Bom dia a todos
Depois de ANOS (2) a acompanhar este fórum e de invejar os vossos aquários, parece que estou prestes a começar o meu projecto.
Já tenho setup mais ou menos montado, em papel, mas gostava de pedir as vossas opiniões para corrigirem possíveis erros.
Cá vai:
Aquário: 120Cx50Lx55 (ou 60?)A
Móvel: 120Cx50Lx90A
Sump: 80Cx40Lx50A
Escumador: É aqui que surgem as principais dúvidas... Já pensei no NAC Curve 7, entretanto mudei para Deltec SC 1455, acham melhor? Entretanto surgiu a oportunidade de comprar 1 Deltec (com poucos meses de uso) + calha 4x39W + Lâmpadas por 300 €, o que vos parece? Também encontrei um Deltec AP 851 por 300€ mas não sei quanto tempo de uso tem, ainda estou à espera de resposta... O que aconselham?
Bomba reposição: Eheim Compact 2000
Bombas Circulação: SunSun 2x5000 l/h (ou é demais?)
Termostato: 2x150W
Iluminação: 4x39W T5
Substrato: Areia de coral com granulometrias diferentes, uma mais grossa e outra mais fina?
Rocha: Viva e morta (Não pretendo ter MUITA rocha... talvez 20 kg no total)
Também tenho tido algumas dúvidas no que toca a barulho do sistema. Como o aquário vai estar na sala, ao lado do sofá, terá de fazer o mínimo de barulho possível. Já percebi que o principal barulho vem da queda de água para a sump, por isso, estou a pensar em utilizar o método de "Bean Animal". Já estive a ver no tópico, aqui no forum, como funciona mais ou menos.. Tenho de falar com o rapaz que vai montar o aquário para ver se ele sabe como é que se faz... O barulho fica muito menor, não fica?
Acho que é tudo! Quero, inicialmente, complicar o mínimo possível mas pretendo, a longo prazo, ter um pouco de tudo: moles, sps, lps, peixes...
Abraço e obrigado
Osvaldo Costa