Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral HQI vs T5 vs LED

HQI vs T5 vs LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 26/set/2013, 00:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Características dos Leds?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 26/set/2013, 02:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Hugo Figueiredo Escreveu:
Características dos Leds?

A Aquabeam500 Marine White tem uns leds brancos Cree anteriores aos XR-E (não me recordo bem do modelo... talvez XR-C?) e lentes com ângulo curto (30º)
Aquabeam600 Marine White usa leds Cree XR-E Brancos 14000K sem lentes
Aquabeam600 Reef Blue usa leds Cree XR-E Azuis 50000K sem lentes
E a Aquabeam600 Fiji Blue usa leds Cree XP-E Royal Blue sem lentes, que têm uma cor fantástica

Especificações Aquabeam 600 pela TMC: http://www.aquarayusa.com/Aquabeam600specsheet.pdf
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/set/2013, 09:27

lol é curioso ver a evolução das marcas comerciais e estas 600 já parecem aproximar-se de qualquer coisa mais interessante, porque aqueles módulos quadrados que tinham (têm?) antes são do piorzinho que já vi.

Já retiraram as lentes (ou diminuiram-nas a 90º/120º) - BOM!
Usarem hoje em dia ainda XR-E para os brancos é mau, mas ok... Nos azuis até é aceitável!

Grande evolução, sim senhor!

De preço não percebo nada, só falo da parte técnica da coisa. :D

Mensagem 26/set/2013, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Hugo Figueiredo Escreveu:
lol é curioso ver a evolução das marcas comerciais e estas 600 já parecem aproximar-se de qualquer coisa mais interessante, porque aqueles módulos quadrados que tinham (têm?) antes são do piorzinho que já vi.

Já retiraram as lentes (ou diminuiram-nas a 90º/120º) - BOM!
Usarem hoje em dia ainda XR-E para os brancos é mau, mas ok... Nos azuis até é aceitável!

Grande evolução, sim senhor!

De preço não percebo nada, só falo da parte técnica da coisa. :D

Sim, também não curto essas calhas de 20 x 20 cm2, formato com leds mais concentrados... E também não gosto das calhas que têm leds azuis e brancos alternados... prefiro as blades todas brancas e blades todas azuis, e depois alterno em paralelo.

A AB500 ainda é o modelo dos mais antigos e as lentes são de 30º de meio a lado (ou 60º, de lado a lado). E idealmente são colocadas a 25 ou 30 cm da superfície da água. Já as Aquabeam 600 Ultra não usam lentes e então os ângulos de 90º e 120º espalham muito bem a luz e pessoalmente acho o mais parecido em LED com as T5.

Na minha opinião as Marine White equivalem às ATI Blue Special, e as Fiji Blue às ATI Blue/Actinic. Acho que só faltava sair umas blades com leds rosados ou violetas, para ter uma solução equivalente às ATI Purple Plus para puxar os rosas, vermelhos e violetas dos corais. :)

Em termos de fiabilidade das Aquabeam, já tive falhas dos transformadores, são chinocas e alguns falham bastante em fiabilidade, mas felizmente foram trocados na garantia. E os leds, já tive 4 blades brancas que o primeiro led da série avariou e troquei na garantia. Entretanto estas segundas blades novas que vieram por troca, também falharam de novo esse primeiro led da série em 4 blades, então irei trocá-las proximamente. Felizmente a TMC dá 5 anos de garantia e já me disseram que nas blades brancas mais recentes o problema ficou resolvido. Se tivesse optado por fazer uma calha DIY e os leds falhassem, teria de gastar mais €€€ na reparação. As Aquabeam são realmente mais caras que o normal mas fui comprando as filas de leds aos poucos, durante dois a três anos, então foi algo tipo aquisição às prestações. Como são modulares, também quando uma avaria, é fácil retirar e o resto continua a funcionar sem necessidade de ficar sem calha enquanto vai para reparação.

As Aquabeam 500/600 o melhor preço para o conjunto de duas blades Twin (24W = 12 + 12) ronda os 220 a 240 euros. Adquiri alguns pares por volta dos meus aniversários (presente). E algumas vezes também consegui entregar uns bons frags para abater no preço final. :)
Neste momento tenho visto em fóruns ingleses (UltimateReef), umas calhas da MaxSpect com 160W que estão muito populares e com um preço muito bom, algo entre os 400 e 600 euros, para 160W leds.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/set/2013, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Felizmente os preços já começaram a descer, com a saída do novo modelo temos disponível os canhões Kessil A350W por 359 euros na aquaristic.net

Uma hipótese a considerar para quem quiser arriscar a mudança !!

Parece que os Razor estão a dar problemas de aquecimento e a derreterem:

http://www.ultimatereef.net/forums/show ... p?t=647834

Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 21/Oct/2013, 23:06

Mais uma boa palestra sobre o tema!

Mensagem 27/fev/2014, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Meus amigos e se deixassemos dessas tricas Leds VS T5 do tópico "Solar dos Frades"... É aqui que se discute isso.

Paulo a culpa é tua... de aqui a pouco temos que marcar um jogo de futebol entre a equipa dos Leds e a equipa das T5. Eu fico no banco e mandar bitaites :)

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 27/fev/2014, 16:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Doing Doing ....

Está aberto o ROund 2 .... :)) :)) :))
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 27/fev/2014, 16:09

hahah quer dizer acendes o lume e depois passas-te para arbitro ?? vais ficar é a baliza dos leds para levares com as bujardas todas ...

Mensagem 27/fev/2014, 16:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384

Mensagem 27/fev/2014, 16:12

olha agora começam a fugir todos com medo de partir as lentes dos leds :D :D :D

Ok eu fico na equipa dos leds não se preocupem ....

ja dizia o Anthony Leds is the future .... não é Anthony ?? :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Mensagem 27/fev/2014, 16:15

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Paulo Oliveira Escreveu:
olha agora começam a fugir todos com medo de partir as lentes dos leds :D :D :D

Ok eu fico na equipa dos leds não se preocupem ....

ja dizia o Anthony Leds is the future .... não é Anthony ?? :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

It will be... one day...when?? :YMALIEN: :))
Cump.
Anthony

Mensagem 27/fev/2014, 16:17

my sump need more light and less oxygen ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Mensagem 27/fev/2014, 16:17

Paulo Oliveira Escreveu:
hahah quer dizer acendes o lume e depois passas-te para arbitro ?? vais ficar é a baliza dos leds para levares com as bujardas todas ...

Eu sou da equipa das HQIs pá, apesar de ter Leds... Falta-me é €€€ para ter um refrigerador e para pagar a conta ao fim do mês. E como sou pelas HQI fico na assistência :ymparty:

Mensagem 27/fev/2014, 16:23

olha que eu tive HQI e resolvia bem o problema do aquecimento da água ... tudo bem que era uma HQI pequena mas o aqua também era um cubo de 50 ... era um ventoinha de PC debaixo da HQI :D :D

Mensagem 27/fev/2014, 16:46

Boas,

Venho pedir desculpa ao pessoal pela minha ignorância quando disse que não havia estádios de futebol iluminados por T5 ou por Leds... :D ... mas parece que já há estádios de futebol iluminados por Leds. Vou continuar à procura dos que são iluminados por T5 :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

http://www.ledsmaster.com/High-Power-LE ... m-226.html

Mensagem 27/fev/2014, 16:57

Mas ajuda a crescer os jogadores ?? ou acerta-lhes a cor ??

ja sei metem leds para poupar na manutenção da Relva, com leds ela não cresce :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Mensagem 27/fev/2014, 17:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Na indústria, muitos materiais tiveram que tiveram que ser substituídos... mesmo por muito bons que fossem, mas comprovando-se que seriam malignos... foram, supostamente abolidos...

Os leds, não sendo o top... são melhores amigos que os restantes tipos de iluminação.

E para quem gosta de brincar, os leds são um bom brinquedo.
E eu gosto de brincar... :)

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 27/fev/2014, 17:59

Estes tópicos vão sempre parar ao mesmo mas para mim no fundo no fundo são muito simples:

- Se não houvesse a questão custo/aquecimento ao barulho toda a gente tinha HQI.

Mas o problema é que há a questão custo (sobretudo esta) e cada vez mais infelizmente. X(

Mensagem 27/fev/2014, 18:22

Pronto cá vai um aquário para fazer que agrada a todos (Leds e T5)

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

(claro que tinha que colocar um com calhas iguais à minha)

:)

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral