Boas

,
Bem eu cá vou continuando na minha .... o que tem de bom estas paragens no tempo e no espaço é o planeamento.
Como sabem andava para aqui preocupado com o facto de usar resistências para montar o meu circuito de LEDs e ficava-me extremamente caro montar drivers para fazer limitação de corrente a 700mA pois os meus leds são de 7V e 700mA.
Ou seja, precisava ou de uma fonte de 70V regulada a 700mA (que não existe) ou então uma fonte de 36V e 1.4A e dois drivers de 700mA por cada 10 LEDs.
Numa pesquisa infortuita (estava a ver leds de 20W no Aliexpress) encontrei os MeanWell LDD-H700. Estes são os drivers criados pela MeanWell e ainda por cima encontrei-os a preço canhão .... O preço deles ronda os 7 a 12USD por cada um mais portes.
Consegui arranjar por 3.5USD cada com oferta de portes para Portugal.
Como a carne é fraca e a tentação é grande e o medo de andar com as resistências é mais que muito, para além do facto das resistências me estarem a trazer uma ineficiência à calha brutal decidi ir à procura de fonte.
Ou seja precisava de uma fonte que fosse capaz de suportar os 7V de 5LEDS para um total de 35V e como são 50 LEDS são 10 drivers de 700mA
Somado a isso mais um driver para suportar os 10LEDS.
Lá acabei por gastar mais cerca de 60€ para finalmente ficar tudo supinpa (na realidade foi mais como vão ver à frente) ...
Uma das grandes, grandes vantagens deste LDD é que já vem com circuito de PWM integrado pelo que o circuito que tinha anteriormente será inutilizado.
LDD-H700

Entretanto na procura por perceber como montar 11 coisas destas em cima da calha cheguei a um post do reefcentral chamado
"Meanwell LDD driver: for those who want to dim to 0 using Arduino" onde pude descobrir que já havia mais pessoal a fazer o mesmo que eu e que tinham um PCB à maneira para os segurar todos.
Disponibilizados os ficheiros
Gerber (ficheiro de desenho de PCB) fiz a encomenda à iTeadStudio para produção do PCB.

E pronto ... agora é acabar o desenho em acrilico para a calha, esperar que o pé fique bom para poder executar, esperar pelo material e pronto ....
Só o chato disto tudo é que 350€ em LEDS + 60€ em acrílico + 100€ em fiarada, solda, resistências etc. + 30€ na fonte actual + 100€ agora na nova fonte, drivers e PCB.
Total: 640€
Quase que comprava dois focos da Kessil e não me chateava absolutamente nada.
Fora tudo o que foi feito à volta desta montagem de LEDS que vai quase tudo para o lixo. Entre fichas, fios, tomadas, material electrónico que já não será preciso, etc .... devem ser à vontade uns 200€ ou mais.
Mas pronto. Mesmo assim por menos de 1000€ vou ficar com iluminação e controlador de aquário feito por mim e acima de tudo .... o que aprendi.
Abraços,
Rui