Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros SantiReef V

SantiReef V

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/nov/2013, 20:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
se entram amigo ... a Minha ta sempre a chatear que nem se pode ver um filme sem luz por causa do aquário ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

acho que isto acontece a toda a gente :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :-@

Mensagem 22/nov/2013, 21:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Pois...
Eu não montei o aquário na sala já mesmo por causa disso!
Mulheres.....
:-D

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 22/nov/2013, 22:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Acho que o aquario é coisa para se desfrutar, no meu caso passo mais tempo na sala. ;)

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 11/dez/2013, 12:17

boas pessoal

Por aqui o natal passou um pouco mais cedo e trouxe no seu saco a Canon 700D, ainda que não fosse bem essa que estava na carta que lhe escrevi não me queixo e como claro a crise também já chegou a Lapónia.... :D :D

Vamos ao que interessa, usando o photoshop CC corrigi as cores o que esta um pouco mais complicado é mesmo as focagens, mas havemos de la chegar...

Lokani

Imagem

Tridacna

Imagem

Stylophora

Imagem

Zuanthus

Imagem

Lokani 20k

Imagem

Acropora (!!)

Imagem

Shortcake

Imagem

Tenuis pontas azuis

Imagem

Acropora prostata

Imagem

Millepora pontas azuis

Imagem

Acantastrea

Imagem

Trachyphyllia

Imagem

Trahyphyllia

Imagem

Acropora (??)

Imagem

Echinata

Imagem

Acropora (??)

Imagem

Acropora (??)

Imagem

Como se pode ver estou com problemas de nutrientes baixos, tenho feito algumas coisa para ver se sobe:

-TPAS apenas 1 por semana de 9L a segunda
-Tinha 12 Litros de siporax, há mais de 1 mês tirei metade e há 1 semana tirei mais 3 litros neste momento tenho cerca de 3L
-Alimento mmmmuuuuiiiittttoooo bem os peixes
-Adicciono alem do A,B,C e M da grotech o coral color D da RedSea, aminoácidos da KZ e coral vitalizer e por fim reef energy A e B da RedSea. Nitratos?? 0

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 11/dez/2013, 14:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

meu amigo,gosto de ver ai algum frags que de cá saíram,mas como e bem dizes, isso apresenta muitos sinal de fome
infelizmente como eu :D o meu problema começa a ser produzir nitrato e fosfato e não reduzir :(

raio de equilíbrio que é demasiado fácil falar e complicado atingir :-\ mas mais incrível é que há alguns corais que gostam
o problema é mais os corais tipo milporas(que tanto gosto) não apresentar quase pólipos de fora

lembra-me de alguns anos atrás ver na alemanha tipos a vender cloreto de nitrato e pensar é só malucos =)) =))

agora vem falta me fazia :)

:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 11/dez/2013, 15:07

Podes crer vejo ai malta a dizer que não consegue baixar, porra pá eu não consigo é fazer subir fonix...
os fosfatos tenho a 0.03 mas com ajuda de midia anti fosfatica agora nitratos nem o teste reage.... :-w

bem ara a semana ver se tens ai peças bonitas :D

\m/
Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 02:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Belas peças que ai tens amigo ...

Pelo que vejo , apesar da falta de nitrtatos isso vai de vento em popa, espero que assim continue Amigo ...
Vai actualizando e não nos deixes tanto tempo sem fotos desse reef ...

Em relação ao nitrato é realmente um caso bicudo, e o siporax tem muito a ver , eu tinha 3 litros de siporax e sempre tive 2 de nitratos , que para mim estava bom , a uns meses atrás como não tinha areão e para aumentar a fixação de bactérias coloquei mais 3 litros , resultado nitratos para 1 ... mas isso com calma vai ver que acaba por subir .. metes mais 1 ou 2 peixes que isso vai ao sitio :ymdevil: :ymdevil:

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/dez/2013, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Antonio gostas da maquina fotografica??? a minha é o mm modelo a lente é que nao sei. ao colocar mais peixes nao ajuda a subir os fosfastos/nitratos? aguardo noticias.

Carlos Mota as minha milporas simplesmente nao tem cor tenho 3 deferentes(by fragario do norte) e estão as 3 castanhas :( o resto dos corais estão fixes

Mensagem 12/dez/2013, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Bom dia ;) ,

Acho que se está a confundir o "nitrato" com nutrientes, cuidado.
Os nitratos, em concentrações acima dos 0,5ppm em aquário, está mais do que identificado que origina muitos problemas, um deles desde logo, é a inibição da calcificação dos esqueletos dos corais duros.

Carlos, talvez te quisesses ter referido a Cloreto de Amonia (NH3Cl) ou a Nitrato de Calcio.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 12/dez/2013, 16:40

Paulo Oliveira Escreveu:
Belas peças que ai tens amigo ...

Pelo que vejo , apesar da falta de nitrtatos isso vai de vento em popa, espero que assim continue Amigo ...
Vai actualizando e não nos deixes tanto tempo sem fotos desse reef ...

Em relação ao nitrato é realmente um caso bicudo, e o siporax tem muito a ver , eu tinha 3 litros de siporax e sempre tive 2 de nitratos , que para mim estava bom , a uns meses atrás como não tinha areão e para aumentar a fixação de bactérias coloquei mais 3 litros , resultado nitratos para 1 ... mas isso com calma vai ver que acaba por subir .. metes mais 1 ou 2 peixes que isso vai ao sitio :ymdevil: :ymdevil:

Abração

Obrigado Paulo,

De facto os nitratos é o que realmente me tem dado "dores de cabeça"...
Mais peixes?? Só se for pequenos, tenho 4 cirurgioes ( nigricauda, leucosternon, flavescens e chronixis) 3 chromis e 2 palhaços....

\m/
Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 16:46

Paulo Pinto Escreveu:
Antonio gostas da maquina fotografica??? a minha é o mm modelo a lente é que nao sei. ao colocar mais peixes nao ajuda a subir os fosfastos/nitratos? aguardo noticias.

Carlos Mota as minha milporas simplesmente nao tem cor tenho 3 deferentes(by fragario do norte) e estão as 3 castanhas :( o resto dos corais estão fixes

olá Paulo,

Pois para já nao tenho nada dizer da maquina... as lentes tenho a 18/135mm e uma 50mm.

De certeza que sim mas como disse acima só se fosse pequenos... acanthurus já não

pois isso de estar castanho pode ser nitratos altos e ou fosfatos? posso vender agua sem nada disso :o)

Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 16:49

Paulo Marinheiro Escreveu:
Bom dia ;) ,

Os nitratos, em concentrações acima dos 0,5ppm em aquário, está mais do que identificado que origina muitos problemas, um deles desde logo, é a inibição da calcificação dos esqueletos dos corais duros.

Carlos, talvez te quisesses ter referido a Cloreto de Amonia (NH3Cl) ou a Nitrato de Calcio.

Cump

Boas Paulo

Tao e o teu aquário??

Queres explicar melhor isso do nitrato VS nutrientes?? é que tive na ideia mas nunca cheguei a conclusão....

Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 16:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Pois realmente ja tens ai uns peixes ... espaça mais as tpa ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/dez/2013, 17:00

Paulo Oliveira Escreveu:
Pois realmente ja tens ai uns peixes ... espaça mais as tpa ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Só se deixar de fazer... 9L 1 vez por semana... :))

Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 17:05

Achei que estava na altura de trocar o nome do meu tópico... passa a saga que levava no reefforum do SantiReef sendo este o V (quinto).

Um obrigado a todos os que tem vindo a seguir o meu tópico. Apesar de não ser talvez exemplo mas o facto e haver feedbacks do pessoal (bons ou maus) intensiva um gajo a manter isto actualizado. ;)

Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 23:08

Anthony Neto Escreveu:
Paulo Marinheiro Escreveu:
Bom dia ;) ,

Cump

Boas Paulo

Tao e o teu aquário??

Queres explicar melhor isso do nitrato VS nutrientes?? é que tive na ideia mas nunca cheguei a conclusão....

Anthony ;) , não há muito para explicar não levantando outros assuntos associados e que, às tantas, alterariam o rumo do teu tópico.
No entanto, o que posso escrever, é que não se trata bem de um nitrato vs nutriente, visto o nitrato ser, naturalmente, um nutriente. A minha observação é feita apenas pelo facto do uso do termo nutriente ser bastante abrangente e reduzi-lo ao nitrato é errado e pode originar más interpretações. Os corais usam dezenas de micronutrientes e macronutrientes. Só a titulo de exemplo, os micronutrientes/oligoelementos, são unicamente adicionados nas mudas de água ou em eventuais aditivos próprios. Pode haver níveis de nitrato óptimos (no caso os tais 0,5/0,6 ppm/l) e deficientes adições de outros nutrientes. E o coral ressentir-se por isso. Falar de nitrato como "O Nutriente" é muito redutor e perigoso.
E, em boa verdade, o problema e a procura da solução, centra-se quase sempre no excesso de nitratos e não na escassez, resultado, não de um ciclo de azoto eficiente ou deficitário (que no caso dos aquários sabemos que é incompleto), mas de uma dificuldade permanente em retirá-los da água (sabendo também que há outros nutrientes ainda mais dificeis de remover, caso do fosfato, por exemplo).
É impossível os nitratos estarem a zero absoluto, porque há sempre produção e introdução de matéria orgânica, temos sempre um minimo de suporte biológico para as bacterias decompositoras, teremos com certeza para as nitrificantes (nitrossomonas e nitrobacterias), logo resultam nitratos na coluna de água e no substracto (caso exista). O método mais óbvio e preventivo, menos peixes, menos comida, em suma, menos lixo. Mas toda uma complexidade de problemas vem sempre a seguir porque isso não chega.
Isto levar-nos-ia a conversas sobre DSBs, sistemas jaubert, siporax, mais radical, ao metodo zeovit....enfim...coisas que todos adoramos conversar, mas muitos não sabem bem do que se trata.

Quanto ao meu aquário, tudo corre bem ;) .
Em fevereiro deste ano o substracto "estoirou", 4 anos.... mas também tinha aproveitado alguma rocha do anterior aquário, arrisquei e não ajudou, correu mal. Em Março começei a remoção lenta do subtracto, agora já não existe, retirei a rocha que estava saturada (provavelmente carregos de fosfatos). Acabei por segurar a coisa. No caminho perdi parcialmente meia dúzia de peças, lutei contra uns nudibranquios e planárias, felizmente sem grandes danos para os corais. O mesmo não posso dizer dos caracoizinhos que papam tridacnas, porque foram todas no fim do ano passado! Enfim...coisas dos aquários.
Comprei em Outubro, em substituiçao do ATI250, um bubble king dcone 200 para juntar ao deltec e coloquei um reactor com siporax para compensar o espaço que sacrifiquei com a remoção do areão.
Mas tudo vai impecável agora.

Abraço
Paulo Marinheiro

Mensagem 12/dez/2013, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Anthony, qual o problema de focagem que dizes? As fotos estão boas, ou o problema não está em nenhuma dessas fotos?

Paulo, nitratos e fosfatos são nutrientes. Tens fonte onde falem dessa inibição da calcificação com nitratos acima de 0.5 mg/l?
Essa inibição acontece com os fosfatos acima de 0.03 ppm, desconheço em relação aos Nitratos.

Os Alemães (propagadores) usam ou Nitrato de cálcio ou Nitrato de Potássio, mas salvo erro é mais o primeiro. O objectivo é de ter os Nitratos entre 5 e 10 mg/l para ajudar no crescimento dos corais.

O que acho que não estão a ver bem, é que há nutrientes (no3 e po4) onde se procura ter o que há na natureza, que como se sabe os recifes são pobres em nutrientes, estando ambos próximos dos 0, pelo que com os nossos testes o melhor é apontar mesmo para 0, porque é provável que depois haja lá qualquer coisinha...e há matéria orgânica.
Não queiram aumentar os nitratos e fosfatos, pois podem ser difíceis de aumentar, e sobre tudo são difíceis de equilibrar. Devem controlar é a matéria orgânica dos vossos aquário. Há muitas maneiras, maioria com prós e contras...se precisarem saber fica para outro post :)) :p
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 12/dez/2013, 23:53

Xiii tanta info...

Essas não Ricardo fórum as outras 200(??) lolol

Enviado do meu AT10-A através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 13/dez/2013, 00:26

Ricardo :) , o que os Alemães usam é de certeza nitrato de cálcio e deveria ser a isso que o Carlos se queria referir, tal como escrevi acima. Naturalmente que nitratos e fosfatos são nutrientes, mas entre muitissimos outros. Nutriente é um qualquer composto quimico que um organismo use para o seu metabolismo....Quanto ao resto... :) cheira-me que será necessário abrir outro tópico...

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 13/dez/2013, 00:36

Força, um tópico que terá muita gente a seguir... :)

Enviado do meu AT10-A através de Tapatalk
Cump.
Anthony

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros