Boas pessoal...
após dois anos vou ter de mudar. O versão 4 está a ficar pequeno para as encomendas e lá para Outubro vou mudar para um cubozito maior. A idéia é ter mais espáço para uns peixitos e para mais uns corais... a desculpa para a Maria foi que está lá um canto da sala que não está a ser utilizado .
O aquario actual será desmontado em Outubro no mesmo dia em que for para lá para casa o novo, entretanto ainda actualizo o tópico com umas fotos e um video.
Assim sendo, vou mudar para um cubo maior (desta vez é mesmo um cubo simétrico), mantendo algumas idéias do aquário recente como por exemplo a iluminação e o landscape minimo apoiado por siporax. Vou também basear-me mais em algumas familias de corais (o próprio nome indica - carregar nas Milés) mas, não vai ser apenas de SPS, vai ser um misto como todos o smeus aquários tem sido até agora.
O móvel vai ser um pouco maior que o próprio aquário já que pretendo separar as áreas de sump e parte técnica/electrica. A sump estará por cima de rodas, estilo "Reef in the skye" e poderá ser puxada para fora do móvel para se poder trabalhar á vontade.
Vou colocar as idéias, equipamentos e traços gerais em baixo, assim como algumas fotos do projecto, mas gostava de ouvir as vossas opiniões e criticas.
Aquario: 90*90*60 - 486 L - Aquário sem travamento e com nivel de água nos 56/57 cm.
Sump : 60*55*35 - 115 L - Não quero uma sump muito grande, o suficiente para escumador e siporax. Nivel de água nos 20/25cm.
Reposito água doce: 55*40*60 - 132 L - Muita água doce para não estar sempre a repor água e para não dar chatices aos vizinhos nas férias.
Reposito Balling: 20*30*35 - Mesmas razões apontadas para o repositório água doce.
Reposição Balling: BM 3 vias que já tenho no sistema.
Escumador - ATI 250I - Chega e sobra para o aquário
Retorno - DC6000
Reactor de Kalk - Deltec KM500, vou continuar a usar o que tenho.
Sensor de Nivel - Deltec, vou continuar a usar o que tenho.
Circulação - 2 Tunze 6055 com controlador + 1 WR8 com controlador
Iluminação - 2 Kessil A350 + 1 Kessil A360W + 1 barra Leds BML + 1 HQI Radium 20K 250W. Calha suspensa a 30cm da água.
Layout - Minimo, estilo 3 ilhas centrais com pontadas. Um pouco parecido com o que tenho actulamente, mas com circulação por todos os lados das ilhas.
Fotos do projecto:
Enquadramento na sala
Frontal
Destapado - Aquario, área da sump e área técnica
Venham as idéias, criticas e perguntas .