Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros nano mini aquário - 50l

nano mini aquário - 50l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/mar/2013, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Desde Janeiro que não actualizava isto... :- Mas também não tem havido novidades.

Ontem fui, pela primeira vez, ao Fragário do Norte :D , para povoar um pouco mais o aquário, pois, apesar de já ter mais de 2 anos, não parece. :ymsigh:

Trouxe:
uma Ricordea florida
Imagem

um Ecsenius stigmatura
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

e a "amêndoa" de páscoa: Pocillopora
Imagem
Imagem
Desculpem, mas não consegui fotografá-la minimamente bem... :ymtongue:

Aproveitei a sessão para fotografar os outros habitantes :)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero que gostem! ;)

Mensagem 31/mar/2013, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Tenho umas dúvidas... :)

Ontem, depois da sessão fotográfica, fiz um vídeozito por causa de uma dúvida em relação à pocilopora (1), aproveitei também para filmar os outros habitantes.

1. Como é a 1ª vez que tenho SPS (a Pocillopora) e como o meu aquário é um pouco instável, tenho medo que não se aguente. Uma das dúvidas está relacionada com a circulação da água que esta recebe. Estará bem como tenho?
2. O 2º habitante que aparece no vídeo surgiu do "nada". Não sei o que é mas como se propaga lentamente ainda o tenho. Alguém tem alguma ideia do que será? :-??
3. Tive que mudar de sítio a bomba de circulação por causa da pocillopora e agora parece-me que o sarcophyton está com movimentação em excesso... Que acham?
4. Já tenho a anémona desde Dezembro, era bege mas agora está branca. Demorou muito tempo a agarrar-se mas, felizmente, já se agarrou (ao vidro). E ainda não comeu nada desde que cá chegou, tento dar-lhe mexilhão ou berbigão mas não come, não agarra nada... O Lysmata amboinensis chega a passar-lhe por cima e ela não o agarra. Poderei fazer alguma coisa? :-s
5. Tenho uma "coisa" preta (talvez uma esponja) que veio agarrada às Sinularias e que está a crescer. Conseguiu agarrar-se à rocha e está a crescer verticalmente. Será melhor tirar? Já está muito grande... #-o


(reparei mais tarde que a câmara consegue filmar com melhor qualidade... L-) )

Desculpem tantas dúvidas... :) mas espero que sejam esclarecidas.

Mensagem 31/mar/2013, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Armando Queirós Escreveu:
Oi!

Tenho umas dúvidas... :)

Ontem, depois da sessão fotográfica, fiz um vídeozito por causa de uma dúvida em relação à pocilopora (1), aproveitei também para filmar os outros habitantes.

1. Como é a 1ª vez que tenho SPS (a Pocillopora) e como o meu aquário é um pouco instável, tenho medo que não se aguente. Uma das dúvidas está relacionada com a circulação da água que esta recebe. Estará bem como tenho?
2. O 2º habitante que aparece no vídeo surgiu do "nada". Não sei o que é mas como se propaga lentamente ainda o tenho. Alguém tem alguma ideia do que será? :-??
3. Tive que mudar de sítio a bomba de circulação por causa da pocillopora e agora parece-me que o sarcophyton está com movimentação em excesso... Que acham?
4. Já tenho a anémona desde Dezembro, era bege mas agora está branca. Demorou muito tempo a agarrar-se mas, felizmente, já se agarrou (ao vidro). E ainda não comeu nada desde que cá chegou, tento dar-lhe mexilhão ou berbigão mas não come, não agarra nada... O Lysmata amboinensis chega a passar-lhe por cima e ela não o agarra. Poderei fazer alguma coisa? :-s
5. Tenho uma "coisa" preta (talvez uma esponja) que veio agarrada às Sinularias e que está a crescer. Conseguiu agarrar-se à rocha e está a crescer verticalmente. Será melhor tirar? Já está muito grande... #-o


(reparei mais tarde que a câmara consegue filmar com melhor qualidade... L-) )

Desculpem tantas dúvidas... :) mas espero que sejam esclarecidas.


Boas!

Quais os teus valores de

PH? KH? MG? CA? Fosfatos?

Do video consegui ver que... tens cianos (podem ser devido a excesso de nutrientes ou má iluminação)

SPS gostam de boa circulação, e muita luz, passava o sarco para o areão (alias tudo o que é LPS)


As anémonas gostam de muita luz, atenção se é da nossa costa provavelmente não aguentará as temperaturas de recife. Quando ficam brancas (como a tua) é porque alguma coisa não está bem. Tenta ler mais sobre ter anémonas num aquário.

Espero ter ajudado...
Imagem

Mensagem 02/abr/2013, 00:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Bruno Arrojado Escreveu:
Boas!

Quais os teus valores de

PH? KH? MG? CA? Fosfatos?

Do video consegui ver que... tens cianos (podem ser devido a excesso de nutrientes ou má iluminação)

SPS gostam de boa circulação, e muita luz, passava o sarco para o areão (alias tudo o que é LPS)


As anémonas gostam de muita luz, atenção se é da nossa costa provavelmente não aguentará as temperaturas de recife. Quando ficam brancas (como a tua) é porque alguma coisa não está bem. Tenta ler mais sobre ter anémonas num aquário.

Espero ter ajudado...

Obrigado pelas ajudas.

Quanto aos parâmetros, fiz os testes há uns dias mas para o Ca já não tive suficientes gotas, teste de Mg nunca tive, os outros 3 fiz, amanhã poderei por aqui. (estava com muitos nitratos mas sei de onde vieram e já fiz duas TPAs e amanha vou fazer outra)

Apesar de já ter "visto falar" de cianos, não sei o que são... fui ver imagens ao google mas apareceram umas algas castanhas e outras vermelhas. O que são?

Infelizmente o sarco e a sinulária (coral mãe) não consigo mudá-los de sítio, colaram-se às rochas...

A anémona em questão não é da nossa costa, se não me engano, é uma condylactis. (Tenho outras duas da costa mas estão boas.) Mas não consigo perceber o problema desta! :(

Uma outra dúvida que me esqueci de expor é o facto de o sarco se fragar sozinho muitas vezes, acho que tenho uns 5 ou 6 frags. Ainda ninguém me conseguiu arranjar uma explicação...

Espero ajuda :) (principalmente em relação à anémona)


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 03/abr/2013, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
:(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :((

Alguém me rogou uma praga, só pode!! O Ecsenius stigmatura que comprei na sexta esta noite foi apanhar ar! :(
Quando saí do banho, esta manhã, estava seco no chão. Que estupidez!!! Os únicos que persistem são os palhaços... 8-|

Mensagem 03/abr/2013, 15:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Armando Queirós Escreveu:
:(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :((

Alguém me rogou uma praga, só pode!! O Ecsenius stigmatura que comprei na sexta esta noite foi apanhar ar! :(
Quando saí do banho, esta manhã, estava seco no chão. Que estupidez!!! Os únicos que persistem são os palhaços... 8-|


Boas Armando.

Aproveita este excelente tópico para leres um pouco.

viewtopic.php?f=4&t=30

Se tiveres alguma dúvida, chuta!!!
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Bruno Arrojado, falaste em cianos que viste no vídeo... onde viste, mesmo? (Já me tinha esquecido disto. :/ )


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 03/mai/2013, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Venho mais uma vez com um problema:
O Sarco está alto de mais e passa o dia à superfície da água, até acho que hoje secou um bocado :( ...
O que posso fazer?? Ele está preso à rocha, por isso não sei o que fazer :-s

Agradeço ideias.

Mensagem 03/mai/2013, 17:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Queirós Escreveu:
Oi!

Venho mais uma vez com um problema:
O Sarco está alto de mais e passa o dia à superfície da água, até acho que hoje secou um bocado :( ...
O que posso fazer?? Ele está preso à rocha, por isso não sei o que fazer :-s

Agradeço ideias.


Corta !!!

www.garf.org

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mai/2013, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Corta !!!

http://www.garf.org

Abraços,
Rui


Cruzes! :o

Corto o pé? Já vi cortarem a parte de cima... Ele aguenta-se com um corte no pé?


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 04/mai/2013, 10:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Com uma tesoura, podes cortar uma 'pétala' que ambas as partes recuperam.
É usual...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 11/jun/2013, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Apesar de seguir todos (ou quase todos) os tópicos do fórum não sou muito participativo. Não costumo sequer actualizar o tópico do meu aquário... :p Por um lado é bom sinal, sinal de que não acontece nada de mau e corre tudo bem, mas também é sinal de que não há uma grande evolução.

Hoje venho com um problema: a anthelia, que muito bem se tem vindo a propagar pela rocha, ontem começou a murchar e hoje já está muito mal. Não entendo qual será o problema, até porque nenhum outro coral está mal, mesmo a pocillopora (o meu único SPS), que pensei que não fosse aguentar no meu aquário, está bem. Tenho umas cabecinhas desta anthelia noutro local e também não estão mal... (ainda são pequenas, mas não estão como estas)

Por isso o problema deve ser do local. Mas eu não mudei nada... Tirei a bomba para lavar e voltei a colocar no mesmo sítio (nem se quer tirei o suporte magnético do vidro...) :-??

Alguém me pode ajudar?

Imagem
Imagem

Mensagem 12/jun/2013, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Hoje reparei que a euphylia também estava um bocado estranha, por isso fui verificar os nitratos...
Não me posso baldar a uma TPA, que fico logo com nitratos [-( está entre 25 e 50 mg/l (a precisão não é o forte da sera :-q )

Mesmo fazendo uma TPA com o dobro da água do que é costume não me livrei disto! :-w

Mensagem 12/jun/2013, 14:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Olá Armando!

Como está esse KH?

Os nitratos apesar de estarem altos, não vejo razão por serem motivos dos corais estarem assim...

Qual a % de água que mudas?

Mensagem 12/jun/2013, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 25
Localização: Lisboa
Olá Armando,

Gostava de saber qual é a tua frequencia de trocas de água. É bastante importante se fizeres 15 em 15 aumentares a frequencia para 7 em 7 dias mas, se fizeres de 7 em 7 dias então aumenta a frequencia para 4 em 4 dias( se puderes), para diminuires o valor dos nitratos, os LPS(neste caso a Euphylia), são umbocado sensiveis a nitratos elevados durante muito tempo. Como já disse só as tpas vão resolver o teu problema mas, não te esqueças que o problema pode vir tambem do Kh! Se estiver muito baixo podes utilizar bicarbonato de sodio mas cuidado com as oscilaçoes de Ph e se utilizares dilui-o antes e se o problema for se o mesmo estiver elevado então a soluçao e trocares agua ate estabilizar.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente Mauro Pires
Mauro Pires

Mensagem 12/jun/2013, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

As minhas TPAs são semanais de 10% (5l), não gosto de fazer TPAs grandes porque noto que os corais ficam um pouco murchos por umas horas (o aquário é pequeno para grandes trocas de água...).

Só deixei uma TPA por fazer porque não tive tempo, então fiz no fim de semana uma de 20%, para compensar, mas parece que não resultou... Hoje voltei a fazer uma de 20%, já deve ficar bom. :D

Teste ao kH não fiz. Os problemas no meu aquário quando surgem costumam ter os nitratos como causa, por isso fiz testes a NH4, NO2, NO3, e PO4. Mas caso amanhã não veja recuperação, vejo o kH.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 13/jun/2013, 11:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Parece que não houve uma grande mudança... Os nitratos desceram mas não foi muito :ymsigh: . Estão mais próximos do 25. (acho que tenho de arranjar uns testes melhores... estes da sera não são nada precisos)
Fiz teste ao kH e pH e estão bem: kH - 9 ; pH - 8

Hoje vou fazer mais uma TPA de 20%, espero que desça mais um bocado.

Mensagem 26/jun/2013, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Hoje aproveitei a TPA para tirar o Sarcophyton de onde estava e puxá-lo para o canto do aquário. :D
Espero que recupere.

Imagem
Imagem

eu sei que se vê mal, mas isto é uma esponja (bem grande) que estava debaixo do coral :p
Imagem

ele já no local novo (não o colei, haverá algum problema em ficar assim?)
Imagem

e uma geral (com a água muito turva por andar a mexer)
Imagem

Mensagem 27/jun/2013, 14:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Ontem quando fiz a TPA devo ter medido mal o sal :| Só reparei quando vi a Pocillopora toda branca :-s
Hoje já está melhor mas em baixo ainda me parece branca de mais :(
Há alguma coisa que possa fazer? Ou vai ficar bem naturalmente?

(desculpem a qualidade)
Imagem

Mensagem 30/ago/2013, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Apesar das faltas de actualizações o aquário ainda existe... :D

Como a pocillopora se aguentou bem, no dia 11 de Julho andei pelo Porto e comprei um frag de montipora e uma pedrinha de zoanthus

(fotos tiradas hoje)
Imagem
Imagem

E ontem passei pela Coralsea e trouxe um frag de acropora

Imagem

E mais alguns dos outros corais que cá estão

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Finalmente parece-me que o aquário está a ficar alguma coisa de jeito, depois de ter estado 1 ano cheio de algas e todo castanho, agora nem parece o mesmo. Só falta os corais crescerem...

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros