isto tudo num local tão pequeno não foi tarefa muito simples para quem estava abituado a meter tudo num movel e a caber lá de qualquer maneira... Mas conseguio-se com um pouco mais de trabalho.

O aquário era para ter um sistema de reposição automática mas depois do que li de boias que predem inundações dispensei o sistema e reponho a agua manual ( mais trabalho e mais variação possivelmente mas sinto-me seguro)


Fotos da sump :

Imagem

Imagem

Ainda não está completa mas fica pronta hoje.

Neste momento ando a luta em afinar o nac 7 ja o consegui meter a fazer uma espuma seca etc mas tive de mexer na sump e tiré-lo de lá resultado nunca mais acerto com aquilo :( já tive mais longe de usar o martelo... ~x(
Editado pela última vez por Hugo Rafael em 28/jul/2015, 12:32, num total de 7 vezes.

Mensagem 03/Oct/2012, 22:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O NAC7 é um bom escumador, mas precisa de um nível certo na SUMP. depois de regulado (a 23cm posição 3 no meu setup) aquilo nunca mais desafina.

Quanto aos sistemas de reposição olha que tens coisas muito seguras.

Tens sistemas de 3 boias que em caso de alguma falha numa delas desliga tudo e não há perigos nem de inundação nem de bombas a trabalhar em seco.

Se não tens vida para métodos próbióticos então também não terás para andar todos os dias a repôr água.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2012, 23:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
O sistema de reposição já está comprado. Segui o conselho que me deram...

A questão e mesmo do escumador o meu esta a 23/24 cm já esteve a fazer espuma bem consistente e tinha a abertura no nivel 5 chegou a tirar sugidade da agua. Mas depois tive de lhe mexer e a espuma que cria ja nao tem a mesma consistencia parece aguada e se meto no 5 a espuma nao sobe, se meto mais para baixo a espuma realmente sobe mas escuma mt liquido :-?? Eu sinceramente ja tou tao farto de andar la de volta que o vou deixar a trabalhar e amanha ja olho a ver se a espuma chega ou nao ca acima ao copo....

Quando o meti a 24 cm de altura e o liguei a primeira vez e que estava mesmo a escumar bem. quando tinha mais altura de agua tava uma treta e agora uma treta está :(

Mensagem 04/Oct/2012, 01:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Rafael Escreveu:
O sistema de reposição já está comprado. Segui o conselho que me deram...

A questão e mesmo do escumador o meu esta a 23/24 cm já esteve a fazer espuma bem consistente e tinha a abertura no nivel 5 chegou a tirar sugidade da agua. Mas depois tive de lhe mexer e a espuma que cria ja nao tem a mesma consistencia parece aguada e se meto no 5 a espuma nao sobe, se meto mais para baixo a espuma realmente sobe mas escuma mt liquido :-?? Eu sinceramente ja tou tao farto de andar la de volta que o vou deixar a trabalhar e amanha ja olho a ver se a espuma chega ou nao ca acima ao copo....

Quando o meti a 24 cm de altura e o liguei a primeira vez e que estava mesmo a escumar bem. quando tinha mais altura de agua tava uma treta e agora uma treta está :(


Boas :D ,

eheheh ... é mesmo assim. mete no 5 e fecha um niquinho mais em direcção ao 4.
Vai ficar abaixo daquilo que queres. Deixa que 24 horas depois está bom!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 09:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Obrigado pela ajuda mas sinceramente nao me parece tar a escumar bem . Já esteve mas agoa a espuma nao e consistente e nao sobe no copo como estava a subir.

Não tem porcaria para tirar será ?


E que antem fazia uma espuma mesmo consistente e agora não a está a fazer. Se regulo para o 4 ou 3.5 realmente a agua aumenta de nivel no escumador e a espuma sobe mas continua a ser pouco consistente.

Não tenho vivos nem rocha viva. Apenas areia viva e agua de osmose pode ser disso ? já limpou tudo o que tinha a limpar ?

Mensagem 04/Oct/2012, 09:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Deixa-me dizer que tens ai material para fazer um bom nano ....
quanto a reposição ainda bem que compraste, para não teres variações e realmente é muito mau teres que andar a repor todos os dias a mão ...

Agora diz-me uma coisa, tens areia viva e água de osmose com sal ?? ou só tens água de osmose sem sal ??

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/Oct/2012, 11:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Deixa-me dizer que tens ai material para fazer um bom nano ....
quanto a reposição ainda bem que compraste, para não teres variações e realmente é muito mau teres que andar a repor todos os dias a mão ...

Agora diz-me uma coisa, tens areia viva e água de osmose com sal ?? ou só tens água de osmose sem sal ??

Abraço



Boas,

Bem, se tem água de osmose sem sal .... areia viva é que já não tem.

Se o escumador estava com uma espuma densa, acredito que seja água salinizada.

Se tens pouca (ou neste caso nenhuma) carga orgânica não esperes também muita porcaria no escumador embora a densidade da espuma está relacionada com a densidade da água e não própriamente da porcaria que contém.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pois Rui era ai que queria chegar , e se for só água de osmose , o escumador não tira nada , o que tirou poderá ter sido os restos da areia que era viva e morreu , penso eu de que ...

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/Oct/2012, 13:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulooliveira Escreveu:
Pois Rui era ai que queria chegar , e se for só água de osmose , o escumador não tira nada , o que tirou poderá ter sido os restos da areia que era viva e morreu , penso eu de que ...

abraço ..


Boas ...

nahhh se fôr só água de osmose nem sequer faz "espuma".

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 13:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Eu por acaso já tive um NAC7, e sinceramente nunca tive tanta dificuldade em acertar com um escumador... mas conforme o Rui diz e bem... velocidade 4,5 com um nivel de 23cm a 24cm... e isso fica bom =)

Cumprimentos,
Armando

Mensagem 04/Oct/2012, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Olá a todos,

A areia viva so entrou dentro do aquário quando a agua já estava salinada e com 1025 :).

A questão do escumador pelo que tive a falar com uma pessoa de uma loja deve-se ao facto de nao ter nada para tirar o tudo o que tinha já saio.

A densidade mantem se a 1025 como estava antes... Esperar que o ciclo acabe a ver se aquilo depois com vivos tira nhanha.

Obrigado a todos pela ajuda e dicas que me têem dado.

Mensagem 04/Oct/2012, 22:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Boas,

Eu por acaso já tive um NAC7, e sinceramente nunca tive tanta dificuldade em acertar com um escumador... mas conforme o Rui diz e bem... velocidade 4,5 com um nivel de 23cm a 24cm... e isso fica bom =)

Cumprimentos,
Armando



Epá ...
O meu funciona tipo relógio suíço.
E então agora que tirei mesh e coloquei needle wheel parace-me que a espuma é muito mais densa.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 22:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Rafael Escreveu:
Olá a todos,

A areia viva so entrou dentro do aquário quando a agua já estava salinada e com 1025 :).

A questão do escumador pelo que tive a falar com uma pessoa de uma loja deve-se ao facto de nao ter nada para tirar o tudo o que tinha já saio.

A densidade mantem se a 1025 como estava antes... Esperar que o ciclo acabe a ver se aquilo depois com vivos tira nhanha.

Obrigado a todos pela ajuda e dicas que me têem dado.



Boas,

Podes sempre baixar um pouco a salinidade para 1024 que sempre poupas um pouco no sal e estás mais dentro dos parâmetros considerados normais para um recife.

Nem precisas meter vivos. Assim que colocares RV vais ver que começa a escumar de novo.

Não tens RV mas presumo que tenhas RM. Certo?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Sim tenho rocha morta ai a volta de uns 7 kilos. O escumador chegou a tirar espuma densa apesar de pouca sujidade mas agora nao a espuma nao e densa e meio aguada e mal sobe no copo como disse. Disseram me que era uma situação normal escumou o que tinha e agora já não tem nada para tirar.... Acho estranho mas até agora não tenho informação melhor que esta para explicar o que está a acontecer....

Mensagem 08/Oct/2012, 10:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Bem só para actualizar um pouco a situação. O aquário tem estado a ciclar, adiciono um pouquinho e comida e bactérias para dar uma ajuda ... Foi assim que me regi nos meus aquários de agua doce e estou a fazer da mesma maneira no salgado.

Mas isto de ir olhando para o aquário sem nada dá sempre para ir pensando noutras situações. O saco de 200 microns vai sair da sump. A meu ver este tipo de filtragem para ser eficaz deve levar uma lavangem de 3 em 3 dias, senão o saco acumula mt lixo e satura transbordando, Como não vou ter disponiblidade para o estar sempre a limpar e por experiencia do meu aquário de cilideos em que o saco e bem maior e satura numa semana vou optar por não ter o saco e fazer a experiencia a ver se o escumador é capaz de remover algum do lixo que ficaria retido no saco.... Para esse efeito vou aumentar a circulação na sump para este andar pela coluna de agua....

O escumador funciona bem deixei-o desligado 2 dias e depois lá o liguei... fez de novo uma espuma densa tirou uma ligeira sujidade mas depois voltou ao normal ou seja tira o que tem a tirar rapidamente ( em fase de ciclo é pouca coisa)

Nesta fase tenho UV e escumador desligados já que estou a adiconar microbacter7 e diz na embalagem para desligar durante 4 horas os dispositivos, como o aquário está a cilar vou optar por não os ligar.

Não que seja para já mas que equipa de limpeza aconcelham ?

Mensagem 09/Oct/2012, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Hoje tirei umas fotos ao layout em fase de ciclo com as lâmpadas actinicas ligadas apenas.

Optei por 2 ilhas apesar de gostar também de paredes de rocha que se usava antigamente mas como o aquário e pequeno decidi fazer as duas ilhas :

Imagem

Imagem

Era para tira uma mais frontal mas a bateria acabou :(...

Neste momento o aquário já se encontra com o ciclo iniciado a Amonia já esta presente bem como um elevado numero de nitritos e alguns nitratos... Agora é aguardar mais um pouco entretanto se poderem ir dando opiniões de vivos que possam viver comodamente neste tanque agradeço. Preferia peixes utilizados em nano reef´s que é o que considero ideal para o aquário.
Editado pela última vez por Hugo Rafael em 09/Oct/2012, 23:40, num total de 1 vez.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá carrega lá isso porque isso merece uma frontal.
Parece ter muito bom aspecto esse layout.

Estou curioso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Obrigado Rui.

Segue a foto pedida :

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Neste momento o ciclo já se encontra iniciado; já há nitritos...



Agora neste momento surge-me a duvida. A cilagem de um aquário de agua salgada parece-me muito mais lenta que num aquário de agua doce. Talvez por ser apenas com a colonização da rocha e não ter nenhu outro suporte para bactérias , ainda para mais eu só utilizei rocha morta o que vai aumentar o tempo ainda mais.



No entanto eu gostava apenas de saber se fazem trocas de agua duarante o ciclo ou se a melhor forma é quando a amónia e nitritos estiverem a 0 e os nitratos com valores medios altos se deva fazer a troca isto enquanto nao se tem nenhum ser vivo.



Nos meus aquário de agua doce procedi a ciclagem sem trocas de agua e deu resultado. Qual a vossa opinião ? é melhor fazer trocas durante o ciclo para baixar os valores ou mais vale ter pariencia e ficar com a amonia e nitritos a 0 e depois então fazer a troca?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Hugo Rafael Escreveu:
Neste momento o ciclo já se encontra iniciado; já há nitritos...



Agora neste momento surge-me a duvida. A cilagem de um aquário de agua salgada parece-me muito mais lenta que num aquário de agua doce. Talvez por ser apenas com a colonização da rocha e não ter nenhu outro suporte para bactérias , ainda para mais eu só utilizei rocha morta o que vai aumentar o tempo ainda mais.



No entanto eu gostava apenas de saber se fazem trocas de agua duarante o ciclo ou se a melhor forma é quando a amónia e nitritos estiverem a 0 e os nitratos com valores medios altos se deva fazer a troca isto enquanto nao se tem nenhum ser vivo.



Nos meus aquário de agua doce procedi a ciclagem sem trocas de agua e deu resultado. Qual a vossa opinião ? é melhor fazer trocas durante o ciclo para baixar os valores ou mais vale ter pariencia e ficar com a amonia e nitritos a 0 e depois então fazer a troca?



Olá Hugo,

Para diminuíres o tempo de ciclo podes utilizar o mesmo produto que eu utilizei (Brightwell Aquatics MicroBacter7) e conta uns 25 Dias, até deixares de teres nitritos.

Liga o escumador, e mete na posição 3 (onde tenho o meu também).

Imagem

Durante o ciclo eu fiz Ghost Feeding, para alimentar as batérias.

Irás passar por um boom de diatoms (quando o nitrito começa a reduzir) e mais tarde algas verdes.

Durante o ciclo se atingires níveis altos de amónia aconselho uma TPA, mas por norma não é necessário, eu fiz o ciclo com luzes, o que tambem diminui o tempo do ciclo e cria-te mais rapidamente algas, que irás ter sempre.
Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron