Boas
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui
O teu problema... não tivesses filhos... e seria falta de ocupação...

Sendo assim... não sei...
Algum tipo de comida menos aconselhável?
Quantidade, qualidade da mesma?
Algum químico que esteja a entrar via um acessório?
O aqua está perto da cozinha... vapores, cheiros provenientes daí?
Corais com mau feitio?
Até logo!
Pedro Ferrer
Bem ... quimico a entrar via acessório não me parece!
Tenho carvão em casa que posso pôr no reactor fluidizado se fôr preciso mas não me parece.
Joao Tomas Escreveu:
Rui,
Se com TPA´s os fosfatos e nitratos nao baixam, deves então tentar perceber a razão do problema pra o poderes combater. O escumador está bem afinado? Das muito comer aos peixes, costumas passar com um passador o comer congelado antes de meters no aquario? A osmose ainda está em condições? Ja testaste a agua do mar?
Vai eliminando 1 a 1 até chegares a uma conclusão e entretanto com muita calma continua os TPA´s e nada de inventar, os parametros estão bem excepto os fosfatos, esse valor está excessivamente alto e pode mesmo gerar RTN nos corais se se prolongar por muito mais tempo, mas se estão a aguentar-se tentar baixar pelos metodos mais simples (TPA), já agora usas filterbag? se não acho que era uma boa ajuda.
O escumador está bem afinado parece-me. Tira porcaria que se farto.
Dou bastante de comer ao peixes. Posso aliviar um pouco a mão e não, não passo a comida com um passador. Vou fazer isso a ver se baixa alguma coisa!
A Osmose marca TDS 0 ao fim de 2/3 minutos a correr água! Geralmente quando liga começa nos 2/3 ...
Não tenho filter bag pois não sinto necessidade dado que a SUMP está muito limpinha!
Sim tenho feito as TPAs sempre com água do mar excepto esta última que como estava a chover fiz em casa!
Paulooliveira Escreveu:
Isso é falta minis .. mete ai umas jolas no frio que o pessoal vai ai bebes as jolas e benze o aquario ....:grin::grin::grin:
Abraços
Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
Epá isso já está ... é só aparecerem se quiserem. Isso é daqueles aditivos que vai estando sempre por cá!
César Silvério Escreveu:
Olá Rui,
Isso com calma e TPAs vai, se não existirem problemas que necessitem ser diagnosticados e corrigidos ...
Quanto à alga coralina acho que tens razão: é bonita para quem gosta, mas em excesso diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; para intervir aqui, recomendo um ouriço pequenino (tipo Diadema setosum bebé), mas quando crescer vais ter que o pôr com dono.
Quanto ao problema dos fosfatos (questão que muito me toca), pergunto: qual a origem da rocha que tens no aquário?
Experimenta a preparar um pouco de água salinada num balde, mede-lhe os fosfatos para te certificares que está a zero, coloca lá dentro uma rocha do aquário com uma pedra difusora ou uma bomba durante dois ou três dias e depois volta a medir os fosfatos.
Com esse nível de fosfatos vais ter dificuldade em manter SPSs.
Abraço
César ... um diadema é por acaso um dos bichos que mais gosto mas devo ter tido azar pois todos os que tive não tocavam em coralina ...
A Rocha que tenho no aquário são três pedragulhos grandes de Rocha Morta que foi muito bem lavada e esteve a ciclar durante quase um mês (acho que foram 3 semanas se a memória não me falha) antes de montar o aquário. Mas nunca lhe medi os fosfatos enquanto curava!
Pois essa dos fosfatos também e a sensação que tenho ... é que com valor deste alto sustido nenhum coral sobrevive e acabam todos por morrer.
Do que tenho lido corais com pólipos retraídos e a mirrar são indicadores de excesso de luz e fosfatos.
Para mim um dos indicadores é uma ricordea completamente branca e mirrada! Ver se lhe consigo tirar fotos para verem!
Abraços,
Rui