Ricardo Pinto Escreveu:
Ontem foi dia de comprar peixes....

Comprei 2 Halichoeres chrysus, 2 mandarins, 1 centropyge vroliki e 1 Apolemichthys trimaculatus. Achei melhor não fazer o TTM aos mandarins. O resto dos peixes estão no balde.
Ricardo, quantos litros tens para esses peixes todos?
Entretanto e porque considero informação importante para quem quer usar o TTM, ontem tive uma boa e uma má notícia:
Quanto cheguei a casa, vi o locirulus deitado de lado (pareciame morto) e o o leucosternon a respirar ofegantemente.
Reparei entretanto que a pedra difusora tinha saído do tubo e o tubo estava a mandar ar para... fora de água.
Das duas uma, ou foi da falta de oxigénio (acho que sim) ou foi do prazinquantel (não creio porque apliquei o comprimido para cerca de 30litros). Por isso e se realmente foi falta de oxigenação fica aqui o testemunho da importância da bomba de ar...
Quando já ia enterrar o loriculus, reparei que ele mandava uns suspiros tipo de 3 em 3 segundos e então resolvi mudálos para água nova com salinidade bastante mais baixa do que eles tinham.
A boa notícia é que o loriculus recuperou (nunca esperei...) e o leucosternon também já respira normalmente.
Preferia que isto não tivesse acontecido, mas por um lado estou contente porque acho que foi a 1ª vez na minha já longa carreira de aquariofilista (doce e salgado) que posso dizer que consegui salvar um peixe de morrer com uma ação (neste caso decidir mudar de água com uma salinidade mais baixa)!
A ver se coloco aqui também fotos, como o Ricardo, para verem quão fáil e simples é aplicar este método!