Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Valores ideais Ca x Kh x Mg x K e Balling

Valores ideais Ca x Kh x Mg x K e Balling

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Para quem utiliza doseamento de Balling, quais os valores ideias de Cálcio, Alcalinidade, Magnésio e Potássio?

Li que o valor de Magnésio deverá ser igual a 3 vezes o valor de Cálcio, confirma-se?

Também encontrei esta calculadora para vermos o Cálcio e Alcalinidade em equilíbrio, será assim mesmo?
http://www.ultimatereef.net/info/calculators/alkcalcalc.php

Quais os vossos parâmetros actuais?

Um valor de Magnésio acima dos 1300ppm não será elevado demais?

E a salinidade, 1025? 1026?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Actualmente tenho...

Densidade a 1024 um pouco baixa (normalmente está a 1025), talvez por ter a temperatura elevada (30ºC)?

Tenho o Cálcio a 420ppm, parece-me um bom valor.

O Magnésio está a 1365ppm, muito elevado. Se é verdade que o Mg deverá ser aproximadamente igual a três vezes o Cálcio, ajustar para 1260ppm?

O Kh está 6.944ºd, ou seja, arredondando nos 7ºd. Porém pela calculadora daquele fórum, o nível de Cálcio adequado para esta alcalinidade deveria ser 410ppm...
Para Cálcio a 420ppm a calculadora sugere um Kh de 8.4ºd.
O que fazer? Subir o Kh ou descer o Ca?

Tenho o Potássio a 300ppm e pretendo subi-lo para 400ppm.

O que acham?
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Não mexer!!!!
Tenta subir um pouco o potássio e pronto...

Isso está mais que bom; o optimo, é inimigo do bom!

Estabilidade é o mais importante; quanto mais mexes, pior.
A dificuldade é manter em permanência valores como tu tens agora; pára de fazer acertos mínimos que só causam instabilidade.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

César Silvério Escreveu:
Não mexer!!!!

A dificuldade é manter em permanência valores como tu tens agora; pára de fazer acertos mínimos que só causam instabilidade

Boas César,

Obrigado pela ajuda. Estou apenas a suspender o doseamento de Magnésio e deixá-lo baixar para uns 1300ppm e depois tento manter. O Cálcio e Kh vou então manter os valores actuais. E o Potássio comecei há pouco a tentar subir, a dosear a partir de hoje uma solução de Cloreto de Potássio; e depois quando chegar aos 390/400ppm apenas manter. :)
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Não mexer!!!!

A dificuldade é manter em permanência valores como tu tens agora; pára de fazer acertos mínimos que só causam instabilidade.

Abraço

Concordo!

Artur Fonseca Escreveu:
[
Boas César,

Obrigado pela ajuda. Estou apenas a suspender o doseamento de Magnésio e deixá-lo baixar para uns 1300ppm e depois tento manter. O Cálcio e Kh vou então manter os valores actuais. E o Potássio comecei há pouco a tentar subir, a dosear a partir de hoje uma solução de Cloreto de Potássio; e depois quando chegar aos 390/400ppm apenas manter. :)

Olá Artur,

Não sei se vale a pena o esforço para fazeres esses acertos; tal como tu, faço religiosamente testes uma vez por semana e tento ter os parâmetros certos, mas dentro de determinados limites.

É quase impossivel ter tudo completamente certinho, pois os consumos variam conforme o estado do aquário e a preocupação deve ser, na minha opinião, que os valores estejam dentro de valores aceitáveis (tipo Kh 7-8, Ca 400-430, Mg 1250-1350, etc.) e não andar a mexer no aquário todos os dias com o objectivo de estar tudo certo ao milimetro, pois isso é quase impossivel.

Quando/se, o teu aquário estiver bem, os consumos vão disparar e vão variar continuamente; para teres uma ideia, no meu aquário os consumos de balling, são agora de, Kh 310ml/dia, Ca 40ml/dia e Mg 30ml/dia, mas embora faça testes semanais, há semanas em que tenho que baixar as doses, por vezes a menos de metade.

Leva isso com calma e nada de exageros de precisão; o excesso de zelo, também é às vezes o nosso inimigo.

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Aproveito o tópico para perguntar qual a forma mais fácil que usam para elevar o magnésio? Qual o produto (se existir)?

Obrigado

Nuno
Imagem

Nuno Marques Escreveu:
Aproveito o tópico para perguntar qual a forma mais fácil que usam para elevar o magnésio? Qual o produto (se existir)?

Obrigado

Nuno

Olá Nuno,

Para aumentar o magnésio, existem vários produtos comerciais à venda nas lojas da especialidade, ou em alternativa podes dosear cloreto de magnésio hexahidratado, ou sulfato de magnésio (sais Epson), ou uma mistura dos dois, dissolvidos em água de osmose.

Abraço

Boas,

Tomei a liberdade de citar os parâmetros do reef do Paulo Oliveira:
Paulo Oliveira Escreveu:
Ca-430
Mg-1290
Kh-7,7
Salinidade 1024
Potassio 360

Parecem-me excelentes, sobretudo Mg = 3 x Ca, Kh entre 7 e 8ºd. Apenas subiria a salinidade um ponto, e o Potássio subiria uns 40ppm, quiçá... B-)
Imagem

Entretanto, para deitar umas achas na fogueira :D , vou citar umas partes de uma brochura do programa da Red Sea Reef Care (do ficheiro 99251 RCP Brochure Eng A2011 4W.pdf):

Por exemplo, (na página 2) refere três casos:
Ca 460, Alk 12, Mg 1400 (Balanced)
Ca 430, Alk 9, Mg 1290 (Balanced)

Ca 450, Alk 7, Mg 1200 (Unbalanced)

e mais abaixo (página 3):
Optimal levels of salinity
KH, Ca & Mg according to type of aquarium:

Aquarium TypeSalinity (ppt)Alkalinity (dKH/meq/L)Ca (mg/L)Mg (mg/L)
Soft Corals338.2 / 2.94301280
LPS Corals3312.1 / 4.34401310
SPS Corals, Frags /
Clams - Accelerated growth
3512.6 / 4.54651390
SPS Corals - Mature /
Low nutrient / Enhanced coloration
358.2 / 2.94301310

Então basicamente eles aconselham valores mais elevados para obter melhores crescimentos, e valores mais modestos para obter melhor coloração dos corais.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas artur ja tive realmente a slinidade a 1025 mas nao notei nada de diferente ...
Quanto ao potássio , ja desisti de o tentar subir , ja testei com varios testes , ja o tentei subir com K strong da KZ com potassium da brightwel e está sempre na mesma , desisti mesmo .... :D :D :D

Quanto ao resto sempre me ensinaram isso MG= 3x CA ... ;) ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas artur ja tive realmente a slinidade a 1025 mas nao notei nada de diferente ...
Quanto ao potássio , ja desisti de o tentar subir , ja testei com varios testes , ja o tentei subir com K strong da KZ com potassium da brightwel e está sempre na mesma , desisti mesmo .... :D :D :D

Quanto ao resto sempre me ensinaram isso MG= 3x CA ... ;) ...

Boas Paulo,

Também li que com as temperaturas mais altas a salinidade desce um pouco talvez seja isso.. 1024 ou 1025 parece bem então B-)

Eu estou a tentar subir o Potássio com uma solução de Cloreto de Potássio. Hoje será o terceiro dia a dosear 20 gramas da solução (cerca de 10g de Potássio), então daqui a pouco vou testar a ver se já terá subido uns 30ppm :)
Imagem

Voltar para Discussão Geral