Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 31/jan/2013, 21:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Novos testes... 30 Janeiro 2013

Temperatura (Seneye) = 26.5 ºC
pH (Seneye) = 7.98
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Salifert) <= 0.03 ppm
NO3 (Salifert) = 25 ppm
NO3 (Sera) = 50 ppm
Kh (Salifert) = 11.2 ºd
Ca (Salifert) = 430 ppm
Mg (Salifert) = 1335 ppm
PO4 (Hanna Checker) = 1.04 ppm
K (Salifert) = 300 ppm

Eu a pensar que os fosfatos estavam óptimos, com o teste de 0.03ppm da Salifert e agora com o teste digital Hanna Checker deu uns terríveis 1.04ppm... não tenho a certeza se deitei todo o pó de reagente direito (as saquetas são um pouco difíceis de deitar no tubinho)... mas se o Hanna estiver correcto, posso então concluir que os testes Salifert são uma bosta? x_x
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 31/jan/2013, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá Artur,

Também fiz o teste dos Fosfatos com o teste da Salifert e com o Hanna e no meu caso deu o mesmo resultado (deu zero no da Salifert e 0.00 no da Hanna).

Concordo contigo, o reagente do teste da Hanna é complicado de colocar no "frasquinho", também fico sempre na dúvida se coloquei todo ou se caiu algum do pó para fora....

Pelo que andei a ler/ver no youtube e me foi aconselhado, com o Hanna tens de ter cuidado e não colocar "dedadas" no "frasquinho" pois isso tem influência nas leituras. Eu costumo depois de deitar o reagente limpar o "frasquinho" com um pano de limpar os óculos... Também tens de ter cuidado para que quando agitares não ficarem bolhinhas.

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 31/jan/2013, 23:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
Novos testes... 30 Janeiro 2013

Temperatura (Seneye) = 26.5 ºC
pH (Seneye) = 7.98
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Salifert) <= 0.03 ppm
NO3 (Salifert) = 25 ppm
NO3 (Sera) = 50 ppm
Kh (Salifert) = 11.2 ºd
Ca (Salifert) = 430 ppm
Mg (Salifert) = 1335 ppm
PO4 (Hanna Checker) = 1.04 ppm
K (Salifert) = 300 ppm

Eu a pensar que os fosfatos estavam óptimos, com o teste de 0.03ppm da Salifert e agora com o teste digital Hanna Checker deu uns terríveis 1.04ppm... não tenho a certeza se deitei todo o pó de reagente direito (as saquetas são um pouco difíceis de deitar no tubinho)... mas se o Hanna estiver correcto, posso então concluir que os testes Salifert são uma bosta? x_x

Olá Artur,

Eu, há alguns meses atrás já te tinha dito para desconfiares desses valores e testares com algo que não nos obrigue a adivinhar aa cores.

Quanto à dificuldade de deitar o reagente no tubinho, há algures um video no You Tube que ensina um método eficaz de o fazer, mas não consegui encontrar o link.
Básicamente é cortar a saqueta em dois sentidos, a noventa graus e depois dobrá-la por forma a ficar como uma vela de um barco (chapéu de bicos).
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/fev/2013, 00:32

Boas,

Eu fiz mais ou menos como neste vídeo... se bem que na parte de agitar o frasquinho no manual diz que são dois minutos. E na parte de fazer a leitura apenas pressionei o botão e deu o valor imeditado (versus pressionar o botão uns segundos até contar o cronómetro de 3 minutos).

Em breve faço novo teste, espero que o valor já seja mais próximo do do teste da Salifert senão este último não tem qualquer utilidade mesmo...
Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 02:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas, Artur!

Também comprei hoje um checker desses... também fiz como tu, ou seja, agitei e depois carreguei no botão e deu logo o valor.

Por acaso, no salifert dava 0,1 no hanna deu-me 0,3...

Será que o nosso erro está no não deixar esperar?

Mas nasinstruções que vinham não falavam nada do deixar premido para aguardar os 3 minutos... bem, vou fazer o teste e já digo o resultado.

Mensagem 01/fev/2013, 03:05

A mesma coisa, praticamente. 0,31...

Mensagem 01/fev/2013, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá

O meu teste não é igual a este, é um Martini Mi 412 e as diferenças de procedimento são que a saqueta com o reagente deve ser totalmente dissolvida na água, mas a leitura faz-se depois de 3 minutos de espera.
Eu seguiria as instruções do video.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/fev/2013, 00:07

Boas,

Fiz agora um segundo teste com o Hanna Checker de Fosfatos, desta vez já deitando o reagente direito e já aguardando os 3 minutos finais para apresentação do resultado, e afinal o valor ainda era pior... deu 2.50ppm de Fosfatos...

Com o teste da Salifert tinha a ideia dos fosfatos estarem a 0.03ppm ou menos. Por acaso a validade do teste é Fevereiro 2013... talvez algum problema de validade...

Está explicado por que tenho o reef cheio de cianos, e os corais com crescimentos estagnados... o Zeostart+bak+food não está a ajudar então provavelmente vou arranjar mídia anti-fosfatos para colocar no reactor...

As megas-TPA de Dezembro fiz com sal + água da torneira, e tenho usado água da torneira na reposição de evaporação... aqui em casa em tempos medi 1.25ppm de fosfatos, então deve ser a fonte principal. Hoje já retomei a produção de água de osmose.

Ao menos o meu reef é igual ao Tiririca... pior do que está num fica... :D
Imagem

Mensagem 02/fev/2013, 01:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Isso sim são 2 excelentes opções!!!
(agua de osmose e anti-fosfatos)
:-bd
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 05/fev/2013, 00:51

Boas,

Acabei de colocar 250ml de mídia anti-fosfatos Deltec Aqua Crown Phospat-adsorber no reactor fluidizado. E daqui a uma semana mais 250ml.

E afinei também o escumador, a bomba de alimentação estava com problema e o nível de água no pescoço do escumador demasiado baixo. Agora espero que já a 100%.
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 05/fev/2013, 00:54, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 05/fev/2013, 00:54

Boas, Artur...

Vai postando os resultados da luta contra os fosfatos...

Mensagem 05/fev/2013, 00:59

PedroVigario Escreveu:
Boas, Artur...

Boas Pedro,

Sim, daqui a 3 ou 4 dias faço novo teste de fosfatos a ver se já começaram a descer. E daqui a uma semana novo teste.
Imagem

Mensagem 10/fev/2013, 18:21

Boas,

Novos testes... 10 Fevereiro 2013

Densidade = 1025 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 24.3ºC
PH (Seneye) = 7.92
PO4 (Hanna Checker) = 1.35ppm
NO3 (Sera) = 25ppm
NO3 (Salifert) = 10ppm
Kh (SF) = 10.7ºd
Imagem

Mensagem 10/fev/2013, 18:26

PedroVigario Escreveu:

Boas Pedro,

A evolução dos testes de Fosfatos...

01 Fevereiro 2013 = 2.50ppm
10 Fevereiro 2013 = 1.35ppm (com cerca de uma semana a bombar 250ml anti-fosfatos, e dose Zeostart reforçada)

No próximo teste já se poderá confirmar a tendência na redução.

Pelo que tenho lido de outros reefs um crash após 3 ou 4 anos de aquário parece ser bastante comum e provável, então possivelmente irei retirar e trocar o areão todo.
Imagem

Mensagem 11/fev/2013, 00:24

Artur Fonseca Escreveu:
PedroVigario Escreveu:

Pelo que tenho lido de outros reefs um crash após 3 ou 4 anos de aquário parece ser bastante comum e provável, então possivelmente irei retirar e trocar o areão todo.

Infelizmente deve ser o que está a passar no meu... mas ainda é um bocado cedo no nosso caso, já que os nossos reefs são quase da mesma idade.

A manutenção do meu reef também tem sido um bocado descurada... já não fazia uma TPA a sério desde Setembro. Mesmo assim os valores que me apresentavam eram ligeiramente inferiores aos teus, mas utilizo também produtos para redução de nutrientes.

Vou dar um tempo e ver...

Abraço e tudo de bom!

Mensagem 18/fev/2013, 23:13

Boas,

Actualização da evolução dos testes de Fosfatos...

10 Fevereiro 2013 = 1.35ppm (com cerca de uma semana a bombar 250ml anti-fosfatos, e dose Zeostart reforçada)
17 Fevereiro 2013 = 2.47ppm

Neste Domingo de tarde andei a aspirar cianos mas para o filter bag da Sump. Provavelmente levantei sedimentos e o surto de Fosfatos... O reef está mesmo do piorio... acredito que o areão e grande parte da rocha viva esteja saturada de PO4... vou ter mesmo de substituir o areão e grande parte da rocha viva para limpeza.
Imagem

Mensagem 19/fev/2013, 13:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Realmente, isso ainda esta muito mau Artur! ~x(

Tens mesmo que retirar essa areia e rocha...colocar uma outra rocha e areia nova, só assim é que vais conseguir reduzir esses valores de PO4, NO3!

Isso de andares a colocar midias e produtos, para te reduzir valores elevados desses nutrientes torna-se muito dificil e acabam por alguns se transformar e continuam la dentro.

Bom Trabalho !
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 19/fev/2013, 19:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Actualização da evolução dos testes de Fosfatos...

17 Fevereiro 2013 = 2.47ppm

Neste Domingo de tarde andei a aspirar cianos mas para o filter bag da Sump. Provavelmente levantei sedimentos e o surto de Fosfatos... O reef está mesmo do piorio... acredito que o areão e grande parte da rocha viva esteja saturada de PO4... vou ter mesmo de substituir o areão e grande parte da rocha viva para limpeza.

Olá Artur,

É como dizes, ao aspirar a areia para o saco na sump libertaste os fosfatos que estavam acumulados na areia, agora passaram para a coluna de água e vão alimentar as cianos.
O melhor mesmo (na minha opinião) é retirar essa areia e não voltar a colocar mais. Aspiras os detritos mais facilmente, mas para fora do aquário e tpa. Caso metas areão novo, terás de ter uma rotina de limpeza, senão volta tudo ao mesmo.

Aproveita e aponta uma bomba para a rocha para limpar os detritos, se possível ir escovando a rocha para tirar detritos acumulados ao longo do tempo. Se não for suficiente o melhor é "matar" a rocha e fazer o ciclo fora do aquário.

Boa sorte,
Abraço

Mensagem 21/fev/2013, 01:39

Boas,

De facto pior do que está num fica... :D

Já estou em preparativos para essas medidas. Vou retirar todo o areão e colocar um novo, sugar-size, cerca de 9kg que fará uma camada de 1.5cm de altura sensivelmente. Uma dúvida, haverá algum problema se eu retirar o actual areão de uma vez?

Quanto à rocha viva, a da metade do lado esquerdo é a que está pior, tem uma camada de sujidade impressionante, numa primeira fase quero retirar esta rocha do lado esquerdo. Para isto coloquei agora no início da semana 1 litro de Sera Siporax na Sump, que espero a médio/longo prazo seja equivalente a uma boa rocha viva.

Se com isto o reef melhorar a nível dos nitratos e fosfatos, fico por aí. Se não for suficiente, vou retirando aos poucos o resto da rocha, para uma boa lavagem externa, e posteriormente colocar de novo.

Se no final ainda não resultar, às tantas faço uma pausa nos corais e torno o aqua num fish-only por uns tempos. :)
Imagem

Mensagem 21/fev/2013, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

De facto pior do que está num fica... :D

Já estou em preparativos para essas medidas. Vou retirar todo o areão e colocar um novo, sugar-size, cerca de 9kg que fará uma camada de 1.5cm de altura sensivelmente. Uma dúvida, haverá algum problema se eu retirar o actual areão de uma vez?

Quanto à rocha viva, a da metade do lado esquerdo é a que está pior, tem uma camada de sujidade impressionante, numa primeira fase quero retirar esta rocha do lado esquerdo. Para isto coloquei agora no início da semana 1 litro de Sera Siporax na Sump, que espero a médio/longo prazo seja equivalente a uma boa rocha viva.

Se com isto o reef melhorar a nível dos nitratos e fosfatos, fico por aí. Se não for suficiente, vou retirando aos poucos o resto da rocha, para uma boa lavagem externa, e posteriormente colocar de novo.

Se no final ainda não resultar, às tantas faço uma pausa nos corais e torno o aqua num fish-only por uns tempos. :)

Olá Artur,

Pode piorar sempre :).
Acho que meter um areão com essa granulometria é um desperdício (porque é difícil de aspirar sem que saia areia), para além de ser difícil de assentar com uma circulação forte, mas a opção é tua.

Para os fosfatos penso que terás de limpar as rochas e aspirar para além de ser conveniente uma media para remover fosfatos até que fique equilibrado, depois ficavas pelas aspirações semanais com tpas.

O areão dá para retirar quase sem problema se for completamente aspirado pela mangueira (mangueira mais grossa) e tudo para fora do aquário.

Boa sorte,
Abraço,
Miguel

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros