Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/jul/2013, 14:42

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas pessoal...
após dois anos vou ter de mudar. O versão 4 está a ficar pequeno para as encomendas e lá para Outubro vou mudar para um cubozito maior. A idéia é ter mais espáço para uns peixitos e para mais uns corais... a desculpa para a Maria foi que está lá um canto da sala que não está a ser utilizado ;) .
O aquario actual será desmontado em Outubro no mesmo dia em que for para lá para casa o novo, entretanto ainda actualizo o tópico com umas fotos e um video.

Assim sendo, vou mudar para um cubo maior (desta vez é mesmo um cubo simétrico), mantendo algumas idéias do aquário recente como por exemplo a iluminação e o landscape minimo apoiado por siporax. Vou também basear-me mais em algumas familias de corais (o próprio nome indica - carregar nas Milés) mas, não vai ser apenas de SPS, vai ser um misto como todos o smeus aquários tem sido até agora.
O móvel vai ser um pouco maior que o próprio aquário já que pretendo separar as áreas de sump e parte técnica/electrica. A sump estará por cima de rodas, estilo "Reef in the skye" e poderá ser puxada para fora do móvel para se poder trabalhar á vontade.

Vou colocar as idéias, equipamentos e traços gerais em baixo, assim como algumas fotos do projecto, mas gostava de ouvir as vossas opiniões e criticas.

Aquario: 90*90*60 - 486 L - Aquário sem travamento e com nivel de água nos 56/57 cm.
Sump : 60*55*35 - 115 L - Não quero uma sump muito grande, o suficiente para escumador e siporax. Nivel de água nos 20/25cm.
Reposito água doce: 55*40*60 - 132 L - Muita água doce para não estar sempre a repor água e para não dar chatices aos vizinhos nas férias.
Reposito Balling: 20*30*35 - Mesmas razões apontadas para o repositório água doce.
Reposição Balling: BM 3 vias que já tenho no sistema.
Escumador - ATI 250I - Chega e sobra para o aquário
Retorno - DC6000
Reactor de Kalk - Deltec KM500, vou continuar a usar o que tenho.
Sensor de Nivel - Deltec, vou continuar a usar o que tenho.
Circulação - 2 Tunze 6055 com controlador + 1 WR8 com controlador
Iluminação - 2 Kessil A350 + 1 Kessil A360W + 1 barra Leds BML + 1 HQI Radium 20K 250W. Calha suspensa a 30cm da água.
Layout - Minimo, estilo 3 ilhas centrais com pontadas. Um pouco parecido com o que tenho actulamente, mas com circulação por todos os lados das ilhas.

Fotos do projecto:

Enquadramento na sala

Imagem

Imagem

Frontal

Imagem


Destapado - Aquario, área da sump e área técnica

Imagem

Imagem

Imagem


Venham as idéias, criticas e perguntas :D ;) :-bd .


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Finalmente ....

A coluna seca um pouco mais alta para permitir uma queda de água que te optimize a retirada de gordura da superficie.

De resto ... olha é como diz o outro.

CARREGA !!!! :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Até que enfim ;)

Está tudo bem projetado, não há grande coisa a acrescentar.

É como diz o Rui: CARREGA!!!! :D


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

pois é como dizem :) está quase tudo dito :D

mas quero ver cada passo dessa montagem :p

e tinhas realmente razão esse canto enorme desperdiçado merecia um aquário =)) =))
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Finalmente ....

A coluna seca um pouco mais alta para permitir uma queda de água que te optimize a retirada de gordura da superficie.

De resto ... olha é como diz o outro.

CARREGA !!!! :D

Abraços,
Rui


Rui... o que queres dizer com coluna seca mais alta?

Obrigado Carlos e Hugo... de facto aquele canto estava ali a merecer um aquário maior!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas marco finalmente algo maior.. lololol
para tudo porreiro so um apontamento ao olhar para o porjecto vejo que nao tens a coluna seca a toda a largura do aqua isso ´´e mesmo assim ou esta assim so no desenho ?
penso que se colocares a toda a largura fique melhor sempre apanhas mais agua e nao deixa criar a pelicula por cima.

de resto impec.
vou acompanhar a montagem visto estarmos a montar ambos um aquario com a mesma litragem mas com dimensoes bastante diferentes .


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Os grandes mestres, são para serem acompanhados!

Abraço
Pedro Ferer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;)

Marco Madeira Escreveu:

Rui... o que queres dizer com coluna seca mais alta?



Mestre ^:)^

Parece-me pelo desenho que a caixa externa tem aí uns 10cm de altura. eu faria com 25 a 30 para poderes ter uma queda de 10cm. Fica silencioso à mesmo (como podes ver no meu e no do João Tomás) e a força da gravidade obriga e ajuda a escoar a gordura.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Está porreiro Marco, seu fanático dos cubos :)

Críticas, 3 bombas pequenas é muita bomba, muito cabo dentro e fora de água e muitos transformadores para pendurar, tendo em conta que pretendes um aspecto minimalista e "clean", uma só bomba mais potente faria a festa e claro um upgrade à bomba de retorno. Consideraste utilizar uma wave-box da Tunze? Nos aquários sem travamentos é bem visível o movimento da onda e os corais gostam! O armário tem aspecto pesado, colocaria a coluna seca virada para as traseiras e 3 frentes visíveis, em vidro extra-claro. A iluminação faria uma montagem com todos os projectores, por exemplo uma estrutura em inox ou alumínio desenhada e construída de raíz e que albergue toda a iluminação que pretendes usar.

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas Marco,

De facto esta excelente, agora é ver isso e funcionar =)

1 Abraço,
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Hum parece que vai ser interessante, siga nisso :D :D


Abraço


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bruno Escaleira Escreveu:
boas marco finalmente algo maior.. lololol
para tudo porreiro so um apontamento ao olhar para o porjecto vejo que nao tens a coluna seca a toda a largura do aqua isso ´´e mesmo assim ou esta assim so no desenho ?
penso que se colocares a toda a largura fique melhor sempre apanhas mais agua e nao deixa criar a pelicula por cima.
de resto impec.
vou acompanhar a montagem visto estarmos a montar ambos um aquario com a mesma litragem mas com dimensoes bastante diferentes .


Boas Bruno,
Pois... ainda não sei se faço a toda a largura ou não por causa da área técnica que vai estar ai. Se faço a toda a largura perco acesso á area técnica. Não sei se valerá a pena ou não ter a todo o comprimento, é um factor ainda a decidir. Isto porque no meu aqua corrente a caixa de recolha é minima (12 cm) e não tenho problemas de gordura á superficie. Em termos visuais não sei se não é melhor colocar apenas metade do aqua (45 cm), que penso serem suficientes. Em termos de custos, também não sei se é melhor o pente integral ou apenas metade. É uma das variáveis a decidir.

Os grandes mestres, são para serem acompanhados!


Pedro... deixa lá isso dos mestres, apenas mais um a aprender todos os dias com este magnifico hobby. Considero que tenho alguma experiencia no hobby, mas mestres são outros. De qualquer maneira, gostava de te rever, pois faz muito tempo desde a ultima vez que estive contigo pessoalmente. Fica aqui o meu convite para uma visita para dares uma olhada no aqua pois já não vai estar muito tempo montado. Como vou estar fora de Portugal por umas boas 6 semanas é melhor veres antes de eu sair, pois não sei como vai estar quando voltar. ~

Parece-me pelo desenho que a caixa externa tem aí uns 10cm de altura. eu faria com 25 a 30 para poderes ter uma queda de 10cm. Fica silencioso à mesmo (como podes ver no meu e no do João Tomás) e a força da gravidade obriga e ajuda a escoar a gordura.


Hummm... entendo Rui, mas pelos mesmos motivos apontados ao Bruno, fico com receio de ficar com a área técnica muito reduzida se fizer a coluna muito grande, tanto em altura como em comprimento. Tenho de rever a tua ou a do João para verificar essa possibilidade e o que isso implica de espaço perdido.

Críticas, 3 bombas pequenas é muita bomba, muito cabo dentro e fora de água e muitos transformadores para pendurar, tendo em conta que pretendes um aspecto minimalista e "clean", uma só bomba mais potente faria a festa e claro um upgrade à bomba de retorno. Consideraste utilizar uma wave-box da Tunze? Nos aquários sem travamentos é bem visível o movimento da onda e os corais gostam! O armário tem aspecto pesado, colocaria a coluna seca virada para as traseiras e 3 frentes visíveis, em vidro extra-claro. A iluminação faria uma montagem com todos os projectores, por exemplo uma estrutura em inox ou alumínio desenhada e construída de raíz e que albergue toda a iluminação que pretendes usar.


Grande Ricardo...
entendo, mas tenho dois problemas com essas duas soluções. Bombas muito potentes com cubos é uma chatice, pois a circulação dentro de um cubo é mais complicada. Se a bomba for mais potente do que essas que mencionei, a água bate no vidro e volta para trás por baixo e dá-me cabo do areão. Como gosto de areão fino, sugar size mesmo, como tenho no actual, com bombas mais fortes, fica um caos. Nesse caso tenho de ter 3 porque 2 + retorno é pouco. A wave box está fora de questão... não lhes acho piada, embora reconheça a suas mais valias.

Quanto ao armário... no espaço onde quero colocar o aqua, que aliás tu conheces, não consigo ter 3 vistas. Mesmo que deslocasse o aqua para a esquerda a área para visualização de ambos os lados seria minima. Assim prefiro abdicar de um dos lados e ter 2 boas vistas de 90cm. Ora, se o lado direito está comprometido prefiro encostar o aqua á direita e fazer desse lado a coluna seca e área técnica. Por outro lado se colocasse a coluna seca por trás iria perder pelo menos 15 a 20cm de profundidade e não poderia fazer um cubo com 90cm de profundidade ;) .

Quanto á iluminação... a minha idéia é exactamente fazer isso que disseste, mas que ao mesmo tempo seja flexivel o suficiente para me deixar movimentar as Par38 e as Kessil ao meu desejo. Dessa maneira posso criar a iluminação que eu quero, sobre as áreas que eu quero colocar em evidencia ou não, assim como te expliquei quando cá estiveste o motivo de ter uma mais amarelada de um lado, e outra mais azul para outro etc..., aqueles efeitos unicos destes tipos de canhão/foco.

Armando e Pedro, obrigado.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Hummm... entendo Rui, mas pelos mesmos motivos apontados ao Bruno, fico com receio de ficar com a área técnica muito reduzida se fizer a coluna muito grande, tanto em altura como em comprimento. Tenho de rever a tua ou a do João para verificar essa possibilidade e o que isso implica de espaço perdido.


Marco ...

Eu não estou a dizer para fazeres mais larga. Nem mais comprida. Basta mais profunda. Tipo desceres 10cm.

Isso é fácil de testares no sketchup. Puxas o fundo da coluna seca 10cm para baixo e vês logo como fica.

Assim como assim por baixo dessa coluna terás as mangueiras flexiveis o que não dará para guardares nada. Assim na realidade não perdes espaço nenhum relativamente ao que tens agora.

Acredita que precisas da velocidade da água criada pela gravidade para retirar a gordura.

Não tens problemas agora como dizes mas são só 50cm de superfície. Quando fôr perto de um metro quadrado as coisas são diferentes.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ok... entendo e faz sentido. Basicamente estou a trocar espaço ocupado por tubo por espaço ocupado por mais 10cm da coluna seca, got it!


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Ok... entendo e faz sentido. Basicamente estou a trocar espaço ocupado por tubo por espaço ocupado por mais 10cm da coluna seca, got it!


Isto ... :D
Com a vantagem que a velocidade relativa da água é maior e ajuda a escoar melhor a gordura.
O segredo para o bean animal simplificado é só descobrir a altura certa (faz-se com tubo PVC) para não fazer barulho e permitir um escoamento correcto.

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas Marco

Antes de mais parabéns pelo projecto novo.
Em relação a iluminação queria saber mais sobre as par38, isto porque estou a pensar trocar a minha iluminação.
Neste momento tenho 4x24w num aquário de 70x50x45, 45 altura, o que me chega perfeitamente pois poucos duros tenho e os que tenho não são muito exigentes a nivel de luz e estão em pontos mais altos.
Futuramente não estou a pensar meter nada que seja muito exigente no que toca a luz, apenas queria meter leds pois gosto do efeito que dá e pelo facto de também dentro de pouco tempo ter que trocar as minhas lâmpadas.
Tinha pensado em 3 par38, será que chega? Já agora se não for indiscrição onde comprou as suas?

Cumprimentos
Ricardo


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Ricardo.
Podes começar com 3, mas provavelmente vais ter que acrescentar mais uma.
Comprei em vários sítios pois tenho várias marcas. Procura no tópico do meu actual aqua que estao lá as referencias.
Obrigado

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boa tarde.

Ok eu vou ver isso então. Obrigado

Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Marco

Simulaste a cor da 'calha' e do móvel em cor branca?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Pedro...
não testei..., não ia ficar bem com o resto das cores que tenho na sala.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros