Rui Manuel Gaspar Escreveu:
nunomoreira Escreveu:
Boas,
Tenho que frisar o que o Cesar disse mais uma vez:
Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...
Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez
Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.
Abraço,
Nuno Moreira
Tenho que frisar o que o Cesar disse mais uma vez:
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.
Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...
Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez

Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.
Abraço,
Nuno Moreira
Boas,
Porque não fazer a corais e RV também?
Porque é que o equipamento será diferente? É só adicionar luz (t5/leds) e uma bomba. Num recipiente pequeno e baixo qualquer bomba e iluminação serve.
Eu vou tentar implementar. Ainda por cima tenho uma calha de leds que montei de 50cm que servirá para isso mesmo (para além da zona de propagação na sump)
Ainda por cima para quem quer ter o aquário predominantemente só com uma espécie (como eu com as Ricordeas) é um autêntico perigo não o fazer. Um só pólipo pode dizimar completamente o aquário.
Abraços,
Rui
Para qualquer tipo de coral menos os SPS isso chegará, agora no caso de SPS o mais certo é branquear tudo...Se com uma calha de led e circulação se conseguisse mante-los, o carlos mota deixava de vender frags.
Filipe Pires Escreveu:
nunomoreira Escreveu:

Abraço,
Nuno Moreira
Eu para os corais uso o Ultra Pest Control de acordo com as instruções (2 banhos separados de 1 semana) e só os meto no aquário 1 ou 2 semanas depois de os comprar.
Até agora o que entrou diretamente foram os ermitas, turbos e afins.
O ultra pest control de certeza que não tem qualquer efeito no quisto do Crypto, e alem do mais o ciclo do parasita acho que anda nos 30dias(corrijam se estiver errado), pelo que se aconselha no minimo 40dias de quarentena....
não se esquecam que ao criar o metodo Recife.pt, temos sempre que colocar em letra grandes
RESULTADO VARIA CONFORME AQUARIOFILISTA - PROBABILIDADE DE SUCESSO 99,99%
Tipo os contraceptivos, eles protegem mas ás vezes