Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral biopellets

biopellets

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 12/dez/2013, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Ola a todos.
Não consigo arranjar informação no site de como
devem trabalhar as NP biopellets. Tenho visto muitos reatores a funcionar de forma diferente.
O fluxo do reator deve remexer as pellets isso sabemos, as bactérias vão ser formadas dentro do tubo do reator
que por sua vez consomem nutrientes, ao morrerem devem ser eliminadas pelo escumador.
O que não entendo é o fluxo de saida do reator...

1.Sendo a maior parte dos reatores vendidos como sendo fluidizados servem obviamente para varios tipos de mídia...
seja carvão, resinas, anti fosfatos, que por sua vez são adaptados as pellets e a agua que entra é a mesma que sai.

2.Tenho visto reatores com fluxo regulável á saida e com bomba a remexer o fluxo interno.
Qual será a maneira correcta de funcionamento?

Será que os dois servem? O primeiro porque as bactérias são formadas em todo o aquario correndo mais riscos de boom de batérias, mas eficaz na redução de nitratos.

Ou sera melhor o reator que regula o fluxo na saida? será este tão eficaz quanto o outro uma vez que o outro
abrange maior area de superficie para formação de batérias?
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 13/dez/2013, 11:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ricardo Oliveira Escreveu:
Ola a todos.
Não consigo arranjar informação no site de como
devem trabalhar as NP biopellets. Tenho visto muitos reatores a funcionar de forma diferente.
O fluxo do reator deve remexer as pellets isso sabemos, as bactérias vão ser formadas dentro do tubo do reator
que por sua vez consomem nutrientes, ao morrerem devem ser eliminadas pelo escumador.
O que não entendo é o fluxo de saida do reator...

1.Sendo a maior parte dos reatores vendidos como sendo fluidizados servem obviamente para varios tipos de mídia...
seja carvão, resinas, anti fosfatos, que por sua vez são adaptados as pellets e a agua que entra é a mesma que sai.

2.Tenho visto reatores com fluxo regulável á saida e com bomba a remexer o fluxo interno.
Qual será a maneira correcta de funcionamento?

Será que os dois servem? O primeiro porque as bactérias são formadas em todo o aquario correndo mais riscos de boom de batérias, mas eficaz na redução de nitratos.

Ou sera melhor o reator que regula o fluxo na saida? será este tão eficaz quanto o outro uma vez que o outro
abrange maior area de superficie para formação de batérias?

Boas,

Um dos problemas das biopellets é o controlo, por exemplo quando doseias vodka consegues ter a noção daquilo que estas a introduzir, nas pellets nem por isso e podes retirar demasiados nutrientes ao sistema...a melhor maneira é usar o tal reactor com controle de entrada/saida e do fluxo dentro do reactor, dessa maneira consegues que mais ou menos agua entre em contacto com as pellets e mais ou menos carbono consegues introduzir no sistema.
Caso nao tenhas regulação podes sempre controlar com a quantidade de pellets que colocas no sistema mas o controle nao é tao seguro.
É prioritário começares com doses pequenas para nao correres perigo de uma mudança drastica no sistema. Só comecerás a notar diferenças na redução de no3/po4 ao fim de 3 a 4 semanas... e muita atenção, deves ter um equilibrio ao nivel do redfield ratio, ou seja se nao tiveres fosfato nao consegues eliminar nitrato assim como o contrario. Notarás também uma redução muito maior de nitrato do que fosfato devido à proporçao dos tres elementos C:N:P = 106:16:1.

Mensagem 13/dez/2013, 12:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Não uso, mas ao que julgo saber o importante nas biopellets é ter controlo diferenciado do fluxo de entrada/saída e do fluxo de agitação.

E muuuuuuuuuuuuuuuitos reatores do mercado para biopellets não têm!

Poder controlar a agitação dentro do reator sem alterar o fluxo de entrada/saída é a chave, digo eu! ;)

Mensagem 13/dez/2013, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
No meu reactor tenho uma torneira que controla o fluxo dentro do reactor e outra torneira na saída de agua do reactor para o escumador.
Reduzi fosfatos e nitratos , agora tenho um fluxo baixo de modo a não deixar subir os níveis de fosfato e nitrato .
Cumps

Mensagem 13/dez/2013, 14:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Tens aqui um diy que fiz, em que supostamente é a o ideial para as bio pellets.

viewtopic.php?t=1646

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 13/dez/2013, 15:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Anthony Neto Escreveu:

viewtopic.php?t=1646

Isto!

Mensagem 13/dez/2013, 16:50

Joao Tomas Escreveu:

Boas,

Um dos problemas das biopellets é o controlo, por exemplo quando doseias vodka consegues ter a noção daquilo que estas a introduzir, nas pellets nem por isso e podes retirar demasiados nutrientes ao sistema...a melhor maneira é usar o tal reactor com controle de entrada/saida e do fluxo dentro do reactor, dessa maneira consegues que mais ou menos agua entre em contacto com as pellets e mais ou menos carbono consegues introduzir no sistema.
redução muito maior de nitrato do que fosfato devido à proporçao dos tres elementos C:N:P = 106:16:1.

A questão aqui não será tanto o retirar demasiados nutrientes ao sistema mas sim o perigo do boom de batérias.
Ao que sei as pellets (batérias mortas com a pança cheia de nutrientes) é que devem ser exportadas pelo skimmer, até aqui
tudo bem mas julgo não haver nada "controlavel" a ponto de sabermos se o fluxo correto de saida do reator é o ideal para o nosso sistema. Melhor dizendo, podemos realmente ver os valores baixar mas por outro lado temos uma bomba prestes a rebentar!!

Digo isto porque tive ja ha muito tempo o aquario completamento branco, pensava ter sido uma quebra de KH e depois de analisar as fotos do google de boom de batérias é que vi do que se tratava. Mas na altura não usava carbono algum e morreu muita coisa, porque as batérias consumiram o oxigenio rapidamente (penso ter sido a causa).
Depois apareceram as biopellets e pensei cá para mim, "retira nutrientes com produção de batérias" vai haver muita gente a rebentar aquarios...

Com os anos e experiencia conseguimos valores razoaveis nos nutrientes sem muito esforço, apenas com dedicação, mas a maturação do aquario (saturação e carga organica) acaba por deitar por terra esse esforço porque vai haver sempre a falta de tempo a jogar contra nós.
Quanto as pellets é certo que funcionam mas deviam vir melhor defenidas a sua utilização em reactores porque acho que se trata um pouco de "um tiro no escuro".

João, explica la isso melhor dos 3 elementos!!!
Editado pela última vez por Ricardo Oliveira em 13/dez/2013, 17:31, num total de 1 vez.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 13/dez/2013, 17:10

Anthony Neto Escreveu:

http://www.recife.pt/viewtopic.php?t=1646

Ja tinha visto Anthony... o teu e muuuuuuitos mais. O funcionamento é regulavel até ai tudo bem, mas ficamos na mesma.
Não sabemos as proporções.Sabemos apenas ver diminuir os nutrientes nos testes, mas e o aumento de batérias?
Podem chegar a niveis de descontrolo????Podemos reduzir o fluxo de saida directamente para o escumador e garantir a extração de pelo menos 90% das baterias?
Utilizam siporax para as colonizar, certo, retiramos lavamos e adeus baterias. Mas o meu aquario tem muita rocha viva vão colonizar em todo o lado de certeza.

Sabemos nos reactores de kalk tem que ser pinga pinga sem afetar o ph principalmente doseado a noite.
Os reactores de calcio, dissolve a midia a x-de ph medido no reator, de leito fluidizado ou não.
O balling sabemos dosear com medição e calibração através dos testes.
As pellets vodka e adição de carbono, penso ser a olhometro, mas é que nem isso porque até é de noite e não conseguimos ver.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Voltar para Discussão Geral