Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral WP-40 a Vortunze chinesa...

WP-40 a Vortunze chinesa...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 08/mar/2013, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Posso tentar traduzir isso com o google, n sei onde chegarei lol

entretanto encontrei aqui noutro foro um topico semelhante ao nosso:

http://www.reefcentral.com/forums//show ... 44&page=28

Aqui ligaram a bomba a um medidor de watts e confirmaram que no modo else o consumo varia, pelo que assumiram que seria um modo verdadeiramente random.

Para alem disso colocaram entre o transformador e o modulo da bomba um dimmer, geralemnte de leds, e pelo que consegui poerceber com esse dimmer conseguem controlar a intensidade maxima do fluxo da bomba.

Pode ser que interesse! :-bd
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 08/mar/2013, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo Figueiredo Escreveu:
O sensor de luz é para quem quiser usar o modo noturno!
Recomendo que alarguem um pouco os pernos do sensor para que entre "à pressão" senão pode fazer mau contacto ou mesmo cair!

João, há aí qualquer coisa estanha porque a bomba não faz barulho nenhum...
Ontem desliguei tudo (só fiquei com o retorno) e não houvia a bomba!
Consegui fazer umas epécies de ondas (não aquela onda única de vai vem mas várias tipo praia ou piscina de ondas...)

Não querendo parecer muito otimista eu diria que a "jarda" que esta bomba manda é maior que a mp60, embora me pareça que a mp60 espalha mais o fluxo. é mais abrangente!

Alguém quer uma mp60? :ymsick:

Hugo, pelos relatos a minha bomba tem algum problema e é no suporte porque quando retiro a bomba do suporte e deixo a trabalhar na minha mão não ouço barulho...
Quanto ao fluxo, epa espectacular, nao posso ter aquilo no modo pulse...parece que o meu aquario está em dias de tempestade, levanta ondas por todo lado :p

Mensagem 08/mar/2013, 12:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Experiemnta retirar o iman de fora (não te preocupes que ela aguenta porque a borracha é ventosa) e vê se altera alguma coisa!

Mensagem 08/mar/2013, 12:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Experiemnta retirar o iman de fora (não te preocupes que ela aguenta porque a borracha é ventosa) e vê se altera alguma coisa!

Nop, já fiz isso, ela faz barulho sem o iman...

Mensagem 08/mar/2013, 13:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Pelo que estou a ver essa bomba Só tem um problema... É o fio , Gosto da bomba e pelo que parece tem pedrada agora fios a sairem das bombas dentro do aqua ... :ymdevil: :ymdevil: :D :D :D

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/mar/2013, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Pelo que estou a ver essa bomba Só tem um problema... É o fio , Gosto da bomba e pelo que parece tem pedrada agora fios a sairem das bombas dentro do aqua ... :ymdevil: :ymdevil: :D :D :D

Abraço ..

Mais um controlador de potencia...

http://www.ebay.co.uk/itm/12V-5A-0-100- ... 2577b56a6d
Imagem

Mensagem 08/mar/2013, 14:55

Como eu te compreendo Paulo...
Ninguém nos entende! :-
É neste (e cada vez mais só neste) aspeto que a vortech não tem concorrência!

Bruno, esse controlador seria para colocar entre o controlador e a fonte?
Parece não ser a melhor abordagem! Julgo que seria melhor entre a bomba e o controlador...

Ainda assim essa que ai indicas é de 12v-24v? Parece serem estas as voltagens mázimas e mínima da bomba!

Mensagem 08/mar/2013, 14:58

Sim é, entre o controlador e a bomba não há com os encaixes necessarios.

Isso reduz so a quantidade de corrente que passa par ao controlador e para a bomba.

Naquele topico do reefcentral ja experimentaram e com um resultado positivo pelo que vi.
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 08/mar/2013, 15:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Ainda assim, e eu percebo muito pouco de electronica, no ebay refere que o output do controlador é 12V...
Ou seja, o que eu entendo, o controlador pode receber de entrada valores entre os 12V e os 24V, mas a saida é de 12. Não sei de que forma isto se traduz em voltagem de saida... o que refere no link é 12V de 0 a 5A...

Eu quando tiver a minha(Hugo mandei SMS :) ) acho que vou pelo outro método... compro um transformador que dê para regular a voltagem de saida e substituo este, até porque já li que o transformador nativo aquece bastante...

Abraço.

Mensagem 08/mar/2013, 15:27

Nuno,

Se vires no link que deixei la em cima, no reefcentral ja experimentaram as duas opçoes. Acabaram por preferir controlar isso com um dimmer DC:4-24V/4A. E funciona.

Claro que ate podes trocar o transformador por um daqueles dos portateis q se vende nos chineses com botos para controlar a voltagem.
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 08/mar/2013, 15:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Sim,

Eu reparei (Tenho acompanhado o tópico no RC), mas o tema é que o link que o Bruno Arrojado deixou refere que a saida é 60W 12V...
Como referi, não percebo muito de electrónica, por isso não sei se esse serviria.

Abraço.

Mensagem 08/mar/2013, 15:42

Cumps,
Luis Reis

Mensagem 08/mar/2013, 16:33

Este ja me parece melhorzito...

Mas vocês querem isto para quê?
Para diminuir a intensidade da bomba por ser muito forte?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/mar/2013, 18:06

Sim, para quem precisar, fica ai o link!
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 08/mar/2013, 23:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Já mudavam era o nome do tópico não??? tipo "WP-40 a Tunze Chinesa."

Com o que vi da bomba parece mais réplica da tunze do que da vortech ...

Agora uma coisa me questiono ... se a vortech é assim tão boa porque raio é que os chineses ainda não a copiaram?

Com um pouco de sorte até a faziam mais silenciosa e tudo ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mar/2013, 00:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Chamava-lhe mais a Vortunze... foram buscar provavelmente o melhor de ambas...

Mensagem 09/mar/2013, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Agora uma coisa me questiono ... se a vortech é assim tão boa porque raio é que os chineses ainda não a copiaram?

Suponho que tenha a ver com patentes. Na China até venderiam, mas fora e particularmente na America do Norte e Europa, niclas... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/mar/2013, 01:54

Eu acho que não é assim tão fácil ou barato fazer uma bomba do género das vortech no que ao ruído diz resepeito!

Quanto ao nome ser claramente uma tentativa de se colar à MP40, diria que é porque é uma bomba (e não sei há quantos anos a Jebao começou a pensar nisto) que vende muito e considerada por todos como referência no seu segmento!

O modo de ondas desta wp40 faz-me alguma confusão e não sei até que ponto não fará reduzir a vida da bomba! Passo a explicar:
A wp40 faz as ondas do 0% aos 100%, podendo-se depois controlar o tempo que demora essa ida de 0 a 100. A vortech não é assim!
A vorteh não vai/começa nos 0% de potência. Aliás, ao olhar de frente para a bomba e para a hélice nem se nota qualquer alteração de fluxo (embora exista claro). Nesta chinesa, vê-se claramente a hélice a parar por uns segundos!
Não sei até que ponto e não poderá ser um desgaste maior para a bomba... :-s

Mensagem 09/mar/2013, 02:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Eu acho que não é assim tão fácil ou barato fazer uma bomba do género das vortech no que ao ruído diz resepeito!

Quanto ao nome ser claramente uma tentativa de se colar à MP40, diria que é porque é uma bomba (e não sei há quantos anos a Jebao começou a pensar nisto) que vende muito e considerada por todos como referência no seu segmento!

O modo de ondas desta wp40 faz-me alguma confusão e não sei até que ponto não fará reduzir a vida da bomba! Passo a explicar:
A wp40 faz as ondas do 0% aos 100%, podendo-se depois controlar o tempo que demora essa ida de 0 a 100. A vortech não é assim!
A vorteh não vai/começa nos 0% de potência. Aliás, ao olhar de frente para a bomba e para a hélice nem se nota qualquer alteração de fluxo (embora exista claro). Nesta chinesa, vê-se claramente a hélice a parar por uns segundos!
Não sei até que ponto e não poderá ser um desgaste maior para a bomba... :-s

Boas,

As tunze com o controlador que tenho dá para fazer ondas tb. E se o fizeres também é dos 0 aos 100 e não me lembro de nenhum relato de tunzes que tenham deixado de funcionar por isso!

Sinceramente não me parece que seja problema.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mar/2013, 02:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
O único problema que tenho com as minha Tunze é que depois de desligar, quando torno a ligar, por vezes, começam a trabalhar ao contrário!!! X(

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral