Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mar/2013, 15:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Joao Tomas Escreveu:
Epa se me tens dito tinha levado o meu checker...

Pois... falta de alembradura :(

Mensagem 08/mar/2013, 15:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

O teu problema... não tivesses filhos... e seria falta de ocupação... :)
Sendo assim... não sei... :D

Algum tipo de comida menos aconselhável?

Quantidade, qualidade da mesma?

Algum químico que esteja a entrar via um acessório?

O aqua está perto da cozinha... vapores, cheiros provenientes daí?

Corais com mau feitio? =))

Até logo!
Pedro Ferrer

Bem ... quimico a entrar via acessório não me parece!
Tenho carvão em casa que posso pôr no reactor fluidizado se fôr preciso mas não me parece.

Joao Tomas Escreveu:
Rui,

Se com TPA´s os fosfatos e nitratos nao baixam, deves então tentar perceber a razão do problema pra o poderes combater. O escumador está bem afinado? Das muito comer aos peixes, costumas passar com um passador o comer congelado antes de meters no aquario? A osmose ainda está em condições? Ja testaste a agua do mar?

Vai eliminando 1 a 1 até chegares a uma conclusão e entretanto com muita calma continua os TPA´s e nada de inventar, os parametros estão bem excepto os fosfatos, esse valor está excessivamente alto e pode mesmo gerar RTN nos corais se se prolongar por muito mais tempo, mas se estão a aguentar-se tentar baixar pelos metodos mais simples (TPA), já agora usas filterbag? se não acho que era uma boa ajuda.

O escumador está bem afinado parece-me. Tira porcaria que se farto.
Dou bastante de comer ao peixes. Posso aliviar um pouco a mão e não, não passo a comida com um passador. Vou fazer isso a ver se baixa alguma coisa!

A Osmose marca TDS 0 ao fim de 2/3 minutos a correr água! Geralmente quando liga começa nos 2/3 ...

Não tenho filter bag pois não sinto necessidade dado que a SUMP está muito limpinha!

Sim tenho feito as TPAs sempre com água do mar excepto esta última que como estava a chover fiz em casa!

Paulooliveira Escreveu:
Isso é falta minis .. mete ai umas jolas no frio que o pessoal vai ai bebes as jolas e benze o aquario ....:grin::grin::grin:

Abraços

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Epá isso já está ... é só aparecerem se quiserem. Isso é daqueles aditivos que vai estando sempre por cá! :D

César Silvério Escreveu:
Olá Rui,

Isso com calma e TPAs vai, se não existirem problemas que necessitem ser diagnosticados e corrigidos ...

Quanto à alga coralina acho que tens razão: é bonita para quem gosta, mas em excesso diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; para intervir aqui, recomendo um ouriço pequenino (tipo Diadema setosum bebé), mas quando crescer vais ter que o pôr com dono.

Quanto ao problema dos fosfatos (questão que muito me toca), pergunto: qual a origem da rocha que tens no aquário?
Experimenta a preparar um pouco de água salinada num balde, mede-lhe os fosfatos para te certificares que está a zero, coloca lá dentro uma rocha do aquário com uma pedra difusora ou uma bomba durante dois ou três dias e depois volta a medir os fosfatos.

Com esse nível de fosfatos vais ter dificuldade em manter SPSs.

Abraço

César ... um diadema é por acaso um dos bichos que mais gosto mas devo ter tido azar pois todos os que tive não tocavam em coralina ...

A Rocha que tenho no aquário são três pedragulhos grandes de Rocha Morta que foi muito bem lavada e esteve a ciclar durante quase um mês (acho que foram 3 semanas se a memória não me falha) antes de montar o aquário. Mas nunca lhe medi os fosfatos enquanto curava!

Pois essa dos fosfatos também e a sensação que tenho ... é que com valor deste alto sustido nenhum coral sobrevive e acabam todos por morrer.

Do que tenho lido corais com pólipos retraídos e a mirrar são indicadores de excesso de luz e fosfatos.

Para mim um dos indicadores é uma ricordea completamente branca e mirrada! Ver se lhe consigo tirar fotos para verem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/mar/2013, 15:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
César Silvério Escreveu:
Hugo,

O meu aparelho é diferente do Checker da Hanna (maior), mas não se será muito melhor; como tu dizes, a precisão do aparelho é importante até determinado ponto, o que é necessário é estarmos dentro dos intervalos aceitáveis.
Pela minha experiência, vale a pena investir, pois tenho a convicção que as diferenças entre o olhómetro e o electrónico, são grandes.

Se quiseres leva um pouco da tua água para o Marquês de Pombal, no dia que eu te telefonar para ir buscar a bomba, que eu meço-te os fosfatos com o meu aparelho.

Abraço

Bem visto!!!
A ver se não me esquece! :D

Obrigado! ;)

Mensagem 08/mar/2013, 15:34

Boas,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Vou mesmo ter de arranjar alguém para me medir os fosfatos enquanto não me decido se compro o checker ou algo mais laboratorial......

Só para validar com o que ando a ler com o Salifert!

Epá ... Isso é fácil ... trás água que a gente testa!

Joao Tomas Escreveu:
Hugo penso que com o checker ficas muito bem servido, mesmo que o zero do checker não esja o valor verdadeiro não influenciará os corais antes pelo contrario uma vez que é mau para os corais não haver fosfato na agua...Portanto para SPS´s valores aproximados de zero (0.01 a 0.03) medidos pelo checker é o ideal...

Pois .... valores de 0.01 a 0.03 ... eu tenho 10x mais do que isso .... 0.3 é um valor exageradamente alto!

Tenho que medir à água da TPA!

Hugo Figueiredo Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Hugo penso que com o checker ficas muito bem servido, mesmo que o zero do checker não esja o valor verdadeiro não influenciará os corais antes pelo contrario uma vez que é mau para os corais não haver fosfato na agua...Portanto para SPS´s valores aproximados de zero (0.01 a 0.03) medidos pelo checker é o ideal...

A questão é mesmo essa!
É que eu não me interessa saber se tenho 0; 0.01 ou 0.05!
Não preciso dessa precisão!

Preciso de saber se está dentro ou fora de parametros, mais nada e neste conceito, e se os testes da salifert são bons como dizem, se eu medir 0.03 no salifert e 0.05 no checker, não compensa o investimento e para isso prefiro esperar um pouco mais e fazer como o césar e comprar uma coisa realmente fiável!

Eu sinceramente gostava de medir a minha água com o checker para ver quanto dava e se era assim tão diferente do salifert! :-\

Pois Hugo ... isso é que me assustou tb. O Salifert marcava 0.03 e o Hanna marcou 0.24. é uma diferença muito grande!
Agora se como dizes tens os corais a crescer ... então não me preocupava absolutamente nada com os fosfatos! até porque se tens algas o valor que medes pode estar mascarado pelo consumo das ditas algas!

Abraços,
Rui

Mensagem 08/mar/2013, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
O escumador está bem afinado parece-me. Tira porcaria que se farto.
Dou bastante de comer ao peixes. Posso aliviar um pouco a mão e não, não passo a comida com um passador. Vou fazer isso a ver se baixa alguma coisa!

A Osmose marca TDS 0 ao fim de 2/3 minutos a correr água! Geralmente quando liga começa nos 2/3 ...

Não tenho filter bag pois não sinto necessidade dado que a SUMP está muito limpinha!

Sim tenho feito as TPAs sempre com água do mar excepto esta última que como estava a chover fiz em casa!

Corta um pouco na comida e passa-a pelo passador. Penso que podias experimentar o filterbag, dizes que tens uma bomba na sump por isso é normal nao haver lixeira acumulada, mas não quer dizer que não esteja no sistema...
Mede a agua do mar e verifica se não tem fosfatos, podes apanhar agua numa zona pouco aconselhavél...

Mensagem 08/mar/2013, 15:55

Boas,

Joao Tomas Escreveu:

Corta um pouco na comida e passa-a pelo passador. Penso que podias experimentar o filterbag, dizes que tens uma bomba na sump por isso é normal nao haver lixeira acumulada, mas não quer dizer que não esteja no sistema...
Mede a agua do mar e verifica se não tem fosfatos, podes apanhar agua numa zona pouco aconselhavél...

Ok,
Essas são simples de fazer e não impactam o sistema. Posso experimentar!
Apanho normalmente do lado direito do farol do guincho ...

Abraços,
Rui

Mensagem 08/mar/2013, 16:01

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Joao Tomas Escreveu:

Ok,
Essas são simples de fazer e não impactam o sistema. Posso experimentar!
Apanho normalmente do lado direito do farol do guincho ...

Abraços,
Rui

É essa a ideia ;)

Mensagem 08/mar/2013, 16:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Sinceramente não me parece que seja da água...
para teres uma idéia 90% das vezes uso água ali de Carcavelos, perto do forte Julião e olha aquilo ás vezes até tenho sérias duvidas se apanho ou me venho embora. Isto dura á ano e meio. Não ia por ai... até porque a água do Guincho comprarada com Carcavelos... :-

Ve lá a tua água de osmose... outra coisa, alimenta dia sim dia não por uma semana e verifica a diferença dos valores de nitrato e fosfato. Ve lá se não tens alguma comida estragada ou em más condições. A idéia do César também é boa.. separa uma rocha e vê o que dá de destes depois de alguns dias de molho.

Eu questionaria muitas coisas e só por ultimo a água do Guincho... Á excepção destes ultimos ano e meio já lá apanho água desde 1998 e nunca, mas nunca deu qualquer tipo de problemas, mesmo em dias ruins.

Mensagem 08/mar/2013, 16:23

Marco Madeira Escreveu:
para teres uma idéia 90% das vezes uso água ali de Carcavelos, perto do forte Julião e olha aquilo ás vezes até tenho sérias duvidas se apanho ou me venho embora. Isto dura á ano e meio. Não ia por ai... até porque a água do Guincho comprarada com Carcavelos... :-

Ve lá a tua água de osmose... outra coisa, alimenta dia sim dia não por uma semana e verifica a diferença dos valores de nitrato e fosfato. Ve lá se não tens alguma comida estragada ou em más condições. A idéia do César também é boa.. separa uma rocha e vê o que dá de destes depois de alguns dias de molho.

Eu questionaria muitas coisas e só por ultimo a água do Guincho... Á excepção destes ultimos ano e meio já lá apanho água desde 1998 e nunca, mas nunca deu qualquer tipo de problemas, mesmo em dias ruins.

Era apenas para eliminar mais uma das hipoteses ;)

Mensagem 08/mar/2013, 16:27

Claro João!... também é uma hipotese válida! Apenas não a colocaria como principal hipotese para já...
Mas se o Rui vai lá, também não custa nada mudar de lado onde apanha, ou até mudar de sitio de recolha de água!

Mensagem 08/mar/2013, 16:33

Marco Madeira Escreveu:
Claro João!... também é uma hipotese válida! Apenas não a colocaria como principal hipotese para já...
Mas se o Rui vai lá, também não custa nada mudar de lado onde apanha, ou até mudar de sitio de recolha de água!

O ideal, e só para confirmar se não ha problema nennhum com a agua, pode fazer os testes aos nitratos e fosfatos da agua do mar e fica essa hipotese desfeita ;)

Mensagem 08/mar/2013, 16:47

Marco Madeira Escreveu:

Boas,

Água do mar não me parece. Água de Osmose + Sal talvez. Já estou a fazer um batch para testar a seguir.

Sim, posso alimentar só dia sim dia não para ver.

Agora separar rocha é que não consigo .... muito grandes os pedaços! :(

Abraços,
Rui

Mensagem 08/mar/2013, 16:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Vi uma Vez um caso assim e nem te digo o que era ...
Depois de todas as hipóteses , rocha , areão , água das TPA , osmose , chegou a um ponto em que até sem nada no aqui só com os corais e siporax na sump os corais morriam ...

Vê la se adivinhas o que era ??
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/mar/2013, 16:57

Paulooliveira Escreveu:
Vi uma Vez um caso assim e nem te digo o que era ...
Depois de todas as hipóteses , rocha , areão , água das TPA , osmose , chegou a um ponto em que até sem nada no aqui só com os corais e siporax na sump os corais morriam ...

Vê la se adivinhas o que era ??

Siporax!?

Mensagem 08/mar/2013, 17:08

Errado ...

Mensagem 08/mar/2013, 17:14

Inseticida ou produtos semelhantes colocado pela senhora da limpeza ?!?!? :D :D :D

Mensagem 08/mar/2013, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
No alinhamento do Marco...

Vidro frontal limpo com detergente !?... :-\

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/mar/2013, 17:29

Vou dizer visto que ninguém acerta ...

O aquario nao tinha sido colado com silicone adequado ...
So se descobriu quando se passou tudo pars um palote, e passou-se tambem a resina antifosfatos e eles desapareceram ...

E esta eim !!!

Mensagem 08/mar/2013, 17:33

Paulooliveira Escreveu:
Vou dizer visto que ninguém acerta ...

O aquario nao tinha sido colado com silicone adequado ...
So se descobriu quando se passou tudo pars um palote, e passou-se tambem a resina antifosfatos e eles desapareceram ...

E esta eim !!!

Xiiii...não digas isso que o homem vai ja desmontar o aquario!!! :-

Mensagem 08/mar/2013, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Com essa é que ninguém conta!!!!
8-x
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros