Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/fev/2013, 02:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Sim, sei que fiz reset mas com calma controlo a coisa. TPAs Amanhã faço 30 litros e fico em casa com mais 60 se fôr preciso.

Quanto ao Filter Bag neste momento está colocado pois estive a limpar sump e aquário mas vai sair rapidamente. Com a manutenção que estou a fazer ao aquário não faz sentido estar o filterbag lá 24x7.

Para além de que o meu problema de névoa foi primeiro uma percepitação de magnésio (acho eu) ou então cálcio e depois (ou ao mesmo tempo) o boom de bactérias.

Agora é TPA e paciência para a coisa ir ao sítio.

Abraços,
Rui

O filterbag é mesmo para te resolver esse problema da nevoa. Eu estou a dizer-te que é capaz de funcionar, não custa nada tentar, certo? Depois da água clarear, voltas a retirar o filterbag.
Eu estive mais de uma semana sem conseguir retirar a "névoa" do meu aquário, só com o filterbag é que me livrei disso.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/fev/2013, 02:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ricardo Pinto Escreveu:
O filterbag é mesmo para te resolver esse problema da nevoa. Eu estou a dizer-te que é capaz de funcionar, não custa nada tentar, certo? Depois da água clarear, voltas a retirar o filterbag.
Eu estive mais de uma semana sem conseguir retirar a "névoa" do meu aquário, só com o filterbag é que me livrei disso.

Ahhhh ok ...

Já percebi que não devo ter sido muito claro.

A minha névoa foi boom de bactérias. O filterbag não faz nada. Só 12h de UV é que meteram a água limpinha.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/fev/2013, 03:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Rui,

Muita atenção... Vê o que se passou com o aquário do Quím depois de usar a uv numa situação semelhante à tua...

Abraço e boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 03/fev/2013, 10:31

Pedro N Torres Escreveu:
Rui,

Muita atenção... Vê o que se passou com o aquário do Quím depois de usar a uv numa situação semelhante à tua...

Abraço e boa sorte!

Ui Ui ... se me lembro ... esse episódio está muito bem presente na minha memória.

Estou bem atento. Quero ver se não perco nada com o processo. Estou em querer que o boom dele foi muito maior que o meu até porque os aquários são de dimensões considerávelmente diferentes mas de qualquer maneira estou completamente em cima da amónia e do pH

Abraços,
Rui

Mensagem 03/fev/2013, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Rui,

Devias também tentar baixar um pouco essesc valores de magnésio e sobretudo de cálcio; esse valore e se calhar é esse(da assinatura), porque os testes não dão mais, é perigoso porque pode desequilibrar o aquário.
Segundo a literatura, valores de cálcio acima de 500 podem precipitar os carbonatos.

Vê o que é que está a provocar esses valores e suspende essa suplementação, pois não me parece que possa ser da água do mar; já medistes os parâmetros da água do mar que estás a pôr no aquário?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 03/fev/2013, 14:19

César Silvério Escreveu:
Olá Rui,

Devias também tentar baixar um pouco essesc valores de magnésio e sobretudo de cálcio; esse valore e se calhar é esse(da assinatura), porque os testes não dão mais, é perigoso porque pode desequilibrar o aquário.
Segundo a literatura, valores de cálcio acima de 500 podem precipitar os carbonatos.

Vê o que é que está a provocar esses valores e suspende essa suplementação, pois não me parece que possa ser da água do mar; já medistes os parâmetros da água do mar que estás a pôr no aquário?

Abraço

Boas César.

Epá isso é problema do AquaticCLog e não do meu aquário. Ainda tem os últimos valores que medi quando tive a percipitação.
Acho que para isso devia meter a medição a 0 ... tenho que lhes mandar um mail!

Neste momento está tudo mais calmo e tranquilo. Hoje passei na Aquahobby para devolver a UV e trouxe um teste de magnésio novo.

Daqui a pouco já vou medir tudo de novo para actualizar estes valores!

Abraços,
Rui

Mensagem 03/fev/2013, 15:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Rui,

Nesta faze coloca carvão, vai ajudar e mantém o Skimmer bem afinado!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 03/fev/2013, 16:21

Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

:D

Done e Done ....

Já estava companheiro.

Uma das coisas que fiz com a UV foi espetar a saída directo na entrada da bomba do escumador ... O que acho que ajudou tb pois a água à saída da UV era imediatamente escumada. A escuma e o cheiro ... nem vos digo. Ia-me vomitando todo quando limpei o escumador a primeira vez. Agora está bem melhor!

Vamos ver. Estou a medir a amónia e acabei de fazer TPA de 30l. Ainda fico com 60 na mão para o que der e vier ou se fôr preciso TPA de emergência!

Os peixes continuam tranquilos ...

Daqui a pouco vou fazer algumas medições e já posto por aqui junto com uma foto curiosa ... Cheguei à conclusão que tenho uma caveira dentro do aquário. :D :D :D

Abraços,
Rui

Mensagem 04/fev/2013, 01:05

Boas ;) ,

Tenho um gajo morto dentro do aquário ... Acho que é o Elvis a julgar pela poupa ...

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 04/fev/2013, 01:17

Boas outra vez ;) ,

Depois de fazer uma TPA de 30l com água do mar acabadinha de apanhar decidi ir medir os parâmetros ao fim de duas horas.

Com um teste de Magnésio novo percebi que tinha uma série de testes marados ou fora de validade e foi tudo para o lixo.

No entanto fiz alguns importantes:

t: 25º
S: 1.025
pH: 8.1
KH: 8
Ca: Teste marado. água de osmose com 500mg/L????
Mg: 1350
NH4: <0,25

Parece-me mais ou menos. Tentar manter isto estável agora.

Abraços,
Rui

Mensagem 04/fev/2013, 11:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Isso dos testes marados é uma chatice Rui eu tambem já apanhei e desconfio que tenho mais marados...

Isso já esta a ficar sobre control é o que se quer...

Abraço

Mensagem 04/fev/2013, 21:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

:D

Done e Done ....

Já estava companheiro.

Uma das coisas que fiz com a UV foi espetar a saída directo na entrada da bomba do escumador ... O que acho que ajudou tb pois a água à saída da UV era imediatamente escumada.
Abraços,
Rui

Boa noite,

A ver se posso dar uma ajuda,

A saída da UV deveria ser colocada junto da entrada da bomba de retorno, ( o ideal seria colocar a saída directamente no aquário.) mas junto ao retorno já está bom.

A agua que sai de uma UV não deveria passar por sistemas de filtragem de preferência, seria pescada depois do ultimo ponto de filtração mecânica e largada o mais perto da entrada de agua do aquário possível ou mesmo no próprio aquário.

Fernando Santos

Mensagem 04/fev/2013, 21:39

ReefSET, Lda. Escreveu:

Boa noite,

A saída da UV deveria ser colocada junto da entrada da bomba de retorno, ( o ideal seria colocar a saída directamente no aquário.) mas junto ao retorno já está bom.

A agua que sai de uma UV não deveria passar por sistemas de filtragem de preferência, seria pescada depois do ultimo ponto de filtração mecânica e largada o mais perto da entrada de agua do aquário possível ou mesmo no próprio aquário.

Fernando Santos

Boas Fernando,

Porquê? Não entendo porquê,
O objectivo de uma UV para mim é matar bicharada sejam bactérias, parasitas, etc.
Queremos essa matéria toda a circular no aquário para termos picos de amónia?
Ou deve ser retirado tudo o mais depressa possível?

Houve um colega nosso do forum que usou UV para resolver o mesmo problema que eu tive e teve sérios problemas com um pico enorme de amónia que lhe dizimou tudo ... Ou então foi só coincidência ...

Importa-se de explicar melhor?

Obrigado,
Rui

Mensagem 05/fev/2013, 01:35

Boas :( ,

Entretanto umas fotos para que se veja espero eu mais tarde a recuperação!

Digitata
Imagem

Acropora - embora não se note por causa da foto os pólipos azuis estão lá mas muito retraídos ainda
Imagem

Montipora - esta ficou comigo do Jantar convívio. Era castanha clarinha (beje) e está verdinha!
Imagem

A Turbinaria que está completamente castanha!
Imagem

E por fim o Stigmatura que estava a brincar às escondidas!
Imagem

E claro não podia faltar uma geral ... Atenção que desliguei as bombas todas para a foto ;)
Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 05/fev/2013, 02:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Boas outra vez ;) ,

Depois de fazer uma TPA de 30l com água do mar acabadinha de apanhar decidi ir medir os parâmetros ao fim de duas horas.

Abraços,
Rui

Reza a lenda ;) que medir parâmetros após tpa's é como um político ;) não batem certo e não são credíveis ;)
Outra questão , colocas te o uv a ir para o escumador ... Qual a potência do uv ? E que bomba tem o escumador?
Cumps

Mensagem 05/fev/2013, 11:44

Boas,

Nelsom Dias Escreveu:
Reza a lenda ;) que medir parâmetros após tpa's é como um político ;) não batem certo e não são credíveis ;)
Outra questão , colocas te o uv a ir para o escumador ... Qual a potência do uv ? E que bomba tem o escumador?
Cumps

11w e foi temporário. A UV foi logo desligada e devolvida à Aquahobby ( :ymapplause: ) que ma emprestou.

A bomba do escumador é a que equipa o Bubble Magus NAC7.

Atenção não quero orientar ninguém em engano ... Eu não colocaria a UV normalmente a enviar a água directo para dentro do escumador ... só o fiz porque tive um boom de bactérias e queria que com a sua morte fossem retiradas imediatamente da coluna de água para tentar minimizar o pico de amónia que isso acarreta.

Abraços,
Rui

Mensagem 05/fev/2013, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
ReefSET, Lda. Escreveu:

Boa noite,

Fernando Santos

Boas Fernando,

Porquê? Não entendo porquê,
O objectivo de uma UV para mim é matar bicharada sejam bactérias, parasitas, etc.
Queremos essa matéria toda a circular no aquário para termos picos de amónia?
Ou deve ser retirado tudo o mais depressa possível?

Houve um colega nosso do forum que usou UV para resolver o mesmo problema que eu tive e teve sérios problemas com um pico enorme de amónia que lhe dizimou tudo ... Ou então foi só coincidência ...

Importa-se de explicar melhor?

Obrigado,
Rui

Bom dia,

Acho que a preocupação com os picos de amónia está a ser um pouco exagerada, é um problema, é certo, mas é temporário desde que tenhamos uma boa colónia de filtração biológica.

Esta é a minha opinião, e espero que não leve a mal, acho que o Rui anda a mexer muito no aquário e em espaços muito curtos, o que está a provocar ao aquário ciclos contínuos. Os testes que faz em nada vão ajudar enquanto não estabilizar o ciclo.

Eu faria o seguinte, na sump desligava tudo com excepção de escumador e UV. Com esta TPA que fez eu esperaria 2 a 3 semanas ou até mesmo 4 semanas antes de fazer o que quer que fosse. Deixaria inclusive os nitratos subirem. Corre o risco de perder os corais, mas no meu entender, é melhor arriscar e seguir em frente com tudo certinho. Depois é que iniciaria o combate aos nitratos e nutrientes, pois acho que o Rui está a querer combater algo que ainda não tem no aquário que mereça intervenção. O aquário é muito novo. Só depois deste tempo passado é que faria uma TPA.

Quanto á UV ser o ultimo elemento antes da entrada da agua no aquário, primeiro devemos fazer a filtração mecânica, depois a filtração química e biológica, só a seguir a esterilização. Os animaizinhos que morrem no UV não vão de forma alguma provocar picos de amónia são muito pequenos para que a sua decomposição origine amónia em valores de risco suficientes para criar nitrito e depois nitrato. Mas se isto acontecer...é bom...assim sabe que no fim destas 4 semanas o seu ciclo ficou completo e não vai ter mais problemas, se não vai continuar o Rui em ciclo atrás de ciclo.

Por isso quando coloca a UV na entrada do escumador, está a juntar agua esterilizada com agua carregada de matéria orgânica, que elimina grande parte do efeito de esterilização da UV uma vez que a agua vai ficar em contacto com oxigénio (bolhas do escumador) e matéria orgânica dissolvida concentrada, que os bichinhos gostam para se multiplicarem.

Resumindo, tentar separar sempre as aguas, primeiro filtração mecânica (filter bags, escumadores..) depois filtração química e biológica ( bioballs, filtro areia, carvão activado, biopellests...) no fim a esterilização ( Uv, ozono...).

Realço novamente que isto seria o que eu faria, serve meramente como informação pessoal.

Fernando Santos

Mensagem 05/fev/2013, 16:34

Boas :D ,

Fernando, Obrigado pela participação!

Neste momento não ando a mexer em nada nem estou a tentar combater nada!

TPA 30 litros NSW por semana. Nada mais.

Tenho escumador, 250ml de carvão em reactor fluidizado, aquecimento e circulação!

Entretanto recebi hoje no correio uma semana depois de encomendar dos Estados Unidos ....

Imagem

Imagem

E para verificar que está a funcionar:
Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 05/fev/2013, 16:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Faz lá agora um com o salifert para te surpreenderes... :)

Mensagem 05/fev/2013, 16:43

Hugo Figueiredo Escreveu:
Faz lá agora um com o salifert para te surpreenderes... :)

Não preciso e não me surpreendi ... posso dizer-te que o Salifert dá 0.03 ou menos ... :D

O que me leva a outra questão importantíssima ...

Quando dizemos que temos determinado valor de nitratos ... de Cálcio ... de magnésio???? O que é que temos realmente? Andamos a dosear balling em função de determinados valores e se calhar está tudo de pantanas?

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros