João, o racio a meu ver deve ser sempre 1:1:1:1, mais a mais, pq falas em XP-G e não em XM-L.
Depois se for necessário ajusta-se potências, quer por pwm via controlador, quer por driver variavel.
Qt à questão dos vertex não usarem 420nm, os fabricantes tb andam um pouco ao sabor da informação que vai aparecendo, e ainda mais, ao sabor do que os fabricantes disponibilizam de leds.
Factos é que eles não usam led's chineses que são os que agora apresentam estes comprimentos de onda. A Epistar e a Epiled é que entraram em força no mercado dos aquarios, que é basicamente quem precisa disto. A Cree, osram, philips, e outras de grande nome, trabalham mt para iluminação de exterior e decoração.
Esperemos que agora com os chineses a darem cartas nestes espectros, que os grandes vão atrás.
Mas a meu ver, este espectro foi sempre negligenciado, basta pensar nas T5 actinicas. Estas lampadas têm um pico á volta dos 420nm, mas têm tb mais espectro desde os 400 aos 450. Mas mesmo assim, sempre ouvi dizer que as actinicas eram um complemento, que se deviam pôr, mas mais nada. Tanto que quem tinha HQI, normalmente punha uma ou duas T5 actinicas.
Eu por exemplo, tenho só uma.
Acho que agora com a preocupação dos led's e devido ao espectro deles ser mt focado, é que a malta começou a pensar no que se deveria utilizar.
E aqui estou com o Hugo, os gráficos não mentem. E olhando para os gráficos, os 420nm têm tanto impacto na fotossíntese como os 445 e quase os 470nm. Até o Cyan ainda tem impacto, mas até aos 470, tá quase nivelado.
Daí eu dizer que é 1cw:1bl:1rb:1vl.
Mas tb, pode ser só 1:1:1, ou seja, 1cw:1bl:1vl.
Isto pq, o CW já tem o seu pico na freq dos RB no caso dos cree claro.
Para prolight poderia ser 1cw:1rb:1vl. Isto pq os CW prolight têm o pico nos 470nm (azul)
Mas devido à importancia do espectro dos 445nm, acho que tb na fica mal reforçar, mesmo já estando nos brancos justificando assim 1:1:1:1.
Mas podemos ser ainda mais "completos" e fazer 1:1:1:1:1, sendo isto:
1 - CW
1 - Blue
1 - 410nm
1 - 420nm
1 - 430nm
Temos led's no mercado para isto, e
isto é o gráfico da fotossíntese desprezando o vermelho!!!E este cluster vai ser a minha aposta tb!

Qt á tua pergunta sobre dissipador corrido ou modulos, é escolheres o que te dá menos trabalho de fixar, corrido a meu ver é mais facil pq pode apoiar no travamento do aquario.
E não baralho mais...
