Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um....

Mais um....

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/ago/2013, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Obrigado

Vamos lá ver se corrigi tudo..

Imagem

1 - Pus a tubagem que vem do aquário a 10 cm do fundo (13 cm da superfície) e a torneira da queda a 5 cm da superfície da água da SUMP.

2 - Aumentei a divisória da bomba (DC 3000) para 15 cm de comprimento.

Eu relação a mudanças de mobiliário de sitio, foi tudo feito para ficar assim e não há grandes alternativas porque o outro móvel (aparador) é um monstro e não dá para por em mais parede nenhuma. Para fazer um cubo de 60 por 60 poderia fazê-lo no sitio para onde vai este, aliás, até ficava bem mais folgado. Mas acho que é preferível ter MUITO mais comprido e perder apenas 10 cm de largura. Não? Mais tarde ou mais cedo e iria trocar para um aquário maior por falta de espaço.. Ao menos este talvez demore mais tempo a encher :-??

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 13/ago/2013, 17:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Osvaldo Costa Escreveu:
Obrigado

Vamos lá ver se corrigi tudo..

Imagem

1 - Pus a tubagem que vem do aquário a 10 cm do fundo (13 cm da superfície) e a torneira da queda a 5 cm da superfície da água da SUMP.

2 - Aumentei a divisória da bomba (DC 3000) para 15 cm de comprimento.

Eu relação a mudanças de mobiliário de sitio, foi tudo feito para ficar assim e não há grandes alternativas porque o outro móvel (aparador) é um monstro e não dá para por em mais parede nenhuma. Para fazer um cubo de 60 por 60 poderia fazê-lo no sitio para onde vai este, aliás, até ficava bem mais folgado. Mas acho que é preferível ter MUITO mais comprido e perder apenas 10 cm de largura. Não? Mais tarde ou mais cedo e iria trocar para um aquário maior por falta de espaço.. Ao menos este talvez demore mais tempo a encher :-??

Abraço

Pelo desenho não pareceu um monstro. Por isso a sugestão.

Aumenta o máximo que puderes o tamanho da localização da bomba de retorno. Isto pq?
Quando faltar a electricidade parte da água do aquário cairá na sump e se o excedente ultrapassar a altura desse vidro divisória o escumador vai transbordar quando voltar a electricidade.

Como vais trocar para um maior? onde é que o colocavas?
Para isso metias já o maior no sitio onde pensas meter o futuro. Não?

São filosofias mas cubos dá para fazer coisas espetaculares. Vê os aquários do Marco Madeira.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/ago/2013, 18:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Osvaldo Costa Escreveu:
Devo regular a altura a 25 cm de altura para o Vertex?

Olá,
do manual do Vertex Omega 150:
Omega 150 skimmers can operate in water levels from 18 to 24 cm however they are best suited for sump levels of 19 to 22 cm.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 14/ago/2013, 10:16

Obrigado! :D

O móvel tem 2mCx0,5mL e aperta muito a passagem para a sala se for posto no lado da entrada..

Quando falei que trocaria para um maior estava-me a referir ao cubo! Não ponho de fora a hipótese de, mais tarde, até poder experimentar um cubo.. Mas, neste momento, prefiro fazer um aquário maior para ter mais espaço para experimentar mais coisas e manter mais espécies.

Talvez aumente então a zona da bomba para 20 cm e diminua a altura para 21/22 cm, não?

Para já nem quero pensar num maior, primeiro porque não vejo espaço para ele (até posso encontrar se um dia quiser MUITO aumentá-lo :)) ), segundo porque é o meu primeiro contacto com aquário salgado e acho que chega perfeitamente (até poderá ser demais) e terceiro porque ao aumentá-lo o preço/esforço do material/manutenção aumenta exageradamente.. Acho que é um bom primeiro passo :-bd
Osvaldo Costa

Mensagem 14/ago/2013, 12:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Osvaldo,

Só um palpite: se fosse a ti não baixaria muito a altura da água na sump pois se quiseres mais tarde mudar de escumador vais ter problemas em regular um que funcione, por exemplo a 24 cm; para além de quando baixas a altura da água na sump, estás a tirar litros ao sistema.

Põe a sump a funcionar a 24/25cm, ou mais e se necessário eleva o escumador alguns centímetros, usando por exemplo uma estrutura de eggcrate.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 14/ago/2013, 14:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas,

Tambem podes usar um mecanismo de pente na sump, com regulação em altura... assim podes mudar de escumador mais tarde sempre que precisares.

Para veres o que falo, da uma olhadela nas dreambox's da Royal Exclusiv.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 14/ago/2013, 19:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Armando Fernandes Escreveu:
Boas,

Tambem podes usar um mecanismo de pente na sump, com regulação em altura... assim podes mudar de escumador mais tarde sempre que precisares.

Para veres o que falo, da uma olhadela nas dreambox's da Royal Exclusiv.

1 Abraço,
Armando

Essa caixa é o sonho de muitos!!!
Se ficarmos com essa ideia do pente, já não é mau... :) e também os leds azuis...

Dream box em imagens

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 14/ago/2013, 20:02

Obrigado pela dica da "dream box" mas pelo que vi custa 1450 €! :)) Não pretendo gastar tanto, numa primeira fase, em tudo o que vou adquirir.. (Aquário, estrutura, sump, escumador, bombas.....) Quanto mais gastar isso numa SUMP. Isso é para "sonhos" futuros!

A ideia da eggcrate TALVEZ fique mais em conta.... :- ( =)) )

Sendo assim ponho eggcrate, ou algo do género, e ponho a sump a 25 cm! Sempre ganho mais uns litros.

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 14/ago/2013, 20:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Osvaldo

A ideia não é comprares a DreamBox... mas sim aproveitar o conceito do pente da mesma... é regulável em altura...
Era essa a chamada de atenção por parte do Armando, de forma a regulares de forma fácil a coluna de água da sump para qualquer escumador.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 14/ago/2013, 21:46

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Osvaldo

A ideia não é comprares a DreamBox... mas sim aproveitar o conceito do pente da mesma... é regulável em altura...
Era essa a chamada de atenção por parte do Armando, de forma a regulares de forma fácil a coluna de água da sump para qualquer escumador.

Abraço
Pedro Ferrer

Isto :D

Mensagem 15/ago/2013, 18:47

Ahhhhhhhh, assim a conversa é outra! :))

Vou analisar essa hipótese então. Vou tentar estudar a melhor maneira de fazer isso.

Obrigado. Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 02/set/2013, 16:50

Boa tarde a todos

Após umas curtas férias estou de volta e prestes a fazer a encomenda da estrutura, aquário e sump.

Para finalizar este capitulo, algumas questões:

- Será mais pratico colocar a coluna seca ao meio ou a um canto, em relação a fazer o layout)?

- A SUMP estava a pensar fazer com 80Cx40Lx40A, posso reduzir as medidas, ou não convém (comprimento)? Talvez 60Cx40Lx40A.. Gostava de tentar utilizar o aquário que tenho em casa 50Cx30Lx30A para algo do género de refugio, aquário de quarentena ou um nano (com algo mais específico), dentro da própria estrutura e tenho medo que não seja possível por ter uma SUMP muito grande.. :-ss

Obrigado

Abraço :-bd
Osvaldo Costa

Mensagem 05/set/2013, 15:31

Boas tardes

Estrutura encomendada! Agora não há volta a dar, vai mesmo andar para a frente... :D

Vai ser algo deste género

Imagem

E depois de muito pensar e muita fita cola gasta, eis que colou... Vai mesmo ficar assim :ymhug:

Imagem

Abraços

Novidades em breve :!!
Osvaldo Costa

Mensagem 30/Oct/2013, 12:03

Bom dia a todos

O aquário já está montado há praticamente um mês (faltam 3 dias). Utilizei 20 kg de rocha viva e cerca de 400 litros de água do mar recolhida na granja. Ainda não fiz qualquer medição de parâmetros nem introduzi nenhum vivo, mas já me apareceu uma coisa no aquário que não faço a mínima ideia o que é. Já está lá há mais de 15 dias, deixo uma foto para o caso de alguém saber o que é.

Imagem

Agora gostava de introduzir a equipa de limpeza (eremitas, snails), um camarão (Lysmata Amboinensis) e 2 Ocellaris. O que vos parece? Devo adquirir os kits de testes, ou nesta fase não valerá a pena estar a preocupar-me/gastar dinheiro nisso? Se sim, que testes? (Amónia, nitritos, nitratos, fosfatos e ph?)

Deixo aqui umas fotos do aquário na 2ª semana.. O layout está um bocado diferente e já tenho algumas algas (diatomáceas) a crescer pelas rochas e no branch que já deixou de ser branco há bastante tempo. Também tenho algumas rochas a começarem a ficar com uma tonalidade rosa/rocha.

Imagem

Imagem

Nas fotos só tenho 2 lâmpadas brancas ligadas... As 2 azuis tenho deixado desligadas nesta fase de ciclo. Tenho feito mais ou menos 6 horas de fotoperido.

Abraço a todos e agradeço a ajuda
Osvaldo Costa

Mensagem 30/Oct/2013, 12:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Esta fixe parabens. Em relação ao vivos hermitas e snails podes colocar...e fazia os testes. Os meus testes sao da jbl e acho-os bonzitos comprei a mala acho que compensa bastante.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Mensagem 30/Oct/2013, 13:25

Boas,

A conjugação da vista do aquário com o exterior é fantástica :D

Lol, =) Parabéns.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 30/Oct/2013, 15:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Epá afasta a rocha do vidro.

Se não o fizeres depois não o vais conseguir limpar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/Oct/2013, 19:34

Boas, obrigado

O layout está um bocado diferente.. O vidro preto dá para limpar bem com o scraper e o magfloat levanta o branch e dá para limpar por trás (mas tenho de o colar as pedras da base). Se houver algum problema futuramente arrasto um bocado mais as pedras.. Obrigado :-bd

Fiz hoje três testes (eram os únicos que tinha) e:

Amónia - 0
Nitritos - 0
Nitratos - Quase zero, abaixo de 10 mg/l

Amanha estou a pensar em comprar o teste de PH e Fosfatos e introduzir os 1º habitantes.

Estava a pensar em comprar equipa de limpeza, 2 palhaços e 1 Zebrasoma veliferum ou um desjardini. Estes 2 tangs parecem-me praticamente iguais. Há alguma diferença (comportamental)? Em relação à equipa de limpeza: eremitas, snails, cerites e nassarios, compro surtido ou há alguns que são dispensáveis e outros que são precisos em maior numero?

Abraços
Osvaldo Costa

Mensagem 31/Oct/2013, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá Osvaldo,
O aquário está excelente, vais com calma para não teres dissabores.
Tens que ter a certeza que não há nitritos e amónia para poderes introduzir os peixes. Se for esse o caso, não tem problema nenhum.
Em relação à equipa de limpeza não te consigo ajudar. Na minha altura comprei turbos, nassários e eremitas. Tudo foi morrendo apenas sobreviveram 2 eremitas de patas azuis que ainda lá andam e bem grandes.
Já tive para comprar mais uma remessa de turbos mas tenho medo que morram e opto sempre por gastar o dinheiro em corais e peixes :)

A diferença entre o Dejardini e o Veliferum é muita. Eu tenho um VEliferum mas preferia mil vezes te o Dejardini, acho-o muito mais bonito.
O Veliferum é basicamente às riscas brancas e pretas e amarelas e com as barbatanas amarelas e sempre muito abertas como vez nas imagens.
O Dejardini tem a cara com pintas brancas e uma panoplia muito maior de cores, pode ficar muito mais escuro de base, quase preto e os padrões são mais bonitos para mim. Na maior parte das vezes que o vi, parece-me que anda com as barbatanas mais fechadas que o veliferum, mas isso não tenho a certeza.
Vê Aqui que acho que consegue entender bem a diferença

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 05/nov/2013, 21:05

Boa tarde

Agradeço desde já a vossa ajuda :-bd

Venho fazer um pequeno update com algumas fotos (embora estejam MUITO fracas)

Já introduzi parte da equipa de limpeza e peixes que ajudarem IMENSO no desaparecimento das algas

ANTES

Imagem

DEPOIS

Imagem

Neste momento tenho as seguintes espécies:

PEIXES

2x Amphiprion ocellaris
Zebrasoma desjardini
ctenochaetus strigosus
Salaria Ramosus

CORAIS (LPS)

Xenia Pink
Sarcophyton
Euphyllia yaeyamaensis (?)
Euphyllia Glabescense
Zoanthus

EQUIPA DE LIMPEZA

16 Nassárius
4 Eremitas

Pretendo colocar nos próximos dias:

Cryptocentrus cintus (remexer areão)
Pepino (remexer areão)
Estrela do mar (remexer areão)
Pseudocheilinus hexataenia
Acanthurus Lineatus (pequeno, para fechar a lista de peixes grandes. Não quero esperar muito tempo para os meter todos mais ou menos ao mesmo tempo.)

Algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Opiões são sempre bem vindas :ymhug:

Abraço
Osvaldo Costa

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby