Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Artigo sobre luz...

Artigo sobre luz...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 14/jan/2013, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Todos usamos a luz actinica como complementar, ams por este doc, devia-mos ter tantas lampadas actinicas como blue!!

Alguem tem este tipo de setup?
Imagem

Mensagem 14/jan/2013, 18:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Blue?
Blue não!

Eles basicamente dizem que o blue, esse sim, é complementar porque tipicamente os leds brancos já têm o comprimento de onda dos blues! o gajo desse aquário que referi, coloca os blues, na mesma caixa que os vermelhos, cyans, etc...

Mas há uma coisa (muitas, mas esta em concreto) que não percebo:

Se olharmos novamente para o gráfico de fotossintese, reparamos que o valor nos verdes é até maior que o tal pico nos vermelhos, contudo eles só falam do pico dos vermelhos e não dos verdes. É certo que nos verdes não é um pico, é na descida nos blue, mas o valor é até mais alto que os vermelhos... /:)

Mas já lhes perguntei :D

Mensagem 14/jan/2013, 18:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Ok, mas tava a falar em T5, e as 14000K, não têm assim tanto blue como os led's.
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 09:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Desculpem a minha pergunta mas o meu inglês nao é do melhor
já agora numa calha t5 de 6x80 qual seria entao a melhor configuração
Cumprimentos

José J Correia

Mensagem 04/fev/2013, 11:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Figueiredo Escreveu:
Blue?
Blue não!

Eles basicamente dizem que o blue, esse sim, é complementar porque tipicamente os leds brancos já têm o comprimento de onda dos blues! o gajo desse aquário que referi, coloca os blues, na mesma caixa que os vermelhos, cyans, etc...

Mas há uma coisa (muitas, mas esta em concreto) que não percebo:

Se olharmos novamente para o gráfico de fotossintese, reparamos que o valor nos verdes é até maior que o tal pico nos vermelhos, contudo eles só falam do pico dos vermelhos e não dos verdes. É certo que nos verdes não é um pico, é na descida nos blue, mas o valor é até mais alto que os vermelhos... /:)

Mas já lhes perguntei :D

Boas Hugo,

E então já tens resposta?
Também estou curioso com isso.

Voltei a reler o tópico e o artigo e tenho mesmo que fazer os gráficos sobrepostos para ver que leds escolho.

Mas depois de ver aquelas calhas chinesas fiquei tentado em fazer uma lâmina com 2x verde, 2x vermelho e 6x violeta ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2013, 11:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Sim, vem ao encontro do que estava à espera mas nada como confirmar!

Realmente há, não um pico, mas um valor alto nos verdes, mas os brancos/blues normalmente têm valores consideráveis naquele comprimento, por isso não fazer grande sentido pensar-se em leds verdes...

Já os vermelhos, aí sim, para se ter o espectro ótimo para os corais, devem-se adicionar!

Mensagem 06/fev/2013, 11:10

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Pessoal...
mais um bom artigo! Interessante comparação entre Leds e Plasma, com diferentes corais e a diferentes distancias do coral.
As conclusões são interessantes tendo em vista a diferença de espectro entre os Leds e o Plasma. Os crescimentos das diferentes especies versus tecnologia utilizada e diferentes intensidade também é bastante interessante. Deem uma olhada e já agora a outros artigos deste mês que por lá estão...

http://www.advancedaquarist.com/2013/2/ ... =clickthru

Mensagem 12/mar/2013, 12:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Figueiredo Escreveu:
Fazes bem, estou a pensar no mesmo!
Mas a tua frase já faz notar o "problema" das calhas comerciais!

para complementar o tal comprimento de onda que falta á esqueda do Royal Blue

O errado aqui é o COMPLEMENTAR. É que o violeta não complementa! O violeta é o 2º espetro (se analisarmos apenas cores convencionais de leds) mais importante!

Pode complementar com os cyans, vermelhos, verdes, até com os blue, mas o que para mim resume todo o artigo é precisamente que o que realmente os corais usam e necessitam é violeta e royal blue.

Para teres uma ideia um dos gajos que escreve o artigo tem 80 leds violeta no seu aquário de 180X75. :-$

Boas Hugo.

E tens ideia da quantidade dos outros comparado com estes 80?

Tens o link para a montagem?

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/abr/2013, 16:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Em termos de artigos sobre luz gosto muito do Dana Rieddle...

Ficam aqui um link para muitos dos artigos dele:
http://www.reeffrontiers.com/forums/f16 ... les-26527/

Anterior

Voltar para Discussão Geral