Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral WP-40 a Vortunze chinesa...

WP-40 a Vortunze chinesa...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 30/mar/2013, 20:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu continuo a achar esta estória do barulho da bomba muito estranho!
Será do vidro?

Alguém que diz que a bomba faz barulho tem vidro de 15mm ou superior?

So vejo hipótese da espessura do vidro, de facto a tua nao faz barulho. mas se vieres ca a casa vais ver o oposto!!! O meu vidro e de 12mm.

Mensagem 30/mar/2013, 21:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Joao Tomas Escreveu:
Será do vidro?

So vejo hipótese da espessura do vidro, de facto a tua nao faz barulho. mas se vieres ca a casa vais ver o oposto!!! O meu vidro e de 12mm.

Eu também tenho uma. De facto é um pouco ruidosa mas em comparação com a vortech é menos.
O que noto no barulho pelo menos no modo w1 é que a bomba chega a parar em cada pulse e o que se ouve é
o barulho da ventuinha a arrancar vuuuu, vuuuu, vuuuu. Na vortech o barulho é mais forte mesmo sem a ventuinha parar.
Já a tenho a algum tempo e como as sunsun, já ganhou folgas e desgaste e já nem se compara como quando era nova.
Com as sunsun era o mesmo....passado algum tempo perde um pouco mais o barulho.
Já as vortech não chagam a perder nunca o ruido.
O meu vidro também é de 12mm e uma coisa que reparei é que a minha tem que trabalhar mesmo direita, ou seja paralela
com a linha de agua. Se a virar para o topo como outras bombas para agitar a superfície ela faz muito barulho mesmo...
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 30/mar/2013, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas a todos.

Estou interessado em adquirir uma bomba desta mas queria saber a opiniao de quem as tem.

1- Sera demasiada potencia para o meu aquario 120x55x50?

2-Ja alguem conseguiu fazer ondas com ela?

Se alguém me puder tirar duvidas e falar um pouco se o funcionamento é bom para alem do ruido que nao me encomoda muito visto que eu tenho umas sunsun.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 31/mar/2013, 01:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Para o aquario que tens, sem algum controlador de voltagem, ou um arduino cm foi feito aqui no forum, parece-me um pouco demasiado! Ondas consegues fazer facilmente, aliás tem 3 modos para ondas, com um controlador para a "intensidade/frequencia" das ondas.

Consegues criar ondas mais curtas ou mais compridas, com maior ou menor frequencia, por ai...

Num aqua dessas dimensões, consegues facilmente fazer uma onda que va de uma ponta a outra... e até que salte alguma agua para fora! :-
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 31/mar/2013, 02:29

Mas a bomba nao tem 3 velocidades?
Eu tive a ver uns vídeos e encontrei este no youtube e parece-me que o aquário é mais pequeno que o meu e faz umas ondas e circulação jeitosa.

Gostava de obter mais opinioes..

Carlos Resende

Mensagem 31/mar/2013, 14:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Carlos Resende Escreveu:
Boas a todos.

Estou interessado em adquirir uma bomba desta mas queria saber a opiniao de quem as tem.

Se alguém me puder tirar duvidas e falar um pouco se o funcionamento é bom para alem do ruido que nao me encomoda muito visto que eu tenho umas sunsun.

Cumpr
Carlos Resende

Boas,

Sim, parece-me que o Hugo Figueiredo conseguiu fazer ondas ... Mas a pergunta que se impõe é:

Quem é que usa o modo de ondas nos seus aquários?

Tenho cá a ideia (que pode ser disparatada) que o modo de ondas é porreiro em termos comerciais e que é usado para mostrar a capacidade da bomba mas que na realidade não serve para nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/mar/2013, 15:21

Boas

pois pençava que era melhor com as ondas.
Sendo assim vou optar por outra bomba visto que estas bmbas tem os seus senao.

Cumpr
carlos resende

Mensagem 31/mar/2013, 15:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Éh páh eu acho que esta bomba só não é (ainda) a melhor coisa que sugiu na aquariofilia nos últimos anos, porque não sei ainda quanto tempo dura e os problemas que dá ao longo do tempo!

Fora isto, que só o tempo poderá dizer, a bomba é extraordinária!

Eu consigo fazer com a vortech (MP60 e não mp40 relembro) uma ondinha com a bomba no máximo!
Com a wp40 faço uma onda muito maior e consigo ver o movimento de vai-vem nos lps!

Eu não tenho forma de medir nem quero ferir susceptibilidades, mas pelo que vejo no meu aquário a wp40 movimenta mais água que a MP60 (que relembro custa 6x mais... X( ).

Quanto à questão das ondas. Eu não gosto muito de ver o movimento de vai-vem mas quem já mergulhou ou viu filmes de recifes, sabe que é este o movimento na natureza! O que eu faço é ter a wp40 a fazer ondas e a mp60 no modo reef-chest. Vejo a onda, mas vai variando a corrente!

Esta questão das ondas já me fez muito pensar naquele senso comum que diz que devemos ter de movimentação cerca de 20x o volume do aquário. Acho que na natureza não temos assim tanta movimentação e sobretudo a movimentação é, lá está, em vai-vem e não contínua! Não sei... acho que isto da movimentação evoluiu (e bem) mas algumas ideias mais antigas não!

Voltando à bomba, acho que o meu aquário aguentava perfeitamente o retorno e apenas uma wp40 o que vai de encontro a tudo o que se assumiu como boa movimentação num aquário de recife!
E esta afirmação vai ao encontro do que se tem ouvido e lido nos foruns que é a malta andar a tentar reduzir a potencia desta bomba, o que nunca tinha ouvido/lido em relação à mp40 (embora fosse mais difícil).

Por isso e para finalizar um pouco em tom de brincadeira, eu sugeriria nova alteração do título do tópico para qualquer coisa do género: "WP-40 a MP60 chinesa... (a 1/6 do preço)..." :D

Mensagem 31/mar/2013, 16:00

Éh páh eu acho que esta bomba só não é (ainda) a melhor coisa que sugiu na aquariofilia nos últimos anos, porque não sei ainda quanto tempo dura e os problemas que dá ao longo do tempo!

Fora isto, que só o tempo poderá dizer, a bomba é extraordinária!

Eu consigo fazer com a vortech (MP60 e não mp40 relembro) uma ondinha com a bomba no máximo!
Com a wp40 faço uma onda muito maior e consigo ver o movimento de vai-vem nos lps!

Eu não tenho forma de medir nem quero ferir susceptibilidades, mas pelo que vejo no meu aquário a wp40 movimenta mais água que a MP60 (que relembro custa 6x mais... X( ).

Quanto à questão das ondas. Eu não gosto muito de ver o movimento de vai-vem mas quem já mergulhou ou viu filmes de recifes, sabe que é este o movimento na natureza! O que eu faço é ter a wp40 a fazer ondas e a mp60 no modo reef-chest. Vejo a onda, mas vai variando a corrente!

Esta questão das ondas já me fez muito pensar naquele senso comum que diz que devemos ter de movimentação cerca de 20x o volume do aquário. Acho que na natureza não temos assim tanta movimentação e sobretudo a movimentação é, lá está, em vai-vem e não contínua! Não sei... acho que isto da movimentação evoluiu (e bem) mas algumas ideias mais antigas não!

Voltando à bomba, acho que o meu aquário aguentava perfeitamente o retorno e apenas uma wp40 o que vai de encontro a tudo o que se assumiu como boa movimentação num aquário de recife!
E esta afirmação vai ao encontro do que se tem ouvido e lido nos foruns que é a malta andar a tentar reduzir a potencia desta bomba, o que nunca tinha ouvido/lido em relação à mp40 (embora fosse mais difícil).

Por isso e para finalizar um pouco em tom de brincadeira, eu sugeriria nova alteração do título do tópico para qualquer coisa do género: "WP-40 a MP60 chinesa... (a 1/6 do preço)..." :D

Boas ... o tópico é teu ...
Altera o título para o que quiseres :D

Abraços,
Rui

Mensagem 31/mar/2013, 16:10

Carlos Resende Escreveu:
Boas a todos.

Cumpr
Carlos Resende

O meu aquario tem dimensões parecidas e faz ondas na perfeição.
Se colocar a bomba mais a superfície a onda é realmente grande, a minha está ao meio do aquario.
A bomba tem algumas coisas negativas como todas as outras.
O sensor de luz, não funciona na perfeição.
Não ser wireless e ter o fio a passar no aquario.
De resto o barulho é inferior as vortech. O tamanho não considero muito grande uma vez que tem o motor
e o rotor juntos.
Só mesmo o tempo pode dizer se realmente aguenta o para e arranca.
Agora estou com o Hugo, possivelmente uma das melhores compras.
Relembro que as vortech deram imensos problemas na parte wet side e faz imenso barulho o que
faz dela uma bomba com muitos contras também.
Só a parte wet side das vortech custa a bomba xinoca com controlador.
Quanto a mim, vai arrasar com as vortech. Pena realmente não ser wireless...Agora força tem e não é pouca.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 31/mar/2013, 16:38

A minha ideia era aproveitar que esta bomba tem potencia e assim so tinha uma bomba no aquario em vez de uma de cada lado.
Se assim foce possivel arriscava comprar uma.

Acham que so com esta bomba consigo ter circulacao no aquario todo?

Cumpr
Carlos resende

Mensagem 31/mar/2013, 19:50

Carlos Resende Escreveu:
A minha ideia era aproveitar que esta bomba tem potencia e assim so tinha uma bomba no aquario em vez de uma de cada lado.

Cumpr
Carlos resende

Sim, uma só bomba chega!
Põe é no vidro oposto ao retorno.

Abraços,
Rui

Mensagem 31/mar/2013, 19:54

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Carlos Resende Escreveu:

Cumpr
Carlos resende

Sim, uma só bomba chega!
Põe é no vidro oposto ao retorno.

Abraços,
Rui

Obrigado a todos pela ajuda ;)
Vou entao ver se alguem se quer desfazer de alguma porque para madar vir la de fora nao é comigo.

Se alguem quiser vender a sua bomba sem querer ganhar muito dinheiro com isso eu aceito..

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 31/mar/2013, 22:29

Ricardo,

Eu coloquei o sensor de luz dentro do móvel da sump. Como a lâmpada que tenho na sump tem o mm horario das do aquário, o modo nocturno funciona perfeitamente. A única luz q incide sobre o sensor de luz e essa!

Posso ter todas as luzes mais a janela da sala aberta que ele assume cm estando em modo nocturno.

N sei se é cm tens, mas pode ser que a ideia ajude!
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 31/mar/2013, 23:00

Luis Reis Escreveu:
Ricardo,

Eu coloquei o sensor de luz dentro do móvel da sump. Como a lâmpada que tenho na sump tem o mm horario das do aquário, o modo nocturno funciona perfeitamente. A única luz q incide sobre o sensor de luz e essa!

Posso ter todas as luzes mais a janela da sala aberta que ele assume cm estando em modo nocturno.

N sei se é cm tens, mas pode ser que a ideia ajude!

Ela tem estado a funcionar mais ou menos, desliga quando as luzes se apagam, mas de manha dou com ela a trabalhar
mesmo sem luz nenhuma... A coisa de uns dias quando desligaram as luzes ficou tipo intermitente resolvi retirar o sensor.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 31/mar/2013, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas... ainda há uns tempos falei bem do sensor da luz... hoje não tenho a mesma opinião... aquilo assume diferenças de intensidade de luz... ou seja, se tenho a luz da sala acesa + aquário... quando se desliga a do aquário entra em modo nocturno e se depois desligo a da sala entra em modo normal...

De resto, num aquário de 130x50x50 tem uma excelente circulação... as acroporas adoraram... extensões maiores dos pólipos...

Não uso o modo de ondas, porque é um bocado acelerado no meu, mas quer o else e W3 são muito bem distribuídos.

Mensagem 01/abr/2013, 00:11

Joao Tomas Escreveu:
Será do vidro?

Boas João,

Está melhor o barulho agora que já passou o periodo inicial?

Abraços,
Rui

Mensagem 01/abr/2013, 01:00

No meu caso e com vidro de 10mm o barulho tornou-se insignificante... ouve-se por vezes, mas penso que desaparecerá por completo...

Mensagem 01/abr/2013, 01:11

Pedro, ja experimentaste coloca-lá debaixo do móvel?

Eu tenho qq problema c o sensor de luz. Tenho e o controlador virado de lado para o sensor ficar mm debaixo da lâmpada!

Ainda assim, caso alg queira, a minha continua a venda. Veio da China um pouco antes do group buy.
Cumps,
Luis Reis

Mensagem 01/abr/2013, 02:24

Boas, Luís!

Debaixo não tenho espaço... e dentro do armário está em período invertido...

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral