Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros AQUA - Rainbow Reef - 120x50x60

AQUA - Rainbow Reef - 120x50x60

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 07/set/2013, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Nome do Projeto: Rainbow Reef

"Rainbow reef" é uma barreira de coral situada nas Fiji, e seria esse o biotipo marinho que gostaria de recriar

Aqui fica o registo do reef que já iniciei para vocês poderem ver e comentar e assim que for chegando o material vou colocando fotos...

Setup :


Aquário - 120x50x60(alt) 360(L) brutos com coluna seca e tratamentos franceses, vidro traseiro e coluna seca com vinil Preto. (já em produção)
Sump - 80x40x40 - 128(L) brutos (já em produção)
Deposito para reposição 40x40x40 - 64(L) Brutos (a estudar a situação de já vir com 3 depósitos para posterior balling)

Escumador - Bubble Magnus Nac7
Bomba retorno - eheim power compact 3000
Calha - Blau Lumina 6x54W + calha Led Moonlight
Circulação - Wave maker Jebao mp40
Reposição - Repositor TMC 1 boia + 1 boia de segurança
Termostato - Jaguer 300w
Rocha Viva - Fiji Prime
Areao: Areia TMC fine sand


José & Inês

Imagem
Imagem
Imagem

depois de algum estudo a sump terá de ficar assim por causa do balling e reposiçao automatica

Imagem
Editado pela última vez por Jose Felicio em 09/dez/2013, 18:04, num total de 1 vez.
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Calha..

Imagem
Imagem

Obrigado...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Interessante :D siga com isso ;) ;)




Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Obrigado Pedro.

Estou a ir com alguma calma conforme for chegando o material vou colocando fotos...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Bem, ainda nao tem agua nem peixes nem algum equipamento essencial, mas parece já ganhar forma....

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero que gostem e que acompanhem o projecto para assim me poderem ir ajudando.

Proximos passos:

Pendurar a calha
electrificar o movel
começar a equipar a sump
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Assim a primeira vista não esta demasiado próximo da lareira???
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Nem que tenhas que esperar mais um pouco vai para o NAC9 em vez do 7.
O NAC7 é um grande escumador mas para esse sistema parece-me pouco.

Muito interessante é quereres criar um biótopo de uma zona específica. Já pensaste na espécies que queres manter?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá José,

Tudo com excelente aspecto! Que lâmpadas vais utilizar na calha?

Pessoalmente acho que o aspecto geral do conjunto poderia melhorar se cobrisses os travamentos ou com uma tira de 5 cm (o suficiente para tapar a linha de água) do mesmo vinil preto ou melhor ainda com uma tira de madeira idêntica ao móvel.

A granulometria "sugar-sized" é sem dúvida a mais bonita mas ao nível funcional difícil de aspirar e levanta muito facilmente com as correntes.

Tendo em conta a localização próxima da lareira seria útil monitorizares continuamente o pH da água para evitar descidas bruscas no inverno quando a lareira estiver acesa.

Imagino que estejas cheio de vontade de ver água a circular aí dentro!

abraço :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Uma vez que os comentários foram feitos pelo ppl com os aquários mais nices do fórum espero que seja um bom pressagio para o meu "Reef" pois se ficar como o vosso ficara brutal ^:)^ ^:)^ ^:)^
Bem vou tentar responder as respostas....

* Perto da lareira: sim desde que o montei que é uma das minha preocupações mas não tinha mais local para o colocar na sala por isso o móvel foi feito com 95 cms de altura para o calor não bater direto no vidro, e sim sei que terei de ter mto cuidado com ph´s e temperatura quando ligar a lareira, a situação é que também não acendo muitas vezes a mesma.

* quanto ao colocar o vinil preto já tinha pensado nisso e farei isso quando vir até onde vai a linha de água para ficar visualmente o mais fixe quanto possível.

* lampadas as que tenho são :
2x T5 56w - Blau High Blue
2x T5 56w - Blau Purple Fiji
2X T5 56w - Blau white 24 000
1 X Moonlight - Luz muito ténue apenas para aclarar ligeiramente o aqua.

* Escumador, sim anda a ver se Vejo um NAC 9 a bom preço, têm me falado que o Nac 7 poderá ser mesmo á conta ou mesmo insuficiente.... o tempo $$$$$ assim o dirá mas penso que será melhor fazer com mais tempo e ir buscar um nac 9 ou equivalente... (já agora algum skimmer equivalente ao NAC 9 que aconselham para eu poder ir pesquisando preços???

Mto Obrigado a todos os que comentaram....

Abraço.
:-BD
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas AMigo ....

Tenho pena de não ter comentado ainda , porque se não também tinha um aqua Nice :(( :D :D :D

Vejo que isso vai bem encaminhado e o pessoal tem-te orientado bem , também já reparei que és um papa Linhas e que lês bem antes de avançares ...

Vou-te dar uma dica , arranja um acrílico a medida da calha para o fixares por baixo da calha, porque essas calhas da blau não têm acrílico e ao fim de 1 anos estás com os refletores todos lixado, falo por experiencia de quem tem calhas dessas ...

de Resto o que te falta ??? Escumador , bomba de retorno e circulação e rocha ??

penso que está na altura de colocares rocha morta para fazeres o layout e depois encher para começar o ciclo , mesmo que não tenhas o escumador , desde que tenhas circulação e retorno ja podes começar o ciclo ....

Abração ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Boas Paulo

Quanto ao teu aquário, sabes que quando abro o teu post digo sempre para a minha mulher... " fdx o aqua do Paulo até mete nojo" lol por isso ....... :)) :)) :)) :)) :))

A calha da Blau já vinha com acrilico por baixo por isso a tua preocupação que é mto mto relevante ja esta resolvido... :D :D

Em relação ao que falta:

Escumador
Bombas Circulação
Bomba Retorno
Rocha.

Acontece que tenho um Grande Amigo (dakeles tipo mano) que tem 3 aquas de agua salgada desmontados, e tenho de ver com ele o que dá para aproveitar uma vez que o material esta parado faz 2 anos e podem nao estar nas melhores condiçoes

Depois disso sim já poderei arrancar, mas antes disso vou ter de colocar uma calha com tomadas por baixo do aqua..

Gratz Paulo

^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pronto sendo assim , ainda bem que não comentei antes :D :D :D gosto que o pessoal não goste do meu aqua e que ache que está um nojo cheio de lixo e assim ... logo a noite la vou estar mais 2 horas a limpar os vidros :D :D :D

Parece que a blau ja andou a fazer melhorias assim sim ;) ;) ...

Monte essa calha de tomadas rápido quero ver isso com água ;) ;) ...

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Pois é Paulo, nao sabes o quanto o teu Aqua me chateia profundamente e porque!!!!.....

A minha mulher esta sempre a dizer, " Vez, eu gosto do aqua como o do Paulo, pois não tem coralina nem nada nos vidros, é assim que gosto, ele até tem uma lista de tarefas diárias...""

Entendes agora porque é que acho que o teu aqua mete nojo... lolol é por estar sempre limpinho e organizado de mais e depois um gajo faz má figura.....

lolollolll

Abraço Amigo
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Mais Evoluções

Calha pendurada, e móvel com electrificação:

Imagem

Imagem

Agora falta :

Escumador
Circulação
Retorno
Rocha e finalmente "AGUA"... LOL

Abraços...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Já se começa a ver mais coisas :D :D vai pelo bom caminho e com a experencia do pessoal também vais aprendendo, eu que o diga :D :D


Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Boas Pedro Pereira

Depois de Montar este tenho uma Aqua de agua doce para converter em Salgada para fazer de Aqua de Quarentena e assim, onde é que arranjas-te o teu "Overflow" ???

abraço e obrigado pelas mensagens de insentivo...

José
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Boas José, o overflow comprei-o a uma pessoa aqui do forum era usado mas estava como novo, como tenho um pouco de azar em certas coisas não quiz arriscar estar a furar o aquario :D :D


Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Boas esta a ficar porreiro, e pa mas e agua e rocha para quando e que a malta gosta de ver aquarios com agua e a ciclar. :D :D
E pa em relaçao ao Paulo nao e exemplo pra ninguem aquela aquario ate da do, eu para mim acho que ele a noite ate dorme na sump so para ter aquilo sempre certinho.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Bem ... Quanto ao Paulo Oliveira, eu acho que ele tem aquelas web cam das crianças que coloca a beira da cama para poder estar a ver o aquario.. já nem comento mais....

Em relação ao meu já tenho tudo mínimo para avançar com a agua com excepção da rocha Morta.

- Skimmer - Ruwal - RW130/600/E - total height 76 cm - 2 air production pumps - emptying valve - for aquariums up to 600 litres - Oferecido

- Retorno - Bomba NEW-JET 4500 Submersible, multi-use pump - Oferecida

- 2X PowerHeads Provisórias Aquaclear 802 power head com controlador de wave maker. - Oferecidas

Até ando com medo de colocar Agua, pois nao queria mesmo que nada corresse muito mal... llooll

Se o escumador funcionar bem, só fica a faltar comprar a medio prazo umas wavemaker melhores..

Bem... falta o melhor AGUA.....

Ps: Agradeço ao meu "Mano" Tiago pelas doações.... e Aquele cujo Aquário mete nojo (Paulo) pelas dicas que me tem dado....
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Amigos,

Ja tenho a agua no aqua primeiro enchi com agua doce da torneira, maquinas todas a bombar, areia lavadinha até ter ficado tudo cristalino.

Tirei a agua toda, lavei bombas e afins, e hoje fui buscar agua ao mar, calibrei e já esta no aqua.

parâmetros:
* salinidade esta a 1.024, para iniciar o ciclo penso que esteja mto bom, quanto fizer a minha TPA antes de por o primeiro peixe talvez uma salaria, equilibro todos os parâmetros a 100%
* No3e Po4 nao acusa mesmo nada, os testes são da SERA, não são o melhor exemplo, mas como no outro aqua acusa, para já vou aceitar.

Rocha Viva:
*Vou mandar vir 20 kilos, depois no TPA se vir que o layout fica ainda pobre junto o que achar que falta.

Sump:
* 1 kilo de Siporax
* 500ml de Marina Activ Carbon
* saco de filtragem para a queda de agua de 180 microns

Luzes
* Ainda so estou a acender 1 calha de leds que tenho para nao fazer rebentar as algas isto até colocar a rocha viva.
Como devo fazer para iniciar o ciclo das luzes após colocar a rocha?

Bem espero nao estar a cometer nenhum erro....

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Acho que com apenas 4 horas de ciclo a agua ja esta a ficar bem cristalina... ehehehe o fotografo agora tem é de melhorar a técnica
Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron