Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife de coral - Video de como estava

Recife de coral - Video de como estava

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Cesar eu vou ter de dar banhos de agua doce ao zoanthus por causa dos nudibranquios. As aptasias tao pelo meio do zoanthus. São poucas mas estão lá.

Como tenho o coral fora não as posso arrancar simplesmente ? ou qual será a melhor maneira que conseguir exterminar a praga ?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rafael,

Podes arrancá-las, mas faz isso fora de água; cada bocadinho que lá ficar irá dar nova aiptasia.
Limpa bem depois de as arrancar; não vai ser fácil, pois vai sempre ficar uma nanha...livra-te disso agitando bem a pedra dentro da água de osmose e depois passa por água nova.

Eu reforçava isso, queimando-as com um ferro de soldar, ou um ferro em brasa.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Certo irei fazer isso :).

Bem queria opiniões em relação a ofiuros apanhei um hoje um bem pequenino. Só com a lupa da para perceber o que era realmente. Que dizem sobre estes animais ? são bons em reef ?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Bem algumas novidades...

Como não tive resposta em relaçãpo ao Ofiuro coloqueiro no reef era minusculo nem sei se se safa...

De resto ouve introdução de mais corais e alguns até já tiveram de sair. Ofereceram-me uma esponja do qual nao sabia nada. Depois de ler algumas das coisas vi que tinham enganado redondamente a pessoa que me ofereceu. Dizendo que era um coral de facil manutenção e que não era preciso nenhum tipo de cuidado extra sendo este apanhado na loja ( apanhando ar) coisa que não se pode fazer nestes corais. Acabou por se desfazer todo porque começou a morrer depois de procurar e procurar lá encontrei info e o que aconteceu não é de estranhar.

Enfim fica aqui o meu agradecimento e o da pessoa que me ofereceu o coral a bendita loja em que não percebem patavina do que vendem...

Deixando esta questão de parte o problema dos nudibranquios continua. Comprei um sixline Wrasse que só lhe vi a cor quando o trouxe no saco para casa da loja. Depois disso enfiou-se num bucaro da rocha e nunca mais de lá saio. Via os olhos a mexer respirava mas sair do buraco nada.... Hoje andei de roda do buraco o mesmo já não está lá mas tb não o vejo em lado nenhum.

Preocupado fui a loja saber o que se podia saber que nunca introduzi um animal assim que não sai-se uma unica vez e se deixa-se ver a cor.

Informação da loja foi que era normal que estava em fase de adaptação e que era um peixe muito timido. Ele tinha acabado de chegar a loja e portanto levou com duas aclimatizações num só dia. Continuo preocupado mas já vasculhei o maximo do visivel e não o consigo encontrar.


Comprei tambem um Lysmata amboinensis para ajudar na limpeza de parasitas dos peixes. O camarão anda activo mas tem um pequena bolha lateral que nao sei o que poderá ser so dentro do saco quando o estava a alimatizar e que reparei... Espero que nao seja grave para o animal.

E por ultimo adicionei tambem três peppermint shrimp para ajuda no controlo de detritos e aptasias.


Por agora estas são as novidades espero que tudo establize. As algas continuam a dar que fazer há equipe de limpeza.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Novidades pouco boas mas já esperadas... O meu sixline morreu :(.

Hoje de manha ao acordar recebi a noticia que o meu sixline tinha morrido. O meu pai retirou-o para fora e deixou-o numa toalha para o ir ver assim que me levanta-se; assim foi.

Ele disse-me: "agora tudo parece fazer sentido"... Abalado com a morte do peixe nem percebi o que ele me dizia... Ao que repeti-o: "olha para o animal com atenção". Ao reparar no peixe a barriga do mesmo fazia um U invertido bastante acentuado ; já não comia a que tempos.... O peixe entrou no meu aquário sexta a noite.

Ao que o meu pai me disse que na loja quando estavam a apagar o referido peixe frizaram: "vamos lá ver se ele se safa". Ele não percebeu porque normalmente vamos juntos, nunca vai ele sozinho a loja.

Realemente nunca esperei tal atitude da loja onde adquiri desde sempre todos os meus vivos para agua salgada, não vou referir o nome porque axo que não é relevante problemas todos temos mas tal atitude não foi nada sensata para com o cliente fidelizado e até hoje satisfeito.

Tão depressa e enquanto me lembrar deste episódio vou sempre ficar triste e desconfiado o que realmente era desnecessário.

Sempre axei estranho desde que introduzi o peixe no aquário nunca lhe ter visto a cor. Parametros OK; aclimatização idem. Fui a loja no dia a seguir referir isso mesmo a peimeira pergunta que me fizeram foi se o peixe estava bem, como já tinha referido no post anterior ao qual disse que não e expliquei a situação... A resposta foi que era normal.

Não falando mais em desgraças por agora vou deixar o aquário andar com aquilo que tem, Vou comprar outro sixline , faz-me falta por causa dos nudibranquios.

Peço desculpa pelo relato longo mas tambem é uma forma que temos de desabafar uma situação pouco agradável.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Hoje voltei a minha loja de sempre para comprar um coral que lá lá tinha andado a ver a algum tempo uma Catalaphyllia.

Ao chegar a loja fui atendido e referi o sucedido com o animal uma vez que ainda não o tinha feito directamente a alguém responsável da loja. E qual o meu espanto já sabiam do sucedido e prontificaram-se de imediato sem eu fazer qualquer referencia a darem-me outro exemplar. Fiquei satisfeito com a atitude não tanto pelo valor monetário do animal (apesar de para mim ter um custo que é caro) mas pela pena que tive em trazer um exemplar para minha casa e ter aquele infortúnio.

A situação ficou logo resolvida ali por parte do lojista sem nenhum tipo de problema conflito discussão ou o que quer que seja. Apenas foi oferecido logo outro sixline só tinha de aguardar a sua chegada.

Como isto é um grande vicio e tava para comprar um "peixe de fundo" pedi umas informações de uma salária que lá estava e não resisti em traze-la. Trocaram-me pelo sixline que faleceu com prontidão. Mais uma vez agradeço aqui a atitude que não se encontra noutras lojas.

Acabei por trazer a Catalaphyllia e o salária. e fiquei de olho num "sun coral" mas ainda não me sinto preparado para o manter.

Mais uma vez quero agradecer a há loja a atitude que teve e o cliente ficou mais que satisfeito. Fidelizado já estava (pois não há loja nenhuma que conheça que de tanta informação e tenha tanta paciencia para explicar como esta.) mas ficou novamente a ficar satisfeito.

Agradeço ao Luis Fortunato pela ajuda prestada e esclarecimento de duvidas. Luis espero que passes por cá para comentar tanto como o Hugo e o Luis.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Hugo Rafael Escreveu:
Hoje voltei a minha loja de sempre para comprar um coral que lá lá tinha andado a ver a algum tempo uma Catalaphyllia.

Ao chegar a loja fui atendido e referi o sucedido com o animal uma vez que ainda não o tinha feito directamente a alguém responsável da loja. E qual o meu espanto já sabiam do sucedido e prontificaram-se de imediato sem eu fazer qualquer referencia a darem-me outro exemplar. Fiquei satisfeito com a atitude não tanto pelo valor monetário do animal (apesar de para mim ter um custo que é caro) mas pela pena que tive em trazer um exemplar para minha casa e ter aquele infortúnio.

A situação ficou logo resolvida ali por parte do lojista sem nenhum tipo de problema conflito discussão ou o que quer que seja. Apenas foi oferecido logo outro sixline só tinha de aguardar a sua chegada.

Como isto é um grande vicio e tava para comprar um "peixe de fundo" pedi umas informações de uma salária que lá estava e não resisti em traze-la. Trocaram-me pelo sixline que faleceu com prontidão. Mais uma vez agradeço aqui a atitude que não se encontra noutras lojas.

Acabei por trazer a Catalaphyllia e o salária. e fiquei de olho num "sun coral" mas ainda não me sinto preparado para o manter.

Mais uma vez quero agradecer a há loja a atitude que teve e o cliente ficou mais que satisfeito. Fidelizado já estava (pois não há loja nenhuma que conheça que de tanta informação e tenha tanta paciencia para explicar como esta.) mas ficou novamente a ficar satisfeito.

Agradeço ao Luis Fortunato pela ajuda prestada e esclarecimento de duvidas. Luis espero que passes por cá para comentar tanto como o Hugo e o Luis.


TENS PM!
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
PM respondida Bruno.

Necessito de uma ajuda.

A minha Catalaphyllia não abre. está quase totalmente fechada. o que poderá ser ? alguem que tenha este coral me possa dar uma ajuda.

Poderá ser do stress?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Hugo Rafael Escreveu:
PM respondida Bruno.

Necessito de uma ajuda.

A minha Catalaphyllia não abre. está quase totalmente fechada. o que poderá ser ? alguem que tenha este coral me possa dar uma ajuda.

Poderá ser do stress?


Boas, apanha boa luz? Da-lhe uns dias, a minha euphylia tb nao abriu nos primeiros 3 dias. Abraço
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Sim apanha boa luz.

Corrente axo que estava demasiado forte já coloqui um pouco menos. Não sei se será disso mas por via das duvidas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia Hugo,

As Catalaphyllias tem por norma estar em espaços com pouca circulação, poderá ser por isso que a mesma não abre também.

1 Abraço,
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Obrigado Armando.


De facto corrente não faltava no meu aquário. Isto para que não haja acomulação de detritos. Mas ela está no solo e mesmo assim é dos locais em que apanhava menos corrente.

No entanto baixei a circulação tambem pensei que pode-se ser disso. No entanto na loja tambem estava fechada isto porque tinham andado a mexer no aquário. No entanto já a tinha visto na loja totalmente aberta.

Vou dar tempo a ver se a situação muda e esperar que abra.

Obrigado pela ajuda Armando :-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
As coisas vão se compondo aos poucos dei banho de agua doce aos meus zoanthus e já estão a melhorar a pouco e pouco pelo que me parece :).

No entanto tenho uma duvida em relação as horas de luz. tenho actinicas ligadas 8 horas por dia e as brancas ligadas 6 horas por dia. Será que teria alguma vantagem ou seria benéfico ficar com 10 horas de luz ?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia Hugo,

Na minha óptica, penso que 8 horas são suficientes... mas também existem corais que necessitam de mais luz e outros menos luz... por isso não convém esticar muito o período, porque os corais podem não gostar muito da brincadeira.

1 Abraço,
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Pois exacto. Eu tenho lido que a muitas pessoas a utilizar as 10 horas de fotoperiodo. 8 horas de full power e 2 horas de actinicas para o amanhecer e o entardecer.

Eu coloquei as 8 horas tambem para não estar a gastar luz desnecessáriamente mas provavelmente vou testar tambem com as 10 horas de luz.e ver a evolução se será para melhor ou para pior...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Bem fiz algumas alterações:



- Coloquei uma bomba de circulação na agua de reposição para que esta não ficasse estagnada e fosse misturando o kalk com a agua de osmose.



- Aumentei o tempo de iluminação para ver se há beneficios visiveis para os corais. De 8H para 10H de fotoperiodo.



Baixei um pouco a salinidade do aquário progressivamente uma vez que o meu sobrinho teve la em casa andaram de volta do aquário , ele e pequeno sempre vai dando umas mãozadas no vidro e assustou o strigosos. ele já tinha tido uns pontos e agora parece que voltaram.



Tou a optar por dar comida com alho porque o peixe alimenta-se bem, Baixei a salinidade de forma progressiva e vou os deixar mais sossegados.



Penso que irá ser o melhor porque apanhar o peixe era um stress para ele e para mim o que poderia fazer agravar a situação.



Deem-me as vossas opiniões e ajuda :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Para que não seja só relatórios chatos de ler aqui ficam umas fotos:

Catalaphyllia - esta está definitivamente de boa saúde. Abriu mal chegou ao aquário o que não se passou com a anterior.

Imagem

Outro que entrou recentemente não sei o nome:

Imagem

Actinodiscos entraram agora tambem...

Imagem

Aqui fica mais uma entrada recente. Sinularia:

Imagem

Uma geral de como se encontra neste momento o meu reef :

Imagem

Depois das algas, de umas trocas, azares e uns euros gastos chegamos ao estado actual que ainda é recente do reef [:smile:] . As fotos foram tiradas com as actinicas ligadas e tem a qualidade de sempre ainda não consegui uma ajuda de alguém mais perito para tirar umas fotos.

Esqueci me também de tirar fotos a dois corais que já existiam e foram dos primeiros a entrar...

Se me poderem dar uma ajuda quando aos nomes dos corais que estão a faltar agradeço.
Editado pela última vez por Hugo Rafael em 09/dez/2012, 02:31, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
O layout está muito porreiro... agora é dar tempo ao tempo...

Na foto 3890 é uma sinularia... a outra é um LPS, agora o nome confundo ainda muito...

Mensagem 09/dez/2012, 02:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Muito obrigado pela ajuda Pedro :D vou editar o post para ter o nome :)

Mensagem 09/dez/2012, 11:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

O da 2ª foto é uma Trachyphyllia.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron