Boas

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Miguel Pinho Escreveu:
Além disso toda a gente sabe que há a questão comercial, o que aconteceria às marcas ATI, Vertex, Kessil, Ecotech, Orphek, Etc se alguém tivesse sucesso com uma calha Chinoca que custa 10 vezes menos?!!???
Epá ... não posso concordar com esta afirmação ... não é por haver fiat e ford e skodas e outros que não se vendem mercedes, bmw e até ferraris porches, etc.
As grandes marcas comerciais tem um mercado alvo diferente que sempre existirá.
Quanto aos LEDs ....Várias marcas tem sucesso. Vertex com LEDs sem lentes, AI SOL com cluster com lentes, Chinocas com LEDs e Lentes ... há imensas alternativas e todas elas são viáveis.
Full spectrum para mim é só propaganda comecial e pode tornar alguns corais mais apelativos à vista. Não aquece nem arrefece.
Quanto aos canhões vs calhas com leds individuais ....Para mim se fosse hoje e a montar em diy faria em canhão com multichips que dá muito menos trabalho para montar.
Se fosse para comprar apostaria em calhas dos chinocas que dizem algumas vozes que não dão para nada!
Até podem estar mal dimensionadas, usar lentes, não trabalharem a 100% da sua capacidade mas isso para mim até é uma vantagem pois permite reduzir o consumo e aumentar a durabilidade do LED. Inclusivamente estou mesmo tentado a comprar uma destas calhas para experimentar.
E agora até já estão a aparecer uns canhões tipo Kessil mas muito mais baratos.
Lentes vs sem Lentes ...As coisas para mim tem que ser bem dimensionadas. E por isso também há tanta variedade de calhas e opções no mercado.
Se a calha tem lentes tem que ser avaliada a altura da calha versus a abertura da lente vs o PAR que se quer no fundo do aquário.
Os problemas que tenho visto é pessoal com lentes de 40 a 60º a meter as calhas a 20cm da água e depois queimam os corais ou não tem cobertura suficiente de luz.
Tudo tem que ser avaliado em LEDs. Isto não é como T5 ou HQI que toda a gente já tem experiencia com as calhas a 20cm e pronto.
Vejam o caso do TOTM deste mês na ReefCentral. O rapaz deu-se ao trabalho de medir tudo antes de decidir a configuração de leds, a configuração de lentes e a altura da calha. Tem muito poucas perdas em termos de luz para fora do aquário e é comprovado que tem um aquário de sucesso desde à dois anos a esta parte.
EspectroA questão do full spectrum para mim é puro marketing ...
basta olhar para a curva de espectro de um LED individual para perceber que full spectrum é um mito.
Além disso metem leds vermelhos e / ou verdes numa quantidade mínima comparado com os outros leds. Se pensarmos que um LED discreto abrange uma área à superfície de 10cm logo percebemos que 4 leds numa calha de 50 não aquecem nem arrefecem.
Eu pessoalmente prefiro trocar esses leds vermelhos e verdes por mais leds azuis ou violeta.
Dissipação e Alimentação electricasempre que se fala em dissipação e alimentação electrica surge a discussão da vertex e do mau dimensionamento das calhas.
Vou vos dar um exemplo .... O meu esquentador ... é automático e posso configurá-lo para os 60º se quiser depois tomar banho tenho que abrir imenso a água fria para ter uma temperatura amena. Ou seja ... gasto gás para aquecer e mais água para arrefecer. Porque não configurar o esquentador para trabalhar logo nos 42º e pronto?
Passa-se o mesmo com os LEDs. Mesmo que possa colocar o LED a trabalhar a 100% vale a pena? Gastar mais electricidade e mais arrefecimento quando depois não é necessário?
Corrige-me se tiver errado Carlos Mota mas tens o canal de brancos a trabalhar a 50% senão queimas os corais. Certo?
Não quer dizer que isto seja bom ou mau dimensionamento para mim chamo-lhe flexibilidade. Uma vertex se calhar dá muito mais flexibilidade ao utilizador de a por mais para cima, para baixo ou para o lado e depois configurar para os valores que precisamos (reparem que eu não disse que queremos)
Com a contrução da minha calha aprendi imenso. Acabei por dimensioná-la em termos de dissipação e alimentação electrica para dar tudo dos LEDs mas assim que recuperar da operação e me puder movimentar livremente vou meter-lhe lentes, levantá-la e baixar provávelmente a tensão de alimentação para poder poupar mais uns euros em electricidade e quem sabe aumentar a longevidade dos LEDs.
ConclusãoAgora isto é apenas a minha opinião e nada mais.
Percebo que quem tem um aquário de sucesso montado não queira arriscar na transição pois é complicado. Os corais tem que se adaptar a diferentes comprimentos de onde que deixam de existir na mesma intensidade que T4 e outras que existirão a mais na comparação com T5 pelo que a aclimatização é extrememente importante.
Por último para as lojas como comentado ou para aquariofilistas que tenham aquários já estabelecidos com várias peças que queiram mudar para LED aconselho a que não o façam sem acesso a um medidor de PAR.
Abraços,
Rui
P.S: Se adquirir uma dessas calhas chinocas e montar depois vou postando os resultados.