Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda com ajustamento de Potássio

Ajuda com ajustamento de Potássio

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Viva César,

Tenho-me lembrado de si numa batalha recente que travei contra a concentração excessiva de fosfatos por utilização de rocha viva "usada" de outro aquário. É um facto que mesmo com todos os restantes parâmetros óptimos e com o aquário equilibrado biologicamente, sem algas à vista, os fosfatos altos não deixam os corais crescer de todo. Resolvi o problema em 3/4 meses com trocas de água, carvão actvado e esponja anti-fosfatos da Tropic Marin - mantendo no aquário toda a rocha causadora do problema, digamos que deixou de estar "saturada" de fosfatos!

Desculpem o off-topic anterior....

Voltando ao tópico, seria interessante o César criar um tópico com as suas análises e conclusões sobre a química dos sais artificiais, é a pessoa que conheço mais atenta e experiente neste assunto. Não tenho nenhuma razão de queixa dos sais artificiais que utilizei até à data - foram muitos e em quantidades elevadas - até à data ainda não sucedeu ter algum problema causado por alguma marca especíica.

abraço

Olá Ricardo, desculpa Artur,

Como sabe este problema dos fosfatos até me impede de dormir; neste momento está sob controle, mas andei dois anos a sonhar com isto.

Quanto ao tópico sobre resultados de análises a água salinada, ele já existe neste fórum: viewtopic.php?f=5&t=470&hilit=%C3%A1gua+salinada , mas ninguém deu seguimento à sugestão que fiz de publicarem aqui os resultados feitos aos novos lotes de sal e eu embora faça com alguma regularidade esses testes (agora nem sempre), também deixei de os publicar, pois pelos vistos não interessavam a ninguém.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas de novo,

Coloquei uma pergunta no fórum Zeovit sobre a dosagem dos produtos deles de Potássio para subir no meu sistema de uns 310ppm para os 390 a 400ppm, e agora já percebi. Os produtos de Potássio que arranjei têm concentrações do produto muito baixas e servem apenas para compensar os baixos consumos.

http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=28145

Para sistemas de maior litragem, e níveis de Potássio muito baixos, eles disseram que preciso do K-Balance Strong. Ora, esse produto cá na Europa parece só haver em embalagens de 1000ml e o custo ronda os 90 EUR... #-o

O que me leva a indagar... alguém já corrigiu o Potássio em reefs com Cloreto de Potássio (farmácia)?

Quanto à embalagem que tenho da Brightwell Aquatics Potassion, refere 2366mg, ou seja, apenas 2.366 gramas de Potássio na embalagem inteira. E pelo que percebi, para aumentar de 310ppm para os 400ppm no meu sistema, os gramas necessários rondarão as dezenas, tipo 60 a 70 gramas. E pelos vistos em produtos comerciais para aquários são caros que se fartam...

E também por 90 EUR praticamente dá para comprar um ou dois baldes de sal com níveis de K ideiais e fazer uma troca total de água. :)

Encontrei também uma calculadora para o doseamento com Cloreto de Potássio B-)
http://www.ultimatereef.net/info/calculators/potcalc.php

Volume: 450 litres
Current level: 310ppm
Desired level: 410ppm

To increase your potassium level, you will need: 77g or 2.7oz of Potassium Chloride (KCl)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Anterior

Voltar para Discussão Geral